6 Lições de Marketing Que Aprendemos Com Anitta

Anitta
Conheça agora 6 lições de Marketing que podemos aprender com Anitta e que podem ser boas referências na hora de definir suas estratégias.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Você já pensou que uma cantora que vive na lista das mais ouvidas das plataformas de streaming pode ser também uma referência quando o assunto é Marketing? Anitta tornou isso possível!

Pode até ser que ela não faça seu tipo musical, mas é inegável falar que a funkeira fez e faz história no cenário musical. Seus números a fizeram conquistar o mercado internacional e ela segue crescendo.

E pasmem: Ela é a responsável pela gestão da própria carreira! Multifacetária, né? Nesse artigo vamos descobrir um pouco mais sobre Anitta e como suas estratégias podem ser bons exemplos a serem replicados.

Continue a leitura!

Por que Anitta é um case de sucesso?

Primeiramente, é importante frisar que a funkeira dos bailes funks cariocas levou a identidade e raiz brasileira para o cenário musical internacional.

Iniciou sua trajetória artística ainda na adolescência, em 2010 e três anos depois já estava estourando com o ”Show das Poderosas”, seu primeiro álbum e o trabalho que a lançou para os holofotes.

A cantora pode ser vista como uma referência quando o assunto é inovação. Anitta, a cada lançamento, consegue mesclar a ideia de reforçar sua marca para alcançar ainda mais pessoas e trazer novidades que sejam marcantes para o mercado audiovisual.

E quando entramos no assunto Marketing, encontramos o nome da cantora como um dos mais procurados para publicidade. Anitta já carrega na lista de patrocinadores alguns nomes de grandes marcas, como: Claro, Skol, iFood, Renault, Samsung, por exemplo.

Isso a colocou em um patamar diferenciado em comparação com outras artistas. Ela tem construído sua carreira fortalecendo seu nome no mundo musical, mas também no mercado publicitário.

E não pense que isso fica somente restrito a marcas e empresas. A cantora, que também vê nas parcerias, os famosos ”feats”, uma estratégia de divulgação de sua marca. Isso fez com que ela já lançasse trabalhos com outros nomes, nacionais e internacionais, como Pabllo Vittar, Snoop Dog, Tropkilla e Iggy Azalea, por exemplo.

Com isso, ela se tornou figurinha garantida nos programas de televisão, teve seu nome indicado para várias premiações (e na maioria delas levou o troféu para casa), festivais, eventos e teve uma série lançada pela Netflix para contar sua história: ”Vai, Anitta!”.

Ela também foi eleita pela revista Time uma das 100 líderes mais emergentes do mundo, em 2021. O prêmio destaca os nomes que estão ascensão nos ramos de negócios, entretenimento, esportes, política, ciência e saúde

6 Lições de Marketing que Anitta conhece bem

É importante saber quais são os caminhos que uma artista que deu tanto certo percorreu, certo?

Anitta realmente é uma referência muito grande quando o assunto é marketing envolvendo o mercado da música. Isso faz com que ela se destaque e acabe sempre estando em alta, mesmo quando envolvida em polêmicas, seu nome continua sendo falado e isso gera visibilidade.

Pensando nisso, separei algumas lições importantes que a Anitta conhece muito bem:

1. Tenha um bom relacionamento com seu público

Esse é um dos pontos cruciais para toda figura pública e que não pode passar despercebido. É muito importante (e fala muito sobre o tipo de artista que você é) que sua marca e sua imagem se relacionem com o público.

Com a transformação digital e o avanço das mídias sociais, construir esse relacionamento se tornou ainda mais fácil. Estar nas mesmas plataformas e se comunicar a partir de uma linguagem acessível e personalizada com seus fãs é um diferencial reconhecido.

Quem não gosta de ser ”notado” pelo ídolo? Ou de poder acompanhar os passos de seu artista favorito?

