Facebook Live: Aprenda a Destacar Sua Empresa com Conteúdo Ao Vivo

Facebook Live

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O que você verá neste artigo:

Vamos começar provando através de dados a importância dos vídeos na sua estratégia de marketing digital. Segundo a Rock Content, em 2020:

  • 82% de todo o tráfego da internet será gerado por números
  • As pessoas vão consumir mais vídeos online do que a TV tradicional
  • 90% das compras serão decididas através de vídeos online

Os vídeos estão conquistando lugares privilegiados na atenção diária dos consumidores, e a prova de que estão chegando para ficar são as ferramentas que estão sendo disponibilizadas para a utilização de vídeos.

Hoje falaremos especificamente sobre o Facebook Live.

Trata-se de uma ferramenta exclusiva do Facebook para que os usuários e marcas possam transmitir vídeos online ao vivo, sem cortes, sem edição e com muita “vida real”.

Uma vantagem poderosíssima é que os fãs e amigos reagem ao conteúdo que está sendo produzido em tempo real, através de curtidas e de comentários.

Os profissionais de marketing conseguem fazer um estudo dessas reações e ter um entendimento aprofundado sobre o seu público, vendo em quais partes do vídeo houve mais ou menos reações, quais as preferências do seu público, etc.

Dessa forma, pode-se criar cada vez mais conteúdo relevante para o seu público, pois você terá conhecimento sobre com quem está falando e o que essas pessoas gostam, se interessam e querem consumir sobre a sua marca ou produto.

A corrida contra o tempo para conseguir um lugar de destaque entre as marcas já começou. E quem chega primeiro, vence.

Por isso, saiba que ainda dá tempo de você planejar a sua estratégia utilizando a ferramenta Facebook Live.

Nós preparamos umas dicas de como utilizar o Facebook Live a favor da sua empresa e marca:

Bastidores

O ser humano é bastante curioso e conteúdo exclusivo que mostra os bastidores de como as coisas acontecem dentro da empresa, vende muito.

Seja os bastidores de um programa, os bastidores da produção de um produto, desde a hora do pedido de compra na internet até o produto sair para ser entregue ao consumidor, os bastidores de hora de café e descontração de uma marca.

Pense no que você teria curiosidade em saber se fosse fã da sua empresa e faça vídeos testes, não muito longos para analisar a reação do público.

As possibilidades para os bastidores podem ser muitas, depende muito do seu negócio e do que o seu público gostaria de ver exclusivamente.

Dicas e tutoriais de produtos

Se você está, por exemplo, lançando um produto novo no mercado, você pode utilizar o Facebook Live para fazer um tutorial de como o produto funciona, mostrar os resultados que se obtém na utilização deste produto etc.

Dessa forma, você estará instigando os espectadores a se interessarem por aquele produto e, se você conseguir mostrar o quão incrível é, certamente gerará algumas vendas ou leads qualificados destes vídeos.

Vale ressaltar aqui que durante a transmissão ao vivo, há sempre espectadores fazendo perguntas, elogios ou críticas, é muito importante ter um time preparado e disponível para responder esses questionamentos em tempo real.

Evento e palestras

Você receberá um palestrante pra falar com seus colaboradores sobre algum assunto que também pode ser relevante pros seus fãs?

Por que não transmitir esse evento externamente?

Lembre-se apenas de acordar essa transmissão com o palestrante antes. Certamente será um conteúdo bastante exclusivo pros seus fãs e eles vão adorar.

Dê a eles a chance de fazer parte da sua empresa, mesmo que seja somente por algumas horas, e de estarem juntos neste evento.

Recentemente o Facebook permitiu a transmissão contínua, vídeos de longa duração para possibilitar a transmissão de eventos, feiras e conferências de negócios.

Veja qual é a melhor aplicação de um vídeo contínuo para o seu negócio e faça um teste para ver se seu público se interessa.

O público pergunta, a empresa responde

O ser humano precisa se sentir importante para que ele vire fã de uma marca. E abrir uma live de perguntas e respostas cumpre esse papel muito bem.

O interessante aqui é você anunciar dias antes sobre a transmissão desta live pra que seu público possa se programar pra assistir ao vivo na data e horário estipulados.

Depois, incentive-o a fazer perguntas sobre a sua empresa, serviço e produto e prepare-se para ter respostas pra todas as perguntas.

É de grande importância ter um time bastante preparado pra não deixar nenhum participante sem resposta e também pra excluir as perguntas que venham a se repetir.

Se você quiser também pensar em uma estratégia de trazer essas perguntas como conteúdo escrito, você pode transformar essas perguntas e respostas em um texto ou ebook e disponibilizar no seu site.

O Facebook é a maior rede social existente no momento, com mais de 1 bilhão de usuários que estão ativos diariamente na ferramenta.

Pensar que seu público não se encontra lá é um grande erro.

Por isso, faça estudos e testes e decida qual é a melhor estratégia pra sua empresa usar o Facebook Live.

Este conteúdo foi escrito por
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