Conheça Já o Google Meu Negócio e Sua Importância Vital pra Pesquisa Local

Google Meu Negócio e Sua Importância Vital pro Local Search
Google Meu Negócio é uma ferramenta importante principalmente para empresas pequenas. Saiba tudo sobre este assunto aqui.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Pensar em estratégias de marketing local é fundamental para o sucesso de um negócio. Ao mesmo tempo que se deve investir na produção de conteúdos pensando em SEO, garantir que o perfil de sua empresa esteja acessível aos seus consumidores é fundamental. O Google Meu Negócio pode te auxiliar nesse processo.

A maior parte dos empresários já conhece estratégias necessárias para otimizar seus resultados. A partir disso, compreender quais ferramentas podem ser aliadas na hora de potencializar seu site e torná-lo mais amigável para os motores de busca e, por consequência, melhorar o ranqueamento.

Pensando nisso, vamos te mostrar tudo sobre essa ferramenta gratuita do Google e mostrar como aumentar a presença digital da sua empresa pode ser uma boa estratégia de Marketing. Boa leitura!

O que é o Google Meu Negócio?

Essa ferramenta gratuita oferecida pelo Google, permite que a sua empresa esteja inserida no mapa digital do buscador. Isso faz com que os seus clientes, de maneira ágil, consigam encontrar informações relevantes sobre o negócio.

Na plataforma, é possível divulgar o seu negócio e tornar mais acessível a comunicação com o consumidor.

Fora isso, uma das questões mais relevantes sobre a ferramenta, é a possibilidade de disseminar informações que são muito importantes para essa relação com os clientes e também para otimizar os resultados conquistados com o Marketing.

Alguns desses pontos oferecidos são:

  • Endereço da empresa;
  • Telefone de contato;
  • Horário de funcionamento;
  • Horários de pico;
  • Avaliação sobre o serviço/produto (feedbacks dos clientes);
  • Perguntas e respostas;
  • Eventos.

Segundo o artigo de boas vindas do Google Meu Negócio:

“As empresas validadas no Google têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores.”

Uma pesquisa realizada pela Provokers em 2018, mostra que a maioria dos consumidores recorrem à buscas na internet para saber mais sobre as empresas e mais: 1 em cada 2 confiam nos comentários on-line tanto quanto os recebidos pessoalmente.

Por que minha empresa deve investir nessa ferramenta?

Com certeza se em algum momento você já pesquisou sobre um negócio da sua cidade ou região, você teve acesso ao endereço, telefone, horário ou avaliação, por exemplo. E isso mudou todo o rumo da sua pesquisa, auxiliando no contato e na hora de decidir se seguia com a ideia inicial.

Mas ao mesmo tempo, caso não tenha encontrado essas informações, possivelmente isso despertou uma impressão negativa sobre a empresa buscada. Esse é um ponto muito importante.

Para lhe ajudar a entender quais são os benefícios do Google Meu Negócio, listamos sete coisas que você precisa saber:

1. Invista em engajamento orgânico

Sabemos que a busca por engajamento nas redes é um dos pontos mais procurados pelas equipes de marketing.

Então, nada melhor do que destacar que essa ferramenta promove a divulgação das empresas de maneira gratuita, ou seja, otimizando o engajamento orgânico dos negócios locais.

Só esse fato já coloca em evidência a sua primeira vantagem: ele não tem custos e mesmo assim pode deixar o seu site em uma posição privilegiada no buscador mais utilizado do Brasil.

Muito bom, né? Mas não para por aqui!

2. Construa autoridade

Já falamos por aqui o quanto garantir que a sua empresa tenha autoridade na área de atuação é importante.

Por esse motivo, investir em um perfil completo do Google Meu Negócio torna a sua empresa mais confiável para o consumidor.

Na hora da concorrência, a credibilidade é um ponto forte para conquistar o cliente, ok?

3. Sua empresa visível

A ideia é ajudar o usuário a encontrar os estabelecimentos e serviços dos quais necessita que estejam mais próximos da sua região.

Sabemos que resolver a dor do cliente é uma das funções que toda empresa precisa levar em conta. Garantir que, no momento que um cliente procura algo que precisa e o resultado encontrado seja o seu serviço, possibilita que ele seja um potencial cliente e fechar negócio.

De acordo com uma pesquisa sobre o Google Meu Negócio, as empresas que se destacam com o Google são mais propensas a atrair clientes. Afinal, 93% visitam ou entram em contato com a empresa que se destaca ao publicar promoções, fotos e responder a comentários e perguntas.

4. Saiba quais são seus resultados

Já que falamos tanto em otimizar resultados, saber quais são eles é um ponto muito importante para seguir com qualquer estratégia de marketing. Afinal, medir a sua performance é essencial para melhorá-la constantemente.

Assim como outras ferramentas do Google, essa também disponibiliza dados para análise de desempenho.

Essa ferramenta permite acessar um relatório com as seguintes informações:

  • Como os clientes pesquisaram a sua empresa e de qual a localidade a busca foi realizada;
  • Quantas pessoas ligaram diretamente da ferramenta para a empresa, utilizando o telefone destacado;
  • Quantos pedidos de rota foram realizados;
  • Quantos usuários clicaram no site.

As métricas do Google Meu Negócio revelam o perfil dos usuários e como eles se comportam, ou seja, de que forma pesquisam sobre o seu negócio, de onde eles são, quantos fizeram contato usando diretamente as informações disponibilizadas ali e outros dados.

