Descubra Agora o Que é CRM e Seus Benefícios nos Processos de Marketing e Vendas

Ferramenta CRM: Descubra Agora O Que é e Seus Benefícios
O conceito de CRM (Customer Relationship Management) tem sido uma solução eficaz para a gestão de relacionamento com o cliente. Saiba mais sobre essa importante ferramenta.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Grande parte das empresas mudaram sua visão e cultura ao longo dos anos com essas mudanças, o atendimento ao cliente foi intensificado, seguindo estratégias de vendas bastante efetivas e passou a ser apoiado pelo sistema CRM (Customer Relationship Management) em português, significa Gestão de Relacionamento com os Clientes.

Do mesmo modo que as demais áreas, o atendimento ao cliente também conta com ferramentas e softwares para torná-lo mais dinâmico e eficaz, economizando tempo e dinheiro com tecnologia.

Com um CRM, é possível, inclusive, prever tendências e números de vendas. Por sua grande funcionalidade, as empresas têm adotado esse software como metodologia de trabalho para lidar com seus clientes e garantir que seus leads efetuem compras.

Além disso, também é útil para reduzir gastos com ações mais caras para atender seu cliente e aumentar os lucros da empresa.

Continue a leitura para saber mais sobre a ferramenta CRM e os benefícios para o seu negócio. Confira!

O que é CRM?

Ele não se resume apenas a um software, mas sim a um conjunto de diferentes métodos e tecnologias capazes de gerir o relacionamento com seus clientes, atrai-los e analisá-los para futuras ações. Tudo isso a partir da automatização e organização de processos.

Apesar de ser um software e uma metodologia bastante conhecida no meio corporativo, é preciso saber com clareza como o mesmo funciona na prática de uma empresa.

Além disso, é necessário entender como extrair todos os seus benefícios para o atendimento.

Em suma, o sistema tem como objetivo melhorar a relação entre empresa e clientes, de maneira natural e estratégica. Independentemente do setor e do porte da organização, as empresas podem aplicar esse sistema no cotidiano.

Na prática, o CRM tem impacto direto nas estratégias de outros setores que, obviamente, têm tudo a ver com as etapas de relacionamento com o cliente.

Setores como marketing, vendas e suporte são alguns exemplos. Dessa forma, une todas as informações relativas aos seus clientes e o relacionamento da empresa junto a eles em um mesmo local, facilitando as ações e planejamentos.

Sabemos que é muito difícil acompanhar de perto o comportamento, satisfação e demandas de cada cliente.

Atualmente, os números de leads e clientes são muito maiores do que nos anos passados, haja vista que a internet proporcionou maior alcance para as empresas. Monitorá-los passou a ser bem mais complexo.

Por isso, ter um software que proporcione uma análise de maneira unificada, como o CRM, permite conquistar e reter seus clientes, que são os que realmente fazem a máquina girar.

Como funciona este software

Afinal, como funciona na prática? Em suma, se resume a cadastrar seus clientes, o que pode ser feito manualmente, um por um, ou exportar uma lista a partir de um arquivo que contenha os dados.

Com o CRM, a empresa consegue acessar sua base de clientes de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, com todas as informações que precisa sobre o seu prospect.

Além disso, registra informações sobre os clientes, permitindo que haja uma segmentação para facilitar o trabalho dos setores e da estratégia como um todo.

É o próprio sistema que organiza dados e os apresenta, como histórico de compras dos seus clientes, canais preferidos de atendimento, entre outros. Com isso, auxilia na análise dos dados e na tomada de decisão.

Atualmente, a computação em nuvem já é aplicada no CRM. Com a tecnologia em nuvem, todas as informações permanecem seguras em um servidor externo, que garante a integridade dos dados, tanto da sua empresa quanto dos seus clientes.

Dessa forma, evita-se os desgastes com a compra de licenças, instalação e configuração de um programa nas máquinas da empresa. Basta pagar a mensalidade e usar o sistema diretamente na internet.

Além disso, o CRM permite a integração com outros aplicativos, auxiliando na gestão como um todo. Assim, as informações coletadas podem vir de várias fontes e formar um quadro mais completo de dados para análise.

Por isso, podemos dizer que os maiores desafios enfrentados pelas empresas podem ser solucionados com apenas uma ferramenta capaz de entregar resultados imediatos e unificados. Como por exemplo, a falta de previsibilidade de lucros, a dificuldade da gestão dos resultados, gestão de tarefas de equipes e a falta de automação das vendas.

Tipos de CRM

Atualmente, já temos disponíveis no mercado tecnológico dois tipos de CRM: um é voltado para grandes empresas e outro para pequenos negócios. Cada um tem suas próprias características, de acordo com as necessidades de cada tipo de empreendimento.

CRM Enterprise

Para grandes empresas, o CRM recebe o nome de Enterprise. Um dos seus maiores focos é a personalização do sistema. Assim, irá agregar apenas as funcionalidades que atendam as demandas da empresa, com funções bastante específicas.

