Aprenda Como Escrever Títulos Incríveis e Dignos de Serem Notados Por Todo Mundo

Aprenda Como Escrever Títulos Dignos de Serem Notados
Escrever um bom título é essencial para estratégias de marketing de conteúdo. Confira aqui algumas dicas infalíveis de como escrever títulos.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Gostaria de aprender como escrever títulos impactantes para gerar mais tráfego nos artigos do seu site? Todos os dias somos bombardeados de informação na internet.

Um usuário médio das redes sociais vê centenas, senão milhares, de links todos os dias. A maioria deles passa despercebido e só uma pequena porcentagem chama atenção o suficiente para causar interesse e ganhar um clique.

O que você pode não saber é que existe toda uma ciência por trás do que gera esse clique. Saber como escrever um bom título, faz toda a diferença na sua estratégia de marketing.

E então, quer saber como captar a atenção do seu leitor? Confira algumas dicas!

Qual a importância de um bom título

O título é o primeiro contato que o usuário terá com o seu texto. Portanto, se você deseja que seu texto seja lido, vai precisar aprender como escrever títulos que vão chamar atenção e convencer o leitor que vale a pena gastar uns minutos com aquele conteúdo.

Pense no título do seu texto como o ponto de partida para o relacionamento que você construirá com o seu potencial cliente.

O título sozinho não garante nada, mas é ele quem define se esse relacionamento sequer tem chances de acontecer.

Caprichar nos títulos dos seus artigos de blog, por exemplo, pode gerar mais tráfego no seu site. No e-mail marketing, pode aumentar a taxa de abertura das suas mensagens.

Até mesmo nas redes sociais, caprichar nas chamadas pode ter um efeito positivo nas suas taxas de engajamento e no número de conversões geradas pelos seus anúncios.

Tudo isso gera novos leads para o seu negócio. No final das contas, isso aumenta as suas chances de efetivar uma venda e manter um relacionamento duradouro com o seu público.

Como escrever títulos para SEO

A otimização para mecanismos de busca (SEO) é uma das formas mais utilizadas para gerar tráfego orgânico para o seu site. Quando dizemos isso, nos referimos a aquele tráfego que não depende do pagamento de anúncios.

Trata-se de um conjunto de técnicas que, se aplicadas corretamente, ajudam a fazer com que o site da sua empresa apareça entre os primeiros resultados do Google em uma pesquisa orgânica.

Uma estratégia de SEO envolve muitos fatores, mas o título dos artigos do seu blog ou das páginas do seu site são questões muito importantes.

Portanto, se quer aprender como escrever títulos para SEO, leve essas dicas em conta:

Inclua a palavra-chave

As estratégias de SEO são baseadas em palavras-chave. Essas palavras-chave são aquelas que os usuários utilizam para fazer determinadas pesquisas no Google.

Como você quer que sua página apareça como resultado para essas pesquisas, deve utilizar em seu texto as palavras que são pesquisadas.

Por exemplo, imagine que você tem uma loja de sapatos na cidade de Curitiba. Você com certeza gostaria de aparecer nos primeiros resultados quando alguém pesquisar “loja de sapatos em Curitiba”, certo?

Assim, esse potencial cliente fica sabendo da existência do seu negócio. Neste caso, a palavra-chave é essa mesmo: “loja de sapatos em Curitiba”.

Para escrever um bom título para SEO é imprescindível que ele contenha essa palavra-chave.

Respeite o limite de caracteres

Os resultados do Google têm um limite de espaço para ocupar. Por isso, seu título não pode ser muito longo, se não corre o risco de ser cortado e aparecer incompleto para o usuário, o que prejudica seu conteúdo.

O limite varia dependendo do texto, já que algumas letras ocupam menos espaço que outras, mas em geral fica em torno de 50 a 65 caracteres.

Descreva o conteúdo do texto

O título deve resumir o conteúdo do texto, deixando bem claro o que o usuário encontrará ao clicar no link.

Aqui é importante tomar cuidado, pois muitas vezes, buscando criar títulos impactantes e que geram curiosidade, podemos acabar escrevendo títulos que prometem algo que o texto não cumpre.

São as chamadas “click-baits”, que são muito ruins para a experiência do usuário. Embora elas gerem muitos cliques, também deixam o usuário frustrado e aumentam a taxa de rejeição do seu site.

Como escrever títulos para e-mail marketing

O formato dos títulos de e-mail marketing é diferente. Você não precisa incluir palavra-chave, por exemplo, já que seu conteúdo chega direto na caixa de e-mail do seu cliente.

Além disso, o leitor já conhece a sua empresa e está familiarizado com seu conteúdo, então a abordagem é diferente. Ainda assim, existem algumas dicas de como escrever títulos para e-mail marketing:

Respeite o limite de caracteres

Assim como no Google, o espaço ocupado pelo título do seu e-mail na caixa de entrada do usuário é limitado. Por isso, títulos muito longos podem ser cortados e perderem o sentido do texto.

O espaço varia de acordo com o tamanho da tela do usuário, então é maior em computadores e laptops, mas em celulares é bem mais limitado.

Por isso a regra é: quanto menor, melhor. Em geral, o título deve ficar entre 28 e 39 caracteres.

