Google Trends: Descubra Tendências pra Produzir Conteúdos Fantásticos

Google Trends: Descubra Tendências pra Produzir Conteúdos Fantásticos

Com o advento cada vez mais crescente do uso da internet, a produção de conteúdo é uma das tarefas mais importantes no marketing digital. É através dele, que esse setor consegue atrair o público-alvo e conseguir mais visualizações e vendas para a empresa. Porém, saber exatamente a melhor maneira de produzi-los e divulgá-los na rede, de forma que sejam mais acessados, não é uma tarefa fácil. Por conta disso, o marketing digital se utiliza de algumas ferramentas que ajudam a identificar e conhecer o comportamento do público do segmento em questão, e o Google Trends é uma delas.

Apesar de ainda ser pouco difundida entre as pessoas, essa plataforma do Google é muito eficaz no setor de marketing digital. Isso porque ela reúne uma enorme base de dados, que apontam quais são os principais hábitos de pesquisa dos usuários, os temas pesquisados na internet no período de tempo determinado, como está sendo a pesquisa relacionada para o segmento de atuação, quais palavras-chave estão sendo mais buscadas e que estão funcionando melhor, entre outros insights importantes para o marketing.

Através desses dados, é possível adaptar os conteúdos e as estratégias de marketing de acordo com as tendências e comportamento dos internautas, o que irá melhorar as ações e resultados do setor de marketing e de toda a empresa.

Como a pesquisa é realizada no próprio navegador, o Google consegue colher esses dados totalmente atualizados de maneira automática em gráficos bastante funcionais, sem ser necessária a interferência do usuário. Todos os gráficos são de fácil visualização, o que facilita a visualização e a tomada de decisão.

Neste artigo, vamos lhe ensinar quatro dicas de como tirar o melhor proveito dessa ferramenta para o marketing digital, mas antes é preciso conhecer alguns dos principais benefícios para implementá-la. Confira:

Para ter ideias de conteúdo

Ao conhecer quais são os termos e as palavras-chaves mais pesquisadas no período desejado, seja ele de 30 dias atrás, um mês, ou até mesmo no próprio dia, é possível ter ideias de conteúdos que mais irão agradar os leitores do blog, site ou rede social da empresa. Com esse resultado, se tem uma noção dos temas mais em voga no momento, de maneira constante, que podem ser incorporados na página da empresa.

Para melhorar o SEO

A otimização de conteúdos para que os mesmos alcancem uma melhor posição na busca do Google, é uma das tarefas mais importantes do marketing digital. Para isso, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca) se utilizam de palavras-chave para melhorar esse posicionamento. Como o Google Trends dá um panorama completo sobre as palavras-chave mais buscadas no momento, é possível aplicar as melhores keywords e otimizar melhor os conteúdos.

Assim, é possível saber as variações de keywords que mais funcionam no ramo de atuação e aplicá-las no conteúdo a ser publicado. Além disso, é possível que o próprio marketing digital se utilize dessas palavras-chave como forma de pesquisa de mercado, a fim de acompanhar o crescimento ou a queda das buscas relacionadas ao ramo de atuação, além de conseguir ficar por dentro do que a concorrência está publicando.

Dicas de uso

Para tirar o melhor proveito dessa ferramenta, algumas dicas são necessárias:

• Segmente a busca: para saber o que é tendência no país, no momento e no segmento desejado, é preciso selecionar na ferramenta o país e uma categoria, como entretenimento, por exemplo. Assim, você terá um panorama exato para a sua necessidade e nicho de atuação.

• Pesquise as palavras-chave: como já mencionado, esse é um dos dados mais importantes gerados pela ferramenta. Para saber qual keyword funciona melhor para o seu post, é preciso clicar na parte superior da página da ferramenta no item “Explorar Tópicos”. Nele, você poderá pesquisar palavras e obter gráficos sobre a mais buscada pelos usuários na rede. Use termos simples e não muito longos para a pesquisa das keywords.

• Analise a temporalidade: uma das funções consequentes dos gráficos de busca, é a dimensão sobre em quais partes do ano, determinados assuntos ou keywords são mais ou menos procurados. Isso porque o gráfico mostra os períodos sem atividade, o que permite programar a publicação de conteúdos de acordo com a procura na época certa.

• Expanda os olhares para conteúdos relacionados: outra função interessante está contida na aba “Related Queries” ou “Consultas Relacionadas”. Com ela, é possível detectar quais são as pesquisas e os tópicos de busca relacionados aos termos que você está usando, permitindo uma maior visão sobre assuntos ligados ao ramo de atuação. Com isso, pode-se ter mais insights para a criação de conteúdo.

Como você usa o Google Trends no seu negócio? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários.

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