Google Search Console: Conheça um dos Melhores Aliados pra te Posicionar Bem no Google

Google Search Console: Conheça Já um dos Melhores Amigos do SEO
O Google Search Console é um serviço gratuito com várias ferramentas para você monitorar seu site nos resultados do Google. Saiba mais aqui.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Pessoas, marcas e negócios que têm presença digital precisam gerar tráfego para serem vistas e fechar negócios, e o Google Search Console é a ferramenta ideal para melhorar o fluxo de visitas e otimizar os resultados do seu projeto online.

E com certeza, essa é uma ferramenta que precisa fazer parte da estratégia de SEO de todo mundo que deseja ter uma presença online efetiva.

Nesse artigo, você vai conhecer mais sobre os principais recursos do conjunto de ferramentas da Google e como ele pode ser um excelente aliado para o crescimento do seu projeto.

Confira!

O que é o Google Search Console?

Você pode ainda não saber tudo sobre essa plataforma, mas é importante que saiba:

Ela é essencial para quem gerencia sites e no acompanhamento da visibilidade das suas páginas quando o assunto é buscador.

E uma das partes melhores partes: É gratuito!

Conhecido antigamente como Webmaster Tools, o Google Search Console é um conjunto de ferramentas que permite coletar dados valiosos sobre o seu website e sobre os visitantes.

Ou seja, é uma das ferramentas do Google que pode ajudar você em um dos processos mais importantes sobre a sua presença digital:

Garantir que o seu site será encontrado e indexado, em outras palavras, que ele apareça como resposta para as pesquisas dos seus potenciais clientes.

Com ela, você pode descobrir, por exemplo, quantas pessoas estão visitando o seu site, como essas pessoas chegaram até ele, qual das páginas do seu site é a mais popular, entre outras informações.

Além disso, o serviço gratuito permite identificar e corrigir erros no seu site e melhorar diversas características essenciais para aumentar e qualificar o tráfego de visitantes.

Por que usar o Google Search Console?

Você não precisa se inscrever no Google Search Console para que o seu site seja incluído nos resultados de pesquisa do Google, mas, se usar o serviço, é possível entender melhor como as visualizações obtidas através do Google estão estruturadas.

A partir dessas informações, você consegue otimizar a performance nos resultados de busca e alcançar mais efetividade com o seu site.

Mas, mesmo com todos esses recursos, a utilização desse conjunto indispensável de ferramentas acaba sendo deixada em segundo plano por muitos webmasters, profissionais de marketing e proprietários de sites, ou mesmo completamente esquecido.

O uso do Google Search Console é essencial para monitorar a performance do seu site em uma série de quesitos importantes.

Em primeiro lugar, é preciso ter certeza que o Google consegue acessar todo o seu conteúdo, e não apenas a sua home page. Quando você envia um novo conteúdo ou remove algo que você não quer que apareça mais nos resultados de busca, o Google Search Console pode ser uma mão na roda.

Além disso, você consegue criar e monitorar o engajamento do seu conteúdo em todas as mídias — textos, imagens, páginas, vídeos e outros recursos audiovisuais.

Problemas de segurança podem atrapalhar os resultados do seu site no Google.

Usando as ferramentas do Google Search Console, você consegue monitorar e solucionar diversos riscos, como malwares, infiltração de robôs de spam e diversas outras vulnerabilidades de segurança que podem até mesmo deixar o seu site fora do ar.

Como a plataforma funciona?

Se você leu até aqui já sabe que é uma ferramenta que te auxilia muito na hora de gerenciar seu site.

Com ela, você pode analisar relatórios que demonstram quais problemas o seu site vem enfrentando e como podem ser resolvidas.

Para te ajudar a entender como o Google Search Console funciona, listamos algumas melhorias que você terá caso comece a utilizá-la:

  • Velocidade: Melhora o carregamento das suas páginas;
  • Tráfego: Descubra e analise os usuários do seu site;
  • Correção: Você pode identificar e corrigir rapidamente problemas no código HTML;
  • Backlinks: Os famosos links de entrada, a plataforma otimiza o uso;
  • Links internos: Impulsiona o uso de links que apontam para outras páginas do seu site;
  • SEO: Uma boa aliada na hora de conquistar um bom ranqueamento da sua página.

