Como Criar Filtros No Instagram e Aumentar o Seu Alcance na Rede Social

Filtros no instagram
Descubra agora como criar filtros no Instagram utilizando o Spark AR Hub e como a realidade aumentada pode melhorar o seu engajamento.
👇🏾 O que você verá neste artigo:

Quem costuma acompanhar os stories dos perfis que segue, já percebeu que cada vez mais os filtros no Instagram tem conquistado espaço.

Pesquisas mostram que a base de usuários da rede social cresceu nos últimos dois anos mais de 300%, colocando-a na lista de mais acessadas. Isso faz com que a plataforma sofra atualizações sempre e essa funcionalidade é uma das que tem ganhado mais espaço.

Podemos ver pessoas utilizando máscaras de animais (como o do cachorro caramelo), adicionando orelhas de gato, mudando a cor do cabelo, ganhando alguns toques de maquiagem e até mesmo divulgando a sua marca. Tudo isso com apenas um clique. Incrível, né?

Já pensou em criar o seu próprio filtro e aumentar sua visibilidade no Instagram?

Continue a leitura!

O que preciso saber para criar um filtro no Instagram?

Tenho uma boa notícia: qualquer usuário pode criar seu próprio filtro e de maneira completamente gratuita!

Antigamente, a rede social só permitia que perfis específicos, normalmente de pessoas ou marcas famosas pudessem investir nesse tipo de função. Mas, isso já é passado! Hoje qualquer pessoa pode criar seu filtro, sendo amadora ou profissional e contando com uma ferramenta bem simples: o Spark AR Studio, um programa disponibilizado pelo Facebook.

Com ele, você pode utilizar alguns modelos de efeitos já pré-definidos ou ainda criar um filtro do zero, como preferir. Essa é uma boa forma de gerar engajamento e ainda melhorar seu relacionamento com seus seguidores.

Por que devo criar filtros no Instagram?

Os filtros no Instagram são mais uma funcionalidade que a plataforma oferece e que pode ser bastante útil quando o assunto é: engajamento e aproximação com o público.

Ao investir nisso, você não está somente seguindo uma ”tendência”, mas sim, está construindo uma estratégia para redes sociais bem fundada:

  • Com os filtros, você pode criar filtros que tenham a sua cara ou a cara do seu negócio, diferenciando a experiência do seu público.
  • Você ganha mais seguidores, afinal, o nome do usuário criador é divulgado junto com o filtro. As pessoas costumam seguir para não ficar para trás no próximo lançamento. É uma espécie de marketing indireto.
  • Seus seguidores vão engajar com o seu conteúdo, compartilhar fotos e vídeos utilizando o seu filtro e ainda vão te marcar.

Está convencido de que é uma boa ideia criar um filtro exclusivo? Ótimo!

Como criar filtros no Instagram?

Utilizando realidade aumentada, os filtros podem te ajudar na hora de aplicar efeitos em imagens reais e ainda compartilhar com toda a sua rede. Agora que você já sabe mais um pouco sobre eles, é importante saber por onde começar né?

Não se preocupe, é só focar nesse tutorial e logo seu filtro estará disponível:

1. Baixe o Spark AR Studio

O primeiro passo é instalar o programa Spark AR Studio em seu computador. Como já dito anteriormente, a ferramenta é gratuita e foi desenvolvida pelo Facebook.

Após instalar, é só você logar com a sua conta do Facebook e começar a trabalhar no seu primeiro filtro. Infelizmente o programa só está disponível em inglês e acaba não sendo tão fácil o primeiro acesso para quem não é profissional.

Mas com estudo e prática, você vai compreendendo melhor como a ferramenta funciona e alcançando o resultado.

 

Filtros no Instagram

 

2. Crie um novo projeto

Depois de logar com a sua conta da rede social, você vai começar a esboçar o seu filtro. Para começar, você deve clicar no botão azul “Creat Project” que fica na parte inferior direita da página.

Filtros no Instagram

Depois de selecionar essa opção, fique atento ao canto superior esquerdo da tela. Ali você encontrará um botão escrito ”Scene” e é ele que vai te ajudar em todas as suas criações na ferramenta.

Na outra página é só levar o mouse até ”Add Object”, no lado esquerda da tela e depois selecionar ”Face Tracker” para  inseri-la no seu projeto.

Depois desses passos, é só passar o mouse e clicar com o botão direito ”Add” e depois vai selecionar a opção Plane:

Filtros no Instagram

Depois, atente-se ao botão ”Add Asset”, no canto inferior esquerdo da tela. Clique e depois selecione Material:

Filtros no Instagram

É a partir dessa etapa que você começa a dar a sua cara para o filtro do Instagram. Aqui você pode inserir o que quiser, como uma frase ou também alguma ilustração ou arte, é possível importar do seu computador.

Você pode investir em algum editor de imagens para criar a arte (seja ela escrita ou gráfica) que deseja inserir no seu filtro, como por exemplo o Photoshop.

O próximo passo é onde você consegue ver a arte que adiciono, para isso, é só selecionar Materiale depois Texture:

Filtros no Instagram

Depois é só seguir essas etapas: Vá em Scene, selecione Plane, depois Material, ao lado direito da tela, e vincule o material ao filtro. Você também pode modificar a posição da arte, definindo exatamente em qual local você gostaria que ficasse. É possível também mexer no tamanho, deixando maior ou menor.

3. Exporte o filtro para o Instagram

Agora que você já finalizou a criação, é hora colocar seus filtros no Instagram. Repare no canto inferior da tela, há uma seta para cima:

Você deve clicar nessa seta para conseguir finalmente exportar seus filtros para o Instagram. Antes de finalizar, todas as opções devem ficar verdes e aí só confirmar a ação clicando em ”Export”:

Filtros no Instagram

Ao finalizar a exportação, o programa vai te dar a opção e abrir Spark AR Hub, ela irá te direcionar para uma plataforma do Facebook e é por lá que você consegue adicionar novos filtros no Instragram.

Filtros no Instagram

Ao clicar nesse botão azul, você será direcionado automaticamente para a sua página dentro da ferramenta, utilizando seu login do Facebook:

 

Filtros no Instagram

É a partir dessa tela que você consegue selecionar qual rede social vai receber o filtro que você criou. Lembre-se que não é possível ter o mesmo efeito no Instagram e no Facebook, então é preciso fazer essas escolhas.

Após escolher o Instagram, é momento de renomear o material, marcar caso o filtro esteja promovendo alguma marca específica e aí é só seguir avançando.

Agora que vem a melhor parte: você deve adicionar uma miniatura sua para o efeito criado. É importante lembrar: a miniatura não pode contar o rosto de pessoas, não pode ser frases longas e realmente, nem em palavras iguais ao do copo.

Existem alguns critérios que são importantes, por isso é necessário revisar bem o que você mandou para poder finalizar e continuar. Após fazer isso, é preciso esperar. Ele passará por uma análise que garante que o filtro não viole as políticas da rede social.

A parte legal é que você consegue acessar uma prévia do seu efeito, clicando em ”mostrar no Instagram” e depois em ”próximas etapas”. É possível enviar o link de teste para as pessoas verem o resultado, só não rola ainda fazer publicações.

A notícia boa é que logo após ter o carregamento concluído você pode ter uma prévia do seu efeito por clicar em “mostrar no Instagram” e depois em “próximas etapas”.

4. Configure o filtro

Depois de mandar para a analise, é hora de configurar seus filtros no Instagram. Retorne ao Spark AR Hub e defina a categoria em que seu filtro ficará classificado. Além disso, você deve fazer um storie de até 15 segundos utilizando a versão teste do filtro.

Esse vídeo já começa a fazer parte da ”divulgação”. Ao encontrar seus filtros na galera do Instagram, ele estará lá ilustrando como funciona. Não esqueça de programar ele para que assim que for aprovado já apareça no Instagram.

Além disso, é necessário descrever o filtro e explicar porque ele deve fazer parte de determina categoria escolhida, tudo isso em até 52 caracteres.

Feito isso, agora é só esperar! A aprovação pode levar até 5 dias úteis e ainda podem ser necessário fazer algumas alterações antes da versão final.

5. Publique o filtro nos stories

O filtro foi provado pela plataforma? Pronto! Agora é a hora de divulgá-lo para seus seguidores e curtir muito algo que você mesmo criou.

Ao concluir a análise, é só buscar seu filtro na biblioteca destinada a eles, utilizando a lupa ou até mesmo na área que coloca os filtros que foram selecionados e baixados juntos.

É só selecioná-lo e começar a utilizar nos seus stories! Grave vídeos, tire fotos, faça boomerangs, utilize o filtro para criar Reels no Instagram… Enfim, o importante é ter criatividade!

Agora que você já sabe como criar seu próprio filtro, é hora de investir nesse diferencial e aumentar ainda mais o engajamento do seu perfil no Instagram. ✌🏾

. . .

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho 🔔 pra receber os próximos vídeos.

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

Compartilhe o conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

Receba nossos conteúdos 👇🏾

Um montão de gente inteligente deixou o email aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você realmente feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de Promoções ou de SPAM e marque nosso e-mail como confiável — Estrela ⭐
eBook Técnicas de Vendas - Marketing de Crescimento
⬇️ Baixe Grátis seu eBook e venda melhor:

Dê Play e Assista a Aula Exclusiva sobre Prospecção Digital

✅ Esta aula faz parte do curso “Máquina de Vendas: RD Station CRM + Prospecção no LinkedIn”, onde você pode aprender a aplicar a Transformação Digital em Vendas B2B pra Prospectar, Gerenciar e Otimizar seu Processo com o Poder da Tecnologia.

Material enviado com sucesso!

O link no seu email expirará em:
Minutos
Segundos
Conseguiu encontrar o material no seu e-mail?
⚠️ Não recebeu? Confira sua caixa de Promoções ou SPAM e marque nosso e-mail como confiável — ⭐ Estrela