10 Maiores Erros do WordPress: Descubra Quais São e Aprenda a Corrigi-los Agora

Descubra os 10 Principais Erros do WordPress e Aprenda Como Corrigi-los Agora
Existem diversos erros do WordPress que acarretam em problemas para o usuário e desenvolvedor. Aprenda como corrigir os 10 principais deles.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

10O WordPress é um sistema gratuito utilizado para publicação de blog posts e construção de sites na internet. Hoje, ele possui a melhor ferramenta de CMS e é a principal escolha daqueles que precisam de uma página eletrônica. Todavia, como toda e qualquer plataforma, ele não está isento da ocorrência de erros do WordPress.

Graças ao seu fácil funcionamento e baixa necessidade de investimento, hoje, o WordPress ocupa o 1º lugar do mercado – 60% das pessoas o utilizam.

Suas funcionalidades vão desde a criação de um blog – propósito para o qual foi inicialmente criado – até desenvolvimento de sites institucionais, plataformas de fóruns ou lojas de e-commerce.

Vale lembrar que ele é desenvolvido por vários colaboradores, ou seja, de modelo Open Source – software de código aberto.

Isso quer dizer que algumas vezes ocorrem falhas que podem prejudicar o seu funcionamento, influenciando tanto quem publica o conteúdo como quem o acessa.

A partir disso, preparamos uma lista na qual reunimos os 10 principais erros do WordPress. Confira!

1. Erros do WordPress de HTTP

Esse erro acontece ao tentar fazer o upload de algum arquivo de mídia na biblioteca. E a primeira coisa que você deve tentar fazer é verificar se tem memória suficiente no WordPress, e realizar o carregamento de novo com o nome sem caracteres especiais.

Para aumentar a sua memória adicione a linha ( ‘WP_MEMORY_LIMIT’, ‘64M’ ) ao código do seu arquivo wp-config.php. Se o erro persistir, tente utilizar outro navegador e desativar os plugins.

Existem diversos plugins no WordPress e alguns são muito bons para otimização das imagens, mas podem acarretar nesses erros.

2. Erro interno de servidor

Um dos erros do WordPress mais comuns, o “500 internal server error” pode ser corrigido.

Para isso, deve ser verificado o arquivo .htaccess, responsável por reescrever as url do website. Quando ele falha e está corrompido, ocorre o aparecimento do erro.

A solução é renomear esse arquivo para .htaccess/backup e salvar as configurações. Isso deve fazer com que o problema seja resolvido.

3. Tempo limite de conexão

Quem nunca se deparou com a mensagem “o site demorou muito para responder” ao tentar realizar uma conexão? Muito comum de acontecer, esse erro prejudica tanto o usuário como o programador.

Mais uma vez, o problema geralmente é a falta de memória e é necessário aumentar a sua capacidade. Mas, antes, tente voltar ao tema padrão e desligar os plugins, pois é possível que seja só uma falha do tema.

4. Tela branca

Conhecido como “tela branca da morte“, é o erro mais assustador da plataforma. Ele inviabiliza que qualquer um acesse, tanto aqueles que administram o site como quem o acessa.

Sua causa quase sempre se deve à falta de memória, erros na digitação do código PhP, temas ou plugins defeituosos.

Logo, o primeiro passo é tentar identificar qual a causa da tela branca, pois algumas das soluções apresentadas em outros pontos como:

  • aumentar o armazenamento;
  • retornar ao tema padrão;
  • desativar todos os plug-ins.

Só é possível utilizar essas soluções caso você consiga acessar a tela de administração – podem resolver.

Todavia, se a tela para administradores não estiver aparecendo e você estiver em dúvida de qual é o erro, é possível ativar o Modo de Depuração – Debug. Essa é uma ferramenta que irá mostrar qualquer erro que esteja acontecendo no seu site.

Para ativar o Debug, você precisa encontrar a linha define( ‘WP_DEBUG’, false) e alterar o false para true, assim seu processo vai começar.

Essa linha é encontrada no arquivo de instalação wp-config.php e, caso não exista, é só adicioná-la no início do seu arquivo.

5. Página não encontrada – Erro 404

Ocorre quando apenas uma página do site não funciona. As outras podem ser acessadas normalmente, mas essa não pode ser encontrada.

Sua ocorrência, apesar de comum e incômoda, tem uma solução muito simples. Basta acessar a página onde ficam as configurações de links permanentes e clicar em salvar mudanças. Assim, o site irá atualizar e reescrever o arquivo .htaccess que já foi citado aqui.

6. 502 Bad Gateway – Erro de mau funcionamento

Esse é um problema que pode ser temporário – ocorre uma falha de carregamento do site ou da própria plataforma – ou pode ter a ver com algum código defeituoso no seu tema ou em algum plug-in.

