Google Mobile First: Conheça as Boas Práticas pra Melhorar a Indexação no Google

Google Mobile First: Conheça as Novas Boas Práticas pra Indexação
O Google Mobile First é a reconfiguração de um sistema de indexação que busca priorizar as pesquisas feitas em telas móveis. Conheça agora.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Você já ouviu falar no Google Mobile First? Estar por dentro das atualizações do Google é fundamental para que a sua empresa não seja pega de surpresa e, assim, tenha as suas vendas afetadas, bem como sua receita e estratégia de crescimento no âmbito digital.

Esse sistema é uma das mais recentes mudanças implementadas pela Google em seu sistema de indexação que pode, a depender das configurações e arquitetura de seu site, prejudicá-lo ou fazê-lo crescer ainda mais.

Deseja saber mais a respeito desta novidade e como proceder diante dela? Continue a leitura deste texto!

O que é o Google Mobile First?

Um cliente que se sinta atraído e satisfeito tem mais chances de efetuar uma compra ou solicitar um serviço. Isso já sabemos e, essa afirmação é levada em conta quando pensamos em nossas estratégias de marketing.

No mundo digital não é diferente. Garantir que o usuário que acessa o site da sua empresa tenha uma boa experiência é fundamental para a construção de autoridade na internet e para demonstrar credibilidade em determinado segmento.

O Google Mobile First tem como fundamento principal priorizar a experiência do usuário no site em dispositivos móveis. Já que, dessa maneira, o Google interpreta como boa prática e consequentemente indexa melhor sites que adotam isso.

Ou seja, é o mais novo sistema de indexação do Google voltado exclusivamente pra dispositivos móveis, como celulares, tablets, iPads, entre outros.

Na verdade, não se trata necessariamente de um novo sistema, mas de uma reconfiguração que busca priorizar as pesquisas feitas em telas móveis.

A inovação no mundo digital nos permite pensar além. Até então, a internet sempre foi pensada para desktop, já que o tradicional computador era o meio mais utilizado para navegação.

Mas de um tempo para cá, lançar novas versões que tornem acessível o acesso por dispositivos móveis deixou de ser um diferencial para se tornar obrigatório para uma boa estratégia de marketing digital.

Por que o Google Mobile First é fundamental pra sua empresa

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve, no Brasil, um significativo crescimento em relação ao acesso à internet por dispositivos móveis.

A pesquisa apontou que 80,4% das casas com acesso à internet usam o Smartphone como suporte para navegar, superando a forma de acesso tradicional: o computador, com 76,6% dos domicílios pesquisados usam este equipamento.

Isso aponta pro seguinte fato: as pessoas estão cada vez mais utilizando o seu dispositivo móvel não só para realizar compras, mas também para conversar entre amigos e familiares.

Segundo a E-Commerce Brasil, em 2017, houve um crescimento de 75% do número de compras realizadas por meio de dispositivos móveis quando comparado com o mesmo período do ano de 2016.

A marca que fechar os olhos para essa realidade poderá ser afetada. Afinal, não é de hoje que manter o seu site mobile é um fator importante para o ranqueamento no Google. Então, se a sua empresa se preocupa com as estratégias de SEO, isso é necessário.

Isso porque a versão Mobile-First-Index exige que as empresas adotem sites responsivos como critério para que os bots do Google consigam processar os dados da página, não prejudicando assim o ranqueamento de seu negócio e nem o seu tráfego orgânico.

Veja que ambas as possibilidades podem diminuir as suas vendas e, consequentemente, a sua receita:

Principais práticas recomendadas com o Google Mobile First

Caso só tenha tomado conhecimento agora do Google Mobile First, não se desespere, existem algumas soluções que você pode adotar. Veja a seguir quais são elas!

Adote um site mobile

Com o Google Mobile First, é fundamental que você faça o seu site virar mobile.Todo site mobile necessita de um design responsivo, ou seja, capaz de se adaptar à tela do dispositivo móvel.

Dito de outro modo, os recursos de sua página precisam ter a dimensão perfeita para que o usuário consiga acessá-los com facilidade e conforto: texto, imagem, vídeo, entre outros.

Uma página com essas configurações permite não só que os bots do Google consigam melhor posicioná-la, mas também que o consumidor tenha uma boa experiência, podendo navegar por ela de forma agradável e encontrar o que deseja.

Aceleração de página mobile

Se existe algo que ninguém gosta é navegar por uma página lenta, que demora minutos para carregar qualquer aba que se deseje explorar.

Isso é tão certo que mais de 50% dos usuários abandona uma página mobile se ela demorar mais do que 3 segundos para carregar.

Um estudo mostra que acelerar uma página mobile traz inúmeros benefícios para uma empresa, alavancando as vendas e otimizando os resultados.