Saber quem é seu público, onde ele está e o que ele espera de você é um passo que Anitta conhece muito bem. Ela faz questão de estar presente nas redes sociais e de manter sua imagem constantemente em alta. Além disso, ela costuma integrar bastante com seus seguidores e está sempre por dentro dos ”memes” e tendências que rolam por lá.

Anitta sabe a geração de fãs que possui e também sabe como alcançá-los, por ser um público que vive sempre antenado no que rola no digital e sempre tem opinião sobre os assuntos do trending topics.

Ela produz conteúdo constantemente no Instagram, por exemplo, e sempre mostra uma linguagem que dialoga com a forma que seus fãs se comunicam. Isso mostra que ela não só sabe onde o seu público está, mas sim, em que tipo de conteúdo pode atraí-lo.

Obs: Ela já acumula mais de 50 milhões de seguidores na plataforma!

2. Seja visto: Mantenha sua imagem em alta

Continuando o papo de imagem, Anitta sabe o quanto isso é importante, afinal, sua imagem está sempre ativa, principalmente nas mídias sociais.

Isso não significa que a cantora esteja sempre envolvida com alguma fofoca. O que torna Anitta um nome tão presente é a forma com que ela consegue alcançar resultados através do Marketing e tudo com sua própria assessoria.

A gente sempre vê Anitta com novos projetos, em vários programas de televisão e sempre com alguma música acompanhada de um videoclipe muito bem produzido e que acaba agitando muito o cenário musical.

Além de sempre ver a cantora presente nas redes sociais, sempre comentando os assuntos do momento e interagindo com seus fãs. Isso faz com que o engajamento da cantora seja altíssimo e que ela seja referência em diversos aspectos.

Mas isso dá super certo porque ela investe em algo muito importante: a recorrência de estratégias.

Não é uma aqui e outro daqui um tempo. Acredito que não tem um passo da carreira de Anitta que ela não pense a partir de um olhar [email protected] Todo novo hit que ela promete lançar, vem acompanhado de diversas estratégias para fazer dele um ”fenômeno”.

Um bom exemplo disso foi a campanha de lançamento do EP ”Xeque Mate/CheckMate”. A cantora espalhou peças de xadrez por várias capitais com o intuito de divulgar e promover um maior alcance do seu novo trabalho. Com isso, ela lançou um videoclipe novo por mês em 2019.

Anitta CheckMate
Anitta espalhou peças de xadrez por várias capitais para divulgar o lançamento do seu projeto ”Checkmate”. (Foto: Moisés Silva)

3. Quebre barreiras!

Anitta faz parte de um gênero marginalizado em nosso país: o Funk. Isso torna ainda mais difícil conseguir construir uma carreira sólida no mundo pop.

O Brasil é construído em cima de diversos estereótipos, sobretudo racistas, sexistas e lgbtqfóbicos. Isso faz com que a visão do funk seja muito pejorativa e um gênero não valorizado, por ter origem em comunidades negras e periféricas. Isso se dá, com certeza, pela dificuldade ainda de fazer da representatividade algo latente.

Em palestra na Universidade de Harvard, em 2018, a cantora defendeu o funk:

“É muito difícil você cantar sobre o barquinho que vai, a tardinha que cai se você nunca viu essas coisas. O funkeiro canta a realidade dele. Se ele acorda, abre a janela e vê gente armada se drogando, se prostituindo, essa é a realidade dele. Para mudar o contexto da letra do funk, você precisa mudar a realidade de quem está vivendo essa realidade” (Anitta)

A artista precisou ensinar, ao longo dos anos, que mesmo que tenha vindo de periferia e iniciado sua carreira cantando funk, ela poderia sim se destacar no meio e romper com esses estereótipos limitantes.

4.  Featuring e co-marketing: uma parceria de sucesso

É bem comum ver um artista que acompanhamos o trabalho lançar alguma música em parceria com outros artistas e DJ’s, por exemplo.

Isso é algo bem presente no mundo da música e com certeza é uma estratégia de marketing que costuma funcionar muito bem.

