Aprenda Como Se Tornar uma Autoridade na Internet em 6 Passos Garantidos

Como Se Tornar uma Autoridade na Internet em Passos Garantidos
Existem alguns caminhos a serem percorridos para se tornar uma autoridade na internet. Veja estes 6 passos que podem te levar para lá.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Se você acha que ser autoridade na internet é uma forma de ter sua marca reconhecida, saiba que está certo, mas não é só isso.

Além de se tornar reconhecido, é importante para aumentar a sua visibilidade, manter uma relação mais estrita com seu público, aumentar seu faturamento e também conseguir parcerias.

Sabemos que a construção e manutenção de uma marca na internet é uma necessidade para qualquer empresa que deseja se consolidar no mercado, só no Brasil são 116 milhões de usuários, de acordo com o IBGE, conectados à rede.

Toda empresa deve investir em marketing digital, mas para se destacar no segmento em que atua é necessário investir em um conjunto de atividades para se tornar autoridade na internet.

Por isso, não deixe de conferir este conteúdo, pois vamos explicar como se tornar uma autoridade na internet em apenas 6 passos. Boa leitura!

1. Domine uma área de conhecimento

Por mais que você conheça um assunto, para se destacar no mercado é necessário ser especialista nele. Para isso, defina qual o segmento em que vai atuar.

A partir disso, estude, vá em eventos, faça cursos e o que mais for possível para se tornar uma autoridade na internet sobre o assunto que deseja abordar.

Quando se tem domínio sobre o tema, você tem e passa confiança ao explicar ou falar sobre ele. Com isso, os usuários vão identificar que a sua marca é perita no que eles procuram.

2. Saiba quem são suas personas

Se você não souber com quem está falando, jamais saberá como se comunicar de forma efetiva, qual a linguagem mais apropriada e quais assuntos interessam mais.

Para isso, quanto mais características você conhecer a respeito das pessoas que pretende impactar, melhor. E é neste ponto que entra o estudo sobre personas.

Mas para que isso ocorra da melhor forma, tenha em mente que você deve saber o segmento em que vai atuar, não mire para todos os lados.

Por isso, foque no seu público-alvo, ofereça produtos especialmente para ele, pois quando você trabalha com um nicho específico reforça a ideia de que sua marca é especialista no assunto.

Para auxiliar você, saiba o que são personas e por que são tão importantes nas estratégias de marketing digital

É fundamental que você entenda e analise as dores da sua persona, ou seja, o que ela deseja, quais são seus problemas, quais gatilhos que induzem a sua persona ao consumo do que sua empresa oferece.

Com o tempo, por meio das análises de dados é possível identificar o perfil de cliente ideal e melhorar ainda mais o engajamento que eles têm em relação ao seu negócio.

3. Defina os canais onde estará presente

Existe uma infinidade de canais a sua disposição, mas o que vale aqui é estar presente onde seu público-alvo está.

Algumas redes são quase que obrigatórias, uma vez que a maioria dos usuários estão lá. É o caso do Instagram, que vem crescendo principalmente entre as empresas.

Para você ter uma ideia do poder desta rede social, no primeiro trimestre de 2020, segundo pesquisa realizada pela SocialBakers, o Instagram passou o Facebook em número de interações.

E não só o Instagram, mas também outras redes sociais como YouTube, Facebook, Twitter e LinkedIn têm um número muito grande de usuários e vale a pena estar presente nelas.

Depois de definir as redes sociais em que você estará presente é necessário mantê-las, isto é, invista em anúncios e passe credibilidade ao seu público.

Invista em anúncios

Redes sociais como Facebook e Instagram oferecem a possibilidade de fazer anúncios altamente segmentados para nichos específicos.

Quando você anuncia, seu post se torna patrocinado e gera maior visibilidade. Assim, dependendo do teor do conteúdo patrocinado, você ganhará mais seguidores e popularidade para sua marca.

Além disso, outra vantagem de criar anúncios é conseguir mais tráfego para o site/blog da sua empresa, expandindo sua geração de oportunidades de vendas, entre outros.

