Como Usar o Email Marketing Corretamente pra Não Ferir Sua Estratégia de Marketing Digital

3 Boas Vantagens de Integrar Email Marketing com Mídias Sociais
Aprenda já a usar direito o Email Marketing, a estratégia de comunicação que usa o email como canal de relacionamento com leads e clientes.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Você já ouviu por aí que o email marketing morreu? Muita gente tem essa concepção, pois durante anos, os emails de “propaganda” que recebemos na nossa caixa de entrada foram considerados comunicação invasiva e iam direto para a caixa de spam.

Nos últimos anos, graças ao surgimento da automação de Marketing, foram popularizadas novas estratégias que dependem do Email Marketing para funcionar, como o Inbound Marketing, por exemplo.

Dados da Pew Research (em inglês) apontam que existem 4,3 bilhões de contas de email no mundo, e que 92% dos adultos utilizam esse recurso com frequência. 61% checam diariamente seus emails.

Ou seja, seu cliente provavelmente está nessa plataforma, e utilizá-la pode ser uma forma eficiente de fazer seu negócio crescer, além de ter um ótimo custo benefício.

Um estudo da DMA aponta que o ROI (Retorno sobre o Investimento) do Email Marketing é de, em média, 3800%, cerca de 3 vezes mais que um post em redes sociais.

Ficou convencido? Neste artigo, você vai descobrir tudo que precisa saber sobre Email Marketing.

O que é Email Marketing

Email Marketing é uma forma da sua empresa se comunicar com seus clientes, que acontece via email. O envio dessas mensagens é mais eficiente se feito de acordo com uma estratégia de Marketing que visa disparar emails específicos para grupos específicos.

A lista de contatos para qual o email é disparado geralmente vem da sua própria empresa. Pode ser a base de contatos de pessoas que já são seus clientes, ou então uma base formada por leads, ou seja, potenciais clientes, gerados através de outras estratégias.

A campanha de Email Marketing pode ser feita utilizando textos e imagens ou HTML. Ela pode conter:

  • Conteúdos informativos;
  • Convites para eventos;
  • Mensagens especiais;
  • Divulgação de produtos e ofertas;
  • Etc.

Em geral, para uma estratégia de Email Marketing são utilizados softwares de disparos de email ou de automação de Marketing.

Atualmente, no Brasil, os softwares mais usados para esse trabalho pelas empresas são MailChimp, RDStation e HubSpot, mas existem outras opções no mercado.

Quais são os objetivos dessa estratégia

Ao ouvir “Email Marketing”, você pode pensar apenas naqueles emails que recebe com as últimas ofertas e cupons de desconto em marketplaces e sites de e-commerce.

Mas, na verdade, existem várias maneiras de construir uma estratégia de Email Marketing, buscando atingir diferentes objetivos. Confira alguns:

Engajamento

Um dos principais objetivos do Email Marketing é fazer com que seus clientes e leads lembrem da sua empresa e reconheçam o seu nome.

Assim, quando precisarem do produto ou serviço que oferece, vão lembrar de você primeiro, e não de seus concorrentes.

Para fazer com que as pessoas engajem com a sua empresa dessa forma, é preciso ter contato constante via email.

Não precisa ser todo dia nem toda semana, mas de tempos em tempos, você pode enviar um conteúdo, um convite ou só um lembrete. Isso faz com que você permaneça sempre na lembrança dos seus leads.

Divulgação de conteúdo

Provavelmente sua empresa tem um blog, onde gera conteúdo relacionado a sua área de atuação, baseado em estratégias de SEO e Inbound Marketing, certo?

Você pode utilizar o Email Marketing para divulgar esses conteúdos direto na caixa de email do seu público, gerando tráfego para o seu site.

No fim das contas, uma coisa alimenta a outra. Através do seu site e blog, você cria estratégias para conseguir o endereço de email do seu lead.

Depois que esse lead entra no seu fluxo de emails, ajuda a gerar tráfego e a divulgar seus conteúdos para mais potenciais leads.

Nutrição

nutrição de leads é uma das partes mais fundamentais numa estratégia de Inbound Marketing. É através dela que você conseguirá educar seus leads sobre o seu produto ou serviço, criando um relacionamento entre eles e a sua marca.

O Email Marketing é fundamental nessa etapa, pois através dele é que você pode enviar os conteúdos produzidos, fazendo com que os leads engajem mais com a sua marca. Depois de algum tempo, eles já estarão maduros o suficiente para se tornarem clientes.

Venda

Em muitos segmentos, o Email Marketing é usado apenas até a fase de nutrição. Na hora de concretizar a venda, o negócio é fechado pessoalmente por um vendedor especializado.

