Por Que a Atualização de Conteúdo é uma Grande Sacada no Marketing Digital

Reciclagem de Conteúdo: Por que Reutilizar Blog Posts é Ótima Sacada
A atualização de conteúdo é uma prática comum no marketing de conteúdo e SEO. Saiba como reutilizar um post adotando fatores importantes.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Se você possui um site para a sua empresa, com certeza já ficou se perguntando como otimizar a criação de conteúdos para manter um fluxo contante. E é aí que a atualização de conteúdo entra, facilitando muito esse processo.

A rapidez das informações proporcionada pela internet fez com que o setor de marketing digital e os produtores de conteúdo em geral se dediquem muito aos conteúdos segmentados, prezando sempre a qualidade e a periodicidade de posts.

Porém, manter as publicações sempre em dia não é uma tarefa fácil, afinal, a estratégia de Marketing Digital não se resume apenas à produção de conteúdo.

Além disso, apesar de manter certa frequência nas postagens, muitas empresas e donos de blogs acabam por diminuir a qualidade dos mesmos, visando apenas quantidade, tão cobrada pelos leitores.

Contudo, o que mais fideliza público não é a quantidade de publicações, mas sim a qualidade do conteúdo, que deve ser focado e totalmente direcionado para o público-alvo.

Vamos entender como atualizar conteúdos antigos pode melhorar a visibilidade do seu site, aumentando o tráfego das suas postagens.

A atualização de conteúdos visando a qualidade da informação

Pra conseguir agregar tempo e qualidade, a atualização de conteúdos do seu blog é uma alternativa bastante utilizada no marketing de conteúdo. Principalmente, para aqueles posts que demandaram intensa pesquisa de dados e obtiveram resultados satisfatórios com o público.

Um bom conteúdo leva muito tempo para ser escrito, afinal, pesquisar e referenciar sobre diversos temas e ainda assim escrever mais de 1.500 palavras é um trabalho intenso.

Com essa estratégia, você reutiliza um post ou parte das informações contidas no mesmo. Focando apenas em mudar o formato, a linguagem ou o meio aonde ele será exibido.

Isso permite que você economize tempo para elaborar novos conteúdos e evita que o blog perca sua periodicidade de postagens.

Mas não só, leva em consideração que a melhor forma de aumentar o tráfego em seu site é produzindo conteúdos de qualidade para quem acompanha.

Como a atualização de conteúdo pode beneficiar o seu blog

Além de ser possível economizar tempo e manter a periodicidade e qualidade das postagens, outro grande benefício de atualizar publicações é a melhoria do posicionamento no Google (SEO).

Isso porque, quanto mais textos publicados, mais ativo o site estará para o SEO. Se o post teve sucesso quando postado pela primeira vez, após a atualização, esse ativo será benéfico em dobro para o blog.

A publicação atualizada em diferentes meios, como blogs, redes sociais e site, por exemplo, permite também alcançar novos patamares de audiência sem grandes esforços para isso. Basta adaptar a linguagem para o meio.

Além disso, consegue reforçar o nome do blog ou da marca, já que a periodicidade e a mensagem são mantidas.

Outro grande benefício pra empresa ou pro blogueiro é o ROI (retorno sobre investimento). Isso é, a relação entre a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido nele.

No caso da atualização de conteúdo para o blog, esse retorno é muito maior já que não haverá a necessidade de novos investimentos para a produção do post. O ganho será muito mais rápido devido à periodicidade de acessos e pela qualidade que continua atraindo os leitores.

Conteúdo Evergreen: como eles podem ajudar seu blog no longo prazo

Talvez você ainda não tenha ouvido sobre esse termo em inglês. Mas aqui na Marketing de Crescimento temos como base desburocratizar e tornar acessível o mundo do Marketing Digital.

Conteúdo Evergreen nada mais é do que produzir conteúdos que sejam atemporais. Ou seja, são relevantes independente do tempo de publicação.

