Guest Post: O Que é e Como Usá-lo na Sua Estratégia de Marketing Digital

pessoas fazendo guest post

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O que você verá neste artigo:

Dentro de uma estratégia de Marketing Digital é essencial que a sua empresa construa audiência e autoridade. Ou seja, os seus conteúdos devem entregar valor para o maior número de pessoas interessadas. Para aumentar a efetividade disso, uma ótima alternativa é o Guest Post.

Imagine se você pudesse manter a publicação de conteúdos de alto nível em seu blog e sem muitos esforços? E, em contrapartida, pudesse ter a sua marca vista pela audiência de outras empresas. Seria uma relação benéfica para as empresas envolvidas e para o público, não é?

Isso teria muito valor em uma estratégia de Marketing Digital, afinal de contas, é uma prática que estimula o relacionamento com o público. As ações de guest postting podem ser um grande diferencial para potencializar os resultados obtidos.

Se você quer compreender melhor as vantagens que podem ser obtidas para a sua empresa:

Confira neste artigo o que é o guest post e como você pode usá-lo a favor de sua estratégia de Marketing Digital!

O que é o guest post?

Você talvez já tenha se deparado com essa prática. Acontece quando um blog que você acompanha publica postagens escritas por terceiros, como convidados. Geralmente, tratam-se de conteúdos relacionados com a temática abordada, mas que aprofundam em um tópico específico.

Um ótimo exemplo disso acontece quando uma empresa de roupas esportivas convida uma academia de ginástica para escrever conteúdos sobre a prática de esportes. São atividades que se complementam e compartilham de um mesmo público.

O guest post pode ser definido como a prática em que uma pessoa ou empresa é convidada para escrever em um blog em que não é dona. Ou seja, trata-se da simples ação de convidar terceiros para publicar em seu blog e criar conteúdos para postar em sites de outras empresas.

Vantagens em adotar a prática

Giphy - homem fazendo sinal de ok

Apesar de ser uma prática simples, o guest post proporciona muitos benefícios a um custo baixíssimo, aumentando a eficiência da sua estratégia de Marketing Digital. Confira quais são os principais benefícios!

  • Entrar em uma nova audiência

Cada publicação feita em seu blog atinge uma parcela dos seus seguidores e pode ser encontrada por algumas outras pessoas – seja através de indicações, compartilhamentos ou mecanismos de busca. Ou seja, quanto maior for a sua audiência, maior será o engajamento que você pode criar.

Agora imagine só o impacto de publicar um conteúdo no blog de outra empresa que, assim como você, possui um bom número de seguidores. É uma oportunidade única de ser visto por uma grande audiência que também está interessada no que você tem a dizer.

  • Geração de leads

A consequência direta de dialogar com uma nova audiência é a possibilidade de gerar mais leads. Cada novo leitor atingido pelas suas publicações como convidado pode demonstrar interesse na sua empresa, tornando-se lead e potencial consumidor.

Tudo dependerá da estratégia adotada. Você pode convidar o público a conhecer o seu blog ou então utilizar uma Call to Action para direcioná-los a uma landing page, por exemplo.

  • Entregar informações relevantes para a sua audiência

O intuito do seu blog e de suas páginas em mídias sociais é criar um bom relacionamento com o público através da entrega de informações úteis e relevantes, certo? Para isso você pode aplicar os seus conhecimentos sobre o assunto e produzir blog posts, e-books, infográficos, vídeos, entre outros conteúdos.

Entretanto, uma boa forma de variar os conteúdos e chamar a atenção para novas publicações é indo além do esperado. Ao praticar o guest post convidando especialistas em tópicos relacionados à temática abordada, você consegue entreter ainda mais a sua audiência.

Imagine que você costume acessar a página de uma cafeteria de sua cidade, que costuma postar sobre seus produtos e promover alguns eventos locais. Ao promover postagens de uma produtora de cafés, você pode ter acesso a informações muito bacanas sobre a produção do café, tipos de grãos, harmonização e receitas. A experiência seria ainda melhor, não é?

