7 Dicas pra Aplicar Agora e Obter Mais Engajamento nas Mídias Sociais

7 Dicas pra Aplicar Agora e Obter Mais Engajamento nas Mídias Sociais

As mídias sociais se tornaram uma ferramenta indispensável para o Marketing e a Comunicação de todas as empresas, especialmente no contexto brasileiro, em que se gastam muitas horas nas redes, acima da média mundial.

Entretanto, pra transformar todo esse acesso em oportunidades de negócio e engajamento com a sua marca, algumas ações são necessárias.

Confira as dicas que preparamos para você gerar resultados no engajamento das mídias sociais de sua empresa.

Usar linguagem adequada ao seu público

Em toda iniciativa de Marketing, seja ele digital ou offline, é preciso que a marca se comunique com seu target – público – de forma eficiente e, para isso, ela necessita falar a língua utilizada por essas pessoas. Hoje em dia, as redes sociais são compostas por pessoas muito diferentes em sexo, idade, nível escolar, nível social, entre outras características que diferenciam os usuários.

Descobrir o seu público-alvo e mirar a sua linguagem para ele é uma boa forma de gerar engajamento. Negócios que vendem para pessoas maduras e conservadoras dificilmente se expressarão da mesma forma que empreendimentos voltados para jovens liberais.

Publicar de forma regular

As redes sociais, especialmente o Facebook, estão fechando cada vez mais o cerco sobre perfis e páginas que pertencem a marcas e empresas. Ou seja, quem não patrocina conteúdos está vendo o alcance orgânico de suas publicações cada vez menor. Nesse contexto, uma das formas de manter a relevância e a capacidade de alcance dos conteúdos de sua marca é realizar publicações de forma regular e frequente.

Poste pelo menos duas ou três vezes por semana a fim de mostrar aos algoritmos que aquela página está constantemente gerando conteúdo para os usuários, melhorando a relevância do perfil.

Usar várias mídias e tudo o que a rede oferece

Evite publicar apenas textos ou apenas fotos. O engajamento nas redes sociais depende bastante da criatividade e da variedade das publicações. Por isso, mesclar fotos, textos, vídeos e enquetes é uma boa forma de incentivar um engajamento mais potente para a sua marca.

As redes sociais oferecem cada vez mais recursos para ser aproveitados pela sua marca. Hashtags, fotos e vídeos 3D, mais ferramentas de publicação, facilidades na interação com usuários, enfim: faça com que os perfis da sua empresa utilize tudo o que as redes sociais podem oferecer.

Interagir com os usuários de forma adequada

Um dos diferenciais das Mídias Sociais pro Marketing Digital de qualquer empresa é a possibilidade de interagir com os usuários de forma ágil, em tempo real, com curtidas, comentários e compartilhamentos. Utilize estes recursos, evitando que as redes sociais de sua empresa sejam apenas um mural de informações.

Converse com usuários, responda às suas questões, faça piadas e memes, caso a imagem e a identidade de sua empresa permita esse tipo de leveza. Claro, utilize as interações das redes sociais com cautela: comentários impensados podem ser desastrosos para a reputação de um empreendimento.

Monitorar Métricas

Outra vantagem das redes sociais, especialmente para os usuários empresariais, é precisão e a facilidade no monitoramento das métricas que retratam o resultado das campanhas realizadas pelos seus perfis. São gerados dados e estatísticas precisos, em tempo real, e que mostram a verdadeira realidade das interações e dos objetivos de seus esforços nas mídias sociais.

Monitore estes dados com critério, a fim de avaliar o que em sua empresa está funcionando bem pras redes sociais, e o que precisa ser repensado a fim de gerar melhores resultados.

Produzir conteúdos específicos pra cada rede social

Assim como cada público-alvo possui uma linguagem específica, o mesmo se aplica para as diferentes plataformas de interação social.

O Facebook utiliza uma linguagem que mistura o formal ao leve/jovem.

O Twitter é mais informal e exige a síntese do conteúdo em poucos caracteres.

O Instagram permite que se “use e abuse” das fotos, enquanto o LinkedIn é um espaço pra discussões profissionais e corporativas. Utilize as redes com sabedoria!

Investir em consultoria de Marketing Digital

Tudo o que mencionamos neste artigo exige atenção e dedicação especial pras redes sociais. Por isso, a sua empresa deve investir em uma consultoria de Marketing Digital para realizar os esforços em mídias sociais que irão construir uma imagem positiva, lucrativa e atraente para que sua empresa gere mais leads e possa ter mais oportunidades de negócio.

E aí, qual dica você tem pra compartilhar com a gente sobre mídias sociais? Deixe aqui embaixo nos comentários.

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