Link Building: Como a Troca de Links Te Ajudará a se Posicionar Muito Melhor no Google

Link Building: Como a troca de links Te Ajuda a Ranquear Bem no Google
Link building é um dos pilares de uma estratégia de SEO. Descubra como a troca de links vai ajudar você a ranquear melhor no Google.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Com o crescente número de empresas na internet, é impossível aparecer nas páginas de pesquisa dos buscadores sem SEO. E o link building é uma das táticas que tornará isso possível.

Nesse artigo tem tudo que você precisa saber para começar sua estratégia. Vamos mostrar como o link building funciona e por que é importante pra sua empresa se colocar em pé de igualdade na disputa pelas primeiras posições das pesquisas.

O que é link building?

Link building significa “construção de links”, e é o pilar de uma estratégia de SEO. Isso porque os motores de busca, em particular o Google, utilizam critérios específicos relacionados ao links para ranquear páginas.

Quando você busca por um tutorial na internet, a primeira posição está lá porque, de acordo com o cálculo do mecanismo de busca, é a página que melhor responde sua pesquisa.

Como o algoritmo faz isso?

Realizando cálculos complexos através dos links que apontam para essa página. Ele vasculha os sites indexados para descobrir quais os que mais correspondem à solicitação do usuário.

Os chamados crawlers descobrem, pelo número de referência que as páginas têm em outros sites, quais são as mais confiáveis.

A explicação, apesar de parecer complexa, é simples. Tudo se baseia em autoridade. Do mesmo modo que tendemos a confiar mais em quem mais tem autoridade, o Google também faz isso.

A autoridade, no caso do buscador, é medida pelo número de links das páginas em outras páginas. Ou seja, número de referências a elas.

A partir daí o trabalho fica mais simples. Se você deseja se posicionar no Google, você deve criar autoridade. Dito de outra forma, você precisa de links.

Quanto melhores os sites que linkarem para o seu, mais o Google verá seu site com “bons olhos”. No caso, mais chance você terá de chegar ao topo das páginas de pesquisa.

A importância do link building

Nas regras de ranqueamento, tudo depende do seu lastro. Na linguagem do Google, isso se chama “juice” (suco, em inglês).

Quanto mais sites confiáveis e de autoridade apontarem para suas páginas, mais juice você terá.

Além disso, existem dois tipos de links: o dofollow e o nofollow.

O primeiro tipo avisa o buscador que ele pode ser contabilizado e que pode receber o juice. Já o segundo tipo é o oposto. Se um site deseja fazer referência a uma página na qual não confia, ela pode “anotar” que é um “nofollow”.

O Google ainda utiliza dois critérios pro cálculo de autoridade de uma página: o Domain Authority e o PageRank.

O primeiro é a nota do site (domínio). O segundo é uma classificação para as páginas dele. Esses dois critérios são fundamentais para o algoritmo estabelecer o rank.

Dito isso você nota a importância de realizar o link building. Através dos links de autoridade você aumenta seu PageRank e a autoridade do seu site.

Como fazer o link building?

A regra geral é conseguir links. O método, no entanto, tende a mudar porque o algoritmo do Google muda frequentemente.

A melhor tática é, evidentemente, conseguir tais links de maneira orgânica. Produzindo um conteúdo de qualidade você aumenta a chance de ser citado por outros sites.

O trabalho então é divulgar seus posts, mas é possível dar uma forcinha pro site.

O primeiro passo é listar o site em diretórios (os avôs do Google). Existem diversos sites que compilam endereços. Inscreva seu site em todos os bons que encontrar.

É importante também criar um blog para ter conteúdo constante. Divulgue as páginas em sites de links (como agregadores) e em redes sociais.

Outra estratégia é procurar sites do seu nicho e tentar construir relacionamento com seus donos. Comente nas postagens deles (muitos permitem colocar o URL do site no campo de comentários) com opiniões relevantes.