  • Credibilidade e fluxo de acessos

Ser visto em outros blogs relacionados às atividades desenvolvidas pela sua empresa e publicar conteúdos relevantes de terceiros aumenta a credibilidade da sua empresa. Afinal de contas, a reputação de todas as marcas envolvidas serão associadas pelo público.

Além disso, linkar outras empresas e ser linkado em suas páginas aumentará o fluxo de acessos no seu website. Mais pessoas conhecerão o seu trabalho e poderão se interessar pelos seus conteúdos e seus produtos ou serviços.

  • Posicionamento nos motores de busca

Quando você realiza uma pesquisa no Google, geralmente acessa as páginas que aparecem entre os primeiros resultados, certo? Por essa razão, é importante que o website da sua empresa apareça entre as primeiras – dessa forma, mais pessoas acessarão.

Um dos fatores determinantes para um bom ranqueamento no Google é a quantidade e a qualidade dos links que apontam para o seu site. Os motores de busca consideram os links como uma espécie de votos e os utilizam como base para medir a popularidade e relevância de um site. Se quiser entender um pouco mais sobre a otimização para esses mecanismos de busca temos um artigo completo sobre SEO, é só clicar aqui.

Isso quer dizer que ao praticar o guest post você também melhorará o seu posicionamento nos motores de busca, pois cada publicação como convidado em blogs de terceiros terá alguns links que levam até o seu website.

Como começar a praticar o guest post?

RG +

Agora que você já visualizou as vantagens do guest post para a sua estratégia de Marketing Digital, pode estar se perguntando como começar a prática, não é mesmo? Afinal, nada disso acontecerá na prática se você não se esforçar para criar as melhores situações.

Levando isso em conta, separamos algumas dicas para que você comece a utilizar o guest post agora mesmo!

  • Encontre blogs relacionados

O primeiro passo para iniciar uma parceria é encontrar blogs que escrevam sobre temas relacionados aos que você aborda. É somente publicando nos locais corretos que a prática do guest post funcionará.

Por isso, faça uma busca por websites de temáticas relacionadas que possuam um alto tráfego e uma boa reputação. Você pode buscar no Google, nas mídias sociais ou nas páginas de especialistas na área.

  • Crie relacionamentos

Depois de encontradas as melhores opções para iniciar uma parceria, é preciso estabelecer contato e criar um relacionamento. O ideal é começar comentando nas suas postagens e compartilhando os seus conteúdos em suas mídias sociais para que você seja notado – e, a partir disso, buscar um contato.

Porém, não existe uma fórmula pronta para isso. Para que você seja bem-sucedido, pode adotar algumas práticas:

  • Procure ser indicado. Uma ótima forma de iniciar um relacionamento é ser indicado por outras autoridades no assunto. Dessa forma, você já começa a ser visto com credibilidade ao entrar em contato para combinar os guest posts.
  • Seja visto. Tente chamar a atenção para a sua empresa através de comentários e compartilhamentos em mídias sociais. Se o administrador do website da outra empresa já tiver acessado o seu blog e se interessado pelos conteúdos, tudo ficará mais fácil.
  • Mantenha um bom portfólio de conteúdos. É através dos materiais que você já produziu que a outra empresa poderá avaliar a qualidade do seu trabalho e a credibilidade da sua empresa. Quanto melhor for o resultado dessa análise, maiores serão as chances de uma parceria de guest postting.
  • Tenha algo para mostrar. Ao realizar o primeiro contato com o parceiro desejado, já tenha algo para mostrar. Pode ser uma amostra de conteúdo, um planejamento de publicações ou simplesmente ideias de temas a serem abordados.
  • Mostre valor

A prática do guest post só gera interesse quando ambas partes saem ganhando, não é mesmo? Portanto, é preciso mostrar que você pode enriquecer o blog do seu parceiro e também tem a capacidade de ampliar a audiência quando publica conteúdos de terceiros.

Além disso, conforme acabamos de abordar, possuir conteúdos de valor publicados em seu blog faz toda a diferença. Quem é que não gostaria de publicar conteúdos de um convidado que tem expertise em sua área e sabe se comunicar com o público?

