Conheça as Ferramentas de Email Marketing Mais Poderosas Utilizadas Por Profissionais Especialistas

Conheça Agora as Ferramentas de Email Marketing Mais Utilizadas e Aprovadas
Conheça agora as principais ferramentas de email marketing, que são essenciais pra auxiliar você no relacionamento com sua base de contatos.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

É muito comum as pessoas pensarem nas redes sociais e o bom ranqueamento no Google como estratégia de Marketing Digital, entretanto, os emails ainda são parte essencial dessa estratégia. E, pensando nisso, existem muitas ferramentas de email marketing para auxiliar no relacionamento com seus clientes.

Todas essas estratégias são bem vindas para criarmos autoridade na internet, mas o que muita gente não sabe é que o email marketing é um grande aliado para as estratégias de marketing digital.

A má fama vem do mal uso dessa ferramenta, como compra de listas de emails, envio de spam e outras práticas que fizeram com que os profissionais o evitassem.

Mas com boas práticas, o email marketing é capaz de aumentar e muito a suas vendas.

Por isso, para ajudar você nessa, vamos apresentar as ferramentas de email marketing e quais são as mais utilizadas. Confira!

Qual é a função das ferramentas de email marketing

Um software de email marketing atua em vários pontos num processo de envio de emails para muitas pessoas.

Ou seja, com essa ferramenta é possível gerenciar a lista de contatos e disparar emails para essa lista, sem ter o trabalho de fazer um lead de cada vez.

Isso facilita e muito todo o trabalho do profissional de marketing, que pode se dedicar para mais outras tarefas num dia, por exemplo.

Essa é uma das dificuldades de quem está iniciando a atuação no marketing digital, mas com o tempo e com muita pesquisa é possível identificar ferramentas de automação que auxiliam em várias áreas da empresa.

Abaixo listamos o que pode ser feito com as ferramentas de email marketing:

  • Acompanhamento do desempenho dos disparos de emails;
  • Automatização do envio de campanhas;
  • Criação de designs e templates eficientes para os emails;
  • Mensuração de resultados das campanhas;
  • Recursos para execução de testes A/B;
  • Segmentação dos contatos para saber quem vai receber os emails.

Esta pequena lista é apenas para mostrar o que deve ter uma boa ferramenta de email marketing, dessa forma pode ter certeza que terá sucesso na sua estratégia.

Por que ferramentas de email marketing são tão importantes

Por mais que tenha difundido o uso de redes sociais para conversão, o email ainda é uma opção, podemos dizer que a melhor delas.

Existem muitas pesquisas sobre o uso de email marketing, uma delas, realizada em 2018 pela Marketing Charts, mostra que 82% dos profissionais que atuam na área de marketing, afirmam que essa estratégia é a que mais gera conversão e aumento de leads.

Isso mostra que essa estratégia se destaca em relação as outras e que o uso do email ainda está a todo vapor.

Agora, veja outra pesquisa, essa realizada em 2020. Segundo uma pesquisa divulgada pela Hubspot, chamada de State of Email Marketing in 2020, 73% dos jovens preferem a comunicação sobre negócios por email.

Eles têm o hábito de checar seus emails por celular e isso faz com que eles confiram diariamente a caixa de entrada.

Podemos dizer que os profissionais que trabalham com email marketing creem que essa estratégia dê tão certo devido à personalização das mensagens, bem como o layout do email, melhorado para trazer os resultados.

Está mais que comprovado que essa estratégia traz ótimos resultados, e o mais importante: com retorno – ROI.

E para auxiliar nesse processo, as ferramentas são importantíssimas. Isso porque você pode fazer praticamente tudo por elas, desde customizar o conteúdo para o público que você deseja e também personalizar as preferências dele.

Com isso, você se aproxima muito mais do seu público, ponto indispensável para construir a audiência da sua marca na internet.

Dessa forma, chegou a hora de saber sobre as principais ferramentas de email marketing. Lembre-se de que neste caso a escolha pesa no resultado da sua campanha.

Como escolher a ferramenta de email marketing certa para a sua empresa

O primeiro passo para escolher uma ferramenta de email marketing é entender o que você realmente precisa. Para isso, o ideal é se questionar sobre o que você deseja nesse software.

Mesmo que existam muitas ferramentas com muitas funcionalidades, com essas perguntas você conseguirá direcionar para aquele que mais se encaixa com as suas necessidades.

Dessa forma, vamos listar as perguntas que podem guiar a sua escolha:

  • Qual o seu objetivo com a estratégia de email marketing?
  • Quais são as funcionalidades necessárias para a sua estratégia?
  • A ferramenta é conhecida no mercado e tem boa avaliação?
  • A ferramenta integra com outros serviços como CRM e landing pages?
  • As listas precisam ser feitas manualmente (estáticas) ou com o auxílio do software (dinâmica)?
  • O software que você precisa tem funções que contemplem a automação de marketing?

