Fluxo de Nutrição: Uma Função Vital da Estratégia de Marketing Digital

Fluxo de Nutrição: Uma Função Vital da Estratégia de Marketing Digital
Manter um bom relacionamento com seus clientes é vital para sua empresa, por isso, o fluxo de nutrição é uma saída para o e-mail marketing.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Também Criar e nutrir um relacionamento com os clientes é o norte para qualquer ação de Marketing eficiente. Por isso, é preciso equilibrar as formas disponíveis para aproximação entre empresa e público-alvo. Enviar e-mails, por exemplo, serve de complemento às ações de atração focadas na produção de conteúdo. Neste sentido, você conhece a importância de um bom fluxo de nutrição de e-mail marketing?

Esta forma de prolongar o contato com a audiência ajuda a conduzir os leads através do funil de vendas. Também está ligada à manutenção das conversões.

É claro que o envio de e-mails para uma base de contatos não é novidade no meio digital, mas a sua natureza de tempos atrás, no entanto, era muito diferente daquilo que hoje praticamos.

Por essa razão, simplesmente enviar e-mails não basta. Este material deve engajar o público para que a conversão seja alcançada.

Quanto à eficiência, sabemos que o e-mail marketing pode atingir resultados 40 vezes maiores do que as principais redes sociais. É o que nos informa a consultoria McKinsey.

Ainda assim, não é toda campanha feita por e-mail que se enquadrará na categoria aqui tratada. Vamos entender melhor o fluxo de nutrição a seguir.

Entenda melhor o que é fluxo de nutrição

O fluxo de nutrição é também conhecido como Workflow. A prática nada mais é do que uma estratégia que busca conduzir o lead pelo funil de vendas.

Para que o objetivo seja atingido, utilizam-se ações de e-mail marketing. Via de regra, este é um caminho para encurtar o processo de conversão.

O fluxo de nutrição está intimamente ligado com as práticas de Inbound Marketing, uma vez que a segmentação é um dos pilares do inbound, e nesta estratégia é necessário personalizar o conteúdo dos emails para obter sucesso na conversão de clientes.

Dessa forma, o poder de segmentação empregado é, também, de grande utilidade para o cliente. Afinal, este recebe a empresa no momento em que mais precisa de uma solução específica.

Antes de chegar ao oferecimento do produto ou serviço propriamente dito é preciso seguir alguns parâmetros.

Sabemos que a nutrição daquilo que a empresa oferece será possível apenas se for agregado valor à oferta. É aí que a produção de conteúdo relevante será incorporada à prática de enviar e-mails.

Com o tempo, será construída no lead a consciência de que sua solução é ideal para as necessidades dele. Por fim, e para que tudo isso seja eficaz, os fluxos de nutrição devem ser altamente segmentados.

Isso significa que, quanto mais personalizada for a comunicação dedicada ao cliente nos e-mails, melhor o resultado.

Em suma, é preciso fortalecer e nutrir o seu relacionamento com o cliente. Para isso, conteúdo relevante é fundamental.

Qual a importância de um bom fluxo de nutrição de e-mail

A esta altura, você já deve ter compreendido algumas coisas sobre a importância do fluxo de nutrição de e-mail marketing. Como, por exemplo, que ele é fundamental para construir um relacionamento com a audiência.

Além disso, vale a pena mencionar outra vez a eficiência desta estratégia na conversão de leads.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Marketing Sherpa, muitas estratégias de e-mail marketing falham no intento de converter leads em vendas. Um percentual que pode chegar a 79% dos clientes potenciais.

O estudo aponta também que o resultado negativo é causado por descuidos no fluxo de nutrição. É perfeitamente cabível que uma pessoa considere o seu conteúdo relevante e mesmo assim não trave negócios com a empresa.

Conquistar o consumidor moderno é uma tarefa complexa. É preciso entender como funciona a mente do lead para que o cliente seja o centro das suas estratégias.

Também é importante estar preparado para os fluxos e refluxos naturais do processo de vendas. Ou seja, entender que muitas vezes o cliente vai retroceder nas etapas do funil por não estar preparado para negociar.

Aqui é onde a personalização fará maior diferença, pois se a organização possui conexão afetiva com os leads, e os conhece detidamente, pode oferecer o conteúdo certo, no momento mais adequado.

Quais são os benefícios dessa estratégia

Você só tem a ganhar com a utilização do fluxo de nutrição no seu negócio, uma forma de atrair clientes e convertê-los por meio de bons conteúdos não tem como dar errado, não é?

Por isso,  você terá só vantagens ao introduzir essa prática e aplicá-la da maneira correta. Veja os benefícios do fluxo de nutrição para a sua empresa:

Otimização do tempo

Com a estratégia de nutrição não é mais necessário fazer todas as atividades manualmente, pois com ela é possível automatizar a maior parte delas e direcionar o tempo para outras tarefas relacionadas ao cliente.

Ou seja, com a otimização do tempo é foco total para o relacionamento com o cliente, tarefa importantíssima para a equipe de marketing e também para o setor de vendas.