Passe credibilidade ao seu público por meio do seu site

Alguma vez você já parou pra pensar nos motivos que tornam seu site atrativo e transmitem credibilidade para os internautas? Alguns fatores são bem básicos e óbvios, mas nem sempre são seguidos pelas empresas.

Uma pesquisa feita por longos anos e com mais de 4.500 pessoas pelo Stanford Guidelines for Web Credibility reúne 10 conselhos para que o site de uma empresa passe credibilidade para os usuários.

Veja abaixo alguns deles que separamos para você:

Mostre que há uma empresa real por trás de seu website

Mostrando que o seu website é de uma empresa legítima aumentará a credibilidade do mesmo. E a maneira mais fácil de fazer isso é fornecer um endereço físico e cadastrar no Google Meu Negócio.

Outras características também podem ajudar, como a publicação de uma foto de seu escritório.

Destaque a experiência na sua empresa, no conteúdo e serviços que prestam

Você tem especialistas em sua equipe? Seus colaboradores ou prestadores de serviços são autoridades? Certifique-se de dar as suas credenciais.

Se você é filiado a uma organização conhecida e respeitada, deixe isso em sua página. Essa é uma forma de mostrar que seu site é de confiança.

Por outro lado, não faça links para sites externos que não são confiáveis. Seu site se torna menos confiável por associação.

Mostre que pessoas honestas e confiáveis estão por trás do seu website

A primeira parte deste guia é mostrar que existem pessoas reais por trás do website e na sua empresa. Em seguida, encontrar uma maneira de transmitir a sua confiança através de imagens e textos.

Por exemplo, alguns websites postam artigos de funcionários que contam sobre sua família ou hobbies.

Facilite o contato com você

Uma maneira simples de aumentar a credibilidade do seu website é deixando suas informações de contato claras: endereço, número de telefone, endereço físico, e-mail etc.

Elabore seu website para que fique profissional

Nós acreditamos que as pessoas avaliam rapidamente um website apenas por seu design.

Por isso, ao criar e estruturar seu site, preste atenção à tipografia, layout, imagens, problemas de consistência e muito mais. O design visual deve coincidir com o objetivo do website.

Torne seu website fácil de usar

Estamos unindo aqui duas diretrizes em uma. A pesquisa mostra que os websites ganham pontos de credibilidade por serem fáceis de usar e úteis.

Alguns desenvolvedores de websites esquecem dos usuários quando servem ao ego de sua própria empresa, ou tentam mostrar as coisas deslumbrantes que podem fazer com a tecnologia web.

Não se esqueça de deixá-lo responsivo e adaptável em todos os dispositivos existentes.

Use com moderação qualquer conteúdo promocional

Se possível, evite ter anúncios em seu website. Mas se você precisa deles, mostre claramente o que é o conteúdo patrocinado e o que faz parte do seu website.

Evite anúncios pop-up, a menos que você não se importa de incomodar seus usuários e perder credibilidade. Quanto ao estilo de escrita, tente ser claro, direto e sincero.

Evite erros de todos os tipos

Não importa quão pequenos eles pareçam, erros de digitação e links quebrados ferem a credibilidade de um website mais do que a maioria das pessoas imagina. Ah, esses detalhes são importantes para manter seu site funcionando.

4. Produza conteúdo de qualidade

Boa parte das dicas que demos aqui estão relacionadas ao marketing de conteúdo. Isso porque criar conteúdo de qualidade + relevância realmente é a fórmula mais eficaz na construção da autoridade online.

A produção de conteúdo é um dos pilares do inbound marketing, estratégia que busca atrair o público-alvo ao invés de se impor frente a ele.

Mas para se tornar uma autoridade na internet não adianta somente postar mais do mesmo e conteúdos de baixa qualidade.

Quando uma pessoa chega até o seu site de uma forma aparentemente orgânica e natural, ela já começa a criar uma imagem mais positiva do que se você tivesse aparecido como uma “propaganda”.

Ressaltamos que as divulgações promocionais têm, sim, o seu valor; mas quando o objetivo é se tornar uma referência, o inbound marketing é mais eficaz.