Sua solução é corrigida a partir da seguinte sequência:

  • Dê um F5 para recarregar o site;
  • Limpe o cache do seu navegador;
  • Desative o firewall;
  • Atualize os temas e plugins.

7. Falha na publicação de posts agendados

Imagina gastar um tempão verificando qual é a melhor hora para publicar um conteúdo, agendar ele usando a própria automação que o site possui e ele não sair na hora certa?

Esse é um erro do WordPress bem incômodo que pode prejudicar toda a estratégia de marketing que foi montada.

Para evitar que ele aconteça, existem diversos plugins que corrigem o arquivo wp-cron.php que é o responsável por essa automação.

Um dos mais conhecidos e utilizados é o WP missed schedule. Ele funciona fazendo uma espécie de varredura a cada 15 minutos para se certificar se algum post foi esquecido pelo WordPress.

8. Site marcado como inseguro

Ainda que muitas pessoas simplesmente ignorem o aviso de site com malware/inseguro do Google e cliquem em avançar, existe uma grande parcela que ao ver esse aviso não irá visitar o seu site. Logo, você está perdendo tráfego e oportunidades de conversão.

Assim, a fim de evitar o problema, tome cuidado com quais anúncios você vai deixar no seu site.

A publicidade feita por sites com malware ou de caráter duvidoso vai afetar o funcionamento da sua plataforma, fazendo com que ela também seja considerada insegura.

9. Problema na atualização automática

Assim como os aplicativos de celular, o WordPress também precisa ser atualizado constantemente. Essas atualizações ocorrem para corrigir bugs recorrentes e evitar que alguns erros ocorram em seu funcionamento. Mas algumas vezes esse processo pode acabar sendo comprometido.

Esse é um erro que não vai inviabilizar o funcionamento do seu site para você ou para os usuários, mas pode fazer com que a página de administração fique lenta e não seja possível adicionar novos plug-ins. Ou seja, pode vir a prejudicar a sua experiência na plataforma.

Se a seguinte mensagem aparecer no seu arquivo de log, realmente ocorreu um erro no processo de atualização:

PHP message: PHP Warning: Ocorreu um erro inesperado. Algo pode estar errado com o WordPress.org ou a configuração deste servidor. Se você continuar a ter problemas, tente o Fórum de Suporte. (O WordPress não conseguiu estabelecer uma conexão segura com o WordPress.org. Contate o administrador do servidor.) in web/wp-admin/includes/plugin-install.php on line 83.

A melhor solução é deletar o arquivo .maintenance do seu painel de controle e atualizar a página.

Também pode ser um problema advindo do último plug-in instalado, nesse caso basta removê-lo e baixar de novo.

10. Não recebimento do e-mail de recuperação de senha

Esquecer a senha do seu site, por mais que pareça um problema bobo, é muito mais comum do que você imagina e pode acarretar em muita dor de cabeça.

Para isso, normalmente é só clicar em esqueci minha senha, preencher o e-mail e esperar que a plataforma te envie a forma de recuperação, certo?

Todavia, sabemos que isso não ocorre muitas vezes. O problema se torna um verdadeiro desafio quando, ao clicar em “esqueci minha senha”, você não recebe o e-mail de troca de senha.

Mas, não se desespere, pois isso é um erro muito comum e pode ser facilmente corrigido.

Siga o seguinte passo a passo:

  • Logue no PHPMyAdmin;
  • Selecione a sua database;
  • Encontre e clique em wp_users;
  • Ache o seu nome de usuário e selecione para editar;
  • Ative a função MD5 presente na coluna “user_pass”;
  • Preencha uma nova senha na barra de digitação;
  • Confirme as edições.

Pronto! Ao fazer isso, sua senha será alterada e você pode acessar a sua página de administrador do site normalmente na página de login com a sua nova senha.

Finalizando

Ao longo deste artigo, selecionamos alguns dos erros do WordPress mais relatados pelos administradores e usuários da plataforma.

Sabemos o quanto uma falha no site pode atrapalhar a experiência dos usuários ou até mesmo comprometer uma venda. E ninguém quer perder dinheiro, certo?

Por isso, esperamos que tenham gostado do conteúdo e que essas soluções tenham ajudado você a resolver os seus problemas da melhor maneira possível.

Sua experiência será ainda melhor ao utilizar a plataforma, uma vez que você já saberá como corrigir os possíveis erros que podem acontecer.

No mais, se você está começando a utilizar a plataforma, fique tranquilo. Apesar de ser um software bem intuitivo, tudo nessa vida necessita de prática e estudo.

Mesmo apresentando erros, essa é uma excelente opção de hospedagem para o seu site ou blog, uma vez que é dotada de diversas funcionalidades. Então, vale a aposta.

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e não serão compartilhados.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Marketing

Equipe de Marketing

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