Confira 7 Dicas Para Otimizar Sua Geração de Leads e Aumentar Suas Oportunidades de Vendas

Geração de Leads
Aprenda agora como utilizar a geração de leads a seu favor, aumentando a prospecção e as oportunidades de venda da sua empresa.
👇🏾 O que você verá neste artigo:

Saber como atrair novos clientes é essencial na hora de pensar na estratégia de marketing digital de um empresa. Além disso, saber qualificar e vender seu produto ou serviço é algo que pode ser considerado básico no mercado, porém, dar espaço para a geração de leads e saber como promovê-la de maneira efetiva é com certeza um diferencial.

Compreender quais são as dores de um possível cliente, elencar quais dúvidas podem aparecer, o que priorizam na hora de efetuar a compra e quais etapas percorrem até o momento final da compra são pontos chaves que devem ser levados em conta.

Esse artigo vai te ajudar a compreender a teoria, mas não só, aprender como colocar em prática e otimizar os resultados da sua empresa.

Continue a leitura!

O que é Geração de Leads?

Na linguagem do marketing, lead generation, no nosso bom português, geração de leads. Mas afinal, o que é essa estratégia que pode trazer tantos resultados?

Antes de tudo, é importante ter em mente o que são leads. Um termo bastante utilizado pelos profissionais de marketing digital, significa potencial cliente, alguém que demonstra interesse em um produto ou serviço.

Nesse mesmo caminho, a geração de leads é vista como uma estratégia de atrair e converter esses clientes que ao percorrer a jornada de compra demonstraram interesse em consumir ou ao menos conhecer o que a sua empresa oferece.

Quando a estratégia é muito bem pensada e executada de maneira assertiva, se torna mais fácil conseguir atrair leads que se interessam pelo produto ou serviço que você possui. Se feito da maneira correta. possibilita um aumento na taxa de conversão de leads e aí é só sucesso, né?

Dessa forma, quando esse processo é feito de forma organizada e assertiva, as chances de atrair leads mais alinhados com o seu propósito e mais fáceis de qualificar aumentam, ocasionando a otimização das taxas de conversão.

Engana-se quem pensa que esses leads só podem ser gerados no mundo digital, no offline também é possível, viu?

Como funciona a geração de leads?

Para que essa estratégia dê certo, um ponto que não pode ser esquecido é a organização e o planejamento. Para iniciar, é importante entender quem é esse lead, qual a sua jornada de compra e em qual etapa do funil está.

Ao fazer essa análise, é possível utilizar esses dados para buscar essa compreensão. Isso ajuda na hora de criar ações que atraiam esses clientes.

Para atrair e gerar esses leads há dois caminhos. Você pode investir em outbound marketing e em inbound marketing. Pode escolher um deles ou pode investir em combiná-los.

Quando se investe em outbound, chamamos isso de geração de leads offline, que podem ser: feiras, eventos internos e externos, publicidade, prospecção ativa, listas, o famoso porta a porta, etc.

Utilizando esse método, você consegue armazenar o contato de possíveis clientes e em seguida encaminhar para uma equipe especializada em marketing e vendas para que iniciem a comunicação.

Já quando uma estratégia é focada em inbound, toda e qualquer forma de atrair esses clientes é feito digitalmente. A maneira mais comum é compartilhando conteúdos que agregam valor ao lead e em troca, armazenar seu contato, ou seja, a famosa landing page:

O que é e como estruturar uma landing page?

Essa é uma das maneiras mais conhecidas de gerar leads online. Antes de tudo, é importante ter em mente que para essa estratégia ser efetiva, é necessário oferecer um conteúdo ou material rico, que agregue valor para quem irá baixá-lo ou recebê-lo.

Lembre-se que é importante que seja atrativo, afinal, para conseguir gerar o lead, um formulário deverá ser preenchido e assim, você terá acesso aos dados do usuário, como: contato, preferências, localização, etc.

O mais legal é que uma landing page é totalmente customizável e assim, é possível ser super estratégico na hora de elaborá-las. Confira essas dicas:

  • Crie um título para a sua Landing Page: Lembre-se que o título deve ser atrativo, afinal, isso facilita na hora da conversão.
  • Tenha um subtítulo: Aqui você pode dar informações extras e decisivas para convencer o usuário.
  • Escreva bons textos: Prefira uma linguagem acessível, a forma que a sua empresa se comunica diz muito sobre o seu negócio, ok? Use frases mais curtas e escolha quais são os pontos mais importantes e que não podem faltar.
  • Não fique só no textual: Uma boa forma de estruturar uma landing page é utilizando imagens que reflitam o que você está oferecendo.
  • Foque no design: Outro ponto muito importante! Lembre-se de escolher um design focado na experiência do usuário. Ele precisa estar alinhado com o tipo de oferta e o que você quer despertar nesse possível lead, nesse caso, invista na psicologia das cores.
  • Estruture o seu formulário: Esse é um ponto crucial. Afinal, aqui o usuário pode desistir no meio da conversão. Defina os campos do formulário a partir da oferta, persona e o estágio do funil.

