Link Building: Como Funciona e Por que é Imprescindível pro SEO

Link Building: Como Funciona e Por que é Imprescindível pro SEO

Com o crescente número de empresas na internet, é impossível aparecer nas páginas de pesquisa dos buscadores sem SEO.

As técnicas de otimização da página nos colocam em pé de igualdade na disputa pelas primeiras posições das pesquisas.

O link building é o conjunto de táticas que tornará isso possível. Caso você esteja por fora do que se trata, relaxa.

Nesse artigo tem tudo que você precisa saber para começar sua estratégia. Vamos mostrar como o link building funciona e por que é importante pra sua empresa.

O que é link building?

Link building significa “construção de links”, e é o pilar de uma estratégia de SEO. Isso porque os motores de busca, em particular o Google, utilizam critérios específicos relacionados ao links para ranquear páginas.

Quando você busca por um tutorial na internet, a primeira posição está lá porque, de acordo com o cálculo do mecanismo de busca, é a página que melhor responde sua pesquisa.

Como o algoritmo faz isso?

Realizando cálculos complexos através dos links que apontam para essa página. Ele vasculha os sites indexados para descobrir quais os que mais correspondem à solicitação do usuário.

Os chamados crawlers descobrem, pelo número de referência que as páginas têm em outros sites, quais são as mais confiáveis.

A explicação, apesar de parecer complexa, é simples. Tudo se baseia em autoridade. Do mesmo modo que tendemos a confiar mais em quem mais tem autoridade, o Google também faz isso.

A autoridade, no caso do buscador, é medida pelo número de links das páginas em outras páginas. Ou seja, número de referências a elas.

A partir daí o trabalho fica mais simples. Se você deseja se posicionar no Google, você deve criar autoridade. Dito de outra forma, você precisa de links.

Quanto melhores os sites que linkarem para o seu, mais o Google verá seu site com “bons olhos”. No caso, mais chance você terá de chegar ao topo das páginas de pesquisa.

A importância do link building

Nas regras de ranqueamento, tudo depende do seu lastro. Na linguagem do Google, isso se chama “juice” (suco, em inglês).

Quanto mais sites confiáveis e de autoridade apontarem para suas páginas, mais juice você terá.

Além disso, existem dois tipos de links: o dofollow e o nofollow.

O primeiro tipo avisa o buscador que ele pode ser contabilizado e que pode receber o juice. Já o segundo tipo é o oposto. Se um site deseja fazer referência a uma página na qual não confia, ela pode “anotar” que é um “nofollow”.

O Google ainda utiliza dois critérios pro cálculo de autoridade de uma página: o Domain Authority e o PageRank.

O primeiro é a nota do site (domínio). O segundo é uma classificação para as páginas dele. Esses dois critérios são fundamentais para o algoritmo estabelecer o rank.

Dito isso você nota a importância de realizar o link building. Através dos links de autoridade você aumenta seu PageRank e a autoridade do seu site.

Como fazer o link building?

A regra geral é conseguir links. O método, no entanto, tende a mudar porque o algoritmo do Google muda frequentemente.

A melhor tática é, evidentemente, conseguir tais links de maneira orgânica. Produzindo um conteúdo de qualidade você aumenta a chance de ser citado por outros sites.

O trabalho então é divulgar seus posts, mas é possível dar uma forcinha pro site.

O primeiro passo é listar o site em diretórios (os avôs do Google). Existem diversos sites que compilam endereços. Inscreva seu site em todos os bons que encontrar.

É importante também criar um blog para ter conteúdo constante. Divulgue as páginas em sites de links (como agregadores) e em redes sociais.

Outra estratégia é procurar sites do seu nicho e tentar construir relacionamento com seus donos. Comente nas postagens deles (muitos permitem colocar o URL do site no campo de comentários) com opiniões relevantes.

E não se acanhe em pedir links, por exemplo, oferecendo um conteúdo que você já escreveu e que pode contribuir para o post do autor.

Ou ainda utilize a tática de guest post, convidando alguém pra escrever no seu blog e escrevendo no dele.

O link building deve ser feito aos poucos, com paciência. Se o Google percebe que seu site ganhou muitos links rapidamente, ele poderá puni-lo.

Por isso, tenha um plano para trabalhar com calma, comentando, criando relacionamentos, divulgando o site no decorrer dos dias. Assim, em breve você perceberá o resultado acontecendo.

Como você faz link building por aí? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários.

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