Google Search Console: Conheça Já um dos Melhores Amigos do SEO

Google Search Console: Conheça Já um dos Melhores Amigos do SEO

Pessoas, marcas e negócios que têm presença digital precisam gerar tráfego para serem vistas e fechar negócios, e o Google Search Console é a ferramenta ideal para melhorar o fluxo de visitas e otimizar os resultados do seu projeto online.

Conhecido antigamente como Webmaster Tools, o Google Search Console é um conjunto de ferramentas que permite coletar dados valiosos sobre o seu website e sobre os visitantes.

Você pode descobrir, por exemplo, quantas pessoas estão visitando o seu site, como essas pessoas chegaram até ele, qual das páginas do seu site é a mais popular, entre outras informações.

Além disso, o serviço gratuito permite identificar e corrigir erros no seu site e melhorar diversas características essenciais para aumentar — e qualificar — o tráfego de visitantes.

Por tudo isso, o Google Search Console precisa fazer parte da estratégia de SEO de todo mundo que deseja ter uma presença online efetiva.

No artigo a seguir, vai conhecer mais sobre os principais recursos do conjunto de ferramentas da Google e como ele pode ser um excelente aliado para o crescimento do seu projeto.

Confira!

Por que usar o Google Search Console?

Você não precisa se inscrever no Google Search Console para que o seu site seja incluído nos resultados de pesquisa do Google, mas, se usar o serviço, é possível entender melhor como as visualizações obtidas através do Google estão estruturadas. A partir dessas informações, você consegue otimizar a performance nos resultados de busca e alcançar mais efetividade com o seu site.

Mas, mesmo com todos esses recursos, a utilização desse conjunto indispensável de ferramentas acaba sendo deixada em segundo plano por muitos webmasters, profissionais de marketing e proprietários de sites, ou mesmo completamente esquecido.

O uso do Google Search Console é essencial para monitorar a performance do seu site em uma série de quesitos importantes.

Em primeiro lugar, é preciso ter certeza que o Google consegue acessar todo o seu conteúdo, e não apenas a sua home page. Quando você envia um novo conteúdo ou remove algo que você não quer que apareça mais nos resultados de busca, o Google Search Console pode ser uma mão na roda.

Além disso, você consegue criar e monitorar o engajamento do seu conteúdo em todas as mídias — textos, imagens, páginas, vídeos e outros recursos audiovisuais.

Problemas de segurança podem atrapalhar os resultados do seu site no Google. Usando as ferramentas do Google Search Console, você consegue monitorar e solucionar diversos riscos, como malwares, infiltração de robôs de spam e diversas outras vulnerabilidades de segurança que podem até mesmo deixar o seu site fora do ar.

Como o Google enxerga o meu site?

Dentro do Google Search Console você encontra o Search Analytics, uma das ferramentas mais relevantes para construir uma SEO eficiente. Os relatórios do Search Analytics oferecem análises abrangentes sobre o seu site aparece no Google e como os visitantes acham o seu site.

Com essas informações você pode entender quais consultas fizeram com que o seu site surgisse nos resultados de busca, se algumas consultas resultaram em mais tráfego do que outras e se as informações do seu site estão ligadas aos resultados de busca desejados.

Com o Search Analytics também é possível saber sobre quais sites e páginas fazem link com o seu site, o que é extremamente útil para aumentar o posicionamento orgânico.

A performance mobile do site também pode ser avaliada através de relatórios que mostram o quão bem ele se comporta com visitantes que estão usando o Google pelo celular.

Como começar a usar o Google Search Console?

Por ser um conjunto de ferramentas com um alcance bastante amplo, o Google Search Console tem uma grande variedade de recursos e opções. Estudando o serviço e conhecendo melhor a sua usabilidade, a aplicação prática dos recursos do Google Search Console vai ficar cada vez mais intuitiva.

Para começar a usar as ferramentas, basta ter uma conta do Google e se inscrever na página do Google Search Console. Depois disso, você precisa adicionar uma “propriedade”, ou seja, o endereço de um site para que ele possa rastrear.

Depois disso, é necessário confirmar que o usuário que deseja rastrear o site é, de fato, o proprietário do site.

O Google recomenda que a verificação aconteça com o upload de um pequeno arquivo HTML na base de dados do site, mas existem outros métodos. Depois disso o seu site já está sendo rastreado e você pode aproveitar todas as informações do Google Search Console!

Agora que você já entende como o Google Search Console pode ajudar seu site a crescer, conheça também estas outras dicas de SEO pra otimizar seu site no Google.

O que você tem feito por aí pra melhorar seu SEO? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários.

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