Descubra Como Alavancar Ideias de Conteúdo pra Sua Estratégia de Marketing Digital

Ideias de Conteúdo: Saiba Como Levantar as Melhores Pro Seu Blog
Ficar sem Ideias de Conteúdo pro seu blog ou site é mais comum do que se pensa, mas você pode aprender aqui algumas soluções pra te auxiliar.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Você já parou para pensar onde encontrar ideias de conteúdo? Afinal, enquanto o marketing de conteúdo é uma estratégia extremamente poderosa, não é tão simples encontrar tanto assunto para produzir.

No começo, é tudo relativamente fácil, pois as ideias tendem a aflorar. Porém, conforme o tempo passa, é possível que a criatividade diminua um pouco.

Então, como ter novas ideias de conteúdo? Para que a estratégia se mantenha positiva, é preciso trazer informações novas para a persona, especialmente de acordo com o estágio do funil de vendas.

E é isso que vamos ver nesse post. Entenda onde encontrar ideias de conteúdo interessantes.

Ferramentas para ideias de conteúdo

Felizmente, mesmo que a sua criatividade esteja diminuindo um pouco, ainda existem muitas formas de ter ideias de conteúdo.

Um conjunto de ferramentas, algumas pagas e outras gratuitas, além dos ambientes online podem ajudar você a ter muitas ideias.

Então, vamos ver onde você pode encontrá-las, começando com algumas das principais ferramentas. A maioria delas, inclusive, usa inteligência artificial para otimizar o trabalho.

Answer the public

O Answer the public é uma ferramenta gratuita, com um período de testes e um limite de pesquisas.

Nela, você coloca uma palavra-chave e o sistema traz todas as perguntas que são feitas em pesquisas do Google sobre determinado tema.

É interessante pois é uma ferramenta bem visual, já que ele traz os resultados divididos por pronome.

UberSuggest

O UberSuggest é uma ferramenta gratuita, desenvolvida pelo Neil Patel, um dos maiores gurus de marketing digital do mundo.

Ele é dono da agência NP Digital, uma agência americana. O UberSuggest é um investimento em marketing de conteúdo que ele próprio fez para atrair tráfego.

Segundo ele, foram mais de U$ 3 milhões gastos na criação da ferramenta, que funciona como ferramenta de palavra-chave. Uma das funcionalidades interessantes é exatamente a sugestão de conteúdo.

Nessa opção, você digita uma palavra-chave e o site traz sugestões de conteúdo com aquela palavra-chave, a partir do que foi produzido por concorrentes. Também é um local de onde podem sair muitas ideias.

Google Trends

Outra grande ferramenta é o próprio Google Trends. Ele ajuda a entender o que o público está falando agora.

Além de trazer um quadro geral das pesquisas em alta, ele ainda permite pesquisar as principais palavras-chave, e trazer algumas outras relacionadas com o que o público está pesquisando. A partir delas, você pode ter ideias interessantes de conteúdo.

As 3 opções acima são exemplos de ótimas ferramentas de palavra-chave, mas existem outras que você pode aproveitar. O Keyword Tool, SEMRush e Keyword Pro são ótimos exemplos.

Blogs, redes sociais e sites

Para pesquisar conteúdos, os blogs são ótimas referências, bem como as redes sociais. Muitas pessoas estão ativas nestas mídias e, por consequência, suas opiniões e desejos de conteúdo também. Veja, abaixo, alguns exemplos:

Blogs e sites estrangeiros

Se você fala uma segunda língua, especialmente o inglês, tem uma grande vantagem. Sites e blogs estrangeiros podem trazer dúvidas sobre assuntos que são universais.

Por exemplo, se você tem um blog de saúde e bem-estar, as dúvidas de um norte-americano não são muito diferentes de as de um brasileiro.

Como o inglês é a língua em que mais conteúdo é produzido, você tem muitos canais para ideias de conteúdo.

Fóruns de internet e grupos do Facebook

Não existe nada melhor do que ouvir as pessoas para ter ideias de conteúdo. Atualmente, a internet está passando por um processo de “grupalização”. Ou seja, os grupos, fóruns e comunidades estão voltando a ficar na moda.

O Facebook, por exemplo, tem gasto muito esforço em divulgar seus grupos. Existem diversos motivos para isso.

A internet, em geral, anda muito negativa, apenas com opiniões políticas e brigas intermináveis. E os grupos acabam se torando um refúgio para isso.

Agora, imagine que você faz parte de um grupo com um tema que tem ligação direta com o seu trabalho.

Ao acompanhar as conversas e dúvidas, pode ter inúmeras ideias de conteúdo. O mesmo se aplica aos fóruns da internet.

Existem diversos exemplos de fóruns interessantes, como o Quora e o Reddit, que estão entre os maiores. Mas, é possível achar fóruns nichados para seu tema.

Netnografia e comentários no blog

Se você ainda não tem o hábito de fazer uma netnografia, vale a pena começar. Esse é um processo bem simples, mas que pode ser muito benéfico para sua empresa.

Na prática, nada mais é do que acompanhar bem de perto os comentários das redes sociais. Não somente é uma forma de ter ideias de conteúdo, mas de entender o que o público pensa da sua marca.

O mesmo se aplica aos comentários do blog. É muito comum que um post gere uma dúvida, que pode levar a outros posts, ficar atento a ambos esses canais é uma forma de trazer ideias. Melhor ainda, responde perguntas que seu público quer.

Trending topics do twitter

Falando em redes sociais, o trending topics do Twitter também é uma ótima fonte de conteúdo. No entanto, é preciso de um certo cuidado aqui, pois essa rede é bem focada no momento.