Dessa forma, permite incluir recursos mais robustos e oferecer um pacote de soluções mais qualificado.

CRM PME

Já o CRM PME é voltado para pequenas empresas, possui ferramentas menos complexas e personalizáveis. Por isso, é perfeito para times pequenos, mas que precisam de maior agilidade e mobilidade em suas operações.

Apesar de ser mais simples, o CRM PME tem importantes funcionalidades, muito úteis para utilizar no dia a dia da empresa. Exemplo disso é a integração com várias ferramentas externas e automação de atividades.

Benefícios do CRM para a sua empresa

São inúmeros os benefícios ao utilizar o CRM para a sua empresa. É uma ótima ferramenta que auxilia em vários processos e por consequência a tomar melhor decisões por meio das análises de resultados.

Abaixo, listamos 6 deles. Veja:

1. Visão global do negócio

Uma das maiores dificuldades para empreendedores e gestores é conseguir visualizar e analisar a realidade da empresa como um todo. Como estão inseridos diretamente nos processos, analisá-los se torna mais difícil.

Caso você não tenha clareza para enxergar o que acontece ao redor, como tomará as melhores decisões e chegará aos melhores resultados?

Geralmente, pessoas de fora da empresa, como consultores, por exemplo, são contratados e incumbidos de fazer essa análise para propor mudanças internas.

Com o CRM, essa contratação não se faz necessária, afinal, o sistema traz essa visão global sobre o atendimento ao cliente, às personas do negócio e às áreas que cercam esse atendimento.

Isso é possível por meio de recursos como a centralização de informações, que ficam disponíveis para os colaboradores, a qualquer hora e em diferentes dispositivos, facilitando o trabalho.

Para os gestores, sem dúvidas, essa é uma ferramenta que auxilia muito na tomada de decisão.

Isso porque ela permite saber exatamente como você e seus colaboradores estão se saindo no atendimento ao cliente, podendo ainda alinhar as suas ações com os esforços de outras áreas, como a de Marketing, por exemplo. Assim, elas agem em conjunto para atingirem o mesmo objetivo.

2. Melhora o relacionamento com o cliente

Tornou-se crucial gerir o relacionamento com o cliente, estreitando relações para que ele seja conquistado e, principalmente, fidelizado.

A retenção dos clientes se torna ainda mais eficaz já que, através de um CRM, a empresa consiga conhecer a fundo as necessidades dele, juntamente com as oportunidades, permitindo, assim, fazer uma nova venda para o mesmo.

3. Aumento da produtividade e colaboração da equipe

Fazer mais com menos é o objetivo de qualquer empresa. Para isso, deve alinhar um aumento da produtividadeda sua equipe com equipamentos que garantam mais agilidade, facilidade e dinamismo para a rotina de trabalho, sem que haja um acúmulo e sobrecarga de tarefas, o que prejudica o rendimento.

Com o CRM, isso é possível por conta da melhora na comunicação, da criação de processos mais eficientes e da centralização das informações sobre os clientes.

Tudo isso facilita os processos e o entendimento sobre os clientes, aumentando assim a produtividade.

4. Maior lucratividade

Fazer uma empresa lucrar é um dos principais objetivos de qualquer empresário. Com um CRM, a empresa passa a automatizar diversas tarefas, o que aumenta a produção.

Além disso, com a gestão de dados, é possível fazer uma assertiva previsão de vendas, possibilitando a empresa a manter uma crescente em seus números.

Além disso, quanto mais a empresa estreita seu relacionamento com os clientes, mais prospecções futuras podem ser garantidas. Isso ajuda na lucratividade a longo prazo.

5. Permite um bom planejamento

Pensar no futuro e se planejar com antecedência podem garantir o sucesso de uma organização. O planejamento estratégico ajuda a definir o quanto uma empresa pode realizar e até onde conseguirá chegar com os recursos que tem em mãos.

Sem conhecer de fato a situação atual e seus dados, é impossível planejar. Com o CRM, o empresário e gestores têm uma visão ampla sobre o negócio, podendo se planejar.

Certos dados que você consegue armazenar no CRM podem ajudar diretamente no planejamento estratégico inteligente, como:

  • Histórico de interações com o cliente;
  • Informações de contato;
  • Histórico de compras do cliente;
  • Desempenho de um setor;
  • Entre outros.

6. Acompanhamento em tempo real

A maioria dos softwares têm a facilidade de permitir o acesso remoto, quando e onde os usuários precisarem.

Com isso, auxilia na tomada de decisão, principalmente em situações emergenciais. É possível analisar em tempo real todas as informações necessárias.

Para que a sua empresa tenha uma gestão de qualidade, o CRM é o sfotware que poderá auxiliar você. A Gestão de relacionamento com o cliente é uma das bases mais importantes para o seu negócio, invista!

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Relaxa, seus dados estão 100% protegidos.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Crescimento

Equipe de Crescimento

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Growthboard - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