Google Trends: Descubra Tendências pra Produzir Conteúdos Fantásticos

Google Trends: Descubra Tendências pra Produzir Conteúdos Fantásticos
O Google Trends é uma ótima ferramenta para você descobrir as tendências e poder criar conteúdos relevantes sobre os temas mais falados.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Com o advento cada vez mais crescente do uso da internet, a produção de conteúdo é uma das tarefas mais importantes no marketing digital. Nada melhor do que poder contar com boas ferramentas para otimizar os resultados da sua empresa e o Google Trends é uma delas.

Saber exatamente a melhor maneira de produzir e divulgar um conteúdo, além de torná-lo mais relevante, faz com que se obtenha mais acessos para o seu site.

Essa ferramenta pode te ajudar a identificar e conhecer o comportamento do seu público alvo, orientando quais assuntos são de interesse e que tem um bom índice de consumo.

Neste artigo, vamos lhe ensinar algumas dicas de como tirar o melhor proveito dessa ferramenta para o marketing digital da sua empresa e como sua equipe pode utilizá-la na hora de planejar sua estratégia.

O que é o Google Trends?

Uma ferramenta disponibilizada pelo Google e o melhor de tudo: De maneira gratuita!

Ela permite que o usuário acompanhe qual é a evolução do número de pesquisas nos buscadores por uma determinada palavra-chave ou assunto ao longo do tempo.

Tudo isso é apresentado a partir de um gráfico com dois eixos: o de tempo e o volume de buscas.

Ou seja, sabe aquele assunto que viralizou e que todo mundo está falando agora? Com certeza se você correr no Google Trends, você poderá comprovar isso com os dados apresentados. E a gente ama dados, certo? 😀

Pensando em gerar uma boa experiência ao usuário, essa ferramenta pode te auxiliar MUITO na hora de pensar o Marketing de Conteúdo da sua empresa. Ou seja, produzir algo relevante e que atraia mais e mais leitores para o seu site.

Você ainda pode fazer comparações entre diferentes termos ou palavras-chaves e descobrir quais assuntos são permanentes e quais são sazonais.

Fora isso, você pode descobrir em qual lugar do mundo essa pesquisa se destaca, selecionar categoria e o tipo de busca, que pode ser imagens, notícias, compras, pesquisa na plataforma do YouTube ou a própria pesquisa do Google.

De maneira resumida e simples: O Google Trends é uma plataforma que disponibiliza todos os assuntos e palavras-chaves que são pesquisados pelos usuários ao longo dos anos.

Quais benefícios de usar o Google Trends?

Apesar de ainda ser pouco difundida entre as pessoas, essa plataforma do Google é muito eficaz no setor de marketing digital.

Isso porque ela reúne uma enorme base de dados, que apontam quais são os principais hábitos de pesquisa dos usuários, os temas pesquisados na internet em um período de tempo determinado.

Como está sendo a pesquisa relacionada para o segmento de atuação, quais palavras-chave estão sendo mais buscadas e que estão funcionando melhor, entre outros insights importantes para o marketing.

Através desses dados, é possível adaptar os conteúdos e as estratégias de marketing de acordo com as tendências e comportamento dos internautas, o que irá melhorar as ações e resultados do setor de marketing e de toda a empresa.

Como a pesquisa é realizada no próprio navegador, o Google consegue colher esses dados totalmente atualizados de maneira automática em gráficos bastante funcionais, não sendo necessária a interferência do usuário.

E tudo isso de uma maneira bastante acessível: Todos os gráficos são de fácil visualização, o que facilita a visualização e a tomada de decisão.

É através dele, que sua equipe pode conseguir atrair o público-alvo, promovendo mais visualizações e vendas para a sua empresa.

Como começar a usar o Google Trends?

Agora você já sabe o que é e por que sua empresa deve utilizar essa ferramenta. O próximo passo é compreender como utilizá-la, correto?

Para começar, é bem simples! Basta acessar o site da ferramenta:

Para facilitar e desburocratizar o uso do Google Trends, listamos algumas coisas que você deve ficar atento na hora de usar:

Escolha um termo para pesquisar

Aqui você pode pesquisar palavras-chave e tópicos que sejam do interesse de sua empresa.

É nesse momento que você percebe se o assunto escolhido tem relevância ou não, se é atemporal ou não e se pode auxiliar no engajamento dos seus conteúdos.

Na barra de busca, digitamos a palavra-chave “Engajamento” e esse foi o resultado:

Pelo gráfico gerado, podemos perceber que próximo ao segundo semestre de 2020, a busca por esse assunto subiu, chegando no pico de interesse do usuário.

Filtre e compare com outras palavras-chave

Após definir qual termo será pesquisado, logo na parte de cima da página, é possível perceber a opção “+ comparar”. Aqui, você pode analisar qual o volume de buscas de cada uma das palavras e saber qual é a mais popular entre as duas.

