Digital Influencer: Como Aproveitar o Poder do Marketing de Influenciadores

Digital Influencer: Como Aproveitar o Poder do Marketing de Influenciadores
Descubra o que é um Digital Influencer, o que fazem e como aproveitar o poder do marketing de influenciadores para beneficiar um negócio.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Você com certeza já ouviu falar em digital influencer. Ainda mais se você costuma acessar o Instagram, blogs e canais no Youtube sobre assuntos que possui afinidade.

Uma afroempreendedora de sucesso que publica dicas sobre marketing e representatividade. Uma chef que dá dicas de culinária, ou então, um personal trainer que ensina como fazer exercícios físicos em casa. Todos eles são Digital Influencers ou Influenciadores Digitais.

Até alguns anos atrás, as empresas buscavam personalidades famosas – geralmente atletas ou artistas – em suas peças publicitárias para passar credibilidade para o público. A lógica por trás de um Digital Influencer segue a mesma. Mas com a diferença de que ele pode transmitir ainda mais confiança.

Descubra neste artigo o que é um influenciador digital, quais os tipos e como você pode aproveitar o poder do Marketing de Influenciadores para otimizar ainda mais o Marketing de uma empresa.

O que são os Influenciadores Digitais?

Imagine que você esteja em busca de um novo xampu. Por um lado, você pode assistir propagandas de algumas marcas com atletas famosos.

Por outro, é possível encontrar vídeos de especialistas explicando quais são melhores para cada tipo de cabelo com dicas para melhor utilização. Qual deles você está mais disposto a ouvir?

Provavelmente, um especialista no assunto passa mais credibilidade do que um jogador de futebol, certo? Esse é um grande potencial que um Digital Influencer possui e pode ser explorado pela sua empresa.

As pessoas possuem, naturalmente, maior afinidade por quem compartilha os mesmos gostos e experiências. Por essa razão, é mais provável que seja criado um laço de confiança nesse tipo de relação.

Foi com base nessa lógica que começaram a surgir os Influenciadores Digitais.

Em vez de tentar conectar o seu público a uma atriz de novela, que parece ter saído de um conto de fadas e leva uma vida muito distante da realidade do expectador, as empresas começaram a utilizar o sucesso de pessoas normais, com quem o público se identifica e já possui uma relação mais próxima pelas mídias digitais.

O sucesso desses influenciadores é tão grande que uma pesquisa do Ibope Inteligência, mostra que 52% da população brasileira segue pelo menos um influenciador em suas redes.

E não para por aí: 50% dos brasileiros que estão conectados afirmam comprar produtos indicados por esses perfis.

As características de um Influenciador Digital

Utilizando ferramentas digitais, um Digital Influencer trabalha com foco em influenciar a comunidade de um determinado nicho.

Por isso, esses perfis possuem um alto número de seguidores em suas mídias sociais e as suas postagens têm grande repercussão.

Algumas características são responsáveis pelo sucesso e pelo engajamentos desses profissionais:

Paixão pelo que fazem

Essa talvez seja a principal característica de um Digital Influencer. Ter paixão pelos assuntos e conhecimentos relacionados ao nicho em que está inserido é essencial para que o público tenha uma boa experiência.

Além disso, é muito comum que um Influenciador Digital passe o dia inteiro produzindo conteúdos e interagindo com o seu público. Se ele não for realmente apaixonado por aquilo, dificilmente conseguirá sobreviver à rotina.

São diferentes de celebridades

É muito comum achar que qualquer celebridade é um Digital Influencer. Mas essa é uma ideia equivocada. Não é o fato de ser conhecido que permite que você influencie o público, e sim o fato de ser reconhecido.

Da mesma forma, nem todo Influenciador Digital é uma celebridade. Muitos deles atuam em um nicho tão específico que apenas o público interessado naquelas informações o conhece.

Trabalham com a produção de conteúdo

Com a dinâmica proporcionada pela internet, é preciso trabalhar com a produção constante de novos conteúdos para manter o público interessado. Por isso, um Digital Influencer trabalha diariamente com a divulgação de novidades.

