Entenda Agora Como Funcionam os Algoritmos das Redes Sociais

👇🏾 O que você verá neste artigo:

O Facebook é uma das redes sociais mais acessadas no mundo e também uma das ferramentas do Marketing Digital com maior alcance, auxiliando a visibilidade e crescimento das empresas. Ou pelo menos era.

No início de 2018, a rede social, que a cada modificação vem diminuindo o alcance das publicações, anunciou uma nova alteração no algoritmo, reduzindo o alcance de páginas públicas ou voltadas a negócios, favorecendo a publicação de perfis pessoais.

Deve-se levar em consideração que, assim como qualquer negócio que está dentro da rede social, o próprio Facebook é uma empresa, portanto, ela também precisa de capital.

Capital este que vem das empresas que pagam pelos anúncios e promoções na plataforma.

Desde então, empreendimentos de médio e pequeno porte que fazem uso da rede social pra ajudar em sua divulgação puderam notar a drástica queda no alcance e compartilhamentos.

Seria possível reverter esta situação e superar tais mudanças?

Neste artigo listamos 3 dicas que ajudarão o seu negócio a sobreviver às alterações do algoritmo do Facebook e a obter maior alcance.

1. Publicações regulares e o incentivo aos seguidores resultam em maior alcance

As empresas que estão presentes nas mídias sociais sabem que a regularidade nas publicações é importante. Afinal, quanto menos conteúdos são compartilhados, menor será o alcance.

Entretanto, é preciso ter muita cautela.

O segredo está no equilíbrio. Tanto poucas publicações quanto muitas podem ser prejudiciais.

Se por um lado o negócio não é visto quando há poucos conteúdos, por outro lado ele pode ser incômodo aos seus seguidores, que se cansarão do excesso, podendo deixar de seguir a página.

O foco deve estar voltado não no número de publicações, mas na qualidade dos materiais.

Desta forma, eles não só chegarão ao seu público, como também atingirão novos usuários.

Outro ponto importante para superar as mudanças do algoritmo do Facebook e garantir a visibilidade da sua marca, é incentivar os seguidores da página a selecionar a opção “Ver Primeiro”.

Com isso, todas as publicações irão aparecer no feed do seguidor.

Leia também: Gerenciamento de Crise nas Mídias Sociais: 8 Dicas Úteis pra Você

2. Vídeos ao vivo, a grande aposta das empresas

O Facebook é uma plataforma que prefere publicações interativas. Isso significa que posts nos formatos de vídeos têm um maior alcance do que imagens e, principalmente, textos.

Hoje, os vídeos são uma importante ferramenta do Marketing Digital, pois ajudam não só a atrair novos públicos ao negócio, como também na interação, compartilhamento e viralização.

Pensando nisso é que as empresas passaram a investir cada vez mais em conteúdos audiovisuais em vez de apenas imagens e textos.

Contudo, esqueça os vídeos do YouTube.

Embora o YouTube seja o maior canal de vídeos, no Facebook, os conteúdos audiovisuais que geram maior alcance orgânico são os vídeos próprios da rede social.

O motivo é que ao contrário dos vídeos do YouTube, os do Facebook reproduzem de maneira automática, fator que auxilia no aumento do alcance.

A ideia da criação de vídeos regulares pode ser um tanto quanto complexa para empreendimentos de menores portes.

Pra driblar a situação e garantir o seu alcance, a solução está nos vídeos ao vivo, popularmente conhecido na rede como “live”.

Além de ser uma alternativa, o Facebook notou que as lives têm uma interação seis vezes maior que os vídeos tradicionais.

Pra adotar esta estratégia, é importante que a empresa faça divulgações antecipadas. Mais do que isso, também é válido proporcionar aos clientes algo em troca.

Um exemplo é oferecer aos espectadores descontos em seus produtos / serviços ou sorteios.

Entretanto, o alcance só é obtido quando a transmissão permanece ao vivo por, no mínimo, 10 minutos. Este é o tempo em que o público leva pra participar.

3. Call to Action e a interação do público

Os Call to Action (“Chamadas para Ação”, em português) não devem ser aproveitados apenas em textos de blogs e vídeos do YouTube.

A ferramenta é primordial para elevar o alcance, pois ela incentiva de forma direta os seguidores da página a interagir (curtir, comentar e compartilhar) com o conteúdo.

Quanto maior a interação nas publicações de uma página, melhor para o algoritmo do Facebook.

Como resultado, além do alcance ser aumentado para os próprios seguidores da página, os usuários amigos deste público também passam a ter acesso aos posts.

Pra que os Call to Action sejam assertivos, é interessante que eles justifiquem a publicação.

Posts que onde é necessário marcar um amigo, que trazem uma meta ou que remetam à nostalgia são alguns exemplos.

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