Como Se Tornar uma Autoridade na Internet em 5 Passos Garantidos

Como Se Tornar uma Autoridade na Internet em 5 Passos Garantidos

A construção e manutenção de marca na internet é uma necessidade para qualquer empresa que deseje se consolidar no mercado.

Uma das principais razões para isso é a quantidade de pessoas conectadas à rede: só no Brasil são 116 milhões de usuários, de acordo com o IBGE.

Isso significa que as probabilidades de que os seus clientes em potencial utilizem a internet são enormes, o que faz da presença digital uma estratégia inteligente e necessária.

Apenas estar na internet já não é suficiente, afinal, todas as empresas estão lá. Você precisa se destacar para chamar a atenção do público de forma positiva.

Por isso, hoje vamos explicar como se tornar uma autoridade na internet em apenas 5 passos.

1. Saiba com quem está falando

Se você não souber com quem está falando, jamais saberá como se comunicar de forma efetiva, qual a linguagem mais apropriada, quais assuntos interessam mais. Um mesmo assunto pode ter diferentes abordagens de acordo com o receptor.

Por exemplo: falar sobre agronegócio para um produtor é diferente de falar para alguém que desenvolve software de gestão de fazendas.

Você só vai construir autoridade na internet se o público entender a sua mensagem.

Pra isso, quanto mais características você conhecer a respeito das pessoas que pretende impactar, melhor.

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2. Fontes confiáveis

Tudo que você afirmar precisa ter uma fonte coerente, a menos que você já seja a autoridade máxima naquele assunto. Caso contrário, procure fazer parcerias com profissionais que sejam referência no segmento e que possam agregar conteúdo para o seu público.

Outra forma de conquistar a credibilidade dos receptores é baseando as informações com dados de instituições reconhecidas, como entidades especializadas em pesquisas, por exemplo.

Os internautas precisam perceber claramente o seu compromisso com a veracidade de tudo aquilo que é publicado e vinculado à sua empresa.

Tornar-se uma fonte confiável é um passo obrigatório para ser autoridade na internet.

Aliás, é preciso transmitir credibilidade em todas as plataformas online das quais você participa.

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3. Interaja com os seguidores

O que fez a internet assumir um papel tão importante na vida das pessoas, em parte, foi a sua possibilidade de interação.

Por isso, as marcas que interagem com seus seguidores respondendo dúvidas, posicionando-se diante de reclamações e até entrando nas brincadeiras quando julgar apropriado, estão na frente das que não o fazem.

O público sabe que o mundo online, especialmente as redes sociais, é um espaço voltado ao diálogo e por isso espera isso também das empresas que acompanha. Interagir é uma forma de se mostrar acessível e de deixar claro que existe uma preocupação em estar próximo dos clientes, sejam eles já existentes ou em potencial.

4. Publique com frequência

Uma marca que aparece no feed dos seus seguidores a cada duas semanas demora muito mais para se tornar uma referência se comparada a uma que é mais constante.

Pior ainda é não ter uma frequência definida de postagens. Isso vale tanto para as redes sociais quanto para blogs: assuma o compromisso de usar essas ferramentas para se comunicar intensamente.

Pra se tornar referência, você precisa que as pessoas se lembrem de você quando lerem ou ouvirem algo relacionado ao seu segmento. Isso significa conquistar um espaço muito precioso na mente e na vida dos consumidores.

Aqui vale a máxima que apesar de clichê faz todo o sentido: “quem não é visto não é lembrado”.

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5. Invista em inbound marketing

Boa parte das dicas que demos aqui estão relacionadas ao marketing de conteúdo. Isso porque criar conteúdo de qualidade + relevância realmente é a fórmula mais eficaz na construção da autoridade online.

O marketing de conteúdo é uma das ferramentas do inbound marketing, estratégia que busca atrair o público-alvo ao invés de se impor frente a ele.

Quando uma pessoa chega até o seu site de uma forma aparentemente orgânica e natural, ela já começa a criar uma imagem mais positiva do que se você tivesse aparecido como uma “propaganda”.

Ressalte-se que as divulgações promocionais têm, sim, o seu valor; mas quando o objetivo é se tornar uma referência, o inbound marketing é mais eficaz.

O que você já tem feito pra se tornar uma autoridade online? Compartilhe com a gente aqui embaixo nos comentários.

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