Mas Anitta foi muito além. A funkeira não ficou presa em criar músicas com outras cantoras e artistas do seu gênero musical. Pelo contrário, nos últimos anos ela investiu em vários públicos diferentes, do sertanejo ao forró, passando pelo reggaeton, a polêmica Cardi B, Snoop Dog e a drag queen brasileira, Pabllo Vitar.

 

Mas não para por aí! Tem até Madonna nessa lista, viu?

Não tenho dúvida de que o objetivo de Anitta, que é atrair o público envolvido com essas cantoras e cantores e também com outros gêneros musicais. Isso dá mais visibilidade para a rainha do marketing pop.

Ou seja, essa estratégia é chamada de co-marketing, acaba trazendo resultado para ambas as partes e dando um boom nas visualizações. Entendeu agora o costume de ”Anita feat…”?

São duas carreiras e dois públicos diferentes que juntos vão engajar uma campanha em comum, tornando um hit de sucesso!

5. Invista em internacionalização

Indo de encontro com o co-marketing e como Anitta investe em featuring, outra característica que se destaca em sua carreira é como ela conseguiu tornar internacional o seu trabalho.

Isso é uma prática já conhecida no mundo da música e com outras tentativas, mas nem sempre dão certo e explodem lá fora como é o caso de Anitta.

Um bom exemplo disso é que lá em 2002, no auge da carreira nacional, a dupla Sandy & Junior lançaram um CD inteirinho só contendo músicas em inglês. No primeiro momento foi algo animador, afinal, isso significa que de certa forma, o trabalho que vem sendo realizado está dando certo.

Mas, nesse caso, a dupla não criou novas canções ou adaptou. Simplesmente traduziram as músicas que já eram famosas por aqui e lançaram em outros idiomas, como: inglês, francês e espanhol.

Já Anitta, ao lançar músicas internacionais, já as criou pensando nesse processo. Não são letras traduzidas, mas sim um ”novo produto”.

 

Como sempre falamos: não existe receita mágica, mas investir em estratégias de marketing é muito importante. Aqui temos dois casos com o mesmo objetivo, mas só um pensado estrategicamente.

6. Invista em storytelling

Esse é outro ponto que Anitta investe bastante na sua carreira e que também é uma estratégia de marketing.

Storytelling, que nada mais é do que contar histórias de uma maneira que atraia o público enquanto humaniza a marca ou imagem.

A cantora investindo nisso, começou a fazer da sua história e rotina pessoal e profissional como uma espécie de história, algo que compartilha sua rotina e seus fãs podem acompanhar sua vida e os objetivos que Anitta alcança.

Podemos perceber isso inclusive no documentário lançado pela Netflix: ”Vai, Anitta!” e ”Anitta made in Honorio”.

 

Ao longo das cenas, ela vai contando um pouco sobre sua rotina, os bastidores dos grandes lançamentos, as conquistas dos sonhos que ela planejou lá no início da carreira. Isso também é visto em suas participações na TV e em entrevistas, ela costuma sempre recordar de onde veio e qual foi a trajetória que ela seguiu até chegar aqui.

Agora que você já sabe a potência do marketing que envolve a carreira de Anitta, basta analisar cada uma dessas lições e incorporar nas estratégias do seu negócio e/ou carreira. ✌🏾

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

Compartilhe o conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

Receba nossos conteúdos 👇🏾

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você realmente feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico e marque nosso e-mail como confiável pra eles nunca mais caírem lá.
Avatar Gui Nery Instagram
Marketing e Vendas desburocratizados com Humor

+50 Ferramentas Pra Decolar Seu Negócio 🚀 e Deixar Seus Concorrentes Chorando 😭

🔽 Receba aqui o seu Guia, mas não conte pros seus concorrentes, hein?!​

Material enviado com sucesso!

Agora dê uma olhada no e-mail que enviamos pra você.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico e marque nosso e-mail como confiável pra eles nunca mais caírem lá.