Como Usar o Google Analytics na Prática pra Impulsionar Seus Resultados de Marketing Digital

Google Analytics: Como Usá-lo na Prática pra Impulsionar Suas Vendas
O Google Analytics é uma ferramenta poderosa para analisar dados. Saiba como aproveitar ao máximo e aumentar as suas vendas.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Você concorda que para conseguir impulsionar as vendas através do universo digital, é preciso conhecer seu público-alvo? Saber exatamente qual é o comportamento dele nas redes, quais são suas necessidades e demandas, certo? O Google Analytics surgiu para levantar todos os dados relevantes sobre os visitantes do seu site, podendo melhorar as estratégias e aumentar as suas vendas!

Vem conferir na integra o que é essa ferramenta e descobrir como utilizá-la para otimizar os resultados da sua empresa.

O que é o Google Analytcs?

É uma ferramenta de análise de dados online que foi criado pelo Google para conseguir compreender o público do seu site. Mas não só! Também mensurar quais são os resultados de marketing que sua empresa costuma alcançar.

Muitas pessoas desconhecem o que o Google Analytcs pode fazer pelo seu site. A partir da instalação da ferramenta no seu blog, você pode emitir relatórios com as informações dos usuários e do seu domínio.

Como por exemplo: Qual é o fluxo de visitas, o tempo que o usuário se mantém em suas páginas? Qual foi o canal que o direcionou para o site e conversões realizadas?

E como a gente bem sabe, a melhor forma de mensurar os resultados é analisando os dados gerados. É uma ferramenta muito efetiva para saber se os objetivos da sua equipe de Marketing estão sendo atingidas e o que se pode melhorar.

Benefícios de utilizar essa ferramenta

Desde a sua criação, em 2005, essa poderosa ferramenta oferece dados completos sobre as visitações e sobre os visitantes de um site.

Permitindo que o marketing digital e todas as áreas da empresa possam ser repensados para atender melhor ao público e para melhorar o posicionamento do negócio nesse ambiente e fora dele.

Para as empresas que possuem e-commerce na internet, essa ferramenta é ainda mais crucial, pois o mesmo depende de dados para sobreviver e se manter competitivo na rede.

Os dados de visitantes podem ajudar a loja virtual a crescer e expandir sua atuação para outro nível e traçar novas estratégias para continuar gerando lucro para a empresa.

Utilizar de maneira correta os dados coletados nessa ferramenta não é uma tarefa tão simples. É preciso analisar item por item e tirar proveito dessas informações de maneira eficaz para a tomada de decisão. Por isso, separamos algumas dicas de como melhorar suas vendas a partir do Google Analytics. Confira:

Trabalhe com conversões

Uma das melhores maneiras de entender o comportamento do público que visitou o seu site e, ao mesmo tempo, conseguir converter mais leads é:  Implementar metas que levem seus clientes a outros patamares de navegação.

Por exemplo: um cliente acessou seu site e foi direcionado por meio de uma landing page para comprar um produto no e-commerce da empresa.

Essa meta é poderosa para te ajudar a entender quantas pessoas realizam essa ação, quem são elas, o que elas estavam procurando antes disso, quais suas demandas, etc.

Além disso, é possível entender todo o caminho percorrido pela maioria para chegar até essa ação final do site, ajudando na análise sobre as estratégias tomadas no site para tal.

Assim, o marketing digital poderá tomar decisões mais assertivas a fim de melhorar a experiência do visitante em seu site, aprimorando o caminho para a ação final, de forma que o mesmo seja levado mais facilmente para ela.

Otimize seu conteúdo

O conteúdo é o fator central de todas as ações realizadas pelos usuários nas redes. Ele é capaz de atrair clientes e de impulsionar as vendas. Para isso, o mesmo deve ser otimizado de acordo com as necessidades e o perfil do seu público-alvo.

O Google Analytics é essencial para que a empresa entenda o que exatamente seus clientes querem e procuram nas redes. Isso possibilita otimizar seus conteúdos para atraí-los.

Basta acessar o relatório de Termo de Busca produzido pela plataforma, que contém uma lista de palavras-chave, produtos e conteúdos que os visitantes mais procuram na internet.

Com isso, o marketing digital focará na produção de conteúdos de qualidade, que realmente supram as necessidades dos visitantes.

Além de conseguir otimizar as palavras-chave de seus conteúdos, a fim de que estes sejam mais facilmente encontrados pelos usuários da internet.

Saiba mais sobre marketing de conteúdo em outro post do nosso blog.

Monitore o funil de vendas

O marketing digital, mais especificamente o inbound marketing, trabalha o funil de vendas para dar suporte à jornada de compras dos visitantes do site através de um conjunto de etapas e gatilhos criados para essa finalidade.