Isso pode ser feito de diversas formas e em diferentes mídias sociais. Um artigo em um blog, uma postagem no Facebook, vídeos no Youtube ou fotos no Instagram são ótimos exemplos.

Além disso, é cada vez mais popular a utilização do TikTok ou dos stories do Instagram para compartilhar momentos do dia a dia. E isso pode ajudar a se aproximar ainda mais do público, afinal, fazem valer o sentido da frase “gente como a gente”.

Provocam engajamento

Mais do que possuir um grande número de seguidores ou curtidas na fanpage, o importante é provocar engajamento. Ou seja, o público precisa se envolver com os conteúdos publicados por um Digital Influencer. É isso que ilustra o quanto ele pode influenciar naquele assunto.

E é esse o fator principal: um influenciador que possui engajamento em suas redes tem uma probabilidade maior de conseguir vender o produto que está publicizando.

Os fãs são a sua prioridade

Conforme um Influenciador Digital ganha visibilidade, começam a surgir os seus fãs, que acompanham todos os seus conteúdos e possuem grande afinidade com aquela personalidade.

Ouvir, compreender e responder esse público da melhor forma deve ser uma prioridade para um Digital Influencer. Afinal de contas, são essas pessoas as responsáveis pelo seu sucesso.

Isso faz com que a relação influencer e seus seguidores seja mais estreita e é por isso que o público leva em consideração o que essa pessoa publica diariamente.

Os tipos de Digital Influencers

Se você deseja utilizar a audiência e a autoridade que os influenciadores digitais possuem, é importante saber escolher aqueles que se encaixam melhor na estratégia da sua empresa.

Dependendo da área de atuação do seu negócio, a forma como você chega até o público pode ser bem diferente.

Conhecer os tipos de Digital Influencers é fundamental nessa escolha. Por isso, separamos alguns tipos de Influenciadores para você identificar qual o melhor para a sua empresa:

A celebridade

Você já deve ter ouvido falar o nome Whindersson Nunes. Ele possui o canal no Youtube com o maior número de inscritos no Brasil e foi considerado o segundo maior influenciador digital do mundo.

Com mais de 40 milhões de inscritos no seu canal, Whindersson faz parte do grupo das celebridades. Ele possui um público extenso, porém a sua audiência é bastante genérica, ou seja, ele não pode ser considerado uma autoridade em um assunto específico.

A celebridade é considerada uma aposta na quantidade, e nem sempre na qualidade. Em meio a tantas pessoas que consomem os seus conteúdos, certamente várias delas estarão interessadas. Mas várias outras terão gostos e opiniões distintas.

A autoridade

A autoridade possui um perfil bem diferente daquele que acabamos de ver. Ela não possui uma grande audiência, mas é considerada uma referência na sua área de atuação. Por conta disso, suas postagens não são muito disseminadas – apesar disso, geram uma grande credibilidade.

Se você não pratica esportes radicais, provavelmente nunca ouviu falar sobre os Influenciadores Digitais que falam sobre esse assunto. Entretanto, todas as pessoas que costumam praticar esses esportes têm como referência os influenciadores que abordam essa temática.

Esse é o caso, por exemplo, da Nath Finanças. Com uma pegada mais acessível, a YouTuber fala sobre finanças para pessoas de baixa renda e ensina como se educar financeiramente fugindo da falácia de fórmulas mágicas do mercado financeiro.

 

 

O “marca pessoal”

Esse tipo de influenciador ganhou a credibilidade de um público fiel ao longo da construção da sua identidade online sem estar ligado a um nicho específico. Apesar de possuir uma opinião menos técnica do que a autoridade, ele transmite credibilidade aos seus seguidores.

Por ter construído a sua autoridade em torno de sua reputação, o influenciador “marca pessoal” jamais divulga negócios ou produtos que não sejam realmente interessantes para o seu público.