Faça tudo, ou quase tudo, para chamar atenção

Para garantir que o usuário abra seu e-mail, use algumas dessas dicas:

  • Evite padrões como “newsletter #15”;
  • Use emojis;
  • Faça perguntas;
  • Personalize utilizando o nome do seu contato (os softwares de automação de marketing permitem isso);
  • Crie um senso de urgência, como “só hoje” ou “por tempo limitado”;
  • Faça testes A/B para testar mais de um título no mesmo texto.

Confira → 7 Ideias de Assunto pra Sua Campanha de Email Marketing Chamar Atenção e Ganhar Mais Aberturas

6 dicas de ouro para escrever títulos

Existem algumas dicas que valem para qualquer situação, seja qual for a plataforma utilizada. Confira as dicas de como escrever títulos em geral:

1. Seja claro e objetivo

O seu título deve expressar claramente do que se trata seu conteúdo, para que o leitor compreenda o assunto que será abordado.

De outra forma, isso pode gerar confusão no usuário, fazendo com que seu texto deixe de ser útil para quem precisa dele.

2. Gere curiosidade

Apesar de expressar com clareza o assunto que será abordado, não entregue o ouro logo no título.

Você precisa deixar informações de fora, para que o leitor se sinta compelido a clicar no link e ler o conteúdo completo.

3. Utilize números quebrados

Esse é um truque de copywritingprodução de conteúdos persuasivos e que convertem — que gera bastante resultado. Se for escrever um texto listando dicas para fazer alguma coisa, por exemplo, é melhor que esse número seja quebrado.

Então dizer “13 maneiras de aumentar seu engajamento no Instagram”, por exemplo, é melhor do que 5 ou 10, pois chama mais atenção do usuário.

4. Utilize palavras de impacto

Alguns estudos já foram feitos para listar palavras que chamam mais atenção dos usuários. De acordo com a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, as seguintes palavras são as mais persuasivas quando utilizadas em títulos e anúncios:

  • Você;
  • Dinheiro;
  • Economizar;
  • Garantia;
  • Descubra;
  • Fácil;
  • Comprovada;
  • Saúde;
  • Felicidade;
  • Amor;
  • Resultados;
  • Novo.

Já o famoso redator publicitário David Ogilvy listou outras 13 palavras:

  1. Incrível
  2. Sensacional
  3. Extraordinário
  4. Revolucionário
  5. Surpreendente
  6. Mágica
  7. Oferta
  8. Rápido
  9. Fácil
  10. Comparar
  11. Barganha
  12. Depressa
  13. Milagre

5. Apele para gatilhos de persuasão

Robert Cialdini, famoso psicólogo e marketeiro, listou em seu livro As Armas da Persuasão, alguns gatilhos mentais que ajudam a convencer as pessoas a fazer o que você quer. Neste caso, você quer que o usuário clique e leia o seu texto.

Alguns gatilhos que podem ser úteis na hora de escrever títulos são:

  • Reciprocidade parte do princípio de que, se você for gentil, as pessoas tendem a querer te retribuir. Ex: “Um presente exclusivo para você”, “Você faz parte de um grupo seleto”;
  • Aprovação social as pessoas tendem a querer fazer o que todo mundo está fazendo. Ex: “Mais de 80% das pessoas já fizeram isso”, “Faça como outros 250 estudantes(…)”;
  • Autoridadeas pessoas tendem a confiar mais em informações vindas de fontes com autoridade comprovada. Ex: “Os principais especialistas nessa área indicam (…)”, “As melhores empresas desse segmento utilizam esse produto”;
  • Escassez esse é um dos gatilhos mais utilizados, e apela para o medo que as pessoas têm de perder boas oportunidades. Ex: “Ultimas unidades”, “Restam poucas vagas”.

6. Utilize a técnica AIDA

A sigla AIDA traz todos os elementos necessários para um bom título, que são Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Esta técnica é indispensável para as estratégias de marketing de conteúdo, pois aumenta o tráfego do seu site.

Em primeiro lugar, você deve capturar a atenção do seu leitor. Isso pode ser feito utilizando as dicas que listamos acima, como utilizar palavras de impacto, números quebrados ou algum dos gatilhos de marketing.

Depois, deve despertar o interesse dele. Aí entra a necessidade de ser claro a respeito do que seu texto trata, expressando os benefícios que o leitor terá ao consumir aquele conteúdo.

O que ele irá aprender? Que problema você irá ajudá-lo a resolver? Isso desperta o interesse.

O desejo vem da curiosidade gerada pelo seu título, e pode ser ajudado pelo senso de urgência criado utilizando o gatilho da escassez. Você deve fazer com que ele deseje consumir aquele tipo de conteúdo naquele momento.

Por último vem a fase da ação. É importante colocar o que chamamos de CTA (Call to Action) —  em tradução literal: chamar para a ação — sempre que compartilhar seu texto nas redes sociais, por exemplo, para que seu leitor saiba o que precisa fazer. Como por exemplo: “clique aqui para saber tudo sobre (…)”.

Com essas dicas, com certeza seus títulos serão mais certeiros e infalíveis. Este é só o começo para você produzir conteúdos relevantes e encantar quem chega até o seu blog.

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Relaxa, seus dados estão 100% protegidos.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Crescimento

Equipe de Crescimento

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Growthboard - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