Ou seja, aquilo que as pessoas estão discutindo agora. Mesmo assim, pode ser um ótimo gancho para ideias de conteúdo interessantes.

Conteúdos no YouTube

Já no YouTube, você tem uma infinidade de vídeos para tirar recomendações. Uma boa dica é seguir e ver canais de assuntos que sejam semelhantes ao seu.

Assim, não somente você sempre se mantém atualizado e tem boas ideias, mas os conteúdos recomendados podem trazer assuntos relevantes.

Outro ponto legal do YouTube são as entrevistas, ver especialistas falando sobre um assunto é uma ótima forma de se inspirar e trazer conteúdo para seu blog.

Faça pesquisas de mercado

Existe algo em comum em todas as fontes de conteúdo acima. Elas usam o seu público como fonte de inspiração para novos conteúdos. Então, não existe forma mais eficiente de solicitar dúvidas do que perguntar diretamente.

Para fazer isso, o ideal é fazer pesquisas de mercado. Existem diversas formas de fazer isso, com pesquisas quantitativas ou qualitativas.

Além disso, se não houver orçamento para algo mais formal, a boa e velha conversa com o público já é uma ótima forma de se inspirar.

Busque outras fontes para ideias de conteúdo

Pode parecer uma dica mais arcaica, mas pode ter certeza que é muito boa e ainda funciona. Fazer pesquisa de mercado, conferir páginas dos concorrentes entre outras atividades auxiliam na ideia de conteúdo. Abaixo mostramos alguns exemplos.

Olhe de perto os concorrentes

Seus concorrentes também podem ser uma ótima forma de inspiração. Lembrando que você não vai nunca copiá-los. Mas, é crucial ficar de olho neles.

Por exemplo, os FAQs são um ambiente com ótimo potencial. Observá-los pode ajudar você a perceber algo óbvio que deixou passar, ou se aprofundar nas perguntas mais frequentes.

Outro ponto importante são os blogs dos concorrentes e, na verdade, qualquer blog que tenha um público semelhante.

Para isso, se inscreva no maior número de newsletters possíveis, para sempre receber conteúdos dos concorrentes.

As fontes de imagens e notícias

Conteúdo nem sempre é texto. Portanto, ferramentas de imagens podem ajudar a dar uma fagulha de criatividade. O cérebro humano é bem visual, o que significa que as imagens são processadas mais facilmente.

As notícias também pode ser uma forma de agregar mais conteúdo e informação para os seus blogs. Viu alguma notícia que pode impactar a sua persona? Crie um conteúdo novo ou atualize um conteúdo antigo.

Por exemplo, quando o COPOM corta a taxa de juros, todos os blogs de investimento fazem posts sobre o assunto.

Agregadores de conteúdo

Como o próprio nome diz, os agregadores de conteúdo são um ótimo ambiente para ver conteúdos sobre temas específicos.

Medium, Feedly e Flipboard são boas opções. Mas pode ser que existam conteúdos específicos ao seu nicho, como o Jusbrasil.

Reviews e influenciadores

Essas também são duas ótimas fontes de criatividade para conteúdos. As reviews são análises de usuários sobre produtos e serviços.

É uma ótima forma de trazer ideias de conteúdos para seu blog, a partir das opiniões das pessoas.

Já os influenciadores, podem ser extremamente nichados. Afinal, eles podem falar sobre assuntos bem específicos, e quando esses assuntos são os mesmos da sua persona, são uma mina de ouro de criatividade.

Todo o trabalho do influenciador é baseado na conversa com o público. Portanto, sai muito conteúdo interessante dali.

Converse com sua própria equipe

Criar conteúdo nunca é um trabalho sozinho. Por isso, sua equipe é uma ótima fonte de informação sobre conteúdos interessantes. Dois grupos, em especial, podem ser muito valiosos: o atendimento e o comercial.

Cada um deles lida com um tipo de público, o cliente e o lead, e a base do trabalho é a interação e a conversa.

Por isso, ter uma relação bem próxima a esses profissionais, perguntar quais são as dúvidas e assuntos mais comuns, também é uma ótima forma de criar conteúdo.

Ah, e isso ainda ajuda o trabalho deles, pois se o cliente lê o conteúdo a interação é ainda mais fácil.

Não se esqueça de atualizar conteúdos

Ao buscar ideias de conteúdo, é natural que você pense apenas em criar conteúdo novo. Mas, essa não é necessariamente a melhor opção.

Atualizar um conteúdo antigo pode ser uma ótima forma de atrair tráfego. É algo que o Google adora e o usuário também.

Por exemplo, imagine que você tem uma página que fala sobre um assunto, e rankeia para uma palavra-chave. Se você criar um novo, e tiver vários deles, o Google pode não saber qual exibir. Ou seja, você está competindo com você mesmo.

O ideal é ir atualizando uma página sobre esse conteúdo, que já tem uma boa performance, para ela ser melhor ainda.

Ela funciona como a página pilar e dentro dela, pode linkar novos conteúdos criando uma estratégia de conteúdo satélite (ou Cluster de Conteúdo).

Essas são algumas dicas de como ter ideias de conteúdo para seu blog ou site. Como ficou claro, o que não falta é opção.

Seguindo cada uma delas e as dicas acima, você jamais vai ficar sem ideias. Como o conteúdo é crucial para as estratégias de Inbound Marketing ele merece grande parte do seu esforço.

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Relaxa, seus dados estão 100% protegidos.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Crescimento

Equipe de Crescimento

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Growthboard - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