Como Automação de Vendas Pode Alavancar Resultados na Sua Empresa

Como Automação de Vendas Pode Alavancar Resultados na Sua Empresa

Automação de vendas é um conjunto de processos e estratégias para tornar toda a atividade operacional mais eficiente por meio da tecnologia.

Esse sistema é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Ele funciona em companhias de todos os setores, agilizando todas as tarefas operacionais, padronizando e aumentando a eficiência dos processos.

70% das empresas que usam automação de vendas comprovaram uma maior taxa de conversão do negócio, de acordo com pesquisa da emailmonday.

Pois, com automação de vendas, a empresa consegue:

  1. Reduzir os erros operacionais;
  2. Ter um atendimento personalizado;
  3. Otimizar e aumentar as vendas.

Mas sem o uso de ferramentas, a eficácia do processo será menor. Por isso as ferramentas devem ser aliadas para o funcionamento da automação.

Nesse post você vai conhecer as principais razões para a sua empresa ter resultados incríveis com ferramentas de automação de vendas.

Por que investir em automação de vendas?

As ferramentas e sistemas de automação de vendas podem ser uma excelente aliada para o crescimento do seu negócio.

Elas podem ajudar sua empresa a encontrar ótimas oportunidades de negócio por meio do fácil acesso às informações de clientes, sendo um aliado na estratégia de inbound marketing, por exemplo.

Essas informações são importantes no relacionamento com o lead. Isso porque você terá o histórico de informações das pessoas, ajudando a qualificar as abordagens de venda.

Além do relacionamento com o cliente, a automação de vendas pode ajudar sua empresa em outros fatores como:

1. Relevância nas informações

As ferramentas de automação de vendas permitem relatórios dos dados da empresa e dos clientes com mais velocidade.

Isso facilita a análise e elaboração de novas estratégias de venda, pois não terá trabalho manual dos colaboradores na captação e armazenamento dos dados.

Muitos vendedores acabam perdendo vendas por não saber o que falar para o cliente, devido à falta de informações sobre ele e a empresa.

Algumas ferramentas como o ERP permitem que o vendedor saiba dados sobre estoque de produtos, fiscal e de entrega dos produtos.

Portanto, essas ferramentas ajudam a passar informações relevantes para o cliente, melhorando a comunicação.

2. Maior produtividade

Com a automação de vendas é possível tornar a sua empresa muito mais produtiva.

A razão disso é a maior agilidade na realização das tarefas, como o envio de e-mails para sua base de mailings, disparando vários e-mails instantaneamente.

Essas ferramentas permitem a segmentação da base de e-mails, separando os leads pelos interesses por produtos diferentes.

Por exemplo, se sua empresa é uma indústria do setor alimentício e oferece embalagens plásticas, não faz sentido enviar a mesma mensagem para todos os públicos.

Dessa forma, os vendedores não vão perder tempo enviando e-mails manualmente e terão mais foco às tarefas produtivas, devido a automação cuidar de toda a coleta e o envio das mensagens.

Além dos disparos, é possível acompanhar a quantidade de mensagens enviadas e a interação dos usuários.

Esses sistemas também contribuem para redução dos erros operacionais, pois é possível fazer uma configuração padronizada que melhora o acesso das informações.

Leia também → Growth Marketing: Como Explorar o Marketing de Crescimento ao Máximo

3. Diminuição de gastos

A modernização do processo de vendas permite que a empresa acesse as informações digitalmente. Isso já gera uma redução nos custos operacionais de materiais físicos, como papel.

Digitalizando o acesso às informações, a equipe de vendas e gestão pode acessar as informações por dispositivos móveis em qualquer local, como na rua, no carro e em uma reunião com cliente. 

Outro benefício nesse sentido é a redução de custos com pessoal, já que a ferramenta de automação consegue coletar e armazenar para facilitar o acesso às informações, permitindo que a equipe tenha tarefas mais adequadas à sua função.

Mas, isso não significa corte de pessoal e sim eficiência operacional, já que os vendedores não vão gastar tempo com tarefas manuais, como anotar as informações dos clientes.

Isso também ajuda no barateamento da aquisição do cliente, devido ao menor tempo gasto na coleta de informações e a redução dos erros processuais, fazendo com que os vendedores tenham mais tempo para se dedicar às abordagens de venda.

4. Maior conhecimento do cliente

A automação de vendas permite que a empresa tenha saiba mais sobre o seu cliente, pois ferramentas como o CRM captam todas as interações dos clientes e permitem o conhecimento total das informações.

Essas ferramentas permitem detectar certos padrões de busca de produtos e condições de compra, dando uma base para desenvolver abordagens assertivas de venda.

Ela também permite separar quais leads são mais propícios a comprar determinado produto, otimizando mais tempo para os vendedores abordarem os contatos com maior potencial de ser cliente.

Isso também é positivo para a equipe de marketing B2B, pois eles terão informações sobre as características dos produtos que os clientes desejam.

Dessa forma, a equipe estará mais preparada para realizar a abordagem de venda, pois o CRM ajuda a liderança a treinar os vendedores a saberem mais sobre o seu cliente.

Invista em ferramentas de automação de vendas

Definitivamente, as ferramentas de automação de vendas são importantes aliados para sua empresa ser mais eficiente.

Citando alguns exemplos pra otimizar sua operação:

Veja o passo a passo → Como Nós Criamos uma Máquina de Vendas Usando o Growth Marketing

Com ferramentas de automação sua equipe terá mais produtividade, pois vai gastar menos tempo com atividades mecânicas e focar no que realmente importa.

Outro benefício dessas ferramentas é a redução de erros processuais devido a padronização da coleta e armazenamento das informações com perfeição.

Além disso, as ferramentas de automação de vendas facilitam o acesso às informações dos clientes, ajudando a equipe a identificar as principais oportunidades de venda e criar estratégias eficientes.

Dessa forma, sua empresa vai fazer a divulgação e marketing industrial para o seu público com maior assertividade, aumentando as chances de venda e lucratividade do seu negócio.

Deixe seu comentário