Quais ferramentas podem ajudar a vender pelo Instagram?

Já citei aqui algumas das ferramentas disponíveis na rede social, mas é importante nos aprofundarmos em todas elas para estruturar a estratégia que a sua empresa adotará para vender pelo Instagram.

Há diversas formas de criar publicações na plataforma e de interagir com seus seguidores, por isso, listei as ferramentas mais importantes que você deve começar a usar agora mesmo:

Publicações no Feed

Aqui, a famos vitrine do seu perfil no Instagram! Sem dúvida é por ali que o usuário começa a analisar o perfil de uma empresa.

É importante que o feed seja organizado e harmonioso, mas feed bonito não enche barriga. Lembre-se dos conteúdos que agregam valor e de sempre pontuar quais são os valores e a cultura da sua marca, afinal, é um dos primeiros contatos com o público.

Não esqueça que para o engajamento e os seus seguidores notarem a sua presença, é importante que as publicações sejam rotineiras.

Instagram Shopping

Essa ferramenta é uma das mais importantes quando o assunto é vendas no Instagram. Não deixe de utilizar essa ferramenta por medo de algo novo, ela é uma aliada na hora de negociar e expor os seus produtos e/ou serviços.

Se a sua empresa possui um e-commerce, é possível relacionar a publicação no Instagram com os produtos do seu site. No mais, ao utilizar a ferramenta, o usuário pode clicar em ”toque para ver” na imagem do produto e em seguida receber as informações disponíveis. Mas não para por aí, logo após, o usuário pode ser direcionado ao link ”comprar” e assim finalizar o negócio.

Isso torna o processo de compra muito mais ágil e interativo, diminuindo o tempo e facilitando para o cliente, o que diminui muito o risco de desistência na hora de comprar.

Reels

O grande concorrente do famoso TikTok é uma boa alternativa para interagir com os seguidores e para driblar o maior monstro de quem trabalha com o Instagram: o engajamento!

Com ele, você pode produzir vídeos curtos e divertidos, utilizando músicas, áudios e filtros. Uma boa dica para quem utiliza o Instagram como plataforma de vendas, é utilizar o Reels para expor seus produtos, investindo em um caráter mais descontraído e ainda assim informativo.

Stories

A ferramenta que as publicações só duram 24hrs é uma maneira eficiente de interagir com os usuários rapidamente.

Aqui, você pode publicar fotos e vídeos sobre os seus produtos, abrir caixinhas de perguntas e respostas para dar informações necessárias sobre a sua empresa e tirar dúvidas, mostrar o dia a dia da produção ou de algo que desperte o interesse dos clientes.

É uma maneira mais instantânea de se comunicar e aproveitar para gerar engajamento para o perfil.

Lives

Com essa ferramenta, você pode investir em transmissões ao vivo para que seus seguidores acompanhem em tempo real. Você pode convidar outros perfis para participarem, pode receber perguntas e interagir com o público.

E o melhor: Depois de finalizá-la, você pode salvar e compartilhar no seu feed.

Direct

Aqui eu sou obrigada a te contar um segredinho: esse papo de preço no direct é furada!

Não utilize essa ferramenta com essa função, segundo o Código de Defesa do Consumidor, essa prática é ilegal. Mas para além das vias legais, isso se torna chato e acaba fazendo com que o cliente desista da compra.

Utilize essa ferramenta como mais um canal para seus clientes entrarem em contato com a sua empresa e para que sua equipe possa dar uma atenção especial, melhorando ainda mais a reção empresa x consumidor.

Instagram Ads

O queridinho anúncio por aqui tem nome: Instagram Ads! Por aqui, você consegue criar anúncios e promover publicações de maneira interligada com o Facebook Ads.

É possível definir qual público que receberá o anúncio ou ainda deixar em modo automático. Isso aumenta a visibilidade do perfil e ainda, captura novos leads.

Não deixe de investir em ferramentas de automação

Agora que você já compreendeu como vender pelo Instagram, é importante buscar ferramentas que facilitem todo esse processo. Ainda bem que a automação existe e que podemos contar com ela para colocar em prática as estratégias de marketing.

Separei duas delas que podem te ajudar com isso:

M.Labs: É brasileira, funciona como um gerenciador de redes sociais e é uma ótima possibilidade para criar conteúdo, programar postagens e monitorar a interação com o público. A ferramenta ainda fornece relatórios com os desempenhos do perfil.

LinkTree: Com essa ferramenta, você pode reunir vários links em uma única página. Essa é uma ótima pedida para o famoso ”link na bio”, que só possibilita um único site. Dessa forma, você pode inserir todos os endereços que são interessantes para a sua empresa e ainda facilitar o acesso para o usuário.

Não deixe de colocar em prática todas essas dicas, o Instagram é uma ótima rede social, principalmente quando o assunto são vendas!