Por isso, abaixo listamos alguns pontos importantes que você deve prestar atenção para não cair na mesmice.

Utilize fontes confiáveis

Tudo que você afirmar precisa ter uma fonte coerente, a menos que você já seja a autoridade máxima naquele assunto.

Caso contrário, procure fazer parcerias com profissionais que sejam referência no segmento e que possam agregar conteúdo para o seu público.

Outra forma de conquistar a credibilidade dos usuários é basear as informações utilizadas no conteúdo com dados de instituições reconhecidas, como entidades especializadas em pesquisas, por exemplo.

As pessoas precisam perceber claramente o seu compromisso com a veracidade de tudo aquilo que é publicado e vinculado à sua empresa.

Tornar-se uma fonte confiável é um passo obrigatório para ser autoridade na internet. Aliás, é preciso transmitir credibilidade em todas as plataformas online das quais você participa.

Atualize o conteúdo do blog com frequência

Pessoas atribuem mais credibilidade aos websites que mostram que foram recentemente atualizados ou revistos.

A atualização de conteúdo é uma boa técnica de SEO para melhorar seu posicionamento no Google, pois seu blog ganha maior visibilidade e também aumenta o tráfego.

Ter um blog com conteúdos interessantes é uma ótima opção, mas como já dissemos mais acima, prefira a qualidade à quantidade.

Apresente novidades para os usuários

Escrever conteúdos novos, ou seja, autorais e originais é uma ótima forma de melhorar seu ranqueamento no Google.

Mas não é só isso, pensando nos consumidores, é uma maneira de atraí-los e instigá-los a sempre buscar os conteúdos do seu blog.

5. Mantenha uma frequência de publicação

Uma marca que aparece no feed dos seus seguidores a cada duas semanas demora muito mais para se tornar uma referência se comparada a uma que é mais constante.

Pior ainda é não ter uma frequência definida de postagens. Isso vale tanto para as redes sociais quanto para blogs: assuma o compromisso de usar essas ferramentas para se comunicar intensamente.

Pra se tornar referência, você precisa que as pessoas se lembrem da sua marca quando lerem ou ouvirem algo relacionado ao seu segmento.

Isso significa conquistar um espaço muito precioso na mente e na vida dos consumidores.

Aqui vale a máxima que apesar de clichê faz todo o sentido: “quem não é visto não é lembrado”.

6. Se relacione com a sua base

Se relacionar com o público é um dos passos para construir sua autoridade na internet, ter as pessoas por perto e mostrar que você se importa com eles é uma grande estratégia.

Interaja com seu público

O que fez a internet assumir um papel tão importante na vida das pessoas, em parte, foi a sua possibilidade de interação.

Por isso, as marcas que interagem com seus seguidores respondendo dúvidas, posicionando-se diante de reclamações e até entrando nas brincadeiras quando julgar apropriado, estão na frente das que não o fazem.

O público sabe que o mundo online, especialmente as redes sociais, é um espaço voltado ao diálogo e, por isso, espera também esta atitude das empresas que acompanha.

Interagir é uma forma de se mostrar acessível e de deixar claro que existe uma preocupação em estar próximo dos clientes, sejam eles já existentes ou em potencial.

Utilize o e-mail marketing na sua estratégia

Outra forma de estabelecer uma relação com seus consumidores é utilizar o e-mail. E não estamos falando do e-mail frio de prospecção, uma estratégia muito comum do outbound marketing. Mas sim do e-mail focado em nutrição e relacionamento.

De nada adianta encher a caixa de e-mail dos consumidores com propagandas e conteúdos que não são relevantes. Sem dúvidas, as taxas de engajamento são muito maiores quando se trata de uma base que optou por receber a sua mensagem.

Ao utilizar o e-mail marketing dessa forma, você consegue manter uma relação de proximidade com seu público, enviando conteúdos de valor, atualizações e até mesmo ofertas com moderação.

Se você deseja realmente ser referência no seu segmento, invista em todas as dicas que deixamos aqui, e nunca se esqueça:

Gere conteúdo; tenha audiência; seja frequente.

Esta é a formula perfeita para você construir sua autoridade na internet.

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