Dicas Fundamentais do Instagram Que Você Precisa Saber e Aplicar no Seu Negócio Agora

Instagram: Dicas Fundamentais Que Você Precisa Aplicar no Seu Negócio
O Instagram se tornou uma ótima ferramenta para os negócios. Veja algumas dicas para aplicar na sua página e no relacionamento com o cliente.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

O Instagram é a rede social que mais cresce ao lado do Tik Tok e já faz parte do cotidiano dos brasileiros, sendo o nosso país o segundo na lista de número de usuários.

O uso de smartphones e tablets pelos internautas brasileiros só aumenta. De acordo com o último levantamento feito pelo IBGE , o país encerrou 2018 com 70% de toda a população conectada à Internet — o que corresponde a 126,9 milhões de pessoas.

Tendo isso em vista, as marcas viram a necessidade de não apenas estarem presentes nas redes sociais como o Instagram, mas de construir autoridade na plataforma oferecendo conteúdo relevante para seus seguidores.

Contando com 1 bilhão de usuários mensais ativos, a plataforma se destaca pela alta taxa de engajamento se comparada com outras redes sociais, como o Facebook, por exemplo.

Ainda que seja um importante canal para aproximar-se ainda mais do seu público e gerar engajamento, é necessário ficar atento a certas práticas e informações que podem auxiliar a sua marca a obter êxito com o uso do aplicativo.

O que é o Instagram?

Se você ainda não tem o aplicativo instalado no seu smartphone, provavelmente já o viu para baixar. Ele está disponível nos sistemas operacionais como iOS e Android.

Lançada em 2010, o Instagram possibilita o compartilhamento de fotos e vídeos entre os usuários, além da edição e aplicação de filtros digitais e compartilhamento dos conteúdos em outras mídias sociais, tais como o Facebook, Messenger e LinkedIn.

O usuário também pode acessar o Instagram pelo PC, contudo, o acesso pelo computador possui menos funcionalidades, não permitindo a publicação de fotos e vídeos, por exemplo.

Instagram da Marketing de Crescimento

Como o Instagram é uma rede social que foca em imagens, você conta com um canal para conduzir o espírito do seu empreendimento de uma maneira mais humanizada e próxima do seu público.

Confira algumas dicas pra Instagram que você pode aplicar hoje mesmo para crescer e otimizar os resultados do Marketing na plataforma.

Dicas fundamentais do Instagram para o seu negócio

É importante destacar que tais estratégias são essenciais para o crescimento da sua marca/negócio, entretanto, isso requer paciência. O crescimento é gradativo, portanto, não desanime.

1. Crie uma hashtag para o seu negócio

Muitas empresas já perceberam que o engajamento de uma marca é superior no Instagram, comparado às demais mídias sociais e canais, e com isso decidiram criar e fazer uso de suas próprias hashtags.

O objetivo desta estratégia é fortalecer a sua marca, determinado produto ou até mesmo incentivar seus consumidores e seguidores a fazer uso dela.

Ao criar sua hashtag, utilize-a em suas comunicações e divulgue nos demais canais. Ela será bastante útil para a monitoração dos conteúdos e conversas sobre o negócio.

2. Marque a localização nas suas publicações

Muitas pessoas e negócios se esquecem de fazer uso deste recurso simples, mas altamente importante.

Ao marcar a localização em suas fotos e vídeos, você estará proporcionando maior engajamento. O motivo é que com a localização nas suas fotos, será mais fácil das pessoas chegarem até seu conteúdo.

O que você também pode aplicar é a localização personalizada para o seu negócio. Pra isso, basta você criar um check-in no Facebook e depois buscar este local no Instagram.

3. Aposte na nova ferramenta: Reels

Após a explosão do aplicativo Tik Tok e o sucesso que dominou o mundo nos últimos meses, o Instagram percebeu que precisaria criar uma ferramenta para concorrer com o engajamento dessa plataforma.

Embora a ferramenta lançada pelo Instagram ainda não faça o mesmo sucesso, os conteúdos produzidos pelo Reels aparentemente tem sido mais entregues do que vídeos e fotos. Ponto positivo para começar usar a ferramenta e melhorar o alcance, certo?

Com esse recurso você pode criar vídeos curtos de até 15 segundos. O resultado dos clipes podem ser publicados tanto no feed, como nos Stories ou compartilhar diretamente com usuários específicos, por meio das mensagens diretas.

Você pode gravar o vídeo em partes, escolher uma música, definir a velocidade de reprodução, selecionar filtros e utilizar temporizador, por exemplo.

Depois disso é só compartilhar e aproveitar o engajamento que esse novo recurso tem proporcionado.

4. Faça com que seus produtos e/ou serviços apareçam nos posts

Embora a finalidade das redes sociais não seja a venda, os posts de maior sucesso no Instagram apresentam produtos e/ou serviços. Mas cuidado: Isso não significa que você deva tornar o seu feed em uma espécie de flyer de mercado.

O segredo está em desenvolver histórias e produzir postagens com seus produtos/serviços de maneira natural ou até mesmo de forma subliminar, de modo que não interrompa a atenção do usuário.

5. Invista em lives no Instagram

As transmissões ao vivo podem ser grandes aliadas no fortalecimento de uma relação entre empresa e consumidor. Essa tem sido uma ferramenta muito utilizada para potencializar o contato que se tornou mais restrito após a pandemia do novo coronavírus.

No Instagram esse recurso já existia desde 2017, mas foi nesse cenário pandêmico que tomou força. Enquanto é feita uma transmissão ao vivo, você pode deixar uma caixa de perguntas para respondê-las durante a live, quem estiver acompanhando pode deixar comentários e também é possível fixar os mais importantes.

A live tem duração de apenas 60 minutos, mas tem um diferencial muito legal: Você pode deixá-la salva no IGTV para quem não conseguiu acompanhar em tempo real poder assistir mais tarde.

Comprar seguidores no Instagram é um bom negócio?

A ideia de comprar seguidores para o Instagram é bastante tentadora, porém, trata-se de um péssimo negócio. Isso porque você estará aumentando apenas o número de seguidores, e não o envolvimento. 🙁

O problema neste tipo de investimento é que um perfil de negócio com vários seguidores e poucos likes e comentários gera a perda da credibilidade por parte dos usuários reais, que ao visitarem o perfil, perceberão que há algo de errado.

O crescimento de um perfil no Instagram é gradativo. Portanto, não desanime se os resultados não aparecerem de imediato. Dedique seu tempo, tenha paciência e não deixe de produzir conteúdos relevantes com periodicidade.

Como você pode ver, as redes sociais são hoje uma das principais aliadas dos negócios. Ao aplicar estas dicas em seu Instagram, você obterá resultados positivos e a longo prazo.

Não esqueça de marcar presença!

Como o Instagram está presente na vida de boa parte das pessoas, ele se torna um lugar onde a sua empresa também deve estar, pois seu formato é ideal para a publicidade dos produtos.

Os usuários tendem a sempre visualizar as atualizações dos Stories e ao ver uma marca ali, um produto, uma promoção, sua atenção é atraída, o que pode até mesmo levar a compra.

A própria plataforma sabe do seu potencial, por isso oferece funcionalidades específicas para contas comerciais. A loja do aplicativo já está disponível para quem pretende anunciar no Instagram.

Uma estratégia bacana é marcar os produtos nas imagens para que os usuários cliquem e entrem no local das vendas. Além disso, há também um recurso para que as vendas sejam feitas pelo Stories.

Dicas de como utilizar o Instagram Stories para vender

Como forma de expansão e para oferecer mais opções para os usuários comerciais, o aplicativo começou a liberar, em junho de 2018, uma forma de vendas diretamente pelo Stories.

Um adesivo de compras pode ser incorporado à publicação, assim como a descrição e o site para fechar a venda. O ícone que mostra que se trata de um produto à venda é uma sacola de compras.

Para quem possui mais de 10 mil seguidores, a opção de colocar links nas publicações já está disponível desde 2017, sendo uma boa opção para quem pretende usar o Instagram Stories para vender produtos.

É só contar uma boa história ou criar um bom template sobre o produto oferecido e deixar o link, para que dali mesmo o seguidor consiga chegar ao produto.

Vale lembrar que é essencial manter uma regularidade nas postagens e variar o conteúdo, não oferecendo apenas produtos.

Sempre que der, coloque conteúdos relevantes, que despertem interesse do seu público. Assim, ele continua te seguindo e recebendo também as postagens voltadas à vendas.

A ideia é simples: O foco principal de levar a sua empresa para o Instagram é construir uma relação mais próxima com o consumidor, a venda é a consequência de uma boa estratégia aplicada.

Outra dica importante é não postar muitos Stories em um único dia. Há mais chances de conseguir vender se tiver um post em destaque.

Quando você coloca muitas histórias e o post de venda mais para o final, uma boa parte das pessoas irá pular a sua vez e não irão assistir a todas as postagens. Por isso, coloque o que for mais relevante primeiro.

Stories são destaque e permitem testes

Ao pensar em usar o Instagram Stories para vender produtos é preciso pensar em duas de suas características principais: destaque na plataforma e o tempo que fica disponível em seu perfil.

Quando alguém acessa o aplicativo, as histórias estão lá, de cara, pedindo para serem assistidas. Todos os usuários também já sabem que se não visualizarem logo, em 24 horas elas não estarão mais disponíveis.

Estas características fazem do Stories uma forma da marca se aproximar do público, por ser algo mais informal e pessoal, sendo um espaço aberto para postagens mais autênticas.

Desta forma, a sua marca pode propor uma conversa com o público, criando uma proximidade, que pode levar a vendas futuras. Criatividade aliada a um tom natural são chaves para cativar a galera.

Outro fator positivo para os negócios é o fato de em 24 horas a postagem não estar mais lá. Isso abre muitas possibilidades de teste. Assim, é possível trabalhar com conteúdos diversos, para entender como o público reage a cada um deles.

Você pode criar uma caixa de pergunta, compartilhar as respostas dos usuários, propor enquetes e a partir disso conseguir estudar como anda o engajamento do seu público com o tipo de Stories que você vem postando.

Como o conteúdo dessa ferramenta podem e devem ser mais simples, fica ainda mais fácil testar as possibilidades.

Templates pra Instagram

Não é só de feed organizado e atrativo que se faz um bom Instagram, isso é fato! Mas que boas imagens e um bom design fazem toda a diferença é inegável.

Boas peças gráficas e uma identidade visual marcante podem ajudar MUITO no Marketing Digital da sua empresa.

Sabemos que é complicado pensar em uma postagem que chame atenção, tenha um texto bacana e tudo isso na medida certa. Porém, existem algumas ferramentas online, muitas vezes gratuitas ou a preços bem acessíveis, que podem tornar a tarefa de produzir um belo template de maneira muito mais fácil.

Basta escolher elementos que tenham conexão com o seu negócio e tornem o conteúdo mais atrativo para a venda nas mídias sociais.

Canva

Você pode estar se perguntando como criar bons templates se você não domina a arte do Photoshop. Calma!

O Canva oferece boas ferramentas, de maneira mais didática e intuitiva que podem te ajudar a produzir uma boa postagem.

Canva - Editor de Imagens

A plataforma oferece mais de 50 mil opções de design prontos para você utilizar sem precisar criar nada do zero. Mas não se engane: Não é porque é possível utilizar modelos prontos que deixam de ser originais, afinal, você pode editá-los e adaptá-los a sua própria marca.

O Canva permite que você:

  • Crie uma identidade visual de forma muito simples.
  • Escolha cores, fontes e elementos para a sua marca, utilizando-os sempre para criar um padrão nas artes.
  • Personalize os modelos prontos que a ferramenta oferece e com a garantia de uma boa visualização em dispositivos móveis.
  • Crie um design do zero para a sua marca, contando com diversos elementos disponíveis no site.
  • Desenvolva artes em diferentes formatos, como card, apresentação, capas para rede sociais, infográfico, por exemplo.
  • Há possibilidade de editar as fotos e tratá-las de maneira básica.

 

 

Se o objetivo é investir também em Stories, o site disponibiliza templates pra este tipo de postagem, seguindo o padrão do próprio Instagram, garantindo que a proporção seja recomendada para dispositivos móveis.

E um diferencial bem legal que o Canva oferece: Você pode baixar o aplicativo e criar suas peças também pelo seu Smartphone seguindo a mesma lógica fácil e intuitiva.

Trakto

Com proposta semelhante ao Canva, o Trakto ajuda você a criar templates pras mídias sociais. São mais de 300 modelos personalizáveis.

Os planos variam de R$ 37 até R$ 97 e podem ser pra iniciantes, empreendedores e empresas. O modo gratuito tem a desvantagem de possuir a marca d’água, mas ainda assim oferece inúmeras possibilidades.

Crello

Dedicado exclusivamente para o Instagram, o Crello ajuda você a criar projetos de forma prazerosa e não cansativa. De forma gratuita ou paga, o site oferece 40 formatos, 16 mil modelos e 260 estilos diferentes de fontes.

Também apresenta coleções temáticas que ajudam você a definir o melhor template para as suas postagens. Fotografias, ilustrações e imagens de fundo também são disponibilizadas – mais de 65 milhões.

Todas as postagens necessitam de template?

Veja, nem tudo é regra. Quem sabe você tenha uma foto bacana do seu trabalho e possa postá-la sem necessariamente ter um template.

Por outro lado, esses modelos criam uma identidade com o usuário que facilita a conexão com o seu produto. Por isso, sempre que possível faça bom uso dos templates.

As dicas desse artigo vão facilitar muito a sua vida na hora de pensar o design do seu Instagram.

Inclusive, preparamos um Bônus especial pra você!

Baixe agora Gratuitamente → [Template] Imagens e Formatos de Publicação nas Mídias Sociais

É importante manter o foco. O resultado deve ser clean e não muito poluído. Precisa combinar com o seu produto, transmitir a ideia que ele leva a fim de chegar no objetivo, que é “flechar” o usuário!

Lembre-se: Engajamento é gradativo

Não pense que tudo foi em vão caso o alcance das suas publicações não seja o esperado logo de cara. Demora um tempo para que o algoritmo do Instagram trabalhe a seu favor.

O mais importante de tudo é não desistir e seguir publicando no perfil da sua empresa periodicamente. Seguindo essas dicas, com certeza a sua presença será notada.

E, acima de tudo, não esqueça: Conteúdo de qualidade é o melhor amigo do engajamento nas redes sociais. ✌🏾

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Relaxa, seus dados estão 100% protegidos.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Crescimento

Equipe de Crescimento

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Deixe seu comentário

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Growthboard - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