Porém, em outros tipos de empresa, como e-commerces, por exemplo, o próprio Email Marketing pode gerar uma venda diretamente.

Estamos falando daqueles emails tradicionais, informando o usuário sobre ofertas, promoções e novidades no catálogo.

A ideia é fazer com que a pessoa clique diretamente no link e realize a compra na hora. Isso é muito eficiente em lojas que vendem roupas, livros, eletrônicos e passagens aéreas, por exemplo.

Pós-venda

Após o fechamento do negócio, o Email Marketing também pode ajudar a manter um relacionamento com o seu cliente. Enviar pesquisas de satisfação, por exemplo, já é bem comum em alguns segmentos.

Também é importante continuar enviando conteúdos e nutrindo esse cliente, que pode voltar e realizar mais compras no futuro.

Quais são as vantagens em utilizar o Email Marketing

Uma estratégia de email marketing traz inúmeras vantagens para o seu negócio. Confira abaixo, porque você deve utilizá-la:

Grande público

Como já falamos no início do texto, as estatísticas indicam que 92% dos usuários adultos de internet tem um endereço de email.

Destes, 61% acessam a caixa de entrada do email diariamente. Ou seja, a possibilidade de alcance para essa estratégia é muito grande.

Previsibilidade

Com o Email Marketing, você sabe exatamente para quem está enviando aquela mensagem. Se você selecionar 50 contatos do seu mailing, pode enviar uma mensagem personalizada para eles e ter a certeza de que todos eles, e apenas eles, irão receber a mensagem em seus emails.

Diferente do Facebook, por exemplo, pois ao fazer um anúncio você não tem o menor controle sobre quem verá aquela publicação, apesar de poder direcionar para o público que deseja.

Mas ainda assim, a decisão de quais pessoas específicas vão visualizar seu anúncio depende do algoritmo da própria rede social.

Formato flexível

Enquanto anúncios e publicações em redes sociais dependem das limitações das plataformas, o Email Marketing é totalmente personalizável.

Você pode incluir um texto do tamanho que desejar, com as imagens, vídeos e gifs que desejar. Até o próprio design do email, ou seja, as cores utilizadas, a fonte do texto etc., pode ser como você preferir.

Bom retorno financeiro

Investimento para colocar uma estratégia de Email Marketing em prática é muito pequeno. Você só precisa de um profissional especializado que possa planejar e executar a estratégia com maestria, um domínio próprio, como o endereço do seu site, e um software de Email Marketing.

Embora existam vários softwares pagos que oferecem mais funcionalidades, existem também algumas ferramentas gratuitas que permitem executar a estratégia inteira sem pagar nenhuma mensalidade.

Apesar de ter um investimento inicial baixo, o retorno financeiro é excelente. O ROI de um Email Marketing é cerca de 3 vezes maior do que o de um post para redes sociais, por exemplo.

Quais são as vantagens em integrar esta estratégia com as de mídias sociais

Por mais que pareça ser inimaginável unir as estratégias de email marketing com as mídias sociais, saiba que é possível.

Como já foi dito mais acima, o email marketing não morreu, e sim, ainda é considerado um processo muito eficaz para quem trabalhar no marketing.

Aliar as duas estratégias é uma prática inteligente para o seu negócio, inclusive, traz muitas vantagens. Para provar que isso pode dar certo, elegemos 3 benefícios e vamos mostrar para você:

1. Maior número de visualizações

O que você mais irá encontrar na internet, sem dúvidas, são blogs comparando os dois sistemas e dizendo qual é o melhor para cada estratégia. Esse é um erro comum e extremamente compreensível.

As redes sociais e o email marketing atendem a públicos distintos, de fato. Pense na forma como você utiliza esses dois meios de comunicação enquanto cliente.

As redes sociais, para a maioria dos consumidores, não são utilizadas para fechar negócios. Elas estão lá para distração: o cliente fica rolando e rolando o feed de notícias até encontrar algo marcante.

E é aí que a sua empresa entra, com uma postagem significativa que chama a atenção do usuário. É necessário maestria pra usar as mídias sociais corretamente.

Por outro lado, quem está no email já está tentando solucionar algo. Está enviando currículos pra conseguir um bom emprego, esperando a resposta do chefe, enviando documentos, enfim: está lá porque precisa que algo seja feito.

Se o seu nome estiver na caixa de entrada, pode ser que você seja a solução que eles estão procurando. Assim, existe uma possibilidade de que entrem em contato.

Percebe as sutilezas de cada estratégia? Se sim, também já está compreendendo como elas irão se integrar.

