O Futuro do Marketing de Conteúdo e o Desafio pra Nós Profissionais

O Futuro do Marketing de Conteúdo e o Desafio pra Nós Profissionais
O futuro do marketing de conteúdo pode mudar, pois toda ferramenta de marketing sofre transformações e se adaptaao tempo atual. Saiba mais.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

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Pensar no Futuro do Marketing de Conteúdo é fundamental para otimizar os resultados da sua empresa. Essa estratégia de marketing, tem se transformado constantemente e a tendência é que isso continue acontecendo.

Segundo os números da edição de 2019 da Content Trends, o marketing de conteúdo já foi aderido por mais de 67% das empresas brasileiras.

Esses dados mostram que as empresas estão tentando, cada vez mais, se ajustar às exigências do mercado.

Com tanta concorrência, é natural que a disputa por acessos fique mais acirrada.

Por isso, estar atento às mudanças do marketing de conteúdo é fundamental para a sobrevivência dentro do cenário atual.

O marketing de conteúdo está mudando

Quando o marketing de conteúdo surgiu, bastava publicar um grande número de postagens em um blog para conseguir acessos.

Hoje em dia, conseguir acessos não é tão simples assim, pelo contrário, atrair o público tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil.

Os anúncios, por exemplo, já não são tão eficazes como antigamente, pois as pessoas conseguem evitá-los facilmente por meio de bloqueadores de anúncios.

Outro fator que tem deixado a vida dos profissionais que trabalham com marketing de conteúdo ainda mais difícil são as mudanças constantes dos algoritmos dos mecanismos de busca.

O Google, principal mecanismo de busca, tem alterado seu algoritmo de classificação com muita frequência.

Conteúdos de qualidade, ou seja, repletos de informações relevantes, atualmente, são os que mais conseguem se destacar.

Fato é que os profissionais de marketing de conteúdo têm sido exigidos de diferentes formas. Pois as mídias sociais também têm mudado a maneira que as pessoas têm consumido conteúdo.

Saber adaptar a estratégia de marketing de conteúdo para conseguir mais seguidores, nos diferentes tipos de redes sociais, tem sido um grande desafio para esses profissionais.

Analisando o cenário atual é possível perceber que o marketing de conteúdo se tornou uma forma de marketing mais ampla, completa e também mais complexa.

Uma vez que os mecanismos de busca têm analisado, cada vez mais, os materiais que os profissionais de marketing de conteúdo têm produzido.

Seguir investindo nas mídias sociais é importante

O crescimento de usuários nas redes sociais é nítido. Isso facilita muito o processo de entrega de conteúdo e garante uma interação mais rotineira com os consumidores que nutrem essa relação com a empresa atráves das redes.

Mas isso não para por aqui. Da mesma forma que o alcance do conteúdo se torna maior, isso faz com que o usuário busque respostas mais imediatas e completas, influenciando assim diretamente na autoridade que uma empresa possui na internet.

Investir em um conteúdo relevante é fundamental. Afinal, ninguém gosta de ser o tempo todo interrompido no próprio feed pessoal com propaganda e oferta de venda, correto?

É preciso levar em conta que o uso das mídias sociais é ainda visto como um momento de descanso e entretenimento, por isso uma empresa com uma boa estratégia de Marketing garante conteúdos valiosos e em maior número do que os posts de oferta dos seus produtos.

O futuro do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a forma de marketing que mais evolui.

Atualmente, devido à popularidade e praticidade dos aparelhos de celular, as pessoas passaram a consumir muito mais conteúdo. Pois, com o uso desses aparelhos acessar a internet se tornou algo muito mais rápido e prático.

Nesse novo cenário, o vídeo tem se destacado mais do que a escrita.

Segundo a HubSpot, mais de 80% do tráfego de toda a web em 2019 será gerado pelo consumo de vídeos.

Sendo assim, o video marketing pode ser o futuro do marketing de conteúdo.

As características do conteúdo em vídeo contribuem para essa popularidade.

Esse tipo de conteúdo pode ser facilmente acessado, pois funciona em praticamente todos os dispositivos.

As informações contidas em um vídeo também são memorizadas com mais facilidade do que as de um texto.

Os dados da HubSpot também apontam que 39% dos tomadores de decisão de negócios contratam um fornecedor após assistirem um vídeo de uma determinada marca.

Ou seja, esses números nos mostram como esse tipo de conteúdo consegue influenciar a decisão das pessoas.

As pessoas também têm compartilhado esse tipo de conteúdo com mais frequência. Um vídeo pode passar muitas informações e despertar várias emoções em poucos minutos.

Estima-se que 92% das pessoas que utilizam dispositivos móveis compartilham vídeos com outras pessoas. Sendo assim, as chances de um conteúdo em vídeo viralizar são muito grandes.