Outra forma de personalizar ainda mais sua pesquisa é definindo alguns filtros:

  • Local: É possível filtrar os dados com base na localização dos usuários;
  • Tempo: Outro filtro interessante é definido a partir do intervalo de pesquisa. Por exemplo, descobrir qual foi o volume de busca de uma determina palavra nos últimos 7 dias;
  • Categorias: Estabelecer categorias é bastante útil quando a pesquisa é feita sobre uma palavra-chave que pode ter mais de um significado.
  • Fonte: É possível também filtrar qual é a fonte dos dados apresentados pela plataforma, como por exemplo, pesquisas no próprio buscador do Google, no Google Imagens, Google Notícias ou no Youtube.

Confira outras localidades

Outra maneira muito legal de utilizar o Google Trends é analisar qual a relevância de determinados termos para diferentes localidades. Você pode filtrar por país, estado ou cidade.

Termos que se relacionam

No final do relatório gerado pelo Google Trends, no lado esquerdo, há alguns outros assuntos que se relacionam com o termo que foi pesquisado.

Ou seja, os mesmos usuários que pesquisaram pela palavra-chave escolhida, também pesquisaram sobre esses outros assuntos.

Já no lado direito, há uma lista de pesquisas que se relacionam com o termo que foi buscado anteriormente:

Essas métricas são divididas entre “Principal” e “Em ascensão” e você pode selecionar um para fazer a análise.

Esse tipo de filtro, dá a possibilidade de fazer o download dos dados apresentados pelo relatório e em seguida, incorporá-los no seu blog ou compartilhar no perfil da sua empresa nas mídias sociais.

O uso da ferramenta para além dos negócios

Sabemos que dados são referências e auxiliam na hora de contar uma história ou produzir um conteúdo. Isso fica evidente quando interpretamos as estatísticas apresentadas pelo Google Trends.

Logo na página inicial do site você pode conferir quais são os assuntos mais populares. Ou seja, de maneira automática, o Google Trends já entrega o que tem sido mais pesquisado nos últimos tempos.

Um bom exemplo disso é que, no ano de 2020, atingiu-se o recorde de pesquisas sobre racismo no buscador.

Google Trends - Racismo

Melhorar o SEO é importante

A otimização de conteúdos para que os mesmos alcancem uma melhor posição na busca do Google, é uma das tarefas mais importantes do marketing digital.

Para isso, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca) se utilizam de palavras-chave para melhorar esse posicionamento.

Como o Google Trends dá um panorama completo sobre as palavras-chave mais buscadas no momento, é possível aplicar as melhores palavras-chave e otimizar os conteúdos.

Assim, é possível saber as variações de termos que mais funcionam no ramo de atuação e aplicá-las no conteúdo a ser publicado.

Além disso, é possível que o próprio marketing digital se utilize dessas palavras-chave como forma de pesquisa de mercado, a fim de acompanhar o crescimento ou a queda das buscas relacionadas ao ramo de atuação, além de conseguir ficar por dentro do que a concorrência está publicando.

Como o Google Trends auxilia na criação de conteúdo

Ao conhecer quais são os termos e as palavras-chaves mais pesquisadas no período desejado, seja ele de 15 dias atrás, um mês, ou até mesmo no próprio dia, é possível ter ideias de conteúdos que mais irão agradar os leitores do blog, site ou rede social da empresa.

Com esse resultado, se tem uma noção dos temas que geram mais interesse no momento, de maneira constante, que podem ser incorporados na página da empresa.

Bônus: Algumas dicas de como aproveitar a ferramenta

Para tirar o melhor proveito dessa ferramenta, algumas dicas são necessárias:

Segmente a busca

Para saber o que é tendência no país, no momento e no segmento desejado, é preciso selecionar na ferramenta o país e uma categoria, como entretenimento, por exemplo. Assim, você terá um panorama exato para a sua necessidade e nicho de atuação.

Pesquise as palavras-chave

Como já mencionado, esse é um dos dados mais importantes gerados pela ferramenta.

Para saber qual palavra-chave funciona melhor para o seu post, é preciso clicar na parte superior da página da ferramenta no item “Explorar Tópicos”.

Nele, você poderá pesquisar palavras e obter gráficos sobre a mais buscada pelos usuários na rede. Use termos simples e não muito longos para a pesquisa.

Analise a temporalidade

Uma das funções consequentes dos gráficos de busca, é a dimensão sobre em quais partes do ano, determinados assuntos ou palavra-chave são mais ou menos procurados.

Isso porque o gráfico mostra os períodos sem atividade, o que permite programar a publicação de conteúdos de acordo com a procura na época certa.

Expanda os olhares para conteúdos relacionados

Outra função interessante está contida na aba “Related Queries” ou “Consultas Relacionadas”.

Com ela, é possível detectar quais são as pesquisas e os tópicos de busca relacionados aos termos que você está usando, permitindo uma maior visão sobre assuntos ligados ao ramo de atuação. Com isso, pode-se ter mais insights para a criação de conteúdo.

Agora que já sabe tudo sobre o Google Trends, basta incorporar essa ferramenta na sua estratégia de Marketing e apostar na criação de contéudos para o seu blog. 👊🏾

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Relaxa, seus dados estão 100% protegidos.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Crescimento

Equipe de Crescimento

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Deixe seu comentário

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Growthboard - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