O ativista

O ativista é conhecido por possuir ideais bem definidos e opiniões fortes. Por conta dessas características, o público desse tipo de influencer é bem definido, mas engana-se quem pensa que isso faz com que ele não seja conhecido. Os seus seguidores são fiéis e levam a sério a opinião do influenciador.

Um bom exemplo disso é o YouTuber Felipe Neto, que é visto com um ativista contra os discursos de ódio no Brasil.

 

O analista de mercado

Finalmente, temos o analista de mercado. Ele é considerado o Influenciador Digital mais relevante, pois atinge um público bem segmentado e fornece informações inéditas e muito úteis.

Por meio de dados e números concretos ele tem a capacidade de promover um negócio, gerando interesse de outras empresas do mercado – principalmente em modelos de negócios business to business (B2B).

Como usá-los no seu negócio?

Agora que você já sabe do potencial de um Digital Influencer e como ele pode ajudá-lo a chegar com eficiência até o público, você deve estar se perguntando como pode usá-lo no seu negócio, certo?

Pensando nisso, separamos uma lista com 5 itens fundamentais para você analisar essa estratégia e conseguir otimizar os resultados do seu Marketing.

1. Pense sempre no seu público

O primeiro passo é pensar nos gostos do público que consome da sua empresa. Quais são os tipos de conteúdo que eles consomem? Quais são os aspectos que influenciam a sua decisão de compra?

Isso será muito útil para traçar um perfil de Digital Influencer a ser buscado. De nada adianta uma parceria com um Youtuber que possui milhões de seguidores, mas cujos expectadores são adolescentes, se você vende consultorias empresariais, não é?

2. Pesquise pelas melhores opções

Levando em conta as conclusões que você chegou a respeito do público da sua empresa, comece a pesquisar pelos melhores Influenciadores Digitais para atingi-los. Para isso, você pode considerar os seguintes fatores:

  • Especialidade: O quanto o Digital Influencer é reconhecido no nicho em que você atua? Ele pode ser considerado um especialista no assunto? Quanto mais ele for bem visto entre o público, mais a sua empresa será beneficiada por essa imagem.
  • Quantidades: Verifique a quantidade de seguidores que ele possui em suas mídias sociais, a quantidade de curtidas e comentários em suas postagens e se as reações do público são positivas. Lembre-se: engajamento é importante!
  • Presença em mídias sociais: Em quais mídias sociais os seus clientes estão mais presentes? É importante que você opte por um Influenciador Digital que esteja presente nas mesmas mídias sociais. Afinal, de nada adianta alguém falando da sua marca em um canal que poucos potenciais interessados poderão ver.
  • Personalidade: A personalidade do influenciador encaixa com a da sua empresa? Ele é divertido ou sério? Costuma se envolver em polêmicas? Isso tudo poderá ser associado à sua empresa.
  • Ascensão do influenciador: Verifique os números dos Digital Influencers que chamaram a sua atenção para mensurar se eles estão em ascensão ou declínio. Afinal, você quer ser associado àqueles que estão em alta, certo?

3. Saiba o que pode e o que não pode ser feito

Você deve adaptar as ações coordenadas com um Digital Influencer à realidade da sua empresa. Se você atrair um grande número de pessoas ao seu website simultaneamente e o servidor não estiver preparado, pode ser que a plataforma saia do ar e você perca parte dos resultados da ação, por exemplo.

Você pode gostar de ler também → Como Usar o Marketing Digital pras Suas Vendas Decolarem de Uma Vez por Todas

4. Negocie a parceria, valores e entregas

Depois de analisar todos os itens acima, chegou a hora de negociar uma parceria para que o Influenciador fale da sua empresa ou de seus produtos nos seus conteúdos. Dessa forma, a sua marca será vista por todo o público que já o acompanha.

É preciso ter bem claro como será calculado o valor da parceria e o que, exatamente, o Digital Influencer fará pela sua empresa. Pode ser a presença em um evento, um vídeo, um post no Instagram, alguns textos, a simples utilização do seu produto, entre outras ações.

