Como Tornar Seu Negócio Mais Competitivo Com o Poder da Automação de Marketing

Automação de Marketing: Como Tornar Seu Negócio Mais Competitivo
A Automação de Marketing é um sistema que trabalha sem a influência humana. Saiba como funciona esta peça chave para o marketing digital.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Sistemas que permitem automatizar processos são cada vez mais usados nas empresas. Afinal, eles realizam as tarefas mais repetitivas e padronizadas de uma área e deixam os profissionais livres para utilizar melhor seu tempo e seu conhecimento. Com a automação de marketing não é diferente.

A automação de marketing, quando bem utilizada, pode agregar à competitividade da sua empresa.

Para isso, é preciso saber o que é e como ela funciona, em que processos atua e porque é tão eficiente como estratégia para aumentar a produtividade e a competitividade da sua empresa.

Dessa forma, se você ficou interessado e quer saber mais sobre automação de marketing, leia este conteúdo até o final!

O que é automação de marketing?

Automação, por princípio da palavra, implica em um sistema que age por si próprio, sendo inclusive capaz de realizar checagens e resoluções de problemas, sem necessitar de influência humana no procedimento.

Apesar do que parece, suas funções podem ser bem customizadas. Vamos falar disso mais tarde.

Quando é inserido no marketing, não significa que ele irá criar todas as estratégias por conta própria, afinal, essa tarefa ainda inclui muito trabalho mental e criativo.

No entanto, boa parte das tarefas do marketing digital utilizam coleta de dados e divulgação de conteúdos que não necessitam particularmente da atuação humana em todas as etapas.

O cotidiano de um setor de marketing digital é puxado, com muitas tarefas de diferentes tipos, desde criar uma persona até produzir conteúdo e campanhas para as diferentes fases do funil de vendas.

A automação foi criada precisamente para facilitar as tarefas mais padronizadas e ajudar os colaboradores e a empresa a serem mais competitivos.

Quais são os objetivos da automação de marketing?

O objetivo principal da automação de marketing é realizar as atividades que não necessitem de pessoas para desempenhá-las.

Dessa forma, a atenção da sua equipe é direcionada para tarefas que não são possíveis de realizar com um software, como a gestão de relacionamento com o cliente.

São inúmeras as atividades que a ferramenta de automação de marketing pode executar, dentre elas, melhorar os processos e fornecer informações necessárias para todo o processo de captação de clientes:

  • Atração de visitantes para o site;
  • Conversão desses visitantes em leads;
  • Conversão dos leads em clientes;
  • Fidelização dos clientes.

Além disso, pode ajudar no processo de funil de vendas, onde é possível melhorar as etapas por meio das regras que foram estabelecidas no programa que você utiliza.

Quais são os benefícios em usar a automação de marketing no meu negócio?

Sabemos que é difícil lidar com um grande número de pessoas, principalmente clientes. Para ajudar nessa tarefa, a automação é muito bem vinda, pois facilita o gerenciamento de vários processos.

Mesmo que a sua empresa não seja de grande porte, o investimento na automação de marketing vale muito a pena.

Para mostrar isso a você, selecionamos 4 benefícios para quem adota a automatização. Confira:

1. Nutrição de leads

A nutrição de leads tem a função de manter os potenciais clientes próximos da sua marca, ou seja, aqueles que já demonstraram interesse em seu produto receberão emails com assuntos relevantes para eles.

Cada vez mais eles estarão próximos da etapa seguinte do funil de vendas, até chegar ao seu objetivo final: adquirir o seu produto ou serviço.

Para se tornar algo mas simples, esta nutrição pode ser feita por meio do processo de automatização, até para evitar uma rotina desgastante para a sua equipe.

2. Otimização do ciclo de vendas

Uma das vantagens da automação é reduzir o tempo que o vendedor utiliza para auxiliar o lead.

Este processo acaba se tornando mais consultivo, pois o cliente já sabe as opções ou o produto que deseja, apenas precisa de auxílio para entender melhor o que pretende levar para casa.

Dessa forma, o vendedor recebe o consumidor já nas últimas etapas da jornada de compra. O processo se torna muito mais rápido e eficiente.

3. Menor custo de aquisição do cliente — CAC

O custo de aquisição do cliente é uma métrica que mostra a quantidade de dinheiro que foi gasta para conseguir um novo cliente.

Se o processo for feito manualmente, ele demora muito mais, pois é necessário analisar minuciosamente o perfil de cada cliente que você conquistou.

Isso gera dias de trabalho para a sua equipe de marketing que poderia aproveitar este tempo para focar em outras atividades que dificilmente funcionariam bem se fossem mecanizadas.

