O Passo a Passo pra Criar Campanhas de Publicidade Realmente Efetivas no Facebook e Instagram

Facebook Ads: O Guia Pra Criar Campanhas de Publicidade Bem Efetivas
Aprenda a anunciar no Facebook Ads e Instagram Ads e aproveite o poder destas redes pra potencializar sua estratégia de marketing digital.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Um fator essencial de qualquer campanha de marketing digital são os anúncios nas redes sociais. Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter oferecem essa possibilidade aos seus usuários e são ferramentas que não devem ser negligenciadas. Vamos nos concentrar hoje no Facebook Ads, a plataforma de publicidade do Facebook e Instagram.

Por meio do Facebook Ads, você pode criar campanhas e atingir um público-alvo que realmente tenha relevância com a sua marca.

São vários os formatos de anúncios presentes para que as empresas possam oferecer não só uma propaganda, mas um conteúdo interessante e que realmente traga resultados com o seu cliente ideal.

De todo o Marketing Digital, o Facebook Ads é considerado a mídia paga mais eficiente de todas.

Além das grandes possibilidades de anúncios, a capacidade de segmentar ao máximo e não gastar rios de dinheiro com isso enche os olhos das empresas, que conseguem realizar uma divulgação com resultados realmente eficazes.

Neste post vamos conhecê-lo um pouco mais a fundo e explicaremos, também, quais devem ser seus primeiros passos na hora de criar uma campanha. Confira!

O que é o Facebook Ads

Uma das grandes vantagens da utilização de perfis de empresas no Facebook e no Instagram é a possibilidade de criar anúncios para melhorar a presença da marca nas plataformas. Outro benefício é direcionar o público para o site da sua empresa.

Quem já trabalha há muito tempo com uma dessas plataformas já deve ter percebido que nos últimos anos tem sido um pouco mais difícil atingir o público de forma orgânica.

Por mais que as publicações sejam atendidas, o conteúdo seja atrativo e altamente relevante para o público e as imagens e vídeos sejam atendidos, essas publicações não chegam ao público.

Importância do Facebook Ads

investimento em publicidade é, em muitas ocasiões, vital para que uma empresa possa usar seu perfil do Facebook ou Instagram dentro de sua estratégia de marketing.

Nele, diferentes tipos de campanhas podem ser criadas, dependendo do objetivo desse investimento.

Como exemplo temos desde o aumento de seguidores nos perfis até a atração de mais público para o negócio, passando pela obtenção de leads, um maior número de interações para uma publicação ou aumento do tráfego para uma página específica. Você tem todas essas possibilidades e muito mais nesta plataforma.

Como funciona o Facebook Ads

Embora seja vendido como algo muito simples, otimizar o ROI — retorno sobre o investimento — da publicidade no Facebook depende de muitos fatores.

A primeira coisa que sua equipe de marketing deve fazer é conhecer todas as opções que a plataforma lhe oferece e assim poderá decidir de acordo com o objetivo da sua campanha se utiliza uma fórmula ou outra.

Ao abrir sua conta de publicidade — se você trabalhar com o Business Manager, ele está incluído nesta seção —, você encontrará primeiro a guia “campanhas”.

Este é um grande local no qual seus conjuntos de anúncios e anúncios separados são agrupados. Lembre-se de que todas as decisões que você toma aqui vai afetar todos os seus anúncios. Então, em conjuntos e em anúncios, você pode personalizar sua entrega.

Dentro da campanha é necessário decidir o que quer alcançar com aquele investimento.

Decida se o objetivo é ter mais notoriedade no perfil, receber mais tráfego no site, mais visitas estabelecimento físico ou conseguir conversões diretamente.

Nas campanhas você também deve decidir como vai fazer os pagamentos por essa publicidade, se será adiantado, no final ou se vai pagar por clique (PPC), por impressão (PPI) ou por conversão.

Dependendo do tipo de campanha que você escolher, algumas possibilidades ou outras serão oferecidos a você.

Conjuntos de anúncios

É neste momento que você terá que tomar decisões sobre o público, o valor do investimento ou onde os anúncios serão exibidos:

Público

Quem é o público-alvo desses anúncios? O Facebook permite que você faça uma segmentação personalizada, com base na geolocalização, idade, sexo ou interesses das pessoas a quem o anúncio irá atingir.

Você também pode direcionar a campanha diretamente para aqueles que já visitaram sua página ou uma guia específica — para isso, você deve ter o pixel do Facebook configurado em seu site.

Conforme você o configura, o Facebook vai mostrar quantas pessoas você alcançará de uma forma estimada.

Localizações

Você pode decidir onde deseja que esses anúncios sejam exibidos. Pode ser na própria rede social, no Instagram ou em outros sites.

Você também tem a opção de decidir se deseja que sejam exibidos exclusivamente para usuários de dispositivos móveis ou de computador, mesmo dependendo do sistema operacional utilizado.