Outra coisa que são fundamentais para garantir o sucesso, é investir em CTA, seja no seu perfil em redes sociais, site ou newsletter, por exemplo. Isso ajuda auxilia a conquistar o objetivo de uma página de captura, que é atrair o lead e capturar suas informações.

Você pode investir em vários formatos de landing page, sejam e-books, vídeos exclusivos, artigos completos, podcast, etc. Essa estratégia chama atenção dos usuários, desperta mais interesse na marca e qualifica o lead.

Por que é tão importante investir em geração de leads?

Conhecer uma estratégia teoricamente é um passo importante, mas conseguir colocá-la em prática é essencial. Quando uma empresa consegue gerar um bom número de leads, isso pode ser visto como uma boa oportunidade para fechar um negócio.

Mas apenas gerar leads não é o suficiente. É importante que esses leads sejam qualificados, afinal, isso aumenta as chances de converter esse lead em vendas.

Por isso que investir em geração de leads é uma forma de impactar positivamente na taxa de conversão de uma empresa e se isso for acompanhado de uma equipe especializada em vendas, o número de compras finalizadas também acaba aumentando. Isso se dá porque os contatos que serão utilizados já possuem interesse no que será oferecido e isso acaba otimizando a jornada de compra.

7 dicas para aumentar a geração de leads da sua empresa

Além de saber o que é, como funciona e qual a sua importância, é importante pensar na geração de leads na prática e pensar em uma estratégia que tenha como base o potencial cliente.

Pensando nisso, separei 7 dicas para você investir na sua empresa e conseguir entender o que melhor funciona para a sua realidade:

1. Invista em eventos (online e offline)

Essa é uma das maneiras de atrair leads tanto no mundo digital quanto fora dele. Participar e organizar eventos é uma ótima forma de gerar autoridade no mercado e se destacar da concorrência.

Mas não só. Quando você investe nessa estratégia, consequentemente atrai mais interessados para o seu negócio e para o serviço ou produto que você oferece.

E quando o assunto é geração de leads, despertar interesse nas pessoas é fundamental. Isso funciona porque as pessoas gostam de ver as marcas que consomem, independente de ser online ou no offline.

Isso volta para aquele papo clichê de que “quem não é visto, não é lembrado”, por isso, não podemos colocar essa dica em segundo plano.

Você pode participar e organizar eventos online, como uma forma de alcançar as pessoas, mesmo quando é necessário um certo distanciamento.

Isso significa que você pode investir em webinars, lives, jornadas de aula, etc. Mas além deles, o offline também pode funcionar, como em feiras, eventos e cursos.

2. Foque em Marketing de Conteúdo

Engana-se quem pensa que investir em marketing de conteúdo não interfere na geração de leads.

É sem dúvida alguma, um bom aliado na hora de gerar leads. Quando focamos nele, consequentemente focamos em SEO (Search Engine Optimization), a famosa otimização para mecanismos de buscas.

Isso se dá, porque é muito importante que a sua empresa esteja bem posicionada nos buscadores, como o Google, por exemplo.

Isso aumenta a possibilidade do cliente, ao procurar sua dor ou interesse nos buscadores, encontrar como resultado o que você tem a oferecer! 🙂

Mas não só, isso faz com que a sua empresa demonstre que possui autoridade no assunto ou segmento, aumentando o acesso e a visualização das páginas onlines e isso inclui as landing page que falamos lá em cima.

Não esqueça de manter todos os seus conteúdos voltados para o SEO, ok? Afinal, ao oferecer conteúdos relevantes para os lead, se torna muito mais fácil atrair e incentivar que preencham o formulário.

Isso faz com que você além de gerar o lead, acabe convertendo e em troca, o usuário recebe um material rico para se qualificar 🙂

3. Esteja nas redes sociais

Quando uma empresa investe na sua presença nas redes sociais, significa que, fazer com que a sua mensagem alcance mais pessoas pelo meio digital é importante para o seu marketing.

Não podemos deixar as mídias sociais para trás, afinal, apresentam um bom desempenho na hora de gerar leads. Já sabemos que essas plataformas digitais não se resumam mais apenas em conexões, como é o caso de também investir em vendas no instagram.

