Backlinks: Por que são Indispensáveis pra Ranquear Seu Site no Google

Backlinks: Por que são Indispensáveis pra Ranquear Seu Site no Google

Os backlinks possuem uma grande importância quando se busca melhor ranquear um site em buscadores, como o Google. Saiba mais sobre como eles podem auxiliar um site em seu posicionamento nas pesquisas e de que forma aplicá-los

A presença de inúmeros sites na internet faz com que se torne cada vez mais difícil aparecer no topo das pesquisas em buscadores. Por esse motivo, as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) auxiliam os sites a se posicionarem melhor e, assim, conseguirem mais cliques. Uma dessas técnicas chama-se Backlinks e é considerada de grande importância para melhor ranquear os sites que a utilizam no Google. Hoje iremos falar mais sobre a aplicação dessa ferramenta de SEO.

O que são os Backlinks?

Os backlinks são links posicionados em textos de forma estratégica, com o objetivo de levar a abertura de novas páginas com assuntos relacionados aos quais estavam linkados no texto. Os backlinks podem atuar de forma interna, levando o leitor a visitar páginas do mesmo site ou blog, ou externa, levando o leitor para outro endereço.

Entre os principais objetivos do uso dos backlinks está o melhor posicionamento nos buscadores, principalmente o Google. No entanto, atualmente a forma com que o buscador utiliza os backlinks para ranquear os sites nas pesquisas está mais complexa e, por isso, é preciso compreender melhor esse processo.

Como o Google avalia os backlinks pra ranquear os sites?

Até alguns anos atrás, bastava ter um grande número de backlinks para conquistar um bom ranqueamento nas pesquisas do Google. A ferramenta, no entanto, fez com que muitos sites utilizassem backlinks de baixa qualidade, ou seja, muitas vezes de sites que não tinham relação com o tema abordado na página linkada ou em endereços em que não há conteúdos relevantes para o assunto.

Por esse motivo, o Google lançou um novo algoritmo chamado Penguin. Dessa forma, os backlinks são contabilizados atualmente se possuírem qualidade. Ou seja, se estiverem relacionados a sites de temas que conversam com os temas tratados e que tenham autoridade sobre esses assuntos.

Importância dos backlinks para ranquear um site

Mesmo que o Google tenha mudado sua política para ranquear os sites por meio da ferramenta, os backlinks continuam sendo uma importante estratégia de SEO e possibilitam que os sites se posicionem em melhores lugares nas pesquisas. Isso significa que, um site com um bom número de backlinks de alta qualidade poderá estar entre os primeiros resultados de uma busca relacionada no Google. Dessa forma, o site consequentemente ganha mais tráfego, pois passa na frente dos demais endereços que estão nas outras páginas da busca, por exemplo.

Aplicação de backlinks para ranquear um site

Com as novas regras, a aplciação dos backlinks se tornou mais trabalhosa, porém pode trazer retorno, pois, caso o processo seja realizado corretamente, o site passa a ter mais chances do que endereços que utilizam backlinks de baixa qualidade.

Para que você saiba mais sobre como aplicar os backlinks, daremos algumas dicas que irão lhe ensinar a utilizar a estratégia com qualidade o suficiente para ranquear melhor o seu site.

Não utilize backlinks comprados

Com o Penguin, os backlinks conquistados naturalmente são valorizados. No entanto, os backlinks comprados podem ser até fruto de penalidades do Google. Por isso, não opte pela compra desses links, pois eles podem ser inseridos em sites de pouca autoridade e assuntos não relacionados com a sua finalidade, e, assim, serão considerados de baixa qualidade, causando um efeito reverso na tentativa de colocar o site em melhores posições nas buscas.

Invista em conteúdos interessantes

Além de ser uma forma de propagar seu nome por meio do marketing de conteúdo, textos relevantes também podem aumentar a autoridade do site, bem como a linkagem orgânica em outras páginas. O ideal é inserir alguns links do próprio blog para um aumento do tráfego na página, mas também de sites com autoridade no assunto para receber o reconhecimento de qualidade do Google.

Se fortaleça com parcerias

Como a compra de backlinks pode atrapalhar mais do que ajudar no seu posicionamento nas pesquisas, uma forma de conquistar os backlinks em outros sites é fazer parcerias. Esses acordos podem ser de troca de conteúdo, abrindo espaço para a divulgação de seu site em outros endereços. Da mesma forma, oferecer um espaço para isso em seu site é uma forma de retribuir e conseguir mais parceiros.

Você tem usado backlinks pra melhorar seu SEO? Compartilhe suas dicas aqui embaixo nos comentários.

Deixe seu comentário