Aliás, sabia que unir as duas equipes para um trabalho em conjunto é a melhor solução para o seu negócio?

Por isso, confira aqui o que é Smarketing e como aplicá-lo!

Otimização da entrega do conteúdo para o seu lead

Com a automação é possível identificar onde estão os seus leads no funil de vendas, ou seja, em qual etapa eles estão.

Dessa forma, a mensagem certa vai para o cliente certo e também no momento certo, o que contribui para levá-lo a etapa seguinte da jornada de compras.

Otimização da conversão de potenciais clientes

As taxas de conversão melhoram porque com a utilização do fluxo de nutrição é possível manter seus potenciais clientes próximos a você, além disso, é possível educá-los da forma mais natural possível.

O time de vendas agradecerá muito por isso, pois o momento da negociação se torna muito mais fácil.

O que é indispensável para criar o fluxo de nutrição

Alguns itens são indispensáveis para a criação do fluxo de nutrição, um deles é um sistema de automação de marketing.

Com ele é possível otimizar o tempo que a sua equipe vai despender com essa atividade e focar em outras também necessárias. Mas não é só isso, veja agora outros itens importantes:

  • Personas — definir a persona é importante para determinar o tipo de linguagem que será aplicado nas mensagens enviadas para seus clientes;
  • Lista de emails — enviar emails é a melhor forma para a nutrição de clientes, por isso, tenha uma lista com os emails deles;
  • Conteúdo relevante — conteúdos criativos e de qualidade são importantes para atrair e converter seus potenciais clientes;
  • Oferta — avalie o que a sua empresa pode oferecer para o seu cliente, essa é a melhor forma de seduzi-lo e levá-lo para as outras etapas da jornada de compras.

Certo, agora que você já entendeu o que é, a importância, os benefícios e o que é necessário para o fluxo de nutrição, vamos aprender como fazer uma estratégia de sucesso? 😉

Como fazer uma estratégia de fluxo de nutrição efetiva

Sinto em dizer que não existe um método que é aplicado a todos e será efetivo da mesma maneira, mas é possível ter como base algumas etapas.

Ter um caminho para guiar você ao sucesso é essencial, por isso, confira abaixo os pontos mais importantes:

Tenha definido suas metas e objetivos

O fluxo de nutrição deve ser elaborado com base em objetivos e também nas metas de marketing. Ou seja, deve ser guiado por ações de marketing eficientes, como:

  • Ampliação das vendas;
  • Fidelização de novos clientes;
  • Otimização dos custos da área de marketing;
  • Maior visibilidade da sua marca.

Estes são apenas alguns exemplos de metas que podem pautar a construção do fluxo de nutrição da sua empresa.

Faça um planejamento adequado

Para que os objetivos e metas sejam alcançados, é necessário ter um planejamento do que será feito no fluxo de nutrição.

Este planejamento inclui o entendimento da jornada de compras do cliente, bem como o funil de vendas, pois assim será possível traçar o caminho a ser percorrido pelos leads até a realização da compra do produto.

Ofereça conteúdos relevantes

Um conteúdo bem trabalhado acaba gerando conversões, por isso não é o ideal focar somente em vender para o seu lead. Isso acaba se tornando cansativo e ele não entende porque deve adquirir o seu serviço ou produto.

Por isso, informe seu cliente com conteúdos relevantes para que ele entenda a necessidade de ter aquele produto e porque o seu é o que oferece a melhor solução do problema dele.

Crie uma segmentação precisa

Para que os resultados sejam cada vez melhores separe seus clientes por grupos, ou seja, faça uma segmentação deles.

Você pode definir isso de diversas formas, desde hábitos de consumo, até mesmo a área de atuação bem como a idade deles.

Analise os resultados da estratégia

Por fim, é necessário verificar os resultados das estratégias que foram aplicadas, pois só assim você conseguirá definir o que deu certo ou não, o que deve continuar e o que deve ser melhorado.

Sempre faça isso, pois analisar os resultados é sinônimo de buscar melhorias para o seu negócio.

Veja alguns exemplos de fluxo de nutrição

Os fluxos de nutrição são utilizados para auxiliar a equipe de vendas e também para educar seus potenciais clientes — os leads.

Além dessa finalidade, eles podem ser utilizados em todas as etapas do funil de vendas, veja abaixo alguns exemplos:

  • Recepção — envio de email desejando boas vindas ao potencial cliente com a intenção de transformá-lo em lead;
  • Conversão — envio de mensagem para incentivar o lead a realizar uma conversão que seja importante para o seu negócio;
  • Reconversão — depois de conseguir o cliente é hora de fidelizar, por isso envie alguma oferta ou algo que mostre que ele é importante.

Como você pode ver, são muitos detalhes para gerenciar fluxos de nutrição. Nem sempre a estratégia aplicada em uma empresa funcionará em outra, por isso a necessidade de sempre adaptá-la.

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e não serão compartilhados.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Marketing

Equipe de Marketing

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Deixe seu comentário

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