Uma das melhores características da ferramenta é que ela consegue detectar automaticamente quais os problemas o seu site apresenta. Isso te dá um diagnóstico e uma planilha com as informações necessárias para conseguir resolvê-los.

Como o Google enxerga o meu site?

Dentro do Google Search Console você encontra o Search Analytics, uma das ferramentas mais relevantes para construir uma estratégia de SEO eficiente. Os relatórios do Search Analytics oferecem análises abrangentes sobre o seu site aparece no Google e como os visitantes acham o seu site.

Com essas informações você pode entender quais consultas fizeram com que o seu site surgisse nos resultados de busca, se algumas consultas resultaram em mais tráfego do que outras e se as informações do seu site estão ligadas aos resultados de busca desejados.

É também possível saber sobre quais sites e páginas fazem link com o seu site, o que é extremamente útil para aumentar o posicionamento orgânico.

A performance mobile do site também pode ser avaliada através de relatórios que mostram o quão bem ele se comporta com visitantes que estão usando o Google pelo celular.

Como começar a usar o Google Search Console?

Por ser um conjunto de ferramentas com um alcance bastante amplo, o Google Search Console tem uma grande variedade de recursos e opções.

Estudando o serviço e conhecendo melhor a sua usabilidade, a aplicação prática dos recursos do Google Search Console vai ficar cada vez mais intuitiva.

Para começar a usar as ferramentas, basta ter uma conta do Google e se inscrever na página do Google Search Console.

Depois disso, você precisa adicionar uma “propriedade”, ou seja, o endereço de um site para que ele possa rastrear.

Depois disso, é necessário confirmar que o usuário que deseja rastrear o site é, de fato, o proprietário do site.

O Google recomenda que a verificação aconteça com o upload de um pequeno arquivo HTML na base de dados do site, mas existem outros métodos.

Depois disso o seu site já está sendo rastreado e você pode aproveitar todas as informações do Google Search Console.

Como otimizar o uso da ferramenta?

Agora você já sabe que utilizar essa plataforma é um bom caminho para ter conhecimento sobre problemas das suas páginas, analisar o tráfego, se há algum tipo de hacker ou malware ou se é necessário que se otimize as tags.

Acompanhar métricas é importante para obter informações sobre a estratégia de marketing digital que a sua empresa tem buscado.

Cada métrica direciona como o seu site tem sido visualizado pelo Google.

Ou seja, se a taxa de impressões do seu site for baixa, isso pode significar que o buscador não considera que o conteúdo seja relevante ou confiável.

Se há uma taxa de cliques boa, isso significa que a escola dos títulos e metas descrições estão corretas.

Além disso, a posição média do seu site significa muito sobre o quanto o Google valoriza o conteúdo que você publicou.

Para ter uma melhor performance é importante saber quais métricas devem ser acompanhadas cotidianamente:

Impressões

Saber de qual maneira seu site tem sido visto nos resultados de busca do Google é importante.

Considerar as impressões garante que você saiba quantas vezes alguma URL ou página do seu site apareceram no como resultado de alguma pesquisa realizada.

É um bom indicativo para saber se o seu conteúdo tem sido relevante segundo a seleção do Google.

CTR

Traduzindo essa sigla em inglês, CTR é a taxa de cliques que o seu site recebe. É a partir dela que se pode calcular qual a porcentagem das impressões de um clique no seu site.

Cliques

É o indicativo que mostra qual foi o volume de cliques que as páginas do seu site receberam ao serem oferecidos como resposta de pesquisas realizadas no buscador.

Posição

A classificação média que as páginas do seu site recebem nos resultados do buscador.

Como melhorar o posicionamento do seu site

Já sabemos que garantir um bom posicionamento ou ranqueamento do seu site no Google é muito importante e essa ferramenta pode te auxiliar em melhorar esses indicativos.

Uma boa forma de otimizar seus resultados ao utilizar o Google Search Console é receber bem os usuários novos, mas também é muito útil para quem domina SEO técnico. Aliás, talvez esses sejam os que mais se beneficiam da ferramenta.

Agora que você já entende como o Google Search Console pode ajudar seu site a crescer, conheça também estas outras dicas de SEO pra otimizar seu site no Google.

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