6 Razões pra Usar Infográficos Imediatamente na Sua Estratégia de Marketing Digital

Infográficos: 6 Razões pra Aplicar na Sua Estratégia de Marketing Agora
Os Infográficos tem a finalidade de apresentar informações de forma simples, didática e visualmente atrativa. Veja como utilizar este recurso.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Se você está pensando em alavancar a sua estratégia de marketing, apostar no uso de infográficos pode trazer resultados significativos para o seu blog.

Uma boa estratégia de marketing é a porta de entrada para o sucesso de qualquer empresa. Na era da internet, essa se tornou uma das melhores formas de alcançar os clientes e já figura entre as principais preocupações de quem deseja garantir um bom alcance do seu negócio.

Em muitos casos, no entanto, o conteúdo que precisa ser abordado em determinada divulgação, como relatórios, dados e estatísticas, pode acabar se tornando cansativo para o leitor. Isso pode levá-lo a abandonar o material antes mesmo de chegar ao final da leitura.

O que são infográficos?

Com certeza alguma vez você já decidiu consumir um conteúdo, mas ao deparar-se com textos e mais textos, considerou cansativa a leitura e não concluiu, mesmo estando interessado.

Se você possui um blog, essa situação não é a que você deseja oferecer a seus leitores, certo? Sabemos que atrair leads para o site de uma empresa e mantê-lo é um ponto importante e estratégico.

Os infográficos podem te auxiliar nesse processo. Este tipo de material se caracteriza pela combinação de diversos elementos (textos, imagens e outros recursos gráficos) com a finalidade de apresentar informações de forma simples, didática e visualmente atrativa.

Ou seja, transformam conteúdos que até então eram apenas textuais, tornando-os mais visuais e facilitando a leitura. Isso quebra a ideia de que apenas textos verbais transmitem o conhecimento, afinal, quanto mais atrativo um conteúdo, melhor será o resultado. Isso é facilmente explicado pelo neuromarketing.

Separamos um vídeo da Post Digital para você compreender de maneira interativa qual é a função de um Infográfico:

Por que utilizar Infográficos no seu blog

O maior desejo de um criador de conteúdo é que seu post tenha o engajamento esperado e que esteja bem ranqueado nos sites de buscas, por isso investimos tanto em SEO.

Acontece que ao utilizar essa ferramenta, esses resultados podem ser otimizados. Uma pesquisa realizada pelo Demand Gen Report mostra que o uso de infográficos nos posts de de um blog pode aumentar o tráfego da Web em até 12%.

Já sabemos que conteúdos visuais são mais atrativos e que para alcançar os objetivos desejados, podemos investir no uso das cores, por exemplo. Estima-se que nosso cérebro pode processar dados visuais 60 mil vezes mais rápido do que se fossem apresentados somente em texto.

Ou seja, um infográfico não só melhora o posicionamento de uma marca, como também fornece um conteúdo que agrega valor de maneira mais acessível.

Você pode investir nessa ferramenta quando, por exemplo:

  • Deseja fornecer um assunto mais complexo de maneira rápida, fornecendo uma visão geral;
  • Compartilhar resultados de pesquisas que englobam o conteúdo a ser trabalhado no post;
  • Resumir postagens mais longas do seu blog, tornando-o um lembrete de um conteúdo já trabalhado;
  • Trazer comparações sobre determinados temas.

Os benefícios que o uso de Infográficos trazem para a sua empresa

Para que você se convença de uma vez por todas da importância do infográfico para a sua empresa, apresentaremos a seguir 6 razões para começar a usá-lo na sua estratégia de marketing agora:

1. Atrai muito mais os leitores

Optar pelo uso do infográfico na sua estratégia de marketing digital pode ser a melhor forma de atrair os leitores para a sua empresa, especialmente na era digital em que vivemos. Isso porque, seja qual for o tipo de informação veiculada, ela chamará muito mais a atenção dos clientes por utilizar recursos visuais ao invés de apenas textos.

Sendo assim, você pode usar e abusar de imagens, ilustrações, desenhos, figuras, gráficos etc. Quando combinados com textos, tais elementos se tornam uma poderosa ferramenta de divulgação de informações.

