O Futuro do Marketing de Conteúdo e o Desafio pra Nós Profissionais

O Futuro do Marketing de Conteúdo e o Desafio pra Nós Profissionais

marketing de conteúdo, assim como toda estratégia de marketing, tem se transformado constantemente e a tendência é que isso continue acontecendo.

Por isso, devemos refletir sobre o futuro dessa metodologia tão eficaz.

Segundo os números da edição de 2018 da Content Trends, o marketing de conteúdo já foi aderido por 73% das empresas brasileiras.

Esses dados mostram que as empresas estão tentando, cada vez mais, se ajustar às exigências do mercado.

Com tanta concorrência, é natural que a disputa por acessos fique mais acirrada.

Por isso, estar atento às mudanças do marketing de conteúdo é fundamental para a sobrevivência dentro do cenário atual.

O marketing de conteúdo está mudando

Quando o marketing de conteúdo surgiu, bastava publicar um grande número de postagens em um blog para conseguir acessos.

Hoje em dia, conseguir acessos não é tão simples assim, pelo contrário, atrair o público tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil.

Os anúncios, por exemplo, já não são tão eficazes como antigamente, pois as pessoas conseguem evitá-los facilmente por meio de bloqueadores de anúncios.

Outro fator que tem deixado a vida dos profissionais que trabalham marketing de conteúdo ainda mais difícil são as mudanças constantes dos algoritmos dos mecanismos de busca.

O Google, principal mecanismo de busca, tem alterado seu algoritmo de classificação com muita frequência.

Conteúdos de qualidade, ou seja, repletos de informações relevantes, atualmente, são os que mais conseguem se destacar.

Fato é que os profissionais de marketing de conteúdo têm sido exigidos de diferentes formas. Pois as mídias sociais também têm mudado a maneira que as pessoas têm consumido conteúdo.

Saber adaptar a estratégia de marketing de conteúdo para conseguir mais seguidores, nos diferentes tipos de redes sociais, tem sido um grande desafio para esses profissionais.

Analisando o cenário atual é possível perceber que o marketing de conteúdo se tornou uma forma de marketing mais ampla, completa e também mais complexa.

Uma vez que os mecanismos de busca têm analisado, cada vez mais, os materiais que os profissionais de marketing de conteúdo têm produzido.

O futuro do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a forma de marketing que mais evolui.

Atualmente, devido à popularidade e praticidade dos aparelhos de celular, as pessoas passaram a consumir muito mais conteúdo. Pois, com o uso desses aparelhos acessar a internet se tornou algo muito mais rápido e prático.

Nesse novo cenário, o vídeo tem se destacado mais do que a escrita.

Segundo a HubSpot, mais de 80% do tráfego de toda a web em 2019 será gerado pelo consumo de vídeos.

Sendo assim, o video marketing pode ser o futuro do marketing de conteúdo.

As características do conteúdo em vídeo contribuem para essa popularidade.

Esse tipo de conteúdo pode ser facilmente acessado, pois funciona em praticamente todos os dispositivos.

As informações contidas em um vídeo também são memorizadas com mais facilidade do que as de um texto.

Os dados da HubSpot também apontam que 39% dos tomadores de decisão de negócios contratam um fornecedor após assistirem um vídeo de uma determinada marca.

Ou seja, esses números nos mostram como esse tipo de conteúdo consegue influenciar a decisão das pessoas.

As pessoas também têm compartilhado esse tipo de conteúdo com mais frequência. Um vídeo pode passar muitas informações e despertar várias emoções em poucos minutos.

Estima-se que 92% das pessoas que utilizam dispositivos móveis compartilham vídeos com outras pessoas. Sendo assim, as chances de um conteúdo em vídeo viralizar são muito grandes.

Como acompanhar as novas tendências

O fato das pessoas consumirem mais vídeos do que textos não necessariamente implica no fim do conteúdo escrito, pelo contrário, o texto é a base de qualquer estratégia de SEO.

Entretanto, como foi mencionado anteriormente, as preferências do público mudam frequentemente e o marketing de conteúdo tem acompanhado essas mudanças.

Na verdade, o futuro do marketing de conteúdo está associado a forma com que os profissionais conseguirão associar as novas tecnologias e tendências a essa estratégia.

Os assistentes de voz, por exemplo, podem ser uma nova forma de explorar os mecanismos de busca. Inclusive, em outros países, as pessoas já convivem com essa realidade.

Os profissionais que desejam obter sucesso com o marketing de conteúdo não só devem ficar atentos às mudanças dos algoritmos, eles também têm que entender e acompanhar a evolução dos diversos aspectos que compõem essa estratégia.

A evolução incessante do marketing de conteúdo exige que os profissionais sejam, cada vez mais, criativos. Eles devem enxergar o conteúdo e as novas tecnologias como poderosas fontes de oportunidade.

E qual a sua opinião sobre o futuro do marketing de conteúdo? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários.

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