São aqueles conteúdos que educam o leitor sobre determinado assunto e que, ao serem produzidos com qualidade, podem virar referência na área e estarem bem ranqueados no Google.

Ao produzir um conteúdo desses, é preciso levar em consideração 3 coisas:

  1. O post precisa ser relevante, independente da data de publicação e do acesso ao conteúdo
  2. Normalmente esses conteúdos são como guias, tutoriais ou conteúdos de grande valor
  3. Sempre focados em estratégias básicas que podem ser aplicadas

De forma prática, seguimos o que Pablo Astucio escreveu em seu livro ”Mercado de nichos: um guia para fazer dinheiro com mercado digital”:

Você precisou procurar um artigo que ensinasse “como trocar uma lâmpada”. Durante a sua pesquisa, você encontrou publicações que ocorreram entre 2005 e 2015.

Mesmo que o segundo artigo seja mais atual que o primeiro, as orientações não fariam diferença, afinal, como se sabe, o procedimento para trocar uma lâmpada continua semelhante às outras épocas.

Ou seja: embora tenha se passado vários anos, o conteúdo evergreen mantém o seu valor.

Essa dica é muito importante quando pensamos em melhorar o tráfego de um post. Ao produzir conteúdos levando isso em consideração, há maior probabilidade que o tráfego, ao longo do tempo, siga crescendo.

Dicas de como atualizar os seus conteúdos

Se você pretende começar a atualizar os conteúdos do seu blog ou do blog da empresa que trabalha, é preciso começar a emplacar algumas estratégias simples.

Pensando nisso, separamos uma lista do que você pode começar a fazer hoje mesmo:

Escreva conteúdos atemporais

Evite produzir conteúdos que podem ser considerados sazonais e que talvez não sejam tão relevantes no futuro.

Notícias e eventos atuais são um exemplo. Talvez logo após a publicação, tragam visibilidade para o seu blog. Porém, com o passar do tempo, esse tipo de texto para despercebido e tem uma queda considerável em relação ao tráfego da página.

Você pode utilizar algumas ferramentas para descobrir se o assunto que pretende escrever tem potencial de ser relevante independente do tempo que seja lido.

O Google Trends é uma delas. Você pode digitar uma palavra-chave e analisar o histórico de busca ao longo do tempo, ou seja, perceber qual é a relevância desse conteúdo independente do período que foi publicado.

Assim, você sempre poderá reutilizar as informações que já estavam no seu artigo e apenas atualizar, caso haja necessidade, o formato, a linguagem ou o meio aonde ele será exibido.

E de quebra ainda vai atrair leitores da mesma forma que atraiu da primeira vez.

Aproveite os conteúdos antigos

A atualização de conteúdo pode otimizar a produção de posts do seu blog e ainda assim manter a notoriedade.

Muitas pessoas pensam que são os novos conteúdos postados que trazem o maior tráfego para o site, mas enganam-se. Ao analisar as estatísticas, percebemos que postagens antigas seguem trazendo leitores.

Atualizá-las sempre que necessário pode potencializar ainda mais, mantendo a relevância do post.

Aqui, você pode aproveitar para atualizar estrutura do texto, alterando o seu formato para algo mais moderno. Os vídeos, por exemplo, estão bastante em alta em blogs e são uma ótima opção. Não se esqueça de inserir imagens e atualizar as que já existem.

Caso você tenha escrito um post sobre algum produto ou serviço, por exemplo, você pode utilizar as mesmas informações, apenas alterando pro formato de vídeo. Estes podem ser meramente explicativos com imagens e animações, ou conter entrevistas, por exemplo.

Você até pode inserir na página do vídeo, um CTA (call-to-action) contendo o link do post escrito original, a fim de que o leitor busque mais referências sobre o assunto no blog.

A criação de infográficos também é uma alternativa. Você pode complementar os posts, principalmente aqueles que lidam com alguns dados fixos, com o apoio de infográficos. Com isso, você também usa as mesmas informações só que em um formato diferenciado.

