O Que é Crowdfunding e Algumas Boas Dicas pra Atrair Investidores Pro Seu Negócio

Crowdfunding: Conceito e Dicas pra Atrair Investidores pro Seu Negócio
O crowdfunding pode ser um meio para atrair investidores para o seu negócio. Conheça este conceito e saiba como.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Seja um empreendedor individual, uma pequena empresa ou um grande negócio, o que todos têm em comum são seus projetos que buscam alavancar os seus negócios por meio de soluções que trazem benefícios ao empreendimento; a satisfação das necessidades de um público-alvo e dos seus clientes.

No entanto, em muitos casos, ter recursos financeiros que possibilitem tirar estes projetos do papel é a fase que dificulta ou, até mesmo, inviabiliza sua realização. Como sempre, surge uma solução vinda de uma necessidade, que é o crowdfunding. Mas você sabe o que isto significa?

Conhece as melhores práticas que este método contempla? Pensando nisto, preparamos este artigo que contém excelentes dicas para lhe ajudar a captar investimentos através do crowdfunding.

O que é crowdfunding?

Antes de abordarmos as melhores práticas do crowdfunding, é muito importante que você entenda como funciona este método. O crowdfunding (que, traduzindo para o português, significa “financiamento colaborativo”) é uma solução para empreendedores e empresas, que encontraram meios de colocarem seus projetos em prática através da ajuda de apoiadores, ou seja, pessoas que acreditam no negócio e no projeto e, deste modo, realizam contribuições para ajudar a concretizar o projeto.

Agora que você entendeu o que é e como funciona uma campanha de crowdfunding, vejamos 5 dicas de como atrair investimentos para o seu negócio e/ou projeto.

1 – Defina metas claras e objetivas

Este é o primeiro ponto e etapa de uma campanha de crowdfunding, pois, sem a definição de metas e objetivos, não há razões para a sua implantação. Além disso, nenhuma pessoa vai querer investir em algo sem propósito ou sem objetivos palpáveis. Em primeiro lugar, defina metas claras e objetivas, ou seja, o que a campanha de financiamento colaborativo irá gerar de resultados.

Outro ponto a atentar-se diz respeito a pedir somente o valor necessário para a idealização do projeto, sem que haja excessos e sobras do financiamento. Isso vai transmitir uma maior segurança aos seus investidores e demonstrará a seriedade do seu projeto.

2 – Defina níveis de contribuição e recompensas

Uma boa campanha de crowdfunding deve ser estruturada em níveis de contribuição. Assim, ela pode permitir que grupos de várias faixas de renda possam contribuir com o seu projeto. O financiamento colaborativo tem como premissa a igualdade, todos podem ser um colaborador, independente do montante que contribui para a realização do seu projeto.

Esteja atento também ao estabelecimento de recompensas de acordo com os níveis de contribuição. A adoção de distribuição de brindes, realização de sorteios, e outras medidas que possam motivar as pessoas a colaborarem com o seu projeto.

O estabelecimento de recompensas, de acordo com os níveis de contribuição, irá gerar em seus colaboradores o interesse e estímulo de passarem ao próximo nível para terem melhores recompensas.

3 – Utilize o marketing digital para divulgar sua campanha

O marketing digital é uma poderosa ferramenta para ajudar o seu negócio no processo de divulgação e engajamento na sua campanha de crowdfunding, visto que, esta ferramenta tem toda uma metodologia no ambiente online de geração e conquista de um público em específico.

A utilização correta das mídias sociais é uma excelente aliada para estabelecer sua campanha junto ao seu público-alvo. Este meio de interação tem se tornado cada vez mais popular no cotidiano dos usuários de internet, o que demonstra que o tempo de permanência nas plataformas de mídias digitais tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.

Outra ferramenta poderosa do marketing digital é o Marketing de Conteúdo, onde a sua empresa poderá gerar engajamento com os seus investidores por meio de conteúdos agregadores e relevantes ao seu público-alvo, apoiadores, clientes e futuros clientes.

4 – Divulgue o progresso da sua campanha

Um fator primordial de fidelidade, junto aos seus colaboradores, é divulgar periodicamente o progresso da campanha de financiamento, o que gera um ambiente de transparência entre o seu negócio e seus apoiadores. Isto permitirá o sucesso da campanha e, caso a arrecadação esteja abaixo do esperado, você pode investir em outros projetos para reforçar o pedido de colaboração financeira. Independente da situação, divulgue os resultados dos financiamentos e o que o montante financeiro proporcionou no andamento da realização do projeto.

5 – Seja resiliente

Provavelmente, suas primeiras campanhas terão alguns problemas. Podem aparecer pequenos erros que atrasam o alcance dos objetivos pretendidos. No entanto, todo gestor deve desenvolver a competência da resiliência e gerar aprendizado por meio dos erros.

Você não deve desistir dos seus objetivos. É fato que aprendemos muito mais com nossos erros do que com nossos acertos, pois eles exigirão empenho e estudo de caso. Assim, podemos entender o que provocou o insucesso.

A partir do entendimento dos erros e o desenvolvimento da resiliência, será possível realizar campanhas de crowdfunding cada vez mais consistentes e melhor desenvolvidas.

Ao praticar estas 5 dicas, certamente, você terá condições de conquistar investimento para o seu negócio e/ou projetos corporativos por meio do crowdfunding.

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Relaxa, seus dados estão 100% protegidos.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Crescimento

Equipe de Crescimento

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Deixe seu comentário

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Growthboard - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