Automação de Marketing: Como Tornar Seu Negócio Mais Competitivo

Automação de Marketing: Como Tornar Seu Negócio Mais Competitivo

Sistemas que permitem automatizar processos são cada vez mais usados nas empresas. Afinal, eles realizam as tarefas mais repetitivas e padronizadas de uma área e deixam os profissionais livres para utilizar melhor seu tempo e seu conhecimento. Com a automação de marketing não é diferente.

A automação de marketing, quando bem utilizada, pode agregar à competitividade da sua empresa. Para isso, é preciso saber o que é e como ela funciona, em que processos atua e porque é tão eficiente como estratégia para aumentar a produtividade e a competitividade da sua empresa.

O que é automação de marketing?

Automação, por princípio da palavra, implica em um sistema que age por si próprio, sendo inclusive capaz de realizar checagens e resoluções de problemas, sem necessitar de influência humana no procedimento. Apesar do que parece, suas funções podem ser bem customizadas. Vamos falar disso mais tarde.

Quando é inserido no marketing, não significa que ele irá criar todas as estratégias por conta própria, afinal, essa tarefa ainda inclui muito trabalho mental e criativo. No entanto, boa parte das tarefas do marketing digital utilizam coleta de dados e divulgação de conteúdos que não necessitam particularmente da atuação humana em todas as etapas.

O cotidiano de um setor de marketing digital é puxado, com muitas tarefas de diferentes tipos, desde criar uma persona até produzir conteúdo e campanhas para as diferentes fases do funil de vendas. A automação foi criada precisamente para facilitar as tarefas mais padronizadas e ajudar os trabalhadores e a empresa a serem mais competitivos.

Por que a automação torna minha empresa competitiva?

– Redução custos: o investimento na automação oferece um bom retorno em longo prazo, uma vez que serão necessários menos recursos para obter dados e realizar ações de marketing. O próprio custo de manutenção do ciclo de vendas é inferior, liberando o orçamento para outras questões.

– Organização de métricas e dados: o trabalho de marketing depende dessas informações, mas separá-los e gerenciá-los manualmente é ineficaz. Ferramentas automáticas são capazes de sistematizar e otimizar esses valores.

– Aumento da produtividade do marketing: com o software realizando as tarefas mais sistemáticas da área, sobra mais tempo para os profissionais se dedicarem ao desenvolvimento estratégico das campanhas publicitárias.

– Expansão das vendas: ações de marketing bem executadas – possíveis com esses sistemas – garantem que o resultado delas será melhor e, portanto, tem mais chances de converter leads em concretização de venda ao final do funil.

Como aplicar a automação no marketing?

Esse processo é realizado com aplicativos dedicados para esse serviço. Alguns oferecem um tipo de automatização específico enquanto outros podem unir mais de uma função. Independente do caso, existem três campos que esses softwares costumam atuar:

E-mail marketing

Ao contrário da crença popular, automatizar esses e-mails não os tornam impessoais ou configuram spam. Isso porque o sistema pode organizar os cadastrados de acordo com seu perfil, seus interesses e etapa do funil e lançar apenas os e-mails com mensagens, promoções e conteúdos que os atraiam.

Assim eles receberão mensagens em menor quantidade – ao contrário do que se apenas enviasse tudo para todos sem discernimento – e maior qualidade – já que alcançará a persona adequada. Esse conceito também é válido para conteúdos bem personalizados, como mensagens de aniversário e promoções únicas.

Social media

As redes sociais são parte importante do marketing digital, já que permitem estabelecer um diálogo com os consumidores. A necessidade de produção constante em canais diferentes torna a automação perfeita para ajudar na gestão do conteúdo das redes.

Com um software, você poderá identificar o perfil daqueles que consomem seu conteúdo para ajudar a criar as estratégias adequadas. A automatização também permite organizar os agendamentos de posts, para publicá-los na hora e frequência adequadas, e acompanhar os números do retorno de cada clique ou publicação.

Desenvolvimento de leads

A geração de leads é essencial para movimentar o marketing digital, principalmente em ações de inbound marketing. Nesse quesito, a automação é capaz de criar ações para atrair mais cadastros e, principalmente, de organizá-los com facilidade e sem erros.

As atividades geradoras de leads que podem ser automatizados envolvem particularmente a criação de landing pages e botões call-to-action, personalizados para ficarem compatíveis com a mensagem que quer transmitir. O desenvolvimento de formulários e pesquisas também é simplificado com esses softwares, bastando apenas elaborar o objetivo dessas ações.

Você já usa a automação de marketing no seu negócio? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários.

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