Como acompanhar as novas tendências

O fato das pessoas consumirem mais vídeos do que textos não necessariamente implica no fim do conteúdo escrito, pelo contrário, o texto é a base de qualquer estratégia de SEO.

Entretanto, como foi mencionado anteriormente, as preferências do público mudam frequentemente e o marketing de conteúdo tem acompanhado essas mudanças.

Na verdade, o futuro do marketing de conteúdo está associado a forma com que os profissionais conseguirão associar as novas tecnologias e tendências a essa estratégia.

Os assistentes de voz, por exemplo, podem ser uma nova forma de explorar os mecanismos de busca. Inclusive, em outros países, as pessoas já convivem com essa realidade.

Os profissionais que desejam obter sucesso com o marketing de conteúdo não só devem ficar atentos às mudanças dos algoritmos, eles também têm que entender e acompanhar a evolução dos diversos aspectos que compõem essa estratégia.

A evolução incessante do marketing de conteúdo exige que os profissionais sejam, cada vez mais, criativos. Eles devem enxergar o conteúdo e as novas tecnologias como poderosas fontes de oportunidade.

Crie conteúdos que agreguem valor

Um dos pontos importantes sobre a transformação do Marketing de Conteúdo, é ter em mente que hoje existem muitos produtores de conteúdo espalhados por aí.

Mas como já sabemos, produzir conteúdo não é uma receita de bolo e nem possui fórmula mágica de sucesso, por esse motivo, é preciso garantir que o seu conteúdo pode agregar valor e passar a mensagem da empresa.

Sabemos que a produção de um bom conteúdo requer tempo. Uma boa forma de manter os conteúdos do seu blog sempre pertinentes é investir na atualiação de conteúdos.

Lembre-se que com tanto de conteúdo que existe na internet, garantir que o que a sua empresa oferece soluciona a dor do cliente e mantém uma linguagem acessível e desburocratizada é um passo importante para ser notado no meio digital.

Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas que podem te auxiliar muito na hora de pensar as estratégias para o futuro do Marketing de Conteúdo da sua empresa:

Fale a verdade, nada mais do que isso

Sabemos que histórias de sucesso fazem os olhos de qualquer cliente brilhar. Afinal, por mais que não exista fórmulas mágicas, saber que uma estratégia deu certo para alguém é um bom indicativo para atribuir a mesma estratégia, ou parte dela, na sua empresa.

Você pode investir na produção de cases de sucesso, como esse da Startup Proj4me, utilizando uma linguagem técnica mas ao mesmo tempo acessível. É importante garantir que seu conteúdo seja compreensível.

O uso de storytelling, que na tradução direta significa “narrativa” é também muito interessante. Você narra uma história real e mostra, de maneira prática, porque aquele conteúdo faz todo sentido na vida do seu público alvo.

Para isso, é preciso entender quais necessidades seus clientes possuem e tratar temas que sejam relevantes para essas pessoas.

Se faça presente nas plataformas

Definir quais plataformas tem mais a ver com a proposta da sua marca é fundamental, afinal, saber onde seu público alvo se encontra e investir nisso é certeiro quando o assunto é resultados.

Sabemos que estar presente em diversas plataformas digitais requer tempo, uma equipe qualificada para gerenciar essas redes e investimento financeiro, muitas vezes.

Mas isso, pode fazer com que a sua empresa seja vista várias vezes por potenciais clientes, incentivando que seu conteúdo seja consumido.

Não esqueça que cada mídia social possui um objetivo diferente e que seu conteúdo e linguagem devem ser adequados e adaptados a cada uma delas.

Ou seja, se você investir no Tik Tok, por exemplo, é preciso produzir um conteúdo mais curto e com uma pegada mais engraçada ou interativa.

O mesmo caso se reflete no Instagram, é importante saber como se posicionar nos Storys, ferramenta muito utilizada para aumentar o engajamento orgânico na plataforma.

A dica é: Esteja online para os seus clientes!

O futuro do Marketing de Conteúdo investe no Marketing de Influência

Na mesma pegada de contar histórias reais, uma boa empresa investe também em influenciadores.

Afinal, quem melhor para contar uma história real se não aquele tipo de pessoa ”gente como a gente”, ao invés de um jogador de futebol famoso ou uma atriz da novela das nove?

O seu público alvo com certeza se identificará mais com uma publicidade que soe real e que consigam ver a relevância.

Esse tipo de conteúdo impulsionado, ao mesmo tempo que é uma publicidade de um produto vendido por determinada marca, diminui a possibilidade do seu público alvo se sentir invadido, afinal, ele já consome diariamente o conteúdo criado por influenciadores.

Agora que você já tem essas super dicas, seguimos construindo juntos e juntas o futuro do Marketing de Contéudo. É claro, sempre pensando na otimização de resultados! 👊🏾

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