Conheça as Vantagens do Home Office e Confira Algumas Dicas pra Trabalhar Melhor em Casa

Entenda como Funciona o Home Office e Conheça as Vantagens em Trabalhar de Casa
O home office traz vantagens para a empresa e para o trabalhador, mas é possível enfrentar alguns desafios. Confira aqui algumas dicas.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

O que fazia parte apenas da realidade de alguns profissionais autônomos e freelancers, em 2020, acabou entrando na rotina de quase todo mundo. Estamos falando do home office, ou seja, deixar de ir ao escritório da empresa e trabalhar de casa.

Para evitar o contato e o contágio pelo novo coronavírus, muitas empresas optaram por permitir que seus funcionários executassem o trabalho da própria casa.

Um estudo da FGV aponta que, mesmo após a queda do número de casos e a chegada da vacina, a modalidade de trabalho home office deve ter um crescimento de 30% no país.

Isso porque muitas empresas perceberam que seus funcionários podem ser até mais produtivos quando trabalham das suas próprias casas.

O mesmo estudo fala de um aumento de 15% a 30% na produtividade dos funcionários nesse modelo.

Além disso, para as empresas, o modelo representa uma economia no aluguel de espaços comerciais para escritório. Além de outras despesas como mobiliário, tecnologia, energia elétrica etc.

Se você se deparou com o home office durante a pandemia e teve dificuldades de se adaptar, ou então se sempre quis trabalhar nessa modalidade e está buscando mais informações a respeito, acompanhe este artigo até o final. Boa leitura!

Como funciona o Home Office

A rotina do home office depende muito do seu trabalho, e até da empresa que está contratando. Existem algumas empresas que exigem o cumprimento de um horário de trabalho fixo, “batendo ponto” como se faria no escritório presencialmente.

Outras são mais flexíveis, e permitem que o empregado trabalhe no horário que se sentir mais confortável, desde que entregue as tarefas no prazo.

Caso você seja contratado por CLT ou outro tipo de contrato, provavelmente receberá um salário fixo pelo tempo trabalhado.

Já profissionais autônomos e freelancers, já acostumados com o home office, costumam cobrar pelo trabalho entregue. Neste caso, o salário pode variar de mês para mês, dependendo do quanto for trabalhado.

A tecnologia que temos hoje tem um papel importantíssimo em possibilitar que os trabalhos possam ser executados em home office.

Você provavelmente irá utilizar alguns programas para manter contato com a sua equipe, como o Skype, Zoom ou Google meet, que permitem chamadas de vídeo ou chats como o próprio WhatsApp para assuntos mais pontuais.

Saiba como a Transformação Digital pode ser usada a favor do seu negócio!

Outra ferramenta muito utilizada é o armazenamento na nuvem. Antes, as empresas costumavam armazenar todos os arquivos em um servidor no escritório, ou até mesmo em documentos impressos em arquivos físicos.

Para que o home office seja possível, todos os arquivos devem poder ser acessados de qualquer lugar, e aí o Google Drive, Dropbox e outras tecnologias parecidas se tornam essenciais.

Para trabalhar em home office, tudo o que você precisa é um notebook e acesso à internet, e talvez uma linha telefônica.

Provavelmente, se seu trabalho exige mais do que isso, ele não pode ser realizado dessa maneira. As profissões que mais utilizam esse tipo de trabalho são jornalismo, publicidade, design e TI.

Home office na Marketing de Crescimento

Aqui na Marketing de Crescimento fazemos todo nosso trabalho remotamente. Para isso, utilizamos algumas ferramentas importantes para deixar nossa rotina mais fácil.

O primeiro deles é o Trello, uma ferramenta utilizada para o gerenciamento de projetos por meio de listas. Muito útil para organizar nossas semanas de trabalho, os conteúdos que iremos escrever e postar, bem como outras atividades.

Painel de atividades do Trello

Outra ferramenta que faz parte do nosso dia a dia é o Google Meet, você pode utilizá-lo para fazer videoconferências com até 100 pessoas, além de poder compartilhar a tela e fazer apresentações com os participantes.

Este aplicativo veio para substituir o Google Chat e o Hangouts, está disponível para celulares também e o melhor de tudo: é totalmente gratuito.

Reunião de equipe

Para facilitar ainda mais nossa comunicação, também criamos um grupo no WhatsApp. Neste caso é utilizado para assuntos pontuais, como algum comunicado que não foi dito em reuniões.

Basicamente com estas três ferramentas fazemos a Marketing de Crescimento funcionar perfeitamente.

As empresas que fornecem essa praticidade para nós, que estamos em home office, também precisaram se adaptar para oferecer o melhor e não perder consumidores.

Quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar em Home Office

Já falamos quais são as vantagens para a empresa: a redução de alguns custos e o aumento da produtividade dos funcionários.

Mas, quais são as vantagens e desvantagens para quem precisa trabalhar em home office? Confira abaixo:

Vantagens

  • Economia de tempo: você vai gastar menos tempo no trajeto de casa para o trabalho e do trabalho para casa. É só acordar, ligar o computador e pronto, você já está no trabalho. Além de poder utilizar seu intervalo de almoço para realizar atividades domésticas ou outras obrigações;
  • Economia de dinheiro: você vai economizar bastante em duas áreas: transporte e comida. O home office permite que você faça as refeições em casa, o que costuma ser mais barato do que almoçar no buffet a quilo perto do trabalho. Além disso, algumas empresas ressarcem parte das despesas com energia elétrica, internet e linha telefônica (caso utilize para o trabalho) do funcionário.
  • Autonomia de tempo: caso não precise bater ponto diariamente, você terá mais flexibilidade nos seus horários. Desde que entregue o trabalho no prazo, poderá executá-lo no horário que preferir, além de poder fazer pausas se necessário.
  • Liberdade: trabalhando em casa, você tem mais liberdade em como executa seu trabalho. Se prefere trabalhar ouvindo música ou um podcast, por exemplo, tudo bem, não estará atrapalhando ninguém. Você também pode deixar de lado as roupas formais e desconfortáveis e trabalhar vestindo o que quiser, até mesmo pijamas.