2. Pode ser facilmente compartilhado

Outra vantagem do uso de infográficos é que eles podem ser facilmente compartilhados, principalmente nas redes sociais, o que gera uma grande interação com o público.

Assim, um conteúdo que poderia se apresentar como maçante se produzido apenas em texto corrido, acaba viralizando nas mídias digitais.

A sua marca chegará ainda mais longe e você pode, inclusive, se tornar autoridade no assunto pela capacidade de levar conteúdos complexos de modo simples e atrativo.

3. O conteúdo ganha destaque

Na internet, milhares de informações são compartilhadas a cada momento. Vídeos, textos, imagens, podcasts e gifs são alguns dos principais formatos de como esse conteúdo se apresenta ao público.

Em meio a tantos dados, é difícil para qualquer empresa se destacar e conseguir a tão almejada atenção dos clientes. Com um infográfico relevante e visualmente atrativo, você pode ter certeza de que irá alcançar as pessoas e, o que é ainda melhor, ganhar destaque em meio a tantos outros conteúdos online.

4. Pode abordar qualquer assunto de forma leve

A finalidade dos infográficos, como o próprio nome já indica, é abordar informações, dados, estatísticas e outros tipos de materiais que podem não ser bem compreendidos ou se tornarem cansativos quando escritos de modo comum.

Ou seja, é por meio de imagens, figuras e textos, todos combinados, que você fixará o assunto na mente do leitor, de forma simples, prática e descontraída.

Por meio desse recurso visual, você fica livre e muito mais tranquilo para abordar assuntos complexos e de difícil entendimento, seja sobre a sua empresa ou sobre os seus produtos ou serviços.

Além disso, o infográfico tem o poder de tirar o peso daquela leitura cheia de dados, transformando o que parece complicado em uma excelente estratégia de marketing.

5. Melhora o SEO

O quinto motivo pelo qual você deve começar a usar infográfico na sua estratégia de marketing tem relação com o posicionamento na página de pesquisa do Google.

Para quem produz conteúdo online, o maior desafio é manter-se na primeira página a fim de ser visto pelas pessoas.

Como o Google não interpreta e reconhece imagens, o grande diferencial do seu infográfico deve ser um texto curto que descreva o conteúdo do material.

Assim, você fortalece o SEO da sua empresa, que nada mais é do que a palavra-chave que irá direcionar os clientes para o seu site ou blog e te ajudar a alcançar as melhores posições no ranqueamento do Google.

6. Reduz custos

Como se não bastassem todos os motivos citados anteriormente, o uso de infográficos pode ser uma excelente maneira de reduzir custos com estratégias de marketing.

Isso porque o conteúdo produzido online é muito mais barato do que os formatos tradicionais, como anúncios em televisão, revista e outdoors.

Em todo caso, é muito importante criar um material que seja não só atrativo, mas também criativo. Além do mais, o infográfico deve ser capaz de levar conhecimento e informação relevante para o maior número possível de pessoas.

Como criar um infográfico que otimize seus resultados

Agora que você já sabe quais benefícios o uso dessa ferramenta pode trazer para o Marketing da sua empresa, vamos te ensinar como criar um infográfico para o seu conteúdo.

É necessário pensar muito além da questão estética do Infográfico, não esqueça que um bom conteúdo gera credibilidade para a sua empresa:

Tenha em mente quais são seus objetivos

Um ponto muito importante para uma estratégia de Marketing é saber o que você espera como resultado.

Com isso, você pode definir para quem você produz conteúdo, ou seja, quem é a sua persona. A partir disso, é possível definir qual linguagem, o método e estilo que será utilizado.

O material precisa trazer um conteúdo que seja relevante ao público, ou seja, que além de agregar valor não seja mais do que já se vê pela internet. É preciso inovar.

Traga dados relevantes

Um ponto que deve ser explorado ao criar um Infográfico é garantir que ele esteja passando a informação necessária. Para isso, trazer fontes e dados confiáveis gera credibilidade para o seu blog.

Não esqueça de trazer essas fontes no material, ok? Isso é muito importante.

O esboço faz parte do processo

Antes de realizar qualquer ação de Marketing, antes é preciso planejar e esboçar, correto? Com o infográfico não é diferente.

Nada precisa já de cara ser perfeito, essa crença limitante faz com que muitas pessoas não utilizem novas ferramentas, deixando de conquistar resultados interessantes.

Após definir quais são os objetivos, é hora de identificar quais informações e elementos serão utilizados e em qual lugar do material será encaixado. Aqui, você pode fazer alguns modelos para discutir em equipe qual se adapta melhor até que encontrem um método assertivo.

O layout não é tudo, mas é muito importante

Essa é uma parte fundamental na criação de um Infográfico. Antes de acessar o conteúdo dele, a primeira mensagem que chega ao usuário é se ele é atrativo ou não.

Para quem pensa que a criação de um infográfico limita-se a uso de editores avançados, engana-se. Já existem alguns sites gratuitos que podem lhe auxiliar na construção, como:

  1.  Canva
  2. Ion
  3. Infogram
  4. Visme
  5. Piktochart
  6. Venngage
  7. Easel.ly

Com o auxilio desses aplicativos, você pode utilizar templates já prontos para o seu Infográfico, sem precisar criar do zero, caso assim desejar.

Na construção, você deve levar em conta a mensagem que gostaria de passar. Para isso, além de utilizar as cores da sua empresa, é preciso pensar em tonalidades que atraiam os leads.

Foque sempre na legibilidade do seu material, garantir uma leitura acessível faz com que o seu Infográfico possa atingir mais pessoas.

Lembre-se: É preciso escolher bem os recursos visuais que serão utilizados e que chamem a atenção. Você pode incluir ilustrações, gráficos, ícones, fotografias e GIF’s, por exemplo.

Não esqueça: Tudo é teste

Como tudo no Marketing Digital, não existe fórmula mágica. Você precisa compreender qual é a melhor forma de utilizar essa ferramenta para a sua empresa.

Nessa fase da criação, é preciso revisar o conteúdo, garantir que todos os objetivos estão sendo cumpridos e principalmente: Entender se o método escolhido produz o efeito desejado.

Fique atento também em relação aos dispositivos, o Infográfico precisa ser legível em qualquer dispositivo e não somente no computador, certo?

Invista em estratégias para o aumento de tráfego

Como já dito anteriormente, o uso de infográficos auxilia no aumento de tráfego no seu site e na taxa de conversão.

Sabendo disso, uma ótima forma de otimizar esses resultados é investindo em estratégias para gerar leads. Você pode investir em call to action (CTA), ou traduzindo para o bom português, chamada para a ação.

Dessa forma, possibilita que você direcione o leitor para um próximo passo, gerando mais tráfego no seu site ou atraindo mais leads.

Isso tudo será definido de acordo com os objetivos escolhidos a serem trabalhados no infográfico.

Não esqueça de compartilhá-lo nas mídias sociais, assim seu conteúdo poderá atingir um público ainda maior.

Dicas para obter sucesso com o uso dessa ferramenta

Para concluir, separamos algumas dicas valiosas sobre infográficos que podem ser colocadas em prática agora mesmo:

  • Não esqueça da qualidade do infográfico. É preciso que ele esteja legível e que tenha no máximo 700 pixels de largura. Isso possibilita que ele seja visualizado em qualquer dispositivo;
  • Utilize ícones no seu infográfico, isso além de tornar a leitura mais intuitiva, faz com que o material se torne mais atrativo;
  • Invista em embed codes (código de incorporação), dessa forma o seu infográfico será incorporado de maneira automática no seu blog. Isso facilita o compartilhamento em outras plataformas;
  • Aposte em sites gratuitos para a criação de Infográficos;
  • Bancos de imagens e vetores são aliados na hora de criar o design;
  • Para cada infográfico criado em seu blog, aposte em um conteúdo sobre o assunto.

Agora que você já sabe todas essas dicas, já pode investir no uso de Infográficos para o seu blog! 😉

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e não serão compartilhados.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Marketing

Equipe de Marketing

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Deixe seu comentário

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