Todas essas questões são importantes para direcionar você ao melhor software. Lembrando que o que pode ser eficiente para uma empresa não necessariamente será para a sua, por isso a importância de se perguntar.

Ter uma ferramenta que integre com landing pages e o CRM é válido devido ao fato de que o email marketing pertence a estratégias de inbound marketing, e ter um software que integre com outras estratégias pode facilitar o trabalho de quem atua nessa área.

Depois de encontrar as respostas para essas perguntas é o momento de escolher a ferramenta que mais tem a ver com o seu perfil.

Conheça as 7 ferramentas mais utilizadas

Como dissemos, existem inúmeras ferramentas que você pode utilizar nas estratégias de marketing digital.

Para ajudar você a escolher, apresentamos cinco ferramentas que julgamos as melhores para o email marketing — não só pelo nosso ponto de vista mas também pela escolha da maioria dos profissionais de marketing.

A maior parte dessas ferramentas é em inglês e seu pagamento em dólar. Entretanto, existem empresas de software brasileiras, vamos mostrar um pouco dos dois. Vamos lá?

1. ActiveCampaign

Vamos começar pela ferramenta ActiveCampaign. Ela é indicada para o trabalho de email marketing mas também pode ser utilizada como uma ferramenta de CRM.

Essa é uma das ferramentas mais simples, e é indicada para empresas pequenas. Ela cumpre bem o papel que lhe cabe, entretanto, por ser uma ferramenta simples, faltam alguns recursos como a realização de testes A/B.

O teste A/B é parte importante da estratégia de email marketing, uma vez que é possível criar mais de um modelo para envio e descobrir qual deles mais se adequa a sua lista de contatos.

Além disso, um outro problema, é a dificuldade que os usuários tem de entender os relatórios dos resultados obtidos nas campanhas.

2. ConvertKit

O ConverKit também é uma ferramenta que possui um layout fácil de ser usado. Nele você encontra recursos que são necessários apenas para o email marketing.

Com essa ferramenta é possível criar listas por meio de formulários e landing page, outro ponto que vale a pena é facilidade para criá-los, seja com templates que você pode escolher na galeria ou criando.

Depois disso é muito fácil, é só enviar os emails e adicionar triggers para os novos assinantes. Esse último funciona como uma forma de marcar os contatos que clicam em links que estão nos emails.

Existem outros recursos indispensáveis para o email marketing e que essa ferramenta oferece, como:

  • Automação visual — permite definir o fluxo de trabalho baseado em ações, eventos e condições;
  • Emails de reengajamento — são reenviados para filtrar os clientes que não interagem mais e otimizar a lista de contatos;
  • Teste A/B — recurso importantíssimo para segmentar melhor os emails da sua campanha;
  • Relatórios de desempenho — pode ser emitido para a automação, engajamento e também para acompanhar a perda de assinantes.

Com o ConvertKit também é possível integrar com outras ferramentas, neste caso, são mais de 70, além de serviços online.

Você pode testar esse software gratuitamente por 14 dias. O preço mensal é 29 dólares, entretanto, é possível criar um plano personalizado, com outros valores.

3. GetResponse

Essa ferramenta oferece uma variedade de recursos de marketing, além de prometer como diferencial a capacidade de entrega de 99%.

A GetResponse tem um editor simples como as outras ferramentas, basta arrastar e soltar para personalizar seu email, landing pages e outros recursos de marketing.

Para isso, você pode utilizar os templates disponíveis na ferramenta, um acervo com mais de 500 tipos para personalizar. Você também pode utilizar as imagens licenciadas da Shutterstock.

Também temos a opção de automação, para que as suas campanhas de email marketing sejam mais eficientes.

O Software pode ser programado para o tempo correto de reenvio de emails, além de garantir à você a entrega no horário que mais agrada seus contatos.

Você pode segmentar seus contatos por meio do sistema de pontos — lead scoring —, onde é possível controlar e avaliar para auxiliar no desempenho das suas atividades.

O diferencial da GetResponse é o fornecimento de soluções para webinars. Com ela você pode agendar seus webinars, acionar registros e angariar novos contatos.

Outro fator interessante sobre esse recurso é que é possível salvar e compartilhar o seu webinar, deixe no armazenamento online de forma gratuita.

A GetResponse também conta com o recurso de CRM, indispensável para otimizar o seu relacionamento com os clientes.

Com ele é possível enviar mensagens personalizadas para seus contatos, graças a integração com a automação de email.

Por fim, o recurso que é excelente para a melhoria das suas campanhas também tem aqui, os relatórios para a avaliação de desempenho.

O GetResponse também consta com vários planos, além de poder testá-lo por 30 dias grátis.

Os planos são divididos em basic, plus, professional e max. Sendo que o primeiro custa US$10,50, o segundo US$34,30, o terceiro US$69,30 e por último, o max, é personalizado.