Orçamento e entrega

Você decidirá quanto deseja gastar e em quanto tempo. É possível colocar um valor por dia ou um total e que a plataforma distribua esse investimento como achar melhor.

Antes de definir o orçamento ideal, você precisa saber exatamente qual é a situação da sua empresa. Você tem uma quantia considerável disponível?

Se a resposta for não, o mais indicado é ter um investimento de guerra, isto é, um valor que não fará diferença no caixa, caso a campanha não obtenha êxito. É um valor para você sentir o mercado.

Mas, caso a sua empresa tenha um fluxo de caixa que permita investir mais, o ideal é que reserve 20% do orçamento total para o Facebook Ads.

Exemplo: Se você vai destinar R$1.000 para o marketing, o indicado é que destine R$200 para o Facebook Ads.

Isso não quer dizer que você vai destinar todo esse dinheiro para apenas uma campanha ou um tipo específico.

Faça dois modelos do mesmo anúncio e verifique, assim, qual teve o melhor resultado e o que pode melhorar para otimizar seu alcance.

Usando o valor do exemplo anterior, se você separou R$200, destine R$40 para dois anúncios com formatos diferentes mas que contenham o mesmo conteúdo.

Anúncios

Já temos o público, o investimento e a localização. Agora é hora de criar anúncios impressionantes para poder alcançá-los.

Você pode escolher entre várias opções, dependendo do tipo de campanha e dos locais que escolheu.

Obviamente, você sempre precisará de uma imagem apropriada que possa modificar à medida que for publicada. Tudo muito simples e intuitivo.

Crie campanhas eficazes com Facebook Ads

Mas como fazer hoje um anúncio eficaz no Facebook Ads? Confira agora algumas dicas que vão te ajudar a criar uma campanha poderosa no seu Facebook para atingir os seus objetivos — sejam eles alcançar mais pessoas ou focar na conversão.

Independentemente de o seu negócio ser online ou físico, você pode ter muitos resultados. Vamos começar?

Antes de tudo, defina qual o seu objetivo com aquela campanha. Mais do que saber quanto investir, você deve saber para que finalidade aquela ação se deve.

É para mais pessoas visitarem a página? Ou é mais focada em conversão? Sempre tenha esse propósito em mente antes de começar a sua campanha.

Geralmente essa fase está ligada ao planejamento de marketing. Logo, tudo deve estar bem alinhado com os objetivos já definidos inicialmente através desse planejamento, para prever alguns erros e consertá-los antes que dê errado, ok?

Nesse momento, além de estabelecer os objetivos, você deve já pensar no seu orçamento para essa campanha e quanto tempo vai durar.

Ainda que possa ser feito mais para frente, já pensar nesses pontos importantes pode ser a diferença entre uma campanha eficaz e uma ineficaz. Você consegue compreender o que pode melhorar ou não ainda no planejamento.

O que mais envolve a campanha

Agora chegamos ao momento que interessa: criar uma campanha. Existem alguns pontos que você deve saber, como a existência das campanhas e os anúncios, que estão submetidos a essa campanha.

Você pode, numa mesma campanha, criar vários anúncios, mas o melhor é que você realize isso de maneira organizada para não se embolar.

Além disso, fique atento a alguns termos que você deve compreender para ter um resultado eficaz na sua campanha, como Custo Por Ação (CPA), Custo Por Clique (CPC) e Custo Por Mil Impressões (CPM).

Esses termos representam o quanto o seu orçamento vai ser distribuído ao longo da campanha nos anúncios.

Outro termo interessante de entender é o Retorno por Investimento (ROI). Você analisa quanto teve de lucro a partir de determinado investimento — que, no caso, é o anúncio.

Existem vários formatos de anúncios, podendo variar entre criar uma publicação apenas para isso ou impulsionar uma determinada propaganda.

Cada um possui uma característica e você pode variar de acordo com o material que tiver disponível para essa divulgação.

Isso sem falar na segmentação. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, quanto mais segmentado e definido for o perfil do seu cliente, mais fácil será alcançá-lo e o orçamento será menor.

Nem sempre quantidade quer dizer qualidade, pois se você focar em atingir todos pode acabar por gastar seu dinheiro com pessoas que não têm nenhum interesse no seu produto.

Outra vantagem do Facebook Ads em relação às outras mídias online está no remarketing.

Quando uma pessoa visita um site ou um produto, um pixel (código) é instalado no navegador. Assim, esse produto segue o cliente em toda a sua experiência na internet.

Por isso que a cada dia as pessoas estão apostando mais no Facebook Ads e no remarketing para alavancar as vendas.

Mais algumas dicas para criar uma campanha no Facebook Ads

A melhor coisa antes de fazer um forte investimento é criar campanhas de tentativa e erro, que no Facebook são conhecidas como teste A/B. Assim, você conhecerá todas as possibilidades da ferramenta e otimizará a campanha.