O funcionamento do guest post

Depois que você consegue encontrar bons parceiros para praticar o guest post, é hora de colocar a mão na massa. O funcionamento das postagens como convidados deve obedecer uma série de boas práticas para que tenha bons resultados.

Imagine só como seria se você começasse a publicar inúmeras postagens de convidados sem nenhum planejamento. O seu blog viraria uma confusão de conteúdos e deixaria o seu público perdido. É preciso lembrar-se de que o objetivo do guest post é manter o público interessado, e não criar uma rede de links sem nexo.

Para que você tenha condições de praticar o guest post da melhor maneira, separamos algumas dicas. Confira!

  • Foque no público

Nunca é demais reforçar: o foco nunca pode deixar de ser o público. É para construir autoridade e audiência que você pratica o guest post, portanto os conteúdos publicados – tanto no seu blog quanto no blog de terceiros – devem ir ao encontro das necessidades e desejos do leitor.

Busque enxergar os guest posts como uma oportunidade de entregar ao seu público alguns conhecimentos que você não possui e que eles se interessarão. Da mesma forma, quando você for convidado para publicar em blogs de terceiros, utilize a oportunidade para produzir conteúdos realmente impressionantes.

  • Elabore um planejamento

Para que a parceria seja um sucesso, um bom planejamento é essencial. Existe uma série de acertos a serem feitos. Veremos os principais deles para que você possa tirar o máximo do guest post:

  • Objetivo. Qual é o objetivo das postagens como convidado? Pode ser informar o público, promover um evento, levar o público até um e-book para gerar leads, entre outros. É importante alinhar isso desde o início dos contatos para que as duas empresas estejam na mesma página.
  • Temas abordados. Outro aspecto a ser definido o quanto antes é a temática das publicações. É preciso encontrar quais são os interesses que o público de ambas empresas têm em comum para produzir conteúdos certeiros.
  • Formato das publicações. As publicações serão apenas no formato de artigos? Ou também serão produzidos conteúdos em outros formatos – como e-books, vídeos, infográficos ou até mesmo webinars?
  • Cronograma. Para finalizar o seu planejamento, elabore um cronograma com as datas das publicações. Dessa forma, todo o trabalho poderá fluir em um ritmo vantajoso para as empresas envolvidas.
  • Utilize somente links relevantes

Vimos anteriormente como o uso de links em guest posts melhoram o posicionamento do seu blog nos motores de busca, certo? Muitos empreendedores tentam burlar esse mecanismo para melhorar o seu ranqueamento e abusam do uso de links, mesmo em situações em que não faria sentido a sua utilização.

Entretanto, o tiro pode sair pela culatra. Os motores de buscas já estão atentos a esse tipo de prática e podem punir quem tenta tirar vantagem do uso dos links. Portanto, o melhor a ser feito é focar na produção de conteúdos e utilizar somente links relevantes. Os resultados aparecerão naturalmente.

  • Publique conteúdos originais e de qualidade

Publicar como convidado em blogs de terceiros não significa reciclar postagens antigas e atingir uma nova audiência. É preciso pensar em conteúdos originais e que sejam interessantes para aquele público com quem você conversará.

O guest post não é uma mera formalidade a ser cumprida com qualquer conteúdo minimamente atrativo. Devem ser publicações focadas em públicos específicos e ressaltando aspectos adequados àquela realidade.

  • Monitore os resultados

Será que a prática do guest post está sendo mesmo vantajosa para a sua empresa? A última coisa que você pode querer é perder tempo em uma prática que não oferece benefícios, certo? Para descobrir a efetividade obtida será preciso monitorar os resultados.

Você pode fazer isso simplesmente analisando algumas informações básicas: o número de visitantes vindos do blog em que você publicou, o aumento no tráfego do seu website, o engajamento proporcionado pelas postagens de terceiros em seu blog e o crescimento do número de leads gerados.

Com isso você pode descobrir quais são os melhores parceiros para praticar o guest post, quais são os assuntos e formatos que mais atraem o público e quais são os pontos que podem ser melhorados. Tudo para que os resultados sejam cada vez melhores!

E então, você já conhecia o guest post? Sabia da grande contribuição que essa prática traz para a sua estratégia de Marketing Digital? Deixe o seu comentário!

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