Em mídias sociais como Facebook, Instagram ou até o LinkedIn, você estará com uma audiência que gosta do que a sua empresa publica e acompanha o seu mercado.

No entanto, ela pode não estar interessada em fechar negócios, e é  seu dever conseguir que esse público lhe tenha em sua caixa de entrada.

No email, eles já estão atrás disso. Contudo, podem precisar de mais informações antes de tomar uma decisão, e irão visitar a sua página pra tirar todas as dúvidas.

2. As chances de um fechamento são maiores

É fato: as chances de fechamento são multiplicadas quando se trabalha em mais de um canal.

Como dissemos, integrar as mídias sociais e o email marketing gera mais tráfego pra ambas as estratégias, e para a sua empresa isso significa novas oportunidades de convencer a audiência sobre a marca e seus produtos.

Quando o conteúdo compartilhado nas redes sociais gera valor e conquista audiência, as chances de o usuário lhe entregar seu endereço de email é muito maior.

O ato de ele digitar o endereço de email em um formulário de newsletter significa que ele está dando uma autorização expressa para receber o seu conteúdo.

Em outras palavras, quer saber mais sobre você, pois está engajado na sua campanha. E todo mundo sabe: cliente engajado costuma ser o mais fiel do mercado.

3. Você conhecerá melhor o seu público

Quando se trabalha apenas com o email marketing é muito difícil conseguir muitas informações sobre a audiência, afinal, normalmente tudo o que você tem é o endereço de email.

Nas redes sociais, é ao contrário. Você recebe toneladas de informações, no entanto, nem todas serão úteis para a sua estratégia.

Se você sabe como cruzar os dados obtidos pelas mídias sociais e o email marketing, tem tudo nas mãos para iniciar uma segmentação realmente eficiente, em que irá concentrar os esforços no público que realmente está apto a fechar negócio e quer fazê-lo. A esta parcela do público chamamos de personas.

Pode não parecer, mas quando não se segmenta o suficiente, você estará apenas jogando dinheiro fora com um plano de marketing infrutífero.

Integrar as mídias sociais e email marketing é essencial para se fazer o melhor uso possível do seu orçamento.

Ambas as técnicas são extremamente eficientes para adquirir dados sobre a audiência, ampliar o tráfego recebido pela marca e gerar leads realmente qualificados.

Quais são os tipos de Email

A sua estratégia de Email Marketing pode ser da forma como você preferir, já que esta é uma plataforma extremamente personalizável.

Mas existem alguns tipos de Email Marketing que são mais comuns atualmente. Dentre eles:

Atualização de blog

Após postar um conteúdo novo em seu blog, você envia um email para sua base de leads divulgando esse link.

Newsletter

Um modelo mais antigo de Email Marketing, no qual você envia semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, as últimas atualizações sobre a sua empresa ou o seu mercado de atuação, como se fosse um informativo ou “jornalzinho”.

Você pode colocar os últimos conteúdos publicados no seu blog, eventos, novos lançamentos, ofertas e novidades em geral sobre a sua empresa. É uma ótima forma de manter seus leads atualizados sobre o que você está fazendo.

Email Marketing promocional

Esse email geralmente promoverá abertamente o seu produto ou serviço. Você pode estar oferecendo condições especiais de compra, como um cupom de desconto, por exemplo.

Outra forma de email promocional é aquela que divulga um conteúdo gratuito, como um e-book.

Email Marketing sazonal

Em datas específicas, você pode enviar emails especiais ao usuário. Um bom exemplo disso são os emails de felicitações enviados no dia do aniversário, que podem vir acompanhados de um cupom de desconto especial, por exemplo.

Email Marketing para clientes inativos

Se você percebe que certa parte da sua lista de emails não está abrindo seus emails, é possível enviar mensagens para realizar uma “limpeza de base”.

Geralmente, você pode oferecer uma boa oferta para tentar reativar esses contatos, ou então, perguntar qual tipo de conteúdo ele gostaria de continuar recebendo.

Automação de Email Marketing

Você pode enviar emails automáticos para os seus leads, dependendo das ações que eles executarem no seu site, redes sociais ou outras mensagens de Email Marketing.

Por exemplo, se um cliente entra em seu site de e-commerce, coloca vários produtos no carrinho, mas não finaliza a compra, você pode enviar mensagens sobre isso para ele.

Essas mensagens podem lembrá-lo de finalizar a compra, ou oferecer descontos nesses produtos que você já sabe que ele deseja, por exemplo.

Agora que você tem certeza de que esta estratégia de marketing digital não está obsoleta, aproveite estas informações e coloque em prática no seu negócio!

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