Além disso, é muito importante saber segmentar perfeitamente para não desperdiçar dinheiro atingindo pessoas que não estão interessadas no que você oferece. Outra boa prática é otimizar o investimento ao máximo.

Por fim, certifique-se de criar uma mensagem impactante em seus anúncios, com uma frase de chamariz envolvente. Crie imagens de acordo com o que você está anunciando e evite colocar texto nelas.

O que fazer no Facebook Ads

Para sua campanha dar certo, existem alguns detalhes que não podem passar em branco. Por isso, veja abaixo o que você deve fazer para sua campanha decolar:

  • Testes e experimentos. Faça campanhas e monitore-as, não as deixe esquecidas. Verifique os resultados 1 mês depois. Assim que iniciar uma campanha, é preciso monitorá-la para otimizar os resultados;
  • Saiba muito bem quais são seus objetivos e, então, defina-os em nossa campanha;
  • Projete um caminho do cliente ou funil de vendas, mesmo que seja simples, para entender qual é o nosso objetivo para os seus clientes. “O que queremos que você compre e como queremos que você compre?”;
  • Crie campanhas de remarketing para lembrar seus clientes potenciais de seu produto ou serviço.

O que não fazer no Facebook Ads

Claro que alguns pontos sobre o que não fazer devem ser levados em consideração. Ninguém quer ver uma campanha mal feita e você não quer acabar com a sua imagem, não é mesmo? Veja abaixo quais são eles:

  • Não use imagens ruins e de baixa qualidade;
  • Tente variar na criatividade dos seus anúncios, que nem sempre são os mesmos, mesmo que tenham sucesso. Chegará um ponto em que os usuários ficarão saturados;
  • Não espere resultados mágicos. Ou seja, ao colocar 200 reais em anúncios, você não vai atingir os seus objetivos. Se o que sua empresa vende não vale a pena ou se anunciar mal, não obterá resultados;
  • Entenda que nem todos os anúncios são escalonáveis. Ou seja, se 100 reais funciona bem, não quer dizer que colocando 1.000 reais você poderá multiplicar os resultados por 10. Cada caso terá que ser estudado.

Para que serve o Pixel do Facebook

Ao falarmos sobre a definição do público-alvo, mencionamos o Pixel do Facebook. O pixel do Facebook nada mais é do que um código que uma vez instalado e configurado, registra as visitas e o comportamento dos usuários.

Essas informações são enviadas ao Facebook, que por sua vez analisa as informações e, além disso, “as mistura” com o resto das informações que possui sobre aquele usuário — o que você gosta, quais outros sites você visita, o que você compra—, obtendo assim informações muito detalhadas sobre o tipo de consumidor que essa pessoa é.

Comece hoje a apostar no Facebook Ads

Não é difícil usar o Facebook Ads, mas você deve sempre estudar o seu cliente e estar atualizado quanto ao que acontece com a sua campanha.

Entendendo o seu cliente você compreende melhor as sacadas que atraem a atenção dele e o induz a realizar a ação que você deseja, que é fechar uma compra.

Já acompanhando o desempenho da campanha, você consegue observar melhor como está sendo gasto o seu dinheiro e como isso pode contribuir para que a sua meta seja alcançada, seja mantendo a estratégia inicial ou mudando alguma coisa.

Se você trabalha com Marketing, comece hoje mesmo a utilizar o Facebook Ads e explore todas as opções presentes nesse recurso. Você pode encontrar soluções incríveis para o seu negócio que você nem mesmo sabia.

Agora, se você tem uma empresa e sabe que ela pode crescer muito mais, aposte no Marketing Digital. Ainda que o seu negócio seja físico, você pode ter muitos resultados utilizando as ferramentas certas com a estratégia ideal.

Estratégias avançadas de Facebook Ads

Imagine que deseja alcançar alguém que não conhece sua empresa. Você espera que um cliente que não sabe nada da sua empresa compre logo de cara? Será muito difícil.

Além disso, é preciso levar em conta que as pessoas nem sempre visitam o Facebook e o Instagram com o objetivo de comprar, mas com o objetivo de conhecer os seus familiares, amigos, conhecidos e receber informações. Comprar não é o objetivo principal de um usuário de mídia social.

Como fazer? Primeiro, é preciso fornecer informações relevantes. Por exemplo, este texto que você está lendo agora.

É mais fácil entregar este texto com uma interação objetiva e obter curtidas, comentários, compartilhamentos do que enviar um anúncio para comprar uma consultoria de Facebook Ads, não acha?

Depois que os usuários interessados interagirem com seu anúncio, você poderá abordá-los com outro anúncio no qual oferecerá seus serviços ou colocará uma Chamada Para Ação no final do post interativo.

Este seria um exemplo simples de funil de vendas que requer apenas 2 anúncios diferentes em 2 campanhas diferentes.

Obviamente, podemos complicar muito mais e tornar o funil de vendas muito mais longo. Depende do que se está vendendo, da dificuldade, da competição, da saturação. Como já dissemos antes, cada caso é um caso.

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