7 Ideias de Assunto pra Sua Campanha de Email Marketing Chamar Atenção e Ganhar Mais Aberturas

7 Linhas de Assunto de e-mail Marketing Incríveis para Inspirar Você
Confira aqui algumas dicas pra personalizar as linhas de assunto das suas campanhas de Email Marketing e obter resultados muito melhores.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

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O email marketing é uma ferramenta que funciona muito, pois permite que a sua empresa se comunique com o receptor de uma forma mais dirigida e personalizada. Por isso, criar assunto de email marketing que converta é tão importante.

Além disso, oferece boas probabilidades de conversão de oportunidades e engajamento da sua base de leads — potenciais clientes.

Um dos grandes desafios de trabalhar com email marketing é fazer com que ele seja aberto pelo receptor, uma vez que disputa a sua atenção com centenas de outras mensagens todos os dias.

Pensando nisso, neste artigo você encontrará 7 dicas valiosas de linhas de assunto pra email marketing que podem ajudar a melhorar a taxa de abertura das suas campanhas. Confira e aprenda agora mesmo a impactar sua audiência!

1. Surpreenda com algo inusitado

Se você já recebeu um email que surpreendeu com algo inusitado e o instigou a ponto de querer conferir o conteúdo é a prova de que ele foi muito bem pensado.

Nessa primeira dica, a ideia é causar um impacto e despertar a curiosidade de quem receber o e-mail. Por isso, seja criativo como os exemplos a seguir:

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Já imaginou receber um email com essa linha de assunto? As duas primeiras palavras inevitavelmente vão chocar a pessoa que recebe.

Logo em seguida, esse impacto negativo é quebrado pela continuidade da frase. A ideia é atrair o cliente pelo choque.

Outra dica muito boa é utilizar emoticons na linha de assunto de email marketing para ganhar mais destaque e melhorar suas taxas de abertura.

2. Personalize

A possibilidade de personalização é um dos grandes trunfos do email marketing, que merece ser explorado no assunto. Confira abaixo:

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Neste caso, ao ler o próprio nome, as chances de que a pessoa se interesse pelo conteúdo são maiores, especialmente se houver essa associação com uma recompensa.

É comprovado que a personalização é uma forma de atrair e reter clientes, para isso é necessário coletar os dados corretos de quem consome os serviços ou produtos da sua marca.

De acordo com a Experian, um email personalizado tem uma taxa de conversão até seis vezes maior do que um geral. Então definitivamente é preciso explorar isso!

3. Psicologia reversa

A psicologia reversa é aplica em várias esferas, e também pode ser utilizada no email marketing. Você pode abordar o seu cliente com o tom um pouco mais altivo, isso chama a atenção.

Este exemplo é bem utilizado, mas o suficiente para você entender como aplicar na sua estratégia.

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Essa é uma maneira clássica — mas mesmo assim funcional — de despertar a curiosidade do receptor. Qualquer tipo de proibição é capaz de aguçar o interesse, isso é próprio do ser humano.

Portanto, é uma estratégia que também cabe nessa competição que acontece na caixa de entrada do destinatário.

4. Aposte na identificação

Outro mecanismo que faz com que as pessoas tenham interesse em algo é a identificação.

Aqui, o desafio é conseguir criar em poucas palavras um cenário no qual o destinatário se sinta inserido, pois ao se identificar com o que recebeu, criará uma conexão com a sua empresa.

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Essa é uma forma de mostrar a ele que o conteúdo é algo que o interessa, e provavelmente terá algo a lhe acrescentar.

Mas lembre-se de que é essencial que a sua empresa conheça muito bem quem está do outro lado, para usar essa estratégia na composição da linha de assunto sem dar um “tiro no pé”.

Isso significa que exige domínio na identificação e criação de personas.

Se você quer saber mais sobre isto, confira nosso guia de como identificar e criar personas.

Além disso, saber o perfil de cliente ideal, uma estratégia que requer mais informações para tornar o perfil de que compra a sua marca mais específico, é interessante para criar os emails de forma mais certeira.

5. Explore o sentimento de perda

Ao elaborar uma linha de assunto nesse sentido, o email precisa cumprir o que promete.

Ou seja: elabore um conteúdo que mostre ao leitor como a sua marca pode, de fato, ajudá-lo a parar de perder tempo.

Aliás, o mesmo vale para todas essas linhas de assunto: de nada adianta causar um impacto positivo se o conteúdo do email não estiver de acordo com isso.

Pare agora mesmo de perder tempo

Sugerir que o destinatário está perdendo alguma coisa e a sua empresa consegue reverter isso, é também uma abordagem inteligente.

Isso porque ninguém gosta de perder nada, especialmente algo tão valioso e escasso quanto o tempo.

Lembre-se de que além do assunto, o receptor também leva em conta o remetente ao decidir abrir ou não um email. Se decepcioná-lo uma vez, as chances de conseguir a sua atenção novamente diminuem muito.

6. Mostre como fazer

No momento de decidir quais emails serão ou não abertos, as pessoas priorizam aqueles que podem fazer alguma diferença.

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Por essa razão, sugerir que você mostrará como fazer algo que ela julgue importante, melhorando o seu desempenho naquela tarefa, a instigará e incentivará a abrir o email para saber mais.

As pessoas sempre estão atrás em aprender algo novo ou aprimorar alguma atividade que já faz, seja por hobby ou não, por isso é um exemplo legal de assunto para abordar.

7. Atraia pelos números

A ideia de utilizar um número está bastante relacionada à organização do conteúdo em formato de lista.

Esse é um dos motivos pelos quais esse tipo de linha de assunto se torna tão atraente. Para ter uma ideia, confira os exemplos abaixo:

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Isso porque as listas oferecem uma leitura mais dinâmica, prática, dispensam a linearidade e ajudam o leitor a encontrar rapidamente os pontos que mais lhe interessam.

É importante ter em mente que o email marketing disputa a atenção não apenas com outros emails, mas com tudo que a internet oferece e que está ao alcance do usuário naquele momento. Por isso, mostre essa noção de agilidade.

Perceba que nenhuma das sugestões envolve termos como “promoção”, “desconto” ou “grátis”, que são muito utilizados em campos de assunto.

Isso porque, além de aumentar as chances de a mensagem ir parar no Spam, hoje em dia acaba sendo uma forma de desvalorizar a marca. Além disso, não mostra nenhum diferencial que você tem a oferecer.

Dessa forma, nossa dica é que você invista muito bem nas ideias de assuntos de email marketing, saber mais sobre gatilhos mentais o ajudará nisso! 😉

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