Para resolver esse problema, é possível adotar o Accelerated Mobile Pages (AMP). Solução que permite que uma página mobile seja acelerada, melhorando assim não só a experiência dos clientes, mas também a taxa de aceitação da página.

Ela traz alguns critérios importantes que dizem respeito à questão da credibilidade de seu site e utiliza isso para classificá-lo, o que pode influenciar em sua posição nos mecanismos de busca.

Veja que ter um índice de rejeição elevado por conta do carregamento da página pode contribuir para que a sua página receba uma classificação negativa e fique mal posicionada na busca orgânica.

Pra que a sua marca não seja afetada pelo Mobile-First-Index, não deixe de adotar as soluções que sugerimos.

Além delas, você pode adotar a experiência do usuário (UX), técnica que consiste em promover um espaço que possa oferecer ao cliente não só satisfação, mas uma navegação agradável e fácil.

O que modifica com o Google Mobile First?

Como já dito anteriormente, o acesso ao mundo digital era, em sua grande maioria, feito a partir dos desktops. Com o avanço da tecnologia e o número de pessoas que utilizam os smartphones para navegar, a indexação deixou de ser somente a partir dessa versão para se tornar mobile.

É possível, ao analisar o dados do seu site, utilizando por exemplo, o Google Analytcs, você pode ver como vai o ranking do mobile, bem como o tráfego do site.

Se você ainda não tiver reorganizado seu site para mobile, é possível que o tráfego do seu site caia. Afinal, quando navegamos e encontramos dificuldade para acessar e visualizar sites pelos dispositivos móveis acabamos não retornando a visita.

Segundo o Google Webmasters:

Embora nossa indexação de pesquisa vá continuar a ser um único índice de sites e aplicativos, nossos algoritmos irão eventualmente utilizar primeiramente a versão de conteúdo móvel de um site para rankear páginas desse site, para entender dados estruturados e para mostrar trechos dessas páginas em nossos resultados.

Então, você deve estar se perguntando se é necessária a preocupação. A resposta é: Sim! Mas não é algo difícil de se resolver.

Caso o seu site, tenha apenas a versão para desktop, quando a atualização do Google Mobile First finalizar, ele deixará de aparecer nas pesquisas do Google. E isso não é nada bom para a sua empresa, certo?

Hoje em dia, caso o seu site não possua uma versão mobile, ele ainda tem chances de ranquear. Porém, já não apresentam resultados tão bons, afinal, se não são acessíveis para dispositivos móveis, acabam tornando a experiência do usuário algo negativo.

Saiba antes se o seu site mobile funciona

Como já dito anteriormente, fazer um bom uso do Google Mobile First, garante antes de tudo, uma boa experiência ao usuário que visita o site da sua empresa.

Manter seu site com um bom desempenho mobile e estar sempre ligado em como o site tem funcionado é de extrema importância.

Existem algumas plataformas que te auxiliam nesse processo, determinando o quão otimizado o seu site está para dispositivos móveis.

Uma delas é o Mobile-Friendly Test do Google, que vai te ajudar a saber se o seu site tem sido acessível à dispositivos móveis.

Muitas vezes pensamos que a versão para desktop e para versão móveis são as mesmas, mas isso só não basta.

É necessário garantir que o conteúdo que você produz, incluindo imagens, infográficos, vídeos, por exemplo, tenham uma boa visualização na tela de um smartphone.

Mas aqui, não falamos apenas sobre visualizar. O desempenho e aceleração também são fatores importantes.

Bônus: Checklist do Mobile

Para te auxiliar nesse processo, a Marketing de Crescimento separou uma lista de pontos que toda empresa precisa levar em conta quando o assunto é Mobile, confira:

  • Os textos e imagens do seu site são flexíveis?
  • É possível executar um zoom padrão no seu site?
  • Os números de telefone no seu site são clicáveis?
  • O design do seu site é acessível ao clique de um dedo?
  • As fontes do seu site carregam corretamente?
  • O cachê do seu site está ativo?
  • O menu do seu site tem um design próprio para o mobile?
  • As fontes e estilos do seu site se adpatam facilmente?
  • Você faz uso de CSS de mídia?
  • As imagens que você usa em seu site são redimensionadas para manter uma boa velocidade?
  • Os recursos de nevegação estão vísiveis?
  • Na hora de construir o site, você ativou o modo responsivo?
  • É possível detectar qual dispositivo seus visitantes utilizam para acessar o seu site?
  • O seu construtor de site é capaz de detectar qual dispositivo seus visitantes estão usando e se ajustar automaticamente?
  • O seu site já está no Google Search Console?
  • Você já checou a velocidade do seu site?

Essas perguntas ajudam a entender se o seu site pode ou não garantir uma boa experiência mobile a quem o acessa.

Agora que você já conhece o Google Mobile First, é hora de começar a utilizá-lo e otimizar a versão mobile do seu site. 👊🏾

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