Dentre esses gatilhos estão: CTAs (Calls To Action), campanhas de e-mail marketing, landing pages, etc.

Assim, cada visitante passa por diferentes etapas para chegar até o ponto final de sua jornada no site: a compra de algum produto ou serviço da empresa, sendo esse caminho crucial para que as vendas sejam concretizadas.

Porém, visualizar exatamente o estado e analisar a eficácia desse funil não é tarefa tão simples. Através do Google Analytics, é possível visualizar o seu funil de vendas.

Isso, ajuda a compreender quais páginas se relacionam com cada etapa do funil, quais ações agilizam ou retardam esse caminho. Além de conseguir enxergar melhorias para que esse funil seja aprimorado e a venda seja concretizada mais rapidamente.

Assim, a visão das etapas que os visitantes realizam até chegar ao ato da compra, proporciona à empresa a identificação dos processos que fazem com que o cliente abandone o site e desista de comprar.

A partir daí, o marketing digital poderá repensar suas estratégias e todo o layout do site para agilizar esse processo de vendas.

Analise suas taxas

Ao utilizar o Google Analytcs, você terá acesso aos relatórios sobre o seu site, incluindo a taxa de rejeição.

Dessa forma, você pode descobrir, por exemplo, quantos visitantes abandonaram seu site, em um determinado período, sem interagir com nenhuma sessão.

Conheça quais dispositivos seus visitantes usam

Você provavelmente já acessou um site que não tinha uma boa visualização em um dispositivo móvel, por exemplo. Isso com certeza lhe causou uma impressão ruim e dificultou o acesso ao site em questão.

Por esse motivo, é fundamental que um site empresarial seja pensado também para outros tipos de dispositivos que não sejam o convencional computador.

Isso interfere em únicas questões, inclusive no resultado dos buscados. Com essa ferramenta, você pode analisar o tráfego do seu site e descobrir quais são os dispositivos que seus visitantes utilizam.

Defina seus horários

Com essa ferramenta, você pode descobrir qual o melhor horário e dia da semana, por exemplo, que os visitantes que acessam seu site mais engajam seu conteúdo.

Isso faz com que você já tenha em mente qual melhor momento para programar seus conteúdos e até para prever que uma atualização em determinado horário pode atingir diretamente seu nível de engajamento.

Como instalar o Google Analytcs?

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios essa ferramenta pode trazer para o site da sua empresa, o próximo passo é instalar o Google Analytcs. Para facilitar sua vida, separamos um passo a passo:

1. Gere o código de acompanhamento

O primeiro passo para concluir a instalação é gerar um código de acompanhamento na página do Google Analytcs.

Para isso, você deve:

  • Acessar a página do Google Analytics
  • Clicar no botão “Criar uma conta” ou em “Fazer login” caso já tenha possua uma conta no Google.
  • Após concluir o login, você será redirecionado para uma outra página e clicar em “Inscreva-se”.
  • Para finalizar, você deve inserir as informações do seu domínio. Após isso, o código será gerado.

Agora que você já possui o código, o próximo passo é inseri-lo em seu site para começar a usar.

2. Instale o código de acompanhamento no seu site

Para prosseguir, é necessário que você tenha permissão para editar o seu site. Se você possui, basta seguir:

  1. Copie o código de acompanhamento que foi gerado;
  2. Faça login na sua conta no WordPress;
  3. Vá em Aparências > Editar;
  4. Insira o código copiado logo antes do código </head> em seu HTML.

3. Utilize plugins no seu site WordPress

Algumas pessoas acham esse processo de instalação um pouco difícil. O uso de plugins pode facilitar muito na hora de instalar o Google Analytcs.

Para adicioná-los, basta que você vá em Vá até em Plugins > Adicionar novo.

Aproveite a ferramenta ao máximo

Depois de instalar, a melhor forma de conhecer a plataforma e conseguir compreender como ela funciona é começando a utilizá-la. O Google Analytcs possibilita que você acesse muitas informações importantes.

Aproveite esse momento para conferir tudo, se possível, estudar e procurar tutorias para conhecer melhor as configurações e acessar aos relatórios personalizados.

Quando você começa a mexer no site, logo você começa a coletar informações que são muito importante para o seu site e para analisar o perfil dos seus visitantes.

Lembre-se que uma parte muito valiosa da construção de qualquer estratégia de marketing é a análise de métricas e dados.

Ou seja, aprender a analisar os relatórios gerados pelo Google Analytcs é mais uma forma de auxiliar na produção de conteúdo e saber se as apostas feitas pela sua empresa estão certas. 👊🏾

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