6 Dicas pra Otimizar o Planejamento de Marketing da Sua Empresa

6 Dicas pra Otimizar o Planejamento de Marketing da Sua Empresa

Tempo de leitura: 4 minutos

A palavra-chave do sucesso no mundo do marketing é esta: planejamento. Cada estratégia, cada ação, seja ela online ou off-line não pode ser simplesmente jogada para o público. Ela precisa ter um propósito, um recorte de público ao qual se destina, uma ferramenta de mensuração dos seus resultados e outros elementos que a sustentem. Veja, no nosso artigo de hoje, os 6 principais dicas para otimizar o planejamento de marketing da sua empresa, a fim de que ele seja mais assertivo.

Muitas pessoas associam o marketing, especialmente o digital, à velocidade. E isso está correto, as campanhas não podem perder o timing.

Para conseguir essa agilidade, mas sem perder pontos em eficiência, é preciso otimizar o planejamento de marketing da sua empresa. Veja 6 dicas, a seguir:

Conheça o seu ambiente

Existem fatores internos e externos que fazem com que cada empresa seja única e tenha suas particularidades. Mesmo em se tratando do mesmo segmento, marcas diferentes têm posicionamentos diferentes e isso vai interferir no planejamento.

Um exemplo: Colgate e Close-up, duas grandes marcas que trabalham basicamente com a mesma categoria de produto, mas enquanto a primeira tem um perfil mais voltado para a família e um argumento baseado em pesquisas que falam da saúde bucal, a segunda tem um apelo bem mais jovem.

Moral da história: domine seu território, conheça o perfil da marca, seu posicionamento e tenha em mãos a análise SWOT. Isso vai fazer com que qualquer estratégia de marketing seja planejada muito mais rápido, porque você já vai começar com um norte seguro.

Definição de persona no marketing

O marketing é pensado e executado para fazer uma marca se conectar com pessoas. Pois bem: quem são essas pessoas? Aquela segmentação de público pura e simplesmente baseada em dados demográficos já não é mais suficiente, pelo menos não sozinha.

Hoje em dia, existem outros elementos que devem ser considerados: em que fase do ciclo de vida o seu consumidor está? Quem são as pessoas capazes de influenciá-lo? O que ele faz no tempo livre? De que forma ele está tentando ser visto nos círculos sociais dos quais faz parte? Faça com que o seu cliente tenha um perfil, um rosto, características particulares.

A definição de persona também é uma ferramenta essencial para otimizar o planejamento de marketing, porque você pensa na estratégia sabendo exatamente com quem quer se comunicar e, assim, consegue imergir no universo desse público. O mais comum é que as empresas tenham de 3 a 5 personas, mas isso não é regra, é preciso avaliar cada caso.

Você pode acessar, gratuitamente, nosso material feito, especialmente, para você saber como identificar e criar personas. Acesse aqui.

Mensure resultados

Graças às ferramentas de mensuração de resultados, é possível verificar a tempo se uma estratégia está funcionando ou não. Caso não esteja, você consegue fazer as alterações necessárias antes que se perca tempo e recursos financeiros.

A mensuração deve fazer parte do planejamento de marketing e estar presente durante o desenrolar das ações, não apenas depois que a campanha já tiver sido encerrada.

Tenha um cronograma

Encare uma ação ou estratégia de marketing como um projeto. Sendo assim, o cronograma é um dos elementos principais para otimizar o planejamento. Estude para determinar qual é o tempo que cada etapa deve levar e faça um acompanhamento para se certificar de que esse calendário está sendo cumprido. Todos os envolvidos precisam estar cientes disso.

O cronograma evita que uma ação fique “empacada” em alguma etapa sem razão para isso, trazendo mais dinamismo.

Tenha um plano de gestão de crise

Muitas vezes, no meio de uma campanha surge alguma crise que pode ser motivada tanto por uma má interpretação da própria campanha quanto por fatores externos. O fato é que se essa crise não for rapidamente contornada, todo o foco vai se desviar para ela e não é isso que você quer.

Poucas empresas consideram isso, mas ter um plano de gestão de crise já formulado é essencial para otimizar o planejamento de marketing como um todo, porque permite que a marca se posicione de forma rápida e seguindo passos que foram racionalmente estabelecidos.

Análise de concorrência

Deixamos esse tópico por último por uma razão: muita gente cai na cilada de olhar demais para fora e se esquece de olhar para dentro. Se você já estiver seguindo todos esses passos, não deixe de analisar o que a concorrência tem feito. Afinal, de nada adianta você estar concentrado na elaboração de uma campanha e, de repente, o concorrente lançar algo muito parecido dias antes ou pior, já ter lançado. Fique de olho nisso!

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