Desvantagens

  • Ambiente inadequado: se não tiver um ambiente adequado em casa, com uma mesa e cadeira confortáveis e adequadas, provavelmente o tempo dedicado ao trabalho será mais cansativo e desconfortável;
  • Distrações: em casa é mais difícil evitar distrações, principalmente se não estiver sozinho e tiver que lidar com filhos e familiares durante o horário de trabalho. Isso está diretamente ligado com o ambiente de trabalho, que deve ser livre de distrações como televisão, barulhos na casa, visitas, familiares e animais de estimação. Ter um quarto extra para usar de escritório pode resolver esse problema;
  • Menos interação com os colegas: interagir pessoalmente com os colegas ajuda a resolver muitos problemas e mal entendidos pontuais sobre as tarefas que precisam ser executadas, especialmente em trabalhos que envolvem uma equipe maior. Embora aplicativos de mensagem e chamada de vídeo ajudem com isso, a interação presencial ainda é mais efetiva;
  • Aumento na carga de trabalho: segundo outro estudo da FGV, 45% das pessoas que passaram a trabalhar em home office durante a quarentena sentiram que a carga de trabalho aumentou. Outro dado interessante é que para 56%, é difícil ou muito difícil equilibrar os momentos de lazer e trabalho durante uma rotina home office.

Como trabalhar melhor em home office

Algumas dicas podem ajudar a amenizar as desvantagens dessa modalidade de trabalho, e tornar o seu trabalho em home office mais confortável e produtivo. Confira:

Invista em um ambiente adequado

Se for trabalhar em home office por pouco tempo, como uma ou duas semanas, um cantinho na sua mesa de jantar pode até quebrar um galho.

Mas se a rotina em home office for durar mais tempo, criar um ambiente adequado é imprescindível.

Você sabia que durante a pandemia, a busca por aluguel de casas e apartamentos com um quarto extra aumentou bastante?

Isso porque ter esse quartinho para transformar em escritório é essencial. Se você ainda não fez isso, considere seriamente fazer.

Trabalhar no mesmo quarto que dorme pode prejudicar sua produtividade. Afinal, você estará cercado de distrações, dentre elas sua cama confortável e quentinha, e pode ser muito difícil dizer não a ela.

Já trabalhar na sala de casa é muito inviável, principalmente se você divide a moradia com outras pessoas. Entra e sai de pessoas, barulho, televisão ligada e conversas não relacionadas ao trabalho podem acontecer. Tudo isso tira seu foco do trabalho.

Por isso, separe um quarto da sua casa só para isso. Precisa ser um ambiente silencioso e bem iluminado, sem distrações como televisão, por exemplo.

Feche a porta, e avise seus familiares ou colegas de casa para não entrarem durante seu horário de trabalho.

Neste ambiente, invista em uma mesa e cadeira ergonomicamente confortáveis, para evitar lesões e dores depois de muitas horas de trabalho.

Certifique-se de que terá boa conexão com a internet, e que todo o resto que precisa para trabalhar, como telefone, celular, documentos físicos, etc. estão ao seu alcance.

Descubra como usar as mídias sociais da maneira certa!

Crie uma rotina

Ao trabalhar em um escritório, você provavelmente tinha uma rotina bem definida. Chegar, ligar o computador, pegar um café, checar os e-mails, anotar o que precisa ser feito naquele dia, definir as prioridades, etc. No home office, você precisa fazer a mesma coisa.

Mesmo que não precise bater ponto para a empresa, bata ponto para si mesmo. Defina em que horário vai trabalhar, tudo bem se não for das 9h às 18h, e sim das 19h às 3h da manhã.

O home office permite que você trabalhe no horário que se sente mais produtivo, mas é importante que esse tempo seja pré-definido e se repita na maioria dos dias.

Faça uma lista de tudo o que precisa fazer naquele dia, defina quais tarefas são mais importantes e quais podem ser adiadas se precisar.

Tire intervalos de descanso durante esse período, assim como faria no escritório. Quando acabar seu dia de trabalho, desligue o computador, feche a porta e volte só no outro dia.

Assim fica mais fácil de manter um equilíbrio entre a carga de trabalho e os seus momentos de descanso e lazer.

Mantenha a organização

Tanto seu local de trabalho quanto sua rotina e tarefas devem se manter organizados. Não deixe seu home office ficar bagunçado, cheio de papéis e objetos que você não precisa para trabalhar, pois isso pode causar cansaço mental e distração.

Se estiver usando seu computador pessoal e não o da empresa, cuidado para não deixar arquivos se perderem ou se misturarem.

Outra dica importante aqui é sempre manter um backup desses arquivos, pois eles são de sua responsabilidade.

Organize seu tempo também. Embora a flexibilidade de horário seja muito boa, e permita que você possa fazer seu almoço, realizar tarefas domésticas e resolver problemas pessoais durante o dia, tenha cuidado. É muito fácil se perder, deixar as coisas se misturam e acabar perdendo prazos de entrega.

 

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e não serão compartilhados.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Marketing

Equipe de Marketing

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