A dica aqui é sempre buscar elementos que podem ser atualizados no conteúdo.

Isso ajuda o seu blog a conseguir uma melhor posição na pesquisa do Google, já que terá um post com o mesmo assunto, mas com um desdobramento complementar.

Identifique quais posts não possuem um bom tráfego

Identificar quais conteúdos do seu blog não possuem um bom desempenho é fundamental. Afinal, são esses os primeiros que você deve focar quando pensar em atualização de conteúdo.

Você deve checar quais publicações não trouxeram tráfego para o seu site e melhorá-las.

Uma ferramenta muito importante que pode ser utilizada é o Google Analytics. Dessa forma, você poderá compreender qual o movimento que o usuário que acessa o seu site realiza, qual a localidade e quanto tempo ficou na página.

A partir dessas métricas será possível compreender se a estratégica de Marketing escolhida para o seu site tem trazido resultados ou não.

Estudos de caso são atrativos

Quem nunca se perguntou: Será que isso funciona mesmo? Um bom estudo de caso (como este da Previsa) pode ser uma resposta para essa dúvida.

É como um respiro após ler um bom guia que deve ser incorporado na estratégia de marketing da empresa. Saber que o assunto trabalhado funcionou para determinado caso, mesmo que não seja uma fórmula mágica, traz esperança para o leitor.

Isso gera tráfego e credibilidade para o seu post.

Altere a data de um conteúdo já atualizado

Uma boa dica quando se trata em atualização de conteúdo é alterar a data de um post já publicado anteriormente.

Isso dá outra cara para os posts antigos e faz com que o visitante entenda que são novas publicações. E já que estarão atualizados e tratam de assuntos atemporais, seguirão sendo relevantes para o leitor.

Outro fato importante sobre isso é que ao atualizar a data, eles aparecem novamente na página principal do seu site, o que sabemos que gera mais tráfego.

Atualizar conteúdos gera mais leads

Quem trabalha com Marketing Digital sabe que atrair leads para o seu blog é muito importante.

Mesmo que o seu site possua um bom formulário para atraí-los, isso não é garantia de leads de qualidade.

E já sabemos que isso também é prejudicial quando falamos em otimização de conversão (CRO), certo? A atualização de conteúdo pode ser um grande diferencial se pensada junto do funil de vendas.

Ao compreender em qual posição do funil o seu leitor está, qual dificuldade possui e saber identificar quais informações do seu post são mais atrativas, podemos pensar em qual estratégia de atualização de conteúdo voltada a geração de leads utilizar.

Listamos algumas opções que podem lhe ajudar:

  • Conteúdo continuado: É quando você fornece uma parte do conteúdo para o leitor de maneira atrativa e para seguir com a leitura é necessário fornecer um e-mail.
  • Checklist: Você pode disponibilizar de maneira gratuita criar um checklist com as ações necessárias para atingir o resultado trabalhado ao longo do post. O leitor precisará cadastrar o e-mail para conseguir fazer o download.
  • Folha de consulta: Ao criar um documento que pode ser baixado e consultado após a leitura, você ajuda o lead a alcançar seus resultados e ainda produz um conteúdo que agrega valor.
  • Transcrições em áudio ou vídeo: Você pode transcrever o post como atualização, fornecendo um áudio ou vídeo. Isso também é muito importante quando pensamos em acessibilidade.
  • Guia exclusivo: Fornecer um bom guia passo a passo de como alcançar um bom resultado após a leitura do conteúdo é uma forma bacana de atrair o lead.
  • Modelos: Sabe aquele tipo de conteúdo básico sobre como criar algo? Você pode inserir um modelo para download no final do seu conteúdo.

E o mais legal de tudo: Você pode testar e ver qual é o tipo de atualização de conteúdo que melhor se adapta ao seu blog. 😉

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