Keywords: O Segredo pra Escolher as Melhores Palavras-Chave

Keywords: O Segredo pra Escolher as Melhores Palavras-Chave
Separamos algumas dicas de ouro para você não errar na escolha das palavras-chave ideais para o seu negócio. Saiba mais sobre keywords agora.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Provavelmente se você já ouviu falar em SEO, percebeu que um dos pontos mais importantes é saber escolher quais são as Keywords (em português, nada mais do que: palavras-chave) certas para o conteúdo que será publicado.

A internet é um mar de oportunidades para empresas e pessoas para diferentes finalidades. São milhões de pessoas conectadas em um mesmo ambiente, repercutindo seus conteúdos e acessando sites e redes sociais a todo tempo. Para os negócios, inserir-se no meio digital foi uma solução grandiosa para que as empresas ganhassem maior visibilidade e, consequentemente, aumentassem seu volume de vendas.

Para que um conteúdo, mesmo que bem escrito, seja realmente visto pelos usuários que estão pesquisando sobre determinado assunto na web, são necessárias algumas técnicas, como o uso de palavras-chave (keywords).

Através de publicações em páginas da empresa, comunicação com os clientes através de chats, e-mail marketing, vídeos, entre outras formas, o cliente passou a ser assessorado de maneira mais efetiva, tendo em mãos diferentes produtos para escolher quando e onde quiser.

Apesar dessa imensa facilidade proporcionada pela internet, saber inserir-se nesse meio de forma positiva, nem sempre é uma tarefa tão simples.

Nesse artigo você vai aprender tudo sobre isso e aprender a como utilizá-las a favor do marketing da sua empresa.

O que são Keywords?

Com certeza você já teve contato com inúmeras palavras-chaves, afinal, realizar pesquisas nos buscadores já se tornou rotina.

Keyword ou palavras-chave, são muito importantes na hora de fazer uma pesquisa. O usuário seleciona uma ou mais palavras que direcionam a respostas que solucionem sua dúvida, procura ou problema.

Pense comigo: Na hora que decidimos recorrer aos buscadores, temos uma palavra-chave em mente. Ou seja, garantir que seu site ou conteúdo seja a resposta para as inúmeras Keywords garante que a sua página será vista.

Para produzir conteúdos, é necessário definir quais são as certas e que remetem ao assunto, afinal, esse conteúdo será encontrado a partir daquela palavra-chave específica.

Sendo assim, quando você define a melhor palavra-chave, diretamente você está avisando ao Google que ao ser pesquisada essa palavra chave, o seu post é uma das respostas para essa busca.

Por que investir no uso de Keywords?

Se você chegou aqui se perguntando se o uso das palavras-chave são importantes para o seu negócio, a resposta é SIM! Essas ferramentas são um dos pilares do Marketing de Conteúdo.

Se você conseguir definir a melhor para o seu conteúdo, a Internet começa a visualizar seu site e a tê-lo como referência em determinado assunto. E isso é muito importante!

Tais palavras trabalhadas dentro de um texto são as responsáveis por auto promovê-lo em meio aos inúmeros outros conteúdos sobre o mesmo assunto que aparecem nas pesquisas do navegador.

Essa técnica pertence à estratégia de SEO (Search Engine Optimization), que reúne diversas técnicas para otimização de sites e páginas como um todo.

Quando você é visto pelo usuário em um momento de busca, seu conteúdo tem mais chance de ser lido, compartilhado e curtido.

Sabemos que há uma concorrência acirrada para o bom ranqueamento nos buscadores, por esse motivo, não adianta somente encher seu post com palavras-chave. É preciso produzir conteúdos a partir delas que agreguem valor ao usuário.

Assim, se bem pensadas e inseridas corretamente na publicação, o texto ganhará destaque na busca, sendo visualizado e acessado muito mais facilmente do que os da concorrência. Com isso, o fluxo de visitantes na página aumenta e, consequentemente, a busca pelos serviços da empresa.

Basicamente, quando você utiliza as Keywords corretamente, você está ajudando que pessoas mundo a fora encontrem sua empresa na Internet.

Quando você inicia no processo de definir suas palavras-chaves é preciso ter em mente que cada uma deve ser uma resposta objetiva para uma pergunta.

Como definir quais são as palavras-chave do meu conteúdo?

Não adiantará de nada inserir keywords que não possuem relação direta com o assunto, segmento da empresa e tema do texto, pois assim o seu texto nunca será achado na busca.

Além disso, saber trabalhá-las ao longo do texto também influencia diretamente no resultado final. Por isso, separamos algumas dicas de ouro para você não errar na escolha das palavras-chave ideais para o seu negócio. Confira:

Defina suas estratégias

Como toda área do marketing, definir objetivos e estratégias é fundamental para o resultados.

Pensar em uma estratégia para o uso das keywords, auxilia no processo de definição e aumento no alcance do conteúdo planejado.

É preciso ter em mente quais são as principais metas para direcionar a pesquisa para palavras-chave que impulsionem tal objetivo.

Pense como um usuário

Para definir corretamente as palavras-chave, é preciso que você pense no lugar de um usuário: Se quisesse pesquisar sobre esse assunto, quais palavras você inseriria na busca?

Opte por palavras curtas e simples, pois elas são maioria nas pesquisas. Após isso, faça a pesquisa em algumas das plataformas citadas para definir ortograficamente como será melhor.

Não esqueça da Persona

É importante sempre ter em mente qual a persona da sua empresa. Assim, você pode escolher as palavras-chave mais relevantes para o seu público, em outras palavras, tornando-se a solução para as dores do cliente.

É um lembrete para a hora de produzir um conteúdo: Ter em mente que esse post precisa responder dúvidas do usuário, agregar valor e ser acessível.

Associe com o conteúdo

É importante que as palavras tenham associação direta com o que está sendo exposto no texto.

Por exemplo, o seu texto é sobre as tendências da moda masculina em 2019, para a keyword, você pode utilizar “moda masculina para 2019”.

Se a sua palavra-chave fosse apenas “moda 2019”, com certeza apareceriam milhares de outras opções sobre o assunto.

Aposte em expressões

Muitos acham que as keywords devem ser palavras isoladas. Porém, trabalhar expressões surte muito mais efeito no texto. Isso porque a maioria das pessoas utiliza expressões para a busca no navegador, até por uma questão de não saber muito sobre o assunto e, portanto, não saber como pesquisá-lo.

Além disso, as palavras isoladas acabam competindo muito com conteúdos diversos de outros milhares de sites, o que dificulta uma boa colocação nas páginas de pesquisa.

Segundo pesquisas, 50% das pesquisas são feitas utilizando entre 4 e 6 palavras.

Pesquise a sua concorrência

Através das ferramentas citadas, é possível saber quais são as palavras-chave em alta nos sites de interesse do seu segmento.

Assim, você pode analisar quais são as buscas mais realizadas para o seu setor e até mesmo ajudar na definição de conteúdos mais relevantes para o seu público (que é o mesmo da sua concorrência).

Lógica gramatical

Nem sempre as palavras-chave seguem uma lógica gramatical, já que muitas são escolhidas de acordo com o tema de um texto específico. Porém, procure não alterá-la para outras publicações.

Para isso, procure moldar os seus textos, ou seja, nunca adapte uma palavra-chave para o seu texto, mas sempre ao contrário.

Utilize ferramentas estratégicas

Para facilitar no processo de escolha das palavras-chave você pode investir em plataformas que auxiliam na busca por palavras-chave em alta além de ideais para determinado assunto

Dentre essas ferramentas bastante usadas para a definição das keywords está o Google Keyword Planner, Google Trends, UberSuggest, entre outras

  • Google Keyword Planner: Essa ferramenta é como uma espécie de “planejador” de palavras chaves. Aqui, você pode obter um relatório mais completo sobre a sua estratégia, saber o que está surtindo efeito e o que precisa ser melhorado. Ele pode ser muito útil para ações no Google Ads.
  • Google Trends: Essa ferramenta gratuita é fundamental para saber o que tem sido pesquisado no buscador. Você pode, a partir de um termo, descobrir quais palavras e assuntos relacionados os usuários tme pesquisado. Você pode aprender mais sobre essa ferramenta aqui.
  • UberSuggest: Uma forma gratuita de buscar palavras-chaves e encontrar sugestões. Nessa plataforma você pode inserir o termo escolhido na área de pesquisa, selecionar o idioma e a área de pesquisa, entre algumas opções como: web, imagens, shopping e vídeo, por exemplo. Essa ferramenta ainda sugere palavras relacionadas com a sua pesquisa inicial.

Nelas, é possível saber o volume de buscas por cada uma, variações, relevância, e até mesmo o uso delas pela concorrência.

Para quem ainda não domina a técnica de avaliar e escolher as melhores palavras-chave, essa é uma alternativa bastante viável.

Até para quem já domina o assunto, é importante pesquisar, pois as mesmas podem alterar-se a cada instante, de acordo com novos acontecimentos e atualizações na internet.

Keywords são fundamentais para as mídias sociais

Já sabemos que as redes sociais são uma das principais formas de executar estratégias do marketing digital.

Para isso, construir autoridade em todas as redes que sejam relevantes para o nicho do seu negócio é fundamental. É preciso estar presente no menor sinal de interesse do cliente.

Definir palavras-chave certeiras e utilizá-las de forma estratégica nas mídias sociais auxilia no processo de engajamento orgânico da empresa.

As hashtags são um bom exemplo de maneiras de utilizar palavras chaves para otimizar resultados. Elas possibilitam indexar um conteúdo a partir de uma palavra-chave e ainda reúnem todas as postagens que utilizam o mesmo termo.

É preciso escolher quais são as mais relevantes para a sua empresa e garantir que as que forem escolhidas agregam valor e centralizam respostas sobre determinado assunto.

Agora que você já conhece mais sobre as Keywords, é hora de investir em uma boa estratégia e começar a otimizar seus resultados com essa ferramenta. 👊🏾

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