Google Meu Negócio e Sua Importância Vital pro Local Search

Google Meu Negócio e Sua Importância Vital pro Local Search

A maior parte dos empresários já conhece a estratégia de SEO para otimizar o site e torná-lo mais amigável para os motores de busca e, por consequência, melhorar o ranqueamento.

Tão importante quanto ele, é o SEO Local e o Google Meu Negócio como ferramenta para potencializar o marketing digital local.

SEO Local

É uma estratégia de otimização do website e do domínio de modo geral com base nos princípios de geolocalização.

A ideia é ajudar o usuário a encontrar os estabelecimentos e serviços dos quais necessita que estejam mais próximos da sua região.

O SEO Local é especialmente efetivo nas buscas realizadas por dispositivos móveis.

De acordo com essa estratégia, quando um internauta busca por “petshop” no Google, por exemplo, ele vai exibir prioritariamente os resultados de acordo com estabelecimentos que estejam mais próximos no momento da busca.

É uma forma de ajudar os usuários a solucionarem as suas demandas de forma mais rápida e com o menor deslocamento possível.

Google Meu Negócio

Essa é uma das ferramentas disponibilizadas gratuitamente pelo Google de maior eficiência para impulsionar os resultados do marketing digital.

Se você não a conhece, leia mais sobre ela aqui.

Ao fazer uma busca na internet, os resultados do Google Meu Negócio aparecem entre os links patrocinados e os resultados orgânicos.

Só esse fato já coloca em evidência a sua primeira vantagem: ele não tem custos e mesmo assim pode deixar o seu site em uma posição privilegiada no buscador mais utilizado do Brasil.

O Google Meu Negócio impulsiona a estratégia de marketing digital local de várias formas:

Compila informações mais importantes

Com essa ferramenta, a partir de uma busca muito rápida o seu cliente em potencial pode encontrar as informações mais importantes que vão impactar no seu processo de decisão: a localização da sua empresa, horário de funcionamento, fotos do estabelecimento e características principais do serviço.

Isso faz com que a empresa presente no Google Meu Negócio adquira uma vantagem essencial no marketing digital: a transparência.

Além de demonstrar para o consumidor que entende a sua necessidade de encontrar aquilo que precisa com agilidade.

Amplia a presença digital

Essa provavelmente é a característica mais importante da ferramenta em questão: ampliar e fortalecer a presença digital.

O Google responde por mais de 80% das buscas feitas por internautas brasileiros. Desse total, mais da metade não chega até a segunda página de resultados.

Isso significa que se você conseguir estar presente na primeira página, a sua visibilidade já será muito grande.

Os consumidores entendem que os primeiros sites posicionados no Google têm um nível de confiabilidade maior.

Ou seja, além de enxergarem a sua empresa, tornam-se mais propensos a comprar o seu produto ou serviço.

O Google Meu Negócio também fortalece a sua presença no Google Maps, o que pode ajudar e encontrar clientes espalhados em outras regiões à procura do que você tem a oferecer.

Ou seja, além de ser mais um canal de comunicação digital, ele abre outros caminhos para que a sua empresa seja encontrada pelo seu público-alvo.

Melhora a interação com os clientes

Todos já sabem que um dos pilares do marketing digital é a abertura de um diálogo entre as marcas e seus clientes.

Essa comunicação, quando eficiente, é muito bem vista pelos internautas.

No Google Meu Negócio, os clientes podem deixar comentários sobre a sua empresa e, obviamente, eles podem ser respondidos.

Mesmo opiniões negativas podem ter uma boa repercussão, se a marca demonstrar interesse genuíno em resolver o problema que foi exposto.

Portanto, é uma ferramenta para dialogar com os clientes já existentes e ganhar a empatia de clientes em potencial pela maneira de se posicionar e tratar os consumidores que resolvem deixar seus comentários.

Também é um recurso bem interativo pela possibilidade de publicar fotos da fachada da empresa, dos ambientes internos e até um 360º, permitindo que os interessados façam um verdadeiro tour virtual.

Monitoramento

Assim como outras ferramentas do Google, essa também disponibiliza dados para análise de desempenho.

Afinal, medir a sua performance é essencial para melhorá-la constantemente.

As métricas do Google Meu Negócio revelam o perfil dos usuários e como eles se comportam, ou seja, de que forma pesquisam sobre o seu negócio, de onde eles são, quantos fizeram contato usando diretamente as informações disponibilizadas ali e outros dados.

Essas informações podem ser úteis para todas as suas outras estratégias de marketing digital.

Afinal, nunca é demais conhecer quem está do outro lado para ajustar as ações e torná-las mais assertivas.

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