Essas informações podem ser úteis para todas as suas outras estratégias de marketing digital.

Afinal, nunca é demais conhecer quem está do outro lado para ajustar as ações e torná-las mais assertivas.

5. Interaja com seu público alvo

Um dos pilares do marketing digital é a abertura de um diálogo entre as marcas e seus clientes, essa comunicação, quando eficiente, é muito bem vista pelos internautas.

No Google Meu Negócio, os clientes podem deixar comentários sobre a sua empresa e, obviamente, eles podem ser respondidos.

Mesmo opiniões negativas podem ter uma boa repercussão, se a marca demonstrar interesse genuíno em resolver o problema que foi exposto.

Portanto, é uma ferramenta para dialogar com os clientes já existentes e ganhar a empatia de clientes em potencial pela maneira de se posicionar e tratar os consumidores que resolvem deixar seus comentários.

Também é um recurso bem interativo pela possibilidade de publicar fotos da fachada da empresa, dos ambientes internos e até um 360º, permitindo que os interessados façam um verdadeiro tour virtual.

6. Torne suas informações acessíveis

Com essa ferramenta, a partir de uma busca muito rápida o seu cliente em potencial pode encontrar as informações mais importantes que vão impactar no seu processo de decisão: a localização da sua empresa, horário de funcionamento, fotos do estabelecimento e características principais do serviço.

Isso faz com que a empresa presente no Google Meu Negócio adquira uma vantagem essencial no marketing digital: a transparência.

Além de demonstrar para o consumidor que entende a sua necessidade de encontrar aquilo que precisa com agilidade.

7. Amplie sua presença digital

Essa provavelmente é a característica mais importante da ferramenta em questão: ampliar e fortalecer a presença digital.

O Google responde por mais de 80% das buscas feitas por internautas brasileiros. Desse total, mais da metade não chega até a segunda página de resultados.

Isso significa que se você conseguir estar presente na primeira página, a sua visibilidade já será muito grande.

Os consumidores entendem que os primeiros sites posicionados no Google têm um nível de confiabilidade maior.

Ou seja, além de enxergarem a sua empresa, tornam-se mais propensos a comprar o seu produto ou serviço.

O Google Meu Negócio também fortalece a sua presença no Google Maps, o que pode ajudar e encontrar clientes espalhados em outras regiões à procura do que você tem a oferecer.

Dessa forma, além de ser mais um canal de comunicação digital, ele abre outros caminhos para que a sua empresa seja encontrada pelo seu público-alvo.

Como inserir minha empresa no Google Meu Negócio?

Agora que você já conhece vários benefícios dessa plataforma, o próximo passo é saber exatamente como acessá-la e cadastrar a sua empresa.

Para te auxiliar nesse processo, separamos um tutorial super intuitivo que vai facilitar muito na hora do primeiro acesso:

Acesse a página inicial e realize o cadastro

Como dito anteriormente, o uso da plataforma é bem fácil. Para começar, basta que você acesse o site da plataforma e clique em “Gerenciar agora“.

Lembre-se que para acessar, é preciso que você ou sua empresa tenham uma conta no Gmail. Dessa forma, caso você já esteja logado no servidor de e-mail, será encaminhado para a próxima página de maneira automática.

Foque na aba “Adicionar seu negócio”

Agora você vai poder ver de maneira prática como a junção do Google Meu Negócio e Google Maps funciona. Nessa tela, você vai inserir a localização da sua empresa e preencher todas as informações que são importantes para o seu perfil no formulário disponibilizado.

Aqui é importante estar atento no que se responde, afinal, é a partir disso que é gerado o perfil digital da sua empresa. Você deve inserir o nome do seu negócio, telefone, site e qual a categoria dele.

Depois disso, é só clicar em “Continuar” e seguir com o cadastro.

Confirmação e autorização

Aqui você irá verificar se todas as informações que foram inseridas anteriormente estão corretas. Somente depois disso, você irá preencher a caixa de autorização para gerenciar o perfil da sua empresa na plataforma.

Depois de finalizar essa etapa, você será encaminhado para uma outra página do Google onde autorizará o envio de um código de verificação postal para o endereço que foi fornecido.

Confirmação de local

Para começar a usar e editar suas informações, é necessário confirmar o código de verificação que foi enviado pelo Google. Essa etapa demora, normalmente, de 7 a 15 dias, mas é muito importante para garantir a segurança e vericidade das informações.

No painel de controle, você deve clicar em “Confirmar agora” e seguir os passos sugeridos para confirmar o acesso.

Adicione mais informações

Agora você já pode editar e gerencial a sua empresa no Google Meu Negócio.

Não esqueça de todos os benefícios que listamos e mantenha suas informações atualizadas e bem completas.

Incluir fotos do seu estabelecimento, horário de funcionamento, descrição da empresa, contato e lembrar de manter os comentário dos clientes sempre respondidos é um ponto positivo para a presença digital do seu negócio.

Lembre-se: Investir nessa estratégia é fundamental para otimizar o resultado dos negócios locais.

Então agora que você já sabe o que é o Google Meu Negócio, como usar e quais benefícios trazem para a sua empresa, é só criar o seu site na plataforma e aproveitar! 👊🏾

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e não serão compartilhados.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Marketing

Equipe de Marketing

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Deixe seu comentário

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