Growth Hacking: Conheça Esse Conceito e Aprenda Já Como Aplicar

Compartilhe aqui:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

O que você verá neste artigo:

Se você ainda se pergunta o que é Growth Hacking, esse texto é para você! Nós vamos explicar esse termo de uma forma simples e daremos exemplos de como você pode aplicar o Growth Hacking na sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

O que é Growth Hacking?

Quem inventou esse termo foi Sean Ellis e não por acaso que ele é founder do GrowthHackers.com, conhecido hoje como o maior portal com conteúdos sobre o assunto.

Segundo Ellis:

Growth Hacking é marketing orientado a experimentos.

Em outras palavras, é a ação de encontrar oportunidades (hacks) voltados pro sucesso, criando estratégias visando resultados muito rápidos pro crescimento de uma empresa.

A verdade é que o conceito é bem mais simples que a prática, pois encontrar esses “gatilhos” pra serem acionados e promoverem o crescimento da empresa envolve muito experimento, análise e tentativas.

Quais competências um Growth Hacker deve ter?

Algumas empresas que começaram a aplicar essa estratégia acabaram criando o cargo de Growth Hacker.

No entanto, há mais chances das técnicas de growth hacking darem certo quando todo o time de marketing adota o growth hacking como forma de pensar.

Um growth hacker, além de ter o conhecimento teórico e conceitual do marketing, deve entender profundamente de processos, metodologia de experimentos, de tecnologia e, é claro, de psicologia do consumidor pra saber os melhores gatilhos e quando utilizar cada um.

Outro conhecimento essencial é saber como o consumidor pensa, reage e é motivado ao longo da sua jornada de compra.

Dessa forma, colocam-se em prática os conceitos de marketing para encontrar os gatilhos e experimentações voltadas ao crescimento da empresa.

Se você quer começar com o growth hacker na sua empresa, comece incentivando o seu time de marketing a pensar como um.

Seu time precisa aprender a encontrar, explorar e obter provas cientificas de quais são os gatilhos que gerarão crescimento da sua empresa.

Como colocar o Growth Hacking em prática?

Quem é da área de marketing já é bastante familiarizado com o funil de vendas. Você sabia que o growth hacking também tem seu próprio funil? E ele tem uma curiosidade bem interessante.

O funil do growth hacking é conhecido como “Funil Pirata” e foi batizado por Dave McClure.

O funil tem esse nome pois em inglês as iniciais dos seus cinco estágios (Acquisition, Activation, Retention, Revenue e Referral) formam a palavra AARRR, que forma a interjeição pirata.

As ações do growth hacking são pensadas estrategicamente pra otimização dos cinco estágios do funil do pirata:

  1. Aquisição ou Acquisition – reúne as práticas pra atrair e conquistar um cliente.
  2. Ativação ou Activation – quando o foco é entregar a primeira boa experiência ao cliente.
  3. Retenção ou Retention – etapa em que os clientes estão satisfeitos e optam por continuar utilizando seu produto.
  4. Receita ou Revenue – quando os clientes estão gerando faturamento pra empresa.
  5. Indicações ou Referral – quando estão indicando seu produto ou serviço pra amigos e conhecidos.

O primeiro passo é você identificar cada etapa do funil pirata dentro da jornada do seu consumidor perante a sua empresa.

Com isso, elenque em quais estágios apresentam problemas mais urgentes e comece aplicando growth hacking ali.

A importância de todo o time pensar como um growth hacker começa nesta etapa. Quando se identifica por onde começar, é preciso reunir o time de marketing e fazer um brainstorming, com o objetivo de gerar ideias pra resolver o problema.

Pra que você não se perca no meio de tantas ideias, a dica aqui é agrupar as ideias em cada estágio do funil e fazer uma rápida análise do como ela pode impactar, quanto custaria, qual a complexidade de implementação e qual a probabilidade de dar certo.

Na hora de selecionar as ideias, é indicado também você ler na internet se há casos de sucesso implementando ideias parecidas com a que o time de marketing deu e se tem mais informações relevantes que possam ajudar na seleção ou exclusão desta ideia no momento.

Com as ideias selecionadas, é hora de colocar em prática os experimentos. É uma fase de perguntas e estatísticas. Vamos a um exemplo mais prático: Supomos que há uma estatística que quando o cliente chega na hora de fazer o cadastro no site, há uma evasão de 30% deles. Ou seja, 30% abandonam o carrinho.

Será que o formulário de cadastro está muito extenso? Que tal tentar fazer um formulário menos complexo. Quais as informações que devem ser retiradas deste formulário? Como iremos compensar a perda dessas informações que antes eram perguntadas aos clientes?

Enfim, com essas perguntas definidas, cria-se um teste A/B para ver se há uma variação percentual. Com o teste realizado e os resultados objetivos, é necessário fazer uma análise deste experimento. Nesta etapa, o conhecimento de growth hacking é comprovar da maneira mais rápida que uma hipótese está ou não correta.

Agora que você sabe o conceito e como iniciar a estratégia de growth hacking na sua empresa, você pode começar a treinar essa forma de pensar dentro do seu time de marketing.

Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Crescimento

Equipe de Crescimento

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Marketing Digital, Vendas B2B & Growth.

Receba nossos conteúdos

Mais de 3.000 pessoas inteligentes deixaram o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos em primeira mão.​

🔒 Relaxa, seus dados estão 100% protegidos.

Deixe seu comentário

Leia também

Seus resultados estão te deixando feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves precisam ser melhorados de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?

Growthboard
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.

Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos