Instagram Stories: Usando Corretamente pra Vender Produtos e Serviços

Instagram Stories: Usando Corretamente pra Vender Produtos e Serviços

Foi em 2016 que o Instagram Stories chegou como concorrente do Snapchat, que estava em alta na época. Desde então, a funcionalidade oferecida pelo Instagram só cresceu, enquanto o outro aplicativo começou a perder espaço.

As empresas têm usado cada vez mais as redes sociais para falar com seu público e usar o Instagram Stories para vender produtos é, com certeza, uma boa ideia. No entanto, podem surgir dúvidas sobre como fazer este trabalho, por isso, vamos falar sobre as melhores práticas para que esta ferramenta seja relevante para o seu negócio.

É preciso marcar presença

Como o Instagram está presente na vida de boa parte das pessoas, ele se torna um lugar onde a sua empresa também deve estar, pois seu formato é ideal para a publicidade dos produtos. Os usuários tendem a sempre visualizar as atualizações dos Stories e ao ver uma marca ali, um produto, uma promoção, sua atenção é atraída, o que pode até mesmo levar a compra.

A própria plataforma sabe do seu potencial, por isso oferece funcionalidades específicas para contas comerciais. A loja do aplicativo já está disponível para quem pretende vender no Shop do Instagram. Dá para marcar os produtos nas imagens para que os usuários cliquem e entrem no local das vendas. Além disso, há também um recurso para que as vendas sejam feitas pelo Stories. Saiba mais sobre este processo.

Dicas para utilizar o Instagram Stories para vender

Como forma de expansão e para oferecer mais opções para os usuários comerciais, o aplicativo começou a liberar, em junho de 2018, uma forma de vendas diretamente pelo Stories. Um adesivo de compras pode ser incorporado à publicação, assim como a descrição e o site para fechar a venda. O ícone que mostra que se trata de um produto à venda é uma sacola de compras. Como a liberação desta funcionalidade é feita aos poucos, é preciso conferir se já está disponível em sua conta.

Para quem possui mais de 10 mil seguidores, a opção de colocar links nas publicações já está disponível desde 2017, sendo uma boa opção para quem pretende usar o Instagram Stories para vender produtos. É só contar uma boa história sobre o produto oferecido e deixar o link, para que dali mesmo o seguidor consiga chegar ao produto.

Vale lembrar que é essencial manter uma regularidade nas postagens e variar o conteúdo, não oferecendo apenas produtos. Sempre que der, coloque conteúdos relevantes, que despertem interesse do seu público. Assim, ele continua te seguindo e recebendo também as postagens voltadas à vendas.

Outra dica importante é não postar muitos Stories em um único dia. Há mais chances de conseguir vender se tiver um post em destaque. Quando você coloca muitas histórias e o post de venda mais para o final, uma boa parte das pessoas irá pular a sua vez e não irão assistir a todas as postagens. Por isso, coloque o que for mais relevante primeiro, não poste muitos Stories em um mesmo dia e opte pelos posts curtos.

Stories são destaque e permitem testes

Ao pensar em usar o Instagram Stories para vender produtos é preciso pensar em duas de suas características principais: destaque na plataforma e sua efemeridade. Quando alguém acessa o Instagram, as histórias estão lá, de cara, pedindo que esta pessoa as veja. Todos os usuários também já sabem que se não visualizarem logo, em 24 horas elas não estarão mais disponíveis.

Estas características fazem do Stories uma forma da marca se aproximar do público, por ser algo mais informal e pessoal. Neste parte do aplicativo, muitos usuários deixam até o filtros de lado, por ser uma espaço aberto para postagens mais autênticas.

Desta forma, a sua marca pode encontrar um espaço para uma conversa também informal com o público, criando uma proximidade, que pode levar a vendas futuras. Criatividade aliada a um tom natural são chaves para cativar a galera.

Outro fator positivo para os negócios é o fato de em 24 horas a postagem não estar mais lá. Isso abre muitas possibilidades de teste. Assim, é possível trabalhar com conteúdos diversos, para entender como o público reage a cada um deles, assim como a melhor maneira de fazer um Stories voltado para vender o produto. Como o conteúdo dos Stories podem e devem ser mais simples, fica ainda mais fácil testar as possibilidades.

Agora que você sabe como usar o Instagram Stories para vender produtos, fique atento também a outras informações de marketing digital importantes para sua empresa.

Deixe seu comentário