4. LeadLovers

A ferramenta reúne a maioria dos recursos das ferramentas aqui citadas. É um bom software como os anteriores e bem completo.

Com a LeadLovers é possível automatizar os emails, criar funis de vendas, páginas, chatbot e outras funcionalidades que ajudam você em todo o processo.

Além disso, é possível disparar os emails em sequências e alinhá-los com o funil de vendas, para que os emails sejam enviados no momento certo.

Você também terá acesso a métricas importantes de forma individual como taxa de abertura e de cliques.

Você também pode criar landing pages, além de integrar essa ferramenta com outros serviços, como o Facebook Messenger.

A leadLovers oferece três tipos de plano: Plano anual, onde o valor sai por R$154,00 por mês, o mensal por R$197 e o enterprise, onde é necessário falar diretamente com o comercial.

5. MailChimp

Essa ferramenta é uma das mais utilizadas globalmente, devido ao custo-benefício valer a pena quando comparamos com outras empresas que oferecem a mesma variedade de serviços.

Com esse software você pode personalizar as campanhas enviadas por email, criar landing pages, além de anúncios para redes sociais e outros recursos importantes para o marketing digital.

Além da versão paga, o Mailchimp oferece uma versão gratuita, onde o profissional que a contratou tem o direito de enviar por mês até 12 mil emails para 2 mil pessoas da sua lista, ideal para quem iniciou agora o seu negócio.

Sua interface é ótima, o que torna ainda mais fácil o manuseio dessa ferramenta e suas funcionalidades.

Caso sua necessidade seja maior que isso, o investimento varia, chegando a 299 dólares por mês.

Uma vantagem do MailChimp é que ele tem integração com diversos aplicativos, tornando-se muito útil.

6. SendInBlue

O SendInBlue é mais uma ferramenta de email marketing que cumpre muito bem seu papel.

Como as outras ferramentas, também é possível criar emails ou utilizar templates e customizá-los conforme o seu gosto.

Além disso, os emails podem ser enviados de forma personalizada para cada contato, dependendo do propósito.

Outro ponto é a criação de listas por meio de formulários personalizados, que também pode ser criado por você ou editar modelos prontos oferecidos pelo software.

Um recurso importante e que está presente na maioria das ferramentas de email marketing é o recurso de automação, que também está incluso no SendInBlue.

Com a automação é possível criar mensagens de email e dispará-los para seus contatos de forma eficiente. Você pode definir as tags e triggers específicos para os contatos.

O SendInBlue também oferece testes A/B para você testar todas as alternativas e ver qual tem maior aceitabilidade.

Existem algumas opções de plano e também pode ser utilizado de forma gratuita. Entretanto, essa última opção é válida somente para a criação da lista de contatos e envio de emails, um total de 300 por dia.

Os planos pagos são divididos em Lite, Premium e Empresarial. O primeiro por 25 dólares/mês, o segundo por 65 dólares/mês e o plano empresarial é personalizado conforme a sua necessidade.

7. RD Station Marketing

O RD Station Marketing é um dos softwares mais conhecidos no marketing digital, isso porque oferece muitas funcionalidades em apenas uma plataforma. O que o torna a ferramenta mais utilizada nessa área.

Inclusive, por ser a ferramenta que usamos aqui na Marketing de Crescimento, oferecemos o melhor serviço de consultoria em automação de marketing digital usando o RD Station.

Dentro dessas funcionalidades, podemos encontrar uma ferramenta de email marketing excepcional e que cumpre todos os requisitos para uma boa campanha.

Outra funcionalidade oferecida é a segmentação da sua audiência, além do acompanhamento de relatórios bem detalhados sobre o desempenho das campanhas que estão em execução.

Outro ponto relevante desse software é que você terá acesso a métricas indispensáveis para o bom andamento da campanha. Veja abaixo algumas das funções que auxiliam nisso:

  • Lead Score — é possível pontuar seus clientes por meio do lead scoring, além de mensurar o engajamento conforme o envio dos emails. Um meio de acompanhar e entender cada etapa da jornada de compra;
  • Gatilhos e tags — com essas funções é possível segmentar seu público para entender as etapas da sua estratégia, isso ajuda a filtrar sua audiência e encaminhá-las para o local de interesse dela.

Além disso, o editor para a criação de emails é muito fácil de manusear, só arrastar e soltar para criar o design do email. Outro ponto importante é que existem vários modelos para auxiliar você!

Aqui também temos a possibilidade de integrar com a plataforma de CRM, o que auxiliar a ter resultados melhores e utilizar métricas para otimizar a estratégia de email marketing da sua empresa.

Isso é só uma amostra do que você terá em mãos com a RD Station, eles têm uma infinidade de opções para uma automação de marketing digital.

Em suma, o email marketing é uma das estratégias mais importantes quando falamos relacionamento com leads e cliente.

Aproveite nossas informações sobre as ferramentas mais utilizadas e coloque em prática o quanto antes.

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