E não se acanhe em pedir links, por exemplo, oferecendo um conteúdo que você já escreveu e que pode contribuir para o post do autor.

Ou ainda utilize a tática de guest post, convidando alguém pra escrever no seu blog e escrevendo no dele.

O link building deve ser feito aos poucos, com paciência. Se o Google percebe que seu site ganhou muitos links rapidamente, ele poderá puni-lo.

Por isso, tenha um plano para trabalhar com calma, comentando, criando relacionamentos, divulgando o site no decorrer dos dias. Assim, em breve você perceberá o resultado acontecendo.

O que são os Backlinks?

Os backlinks são links posicionados em textos de forma estratégica, com o objetivo de levar a abertura de novas páginas com assuntos relacionados aos quais estavam linkados no texto. Os backlinks podem atuar de forma interna, levando o leitor a visitar páginas do mesmo site ou blog, ou externa, levando o leitor para outro endereço.

Entre os principais objetivos do uso dos backlinks está o melhor posicionamento nos buscadores, principalmente o Google. No entanto, atualmente a forma com que o buscador utiliza os backlinks para ranquear os sites nas pesquisas está mais complexa e, por isso, é preciso compreender melhor esse processo.

Como o Google avalia os backlinks pra ranquear os sites?

Até alguns anos atrás, bastava ter um grande número de backlinks para conquistar um bom ranqueamento nas pesquisas do Google. A ferramenta, no entanto, fez com que muitos sites utilizassem backlinks de baixa qualidade, ou seja, muitas vezes de sites que não tinham relação com o tema abordado na página linkada ou em endereços em que não há conteúdos relevantes para o assunto.

Por esse motivo, o Google lançou um novo algoritmo chamado Penguin. Dessa forma, os backlinks são contabilizados atualmente se possuírem qualidade. Ou seja, se estiverem relacionados a sites de temas que conversam com os temas tratados e que tenham autoridade sobre esses assuntos.

Importância dos backlinks para ranquear um site

Mesmo que o Google tenha mudado sua política para ranquear os sites por meio da ferramenta, os backlinks continuam sendo uma importante estratégia de SEO e possibilitam que os sites se posicionem em melhores lugares nas pesquisas.

Isso significa que, um site com um bom número de backlinks de alta qualidade poderá estar entre os primeiros resultados de uma busca relacionada no Google. Dessa forma, o site consequentemente ganha mais tráfego, pois passa na frente dos demais endereços que estão nas outras páginas da busca, por exemplo.

Aplicação de backlinks para ranquear um site

Com as novas regras, a aplciação dos backlinks se tornou mais trabalhosa, porém pode trazer retorno, pois, caso o processo seja realizado corretamente, o site passa a ter mais chances do que endereços que utilizam backlinks de baixa qualidade.

Para que você saiba mais sobre como aplicar os backlinks, daremos algumas dicas que irão lhe ensinar a utilizar a estratégia com qualidade o suficiente para ranquear melhor o seu site.

Não utilize backlinks comprados

Com o Penguin, os backlinks conquistados naturalmente são valorizados. No entanto, os backlinks comprados podem ser até fruto de penalidades do Google.

Por isso, não opte pela compra desses links, pois eles podem ser inseridos em sites de pouca autoridade e assuntos não relacionados com a sua finalidade, e, assim, serão considerados de baixa qualidade, causando um efeito reverso na tentativa de colocar o site em melhores posições nas buscas.

Invista em conteúdos interessantes

Além de ser uma forma de propagar seu nome por meio do marketing de conteúdo, textos relevantes também podem aumentar a autoridade do site, bem como a linkagem orgânica em outras páginas.

O ideal é inserir alguns links do próprio blog para um aumento do tráfego na página, mas também de sites com autoridade no assunto para receber o reconhecimento de qualidade do Google.

Se fortaleça com parcerias

Como a compra de backlinks pode atrapalhar mais do que ajudar no seu posicionamento nas pesquisas, uma forma de conquistar os backlinks em outