Como Fazer Reels no Instagram e Aumentar Seu Engajamento

Aprenda agora como criar um Reels no Instagram e descubra como essa ferramenta pode aumentar ainda mais o seu engajamento.
👇🏾 O que você verá neste artigo:

Toda pessoa que utiliza o Instagram, seja com um perfil pessoal ou até mesmo investindo na plataforma para fins comerciais, deve conhecer os recursos e ferramentas disponíveis, como o Reels, por exemplo.

Saber como obter os melhores resultados utilizando a rede social é fundamental e ainda auxilia na hora de construir autoridade na internet. Afinal, ferramentas como essa geram audiência, personalizam o contato e ainda compartilham informações de maneiras mais instantâneas e interativas.

O Reels é uma versão muito parecida do aplicativo TikTok, que já ganhou o mundo e como a gente bem sabe, o Instagram costuma investir bastante em novas tendências.

E já que isso se torna cada dia mais popular, nada melhor do que entender mais sobre essa ferramenta e como fazer para criar um Reels, certo?

Continue a leitura!

O que é o Instagram Reels?

A transformação digital teve um impacto muito grande em nossas vidas, isso é inegável. Cada vez mais as plataformas digitais se preocupam em lançar novidades e desenvolver ferramentas que agreguem valor à experiência dos seus usuários.

E o Reels é uma dessas funcionalidades! Agora você pode criar vídeos curtos no seu Instagram, com duração de até 30 segundos e ainda adicionar efeitos sonoros e visuais. A melhor parte de tudo é que é uma ferramenta fácil de ser utilizada, a parte de edição é bem simples e intuitiva e você pode compartilhar no seu feed e nos stories.

Antes da versão oficial, a plataforma desde 2019 já vinha testando a função, mas na época se chama ”Cenas”, depois de alguns testes e estudos (e cá entre nós, o avanço do aplicativo chinês), a rede social substituiu pela atualização e desde então o número de usuários aqui no Brasil só cresce.

E isso é nítido quando acessamos o feed, vários vídeos curtos de dublagens e challenges (os famosos desafios) são postados diariamente. É um ótimo investimento também para quem quer trazes conteúdos valiosos para o público do seu negócio.

Como gravar e publicar um Reels?

Já sabemos na teoria que essa ferramenta é super interessante, né? Mas, nada melhor do que conhecer na prática como criar um reels e publicá-lo no seu perfil.

Pensando nisso, separei um passo a passo (bem visual!) para quem ainda não sabe por onde começar:

1. Tenha o Instagram instalado no seu celular

Você deve ter instalado em seu celular o aplicativo da rede social, que pode ser encontrado nas lojas de aplicativo (tanto no IOS como no Android), já que ainda não é possível publicar utilizando a versão para o desktop.

2. Abra a câmera e selecione ”Vídeo do Reels”

O processo é bem parecido com a criação de um Story. Basta que você acesso o seu próprio perfil, clique em ”+”, no canto superior direito da tela e selecione essa opção para começar a gravar.

Você pode gravar um reels utilizando um take único ou pode fazer vários cortes em sequencia, para editar posteriormente. Outra parte legal é que também é possível inserir vídeos da galeria.

Reels no Instagram

3. Adicione recursos

Ao acessar o modo Reels no Instagram, você consegue inserir alguns recursos para deixar sue conteúdo ainda mais interativo. Como eu já falei, são vídeos curtos mas que tem como principal objetivo atrair os usuários para que assistam. Não é por menos que é uma das ferramentas que mais trazem engajamento.

Você poderá adicionar à seu Reels uma música ou áudio, por exemplo, selecionando-os em uma biblioteca oferecida pelo aplicativo. Esse recurso é fundamental em desafios que utilizam trilha sonora.

É possível também adicionar áudios originais na gravação e isso permite que outras pessoas utilizem o áudio para criar dublagens, por exemplo.

Mas não para por aí! Com o sucesso dos efeitos (filtros) na criação de stories, seus vídeos curtos também podem investir nesse quesito, adicionando os filtros salvos na sua conta. Outra forma de inserir efeitos visuais ao conteúdo é deixando a gravação em câmera lenta ou até com a velocidade mais rápida.

E se você estiver se perguntando como gravar esse vídeo de uma maneira facilitada, não se preocupe. O reels também permite que você grave tudo utilizando um cronômetro, ou seja, o famoso modelo ”mãos livres”.

Reels no Instagram

 

4. Compartilhe ou salve como rascunho

Depois de gravar e editar seu Reels, basta compartilhar o seu conteúdo ou salvar como rascunho:

Reels no Instagram

 

Seus vídeos podem ser publicados no feed, mas não só. É possível compartilhar também nos Stories e serem enviados via Direct (caixa de mensagem privada). Lembre-se que essas funções só ficam disponíveis durante 24hrs.

Ao ser compartilhado no perfil, é possível nomear o Reels, inserir uma foto de capa, adicionar legenda e marcar outros perfis da plataforma. Após fazer isso, o Instagram automaticamente cria uma aba específica onde todos os seus vídeos curtos serão armazenados.

Caso a sua conta esteja em modo público, é possível encontrar esse Reels na aba ”explorar”, o que aumenta o engajamento da publicação e as chances de pessoas que não te seguem assistirem seu conteúdo. É necessário selecionar essa opção na hora de publicar.

Reels no Instagram

Como otimizar seus resultados com o Reels?

Até aqui você já viu o passo a passo de como criar e publicar um Reels, certo? Mas é importante saber como alcançar bons resultados investindo nessa ferramenta.

Quem trabalha com rede social sabe que é bem difícil conquistar um lugar ao sol quando o assunto é visibilidade e engajamento. Pensando nisso, separei algumas dicas importantes que podem te ajudar a alcançar seus objetivos:

Planeje e crie roteiros

Como todo projeto, é importante que você planeje e crie roteiros antes de começar a gravar seu vídeo.

Isso facilita na hora da criação mas também na hora de pensar em como produzir conteúdos de qualidade e que agreguem valor a quem te acompanha. Você precisa fornecer o tipo de conteúdo que seu publico alvo está procurando, esse é um dos maiores segredos.

Invista em challenges

Um dos pontos fortes da ferramenta é a possibilidade de criar desafios, da mesma forma que acontece no TikTok.

Isso é uma forma de colocar seu perfil em evidência, já que esse tipo de conteúdo acaba viralizando e sendo visualizado por mais pessoas que acessem o aplicativo.

Fora que é um jeito super divertido de produzir conteúdo, né?

Se puder, invista na qualidade

Esse não é um ponto obrigatório, mas se você puder: invista! A qualidade do conteúdo impacta diretamente na visibilidade de um Reels no Instagram.

Adicionar ferramentas complementares e de qualidade podem deixar seus vídeos mais profissionais. Você pode investir em um celular com uma câmera melhor, iluminação adequada e em editores de vídeo com recursos mais avançados.

Crie uma capa

Uma outra dica importante é pensar sobre a estética do seu conteúdo. Após gravar o reels, você provavelmente vai compartilhá-lo no seu feed. Dessa forma, criar uma capa atrativa é fundamental para chamar atenção.

Você pode criar um design específico, utilizando a plataforma Canva, por exemplo ou manter um pedaço do vídeo que retrate bem o material.

Selecione boas hashtags

Quando a gente fala em Instagram, o uso das hashtags é sempre recomendado. Isso funciona mais ou menos como classificar uma publicação com uma palavra-chave. Outros usuários, ao procurarem essa palavra vão conseguir ter acesso ao seu vídeo, aumentando sua visibilidade.

Dizem que quem não é visto, não é lembrado, certo? Então investir em ferramentas que chamem a atenção do seu público alvo é essencial.

Não basta manter um perfil organizado e conteúdos de qualidade se você não investe no impulsionamento deles.

Veja também → Quais os Tamanhos de Imagens Ideais pras Principais Redes Sociais em 2021

Reels do Instagram ou TikTok: qual escolher?

A função dos dois é bem semelhante e em ambos você consegue compartilhar com quem te acompanha. O que diferencia eles é que o TikTok é um aplicativo próprio e o Reels é um recurso dentro de outra plataforma.
Isso pode limitar um pouco a performance no Instagram, porque as parcerias pagas no Reels ainda não estão disponíveis. Já com o TikTok há como monetizar tanto os vídeos que são publicados pelos usuários quanto pelos vídeos que são assistidos.
A questão de tempo também é diferente em ambos. no Instagram você pode gravar vídeos de até 30s segundos, já no outro o limite é maior, são 60 segundos. Mas caso seu perfil conte com mais de mil fãs, você pode gravar até cinco minutos.
Qual escolher é muito relativo, mas ao pensar em uma estratégia de marketing que busca marcar presença onde seu público também está.
Agora que você já conhece mais sobre a ferramenta, como gravar um reels no Instagram e como otimizar seus resultados com ela, é hora de colocar em prática e ver a visibilidade do seu perfil crescer ainda mais. 👊🏾

. . .

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho 🔔 pra receber os próximos vídeos.

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

Compartilhe o conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

Receba nossos conteúdos 👇🏾

Um montão de gente inteligente deixou o email aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você realmente feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de Promoções ou de SPAM e marque nosso e-mail como confiável — Estrela ⭐
eBook Técnicas de Vendas - Marketing de Crescimento
⬇️ Baixe Grátis seu eBook e venda melhor:

Dê Play e Assista a Aula Exclusiva sobre Prospecção Digital

✅ Esta aula faz parte do curso “Máquina de Vendas: RD Station CRM + Prospecção no LinkedIn”, onde você pode aprender a aplicar a Transformação Digital em Vendas B2B pra Prospectar, Gerenciar e Otimizar seu Processo com o Poder da Tecnologia.

Material enviado com sucesso!

O link no seu email expirará em:
Minutos
Segundos
Conseguiu encontrar o material no seu e-mail?
⚠️ Não recebeu? Confira sua caixa de Promoções ou SPAM e marque nosso e-mail como confiável — ⭐ Estrela