Google Medic Update: Como as Mudanças no Algoritmo Impactam Você

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O que você verá neste artigo:

Acompanhar as atualizações do Google é fundamental para que a sua marca não seja pega de surpresa, afetando assim a sua autoridade no mundo online, bem como suas vendas.

Ficar sempre de olho nisso pode fazer com que ela se destaque e se torne mais competitiva.

Estamos dizendo isso porque o Google disse, através da sua conta no Twitter, em agosto deste ano, que lançou uma ampla atualização de seu algoritmo central, chamado pela comunidade de marketing digital de Google Medic Update.

Trata-se, na verdade, de uma remodelação internacional de rankings nas páginas de busca, segundo Andrea Gozzi, especialista de SEO da Webranking, uma das maiores agências de pesquisa da Itália.

Gostaria de entender melhor as mudanças implementadas pelo Google das quais estamos falando? Continue a leitura deste artigo!

Afinal, o que é Google Medic Update?

Podemos entender o Google Medic Update como uma atualização central do Google que visa garantir aos sites maior qualidade, tanto em termos de conteúdo, como de confiabilidade e expertise.

É, em outras palavras, uma medida que exige que as marcas adotem um novo comportamento face às atualizações implementadas — critérios para avaliar a importância de uma página, bem como sua credibilidade e experiência com relação ao conteúdo publicado ou compartilhado —, caso desejem se desenvolver.

Fatores que podem influenciar a posição da organização nas buscas orgânicas.

Sites impactados pelo Google Medic Update

Apesar de as mudanças implementadas pelo Google envolverem todos os sites, não apenas de uma categoria, elas foram nomeadas pela comunidade do marketing digital internacional de “Medic Update”.

Pelo seguinte motivo: desde que passaram a vigorar, os primeiros a serem atingidos foram os da área de saúde: médicos, exercícios físicos, cuidados com o corpo etc.

Outro ponto que merece destaque é que os sites mais afetados foram aqueles com configurações YMYL, que podem ser entendidos como os que influenciam o bem-estar das pessoas nos diversos ramos da vida: físico, financeiro, segurança, velhice etc.

Vale lembrar que, semanas antes do anúncio, houve atualização das diretrizes do Quality Raters, sistema de avaliação qualitativa do Google que permite classificar uma página YMYL segundo três critérios:

  1. Expertise e reputação de quem cria o site;
  2. Autoridade do conteúdo e do site;
  3. Confiabilidade em relação ao conteúdo publicado/compartilhado.

Conforme consta nas diretrizes do Quality Raters, mais do que observar tais critérios, leva-se em consideração o real propósito da página. Sites sem finalidades claras ou que disseminam ódio, desinformação e tentam enganar as pessoas, recebem uma avaliação negativa.

A atualização das diretrizes do Quality Raters semanas antes do anúncio do Google pelo Twitter não foi mera coincidência.

Fique atento pra que a sua página não despenque nas buscas orgânicas!

O que fazer diante da Medic Update?

Pra que o seu site não receba uma classificação baixa e assim despenque nas buscas orgânicas, é preciso fazer com que ele não só seja uma autoridade no mundo online, mas também que passe credibilidade, confiança e expertise em sua área de atuação.

Veja que são estes os critérios a serem avaliados pelo Google na hora de processar os dados de sua página.

De acordo com um estudo desenvolvido pela Webranking em agosto de 2018, sites que possuem blogs ou espaços informativos e inserem em seus artigos fontes de pesquisas (referências bibliográficas, artigos científicos, matérias jornalísticas etc.), são recompensados pelo algoritmo do Google.

Das cem empresas avaliadas pela agência de pesquisa, as que desenvolveram essa prática obtiveram um crescimento de quase 160%. Já as que não, apenas 20%.

Vale dizer que outros fatores foram avaliados: a inserção do currículo do criador da página no site, otimização de palavras-chaves para melhor ranqueamento e citação de autoridades referências no campo de atuação da empresa.

Observe que tudo isso gera autoridade para o seu negócio.

Acrescentamos ainda outros elementos, que, contudo, são passíveis de análise para validação de resultados, mas que podem gerar um impacto positivo, como: o portfólio da marca. Ele destaca a sua experiência no mercado.

Outro fator importante: depoimentos de antigos clientes, pois isso gera credibilidade social, contribuindo não só para melhorar a sua posição nas buscas orgânicas, mas também para atrair novos consumidores.

Como vimos, o Google Medic Update pode impactar significativamente o seu site.

Pra evitar um impacto negativo, faça com que ele se torne uma autoridade e passe não só para o Google, mas também para os consumidores em geral, confiança, credibilidade, expertise e experiência.

Leia também → 10 Super Dicas pra Transformar Seu Site num Campeão de Credibilidade

E você, como está se preparando pras novas mudanças do Google? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários.

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