Ainda existem alguns influenciadores que aceitam negociar valores. Ou, então, recebem parte do valor em produtos de seus clientes. Mas a maioria deles opta pelo pagamento em dinheiro e com condições bem claras sobre os serviços prestados.

5. Mensure os resultados

Esteja preparado para mensurar os resultados obtidos da parceria com o Influenciador Digital. Para isso, acompanhe a evolução de seguidores nas suas redes sociais, o aumento do tráfego em seu website e também a repercussão das postagens do influenciador.

Compartilhar conteúdos otimiza o resultado

A outra forma de usar um Digital Influencer no seu negócio é incentivando o compartilhamento de conteúdos do seu negócio.

Ou seja, você publica um vídeo sobre determinado assunto e um influenciador compartilha com o seu público sem que seja feita uma negociação para isso.

Parece legal, certo? Apesar de ter uma repercussão mais modesta do que a elaboração de uma estratégia em torno da figura do influenciador, ainda é uma ótima forma de aumentar a visibilidade da sua marca.

Se você quer aproveitar essa ideia, pode utilizar essas táticas para incentivar os Digital Influencers a compartilharem o seu conteúdo:

  • Marque e mencione: Ao marcar e mencionar o Influenciador Digital em uma postagem de suas mídias sociais é possível que você chame a sua atenção e tenha o seu conteúdo compartilhado. Principalmente se você estiver falando bem dele.
  • Peça contribuições: Você pode convidar um Influenciador Digital para fazer contribuições com conteúdos para o seu blog. Dessa forma, você ganha visibilidade e credibilidade.
  • Tente realizar um “ask me anything”: Convide uma referência no seu nicho para responder algumas perguntas dos seus seguidores sobre determinado assunto e faça uma boa promoção desse evento.
  • Obtenha um depoimento: Outra forma de ganhar visibilidade é obtendo um depoimento a respeito da sua marca ou de seus produtos. A publicação de uma opinião positiva tornará a sua empresa mais atrativa para o público.

Como se relacionar com um Digital Influencer?

Os Influenciadores Digitais podem agregar muito ao seu negócio. Mas, para isso, você precisa ter uma boa relação com eles, certo? Nutrir um bom relacionamento pode fazer com que a sua empresa ganhe visibilidade sem muitos esforços.

Para que você possa criar bons vínculos com esses influenciadores, separamos algumas dicas bem bacanas:

Não foque apenas em ações não remuneradas

Por mais que você e o Digital Influencer tenham um bom relacionamento e possam se ajudar mesmo sem um contrato remunerado, é uma ótima ideia investir recursos em ações mais concretas, que possam dar resultados visíveis. Dessa forma, ambas as partes saem ganhando.

Lembre-se: Influenciadores Digitais também são profissionais, certo?

Evite se intrometer na criatividade

Tenha em mente que o Influenciador Digital conquistou todo o seu público por conta de sua originalidade.

A internet está repleta de perfis “mais do mesmo” e com certeza se o Influenciador em questão conquistou um bom público é porque ele apresenta algo diferenciado.

Portanto, não tente interferir na forma como ele dialoga com os seus seguidores. A pior coisa que você pode querer é que ele perca engajamento por mudar a sua postura ao falar do seu negócio, concorda?

Isso não será nem bom para o resultado esperado pela empresa e nem para o Influenciador.

Mantenha um diálogo aberto

Dialogar a respeito dos resultados, ações realizadas e novas ideias é fundamental para manter um bom trabalho.

Dessa forma é possível cultivar uma relação saudável entre o seu negócio e o Influenciador Digital, trazendo bons resultados para ambos.

Agora você já sabe mais sobre Influenciadores Digitais e como o Marketing de Influência pode aumentar a visibilidade da sua marca e otimizar seus resultados.✌🏾

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Relaxa, seus dados estão 100% protegidos.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Crescimento

Equipe de Crescimento

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Deixe seu comentário

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Growthboard - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