4. Funil de vendas mais ágil

O funil de vendas se torna mais eficiente devido à identificação do estágio de compra  que a automação de marketing é capaz de fazer por meio da análise do comportamento do consumidor.

Com isso é possível identificar também os interesses de cada lead e enviar conteúdos segmentados que sejam relevantes para cada um deles, independente do estágio que eles se encontram.

Por que a automação torna minha empresa competitiva?

A utilização de um software para a automatizar algumas tarefas traz muitas vantagens para a sua empresa, principalmente para torná-la mais competitiva no mercado. Mas quais são essas vantagens?

  • Redução custos: o investimento na automação oferece um bom retorno em longo prazo, uma vez que serão necessários menos recursos para obter dados e realizar ações de marketing. O próprio custo de manutenção do ciclo de vendas é inferior, liberando o orçamento para outras questões;
  • Organização de métricas e dados: o trabalho de marketing depende dessas informações, mas separá-los e gerenciá-los manualmente é ineficaz. Ferramentas automáticas são capazes de sistematizar e otimizar esses valores;
  • Aumento da produtividade do marketing: com o software realizando as tarefas mais sistemáticas da área, sobra mais tempo para os profissionais se dedicarem ao desenvolvimento estratégico das campanhas publicitárias.
  • Expansão das vendas: ações de marketing bem executadas – possíveis com esses sistemas – garantem que o resultado delas será melhor e, portanto, tem mais chances de converter leads em concretização de venda ao final do funil.

O que a automação de marketing faz exatamente?

Esse processo é realizado com aplicativos dedicados para esse serviço. Alguns oferecem um tipo de automatização específico enquanto outros podem unir mais de uma função.

Independente do caso, existem três campos que esses softwares costumam atuar:

1. E-mail marketing

Ao contrário da crença popular, automatizar esses e-mails não os tornam impessoais ou configuram spam.

Isso porque o sistema pode organizar os cadastrados de acordo com seu perfil, seus interesses e etapa do funil e lançar apenas os e-mails com mensagens, promoções e conteúdos que os atraiam.

Assim eles receberão mensagens em menor quantidade – ao contrário do que se apenas enviasse tudo para todos sem discernimento – e maior qualidade – já que alcançará a persona adequada.

Esse conceito também é válido para conteúdos bem personalizados, como mensagens de aniversário e promoções únicas.

2. Redes sociais

As redes sociais são parte importante do marketing digital, já que permitem estabelecer um diálogo com os consumidores.

A necessidade de produção constante em canais diferentes torna a automação perfeita para ajudar na gestão do conteúdo das redes.

Com um software, você poderá identificar o perfil daqueles que consomem seu conteúdo para ajudar a criar as estratégias adequadas.

A automatização também permite organizar os agendamentos de posts, para publicá-los na hora e frequência adequadas, e acompanhar os números do retorno de cada clique ou publicação.

3. Conversão de leads

A geração de leads é essencial para movimentar o marketing digital, principalmente em ações de inbound marketing.

Nesse quesito, a automação é capaz de criar ações para atrair mais cadastros e, principalmente, de organizá-los com facilidade e sem erros.

  • Criação de landing pages — por meio de ofertas como ebooks, webinars, cursos, entre outros, a criação de landing pages auxilia na conversão de visitantes em leads;
  • Criação de formulários — os formulários devem ter campos personalizados para conseguir informações mais detalhadas dos clientes. Dessa forma, a automação entra para determinar os dados essenciais para as diferentes etapas da jornada de compra.

4. Fluxo de nutrição

O fluxo de nutrição atende como um serviço auxiliar do email marketing, ou seja, com a utilização da automação é possível disparar emails que tem como propósito melhorar e construir o relacionamento com seus clientes.

As vantagens em utilizar a automação de marketing neste ponto é a diminuição do ciclo de vendas bem como a educação dos seus leads.

Para que este processo seja um sucesso é necessário seguir alguns passos como:

  • Programar o dia e horário de envio das mensagens;
  • Programar para que um email seja enviado no momento em que o usuário visitar uma página importante;
  • Programar para enviar de conteúdos similares ao que o usuário fez download em seu site.

Um exemplo de ferramenta de automação de marketing é o RD Station, muito conhecida e utilizada por muitas empresas. Ela auxiliará você no envio de emails, otimização de conteúdo nos mecanismos de busca e em todas as áreas do marketing que citamos aqui.

Existem outras ferramentas no mercado, o ideal é buscar aquela que vai suprir todas as suas necessidades eu que tenha um bom custo benefício para você.

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