Mas não só, é importante que uma marca esteja sempre presente onde o seu público está. Afinal, isso aumenta a visibilidade. Aproveite para pensar em novos formatos de comunicação, não limitando-se em textos e imagens. É possível investir em vídeos, gifs, reels, stories, tik tok e aúdios.

Tudo depende de qual é a rede social, quais são os valores da sua marca e quem é a sua persona. O mais importante é que a comunicação seja personalizada e humanizada, buscando a identificação e a representatividade de quem acompanha.

É importante lembrar que o uso dessas redes sociais é extensão do seu marketing de conteúdo, por esse motivo, a performance da sua empresa nas plataformas digitais deve ser efetiva e bem-feita.

4. Envie newsletters

Já falamos sobre a importância dos materias ricos na hora de gerar leads e que isso estimula novos leads a se cadastrarem após preencher o formulário.

Aproveitando esses leads, o envio desses materiais pode ser uma nova forma de se relacionar com seus clientes em potencial.

E aí que entra a newsleter, depois de construir a sua base de leads, é preciso encontrar formas de seguir comunicando e chamando a atenção desses usuários. Isso faz com que eles sigam sendo estimulados para consumir o seu produto ou serviço.

É importante fazer isso da maneira correta, evitando spam, personalizando o e-mail, afinal, não é só sobre o envio, mas também, sobre educar e alimentar esse lead, mostrando que a sua empresa tem muito a oferecer.

5. Faça anúncios

Porque anúncios permitem a promoção direcionada da sua oferta (que pode ser um material ou seu produto diretamente), gerando leads de uma forma mais imediatista caso a campanha esteja bem segmentada.

Tem quem pense que para investir em publicidade e anúncios é algo fácil. De fato, com o avanço das plataformas, o processo acaba sendo bastante intuitivo. Mas para que funcione, é importante aprender a analisar os dados e investir em perfis que consumirão o seu conteúdo.

Isso permite a promoção direcionada da sua oferta, você pode investir em materiais ricos ou diretamente no seu produto ou serviço. Isso acaba gerando leads mais rápido, afinal, uma campanha bem segmentada oferece mais resultados.

Criar anúncios não só aumenta o alcance da marca, como ainda gera mais visualizações e qualifica os potenciais clientes.

6. Use o LinkedIn como canal de prospecção

Sabemos que as redes sociais já não se resumem apenas na conexão de pessoas. O LinkedIn é um bom exemplo disso, afinal, é a maior rede corporativa do mundo e isso faz com que existam diversas oportunidades de negócios por lá.

É claro que você vai seguir utilizando a plataforma para se conectar com pessoas, mas também para se relacionar e investir na prospecção de novos clientes. Uma forma de fazer isso é tendo como objetivo sempre agendar reuniões ao invés de vender imediatamente.

Uma boa conversa e apresentação da sua empresa pode acabar atraindo esse potencial cliente até mesmo sem você propor negócio.

7. Invista na Experiência do Usuário (UX) e Otimização de Conversão (CRO)

Quando seu site, aplicativo ou sistema proporciona uma boa experiência e use boas táticas de CRO, como os gatilhos mentais, popups com contexto, bom tempo de carregamento e um bom design, por exemplo, você tem a possibilidade de gerar mais leads com o mesmo volume de visitantes que já possui.

Por esse motivo, é importante focar na qualidade e garantir que o que você entrega ao usuário vai além de atraí-lo, mantê-lo na sua página até que você o converta.

Seguindo essas estratégias, sua empresa estará bem colocada no mercado digital e as suas oportunidades de venda serão maiores.

Agora você já sabe como o gerador de leads funciona e pode incorporar essas 7 dicas na sua estratégia de marketing! 👊🏾

. . .

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho 🔔 pra receber os próximos vídeos.

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

Compartilhe o conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

Receba nossos conteúdos 👇🏾

Um montão de gente inteligente deixou o email aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você realmente feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de Promoções ou de SPAM e marque nosso e-mail como confiável — Estrela ⭐
eBook Técnicas de Vendas - Marketing de Crescimento
⬇️ Baixe Grátis seu eBook e venda melhor:

Dê Play e Assista a Aula Exclusiva sobre Prospecção Digital

✅ Esta aula faz parte do curso “Máquina de Vendas: RD Station CRM + Prospecção no LinkedIn”, onde você pode aprender a aplicar a Transformação Digital em Vendas B2B pra Prospectar, Gerenciar e Otimizar seu Processo com o Poder da Tecnologia.

Material enviado com sucesso!

O link no seu email expirará em:
Minutos
Segundos
⚠️ Não recebeu? Confira sua caixa de Promoções ou SPAM e marque nosso e-mail como confiável — ⭐ Estrela