Google Analytics: Como Usá-lo na Prática pra Impulsionar Suas Vendas

Google Analytics: Como Usá-lo na Prática pra Impulsionar Suas Vendas

Para conseguir impulsionar as vendas através do universo digital, é preciso conhecer seu público-alvo e saber exatamente qual é o comportamento dele nas redes, bem como suas necessidades e demandas. O Google Analytics surgiu para levantar todos os dados relevantes sobre os visitantes do seu site, podendo melhorar as estratégias e aumentar as vendas.

Desde a sua criação, em 2005, essa poderosa ferramenta oferece dados completos sobre as visitações e sobre os visitantes de sites de empresas de diversos ramos e portes, permitindo que o marketing digital e todas as áreas da empresa possam ser repensados para atender melhor ao público e para melhorar o posicionamento do negócio nesse ambiente e fora dele.

Para as empresas que possuem e-commerce na internet, essa ferramenta é ainda mais crucial, pois o mesmo depende de dados para sobreviver e se manter competitivo na rede. Os dados de visitantes podem ajudar a loja virtual a crescer e expandir sua atuação para outro nível e traçar novas estratégias para continuar gerando lucro para a empresa.

Utilizar de maneira correta os dados coletados nessa ferramenta não é uma tarefa tão simples. É preciso analisar item por item e tirar proveito dessas informações de maneira eficaz para a tomada de decisão. Por isso, separamos algumas dicas de como melhorar suas vendas a partir do Google Analytics. Confira:

Trabalhe com conversões

Uma das melhores maneiras de entender o comportamento do público que visitou o seu site e, ao mesmo tempo, conseguir converter mais leads é implementar metas que levem seus clientes a outros patamares de navegação. Por exemplo: um cliente acessou seu site e foi direcionado por meio de uma landing page para comprar um produto no e-commerce da empresa.

Essa meta é poderosa para te ajudar a entender quantas pessoas realizam essa ação, quem são elas, o que elas estavam procurando antes disso, quais suas demandas, etc. Além disso, é possível entender todo o caminho percorrido pela maioria para chegar até essa ação final do site, ajudando na análise sobre as estratégias tomadas no site para tal.

Assim, o marketing digital poderá tomar decisões mais assertivas a fim de melhorar a experiência do visitante em seu site, aprimorando o caminho para a ação final, de forma que o mesmo seja levado mais facilmente para ela.

Otimize seu conteúdo

O conteúdo é o fator central de todas as ações realizadas pelos usuários nas redes. Ele é capaz de atrair clientes e de impulsionar as vendas. Para isso, o mesmo deve ser otimizado de acordo com as necessidades e o perfil do seu público-alvo.

O Google Analytics é essencial para que a empresa entenda o que exatamente seus clientes querem e procuram nas redes, a fim de que otimizem seus conteúdos para atraí-los. Basta acessar o relatório de Termo de Busca produzido pela plataforma, que contém uma lista de palavras-chave, produtos e conteúdos que os visitantes mais procuram na internet.

Com isso, o marketing digital focará na produção de conteúdos de qualidade, que realmente supram as necessidades dos visitantes, além de conseguir otimizar as palavras-chave de seus conteúdos, a fim de que estes sejam mais facilmente encontrados pelos usuários da internet. Saiba mais sobre marketing de conteúdo em outro post do nosso blog.

Monitore o funil de vendas

O marketing digital, mais especificamente o inbound marketing, trabalha o funil de vendas para dar suporte à jornada de compras dos visitantes do site através de um conjunto de etapas e gatilhos criados para essa finalidade. Dentre esses gatilhos estão: CTAs (Calls To Action), campanhas de e-mail marketing, landing pages, etc.

Assim, cada visitante passa por diferentes etapas para chegar até o ponto final de sua jornada no site: a compra de algum produto ou serviço da empresa, sendo esse caminho crucial para que as vendas sejam concretizadas.

Porém, visualizar exatamente o estado e analisar a eficácia desse funil não é tarefa tão simples. Através do Google Analytics, é possível visualizar o seu funil de vendas, a fim de compreender quais páginas se relacionam com cada etapa do funil, quais ações agilizam ou retardam esse caminho, além de conseguir enxergar melhorias para que esse funil seja aprimorado e a venda seja concretizada mais rapidamente.

Assim, a visão das etapas que os visitantes realizam até chegar ao ato da compra, proporciona à empresa a identificação dos processos que fazem com que o cliente abandone o site e desista de comprar. A partir daí, o marketing digital poderá repensar suas estratégias e todo o layout do site para agilizar esse processo de vendas.

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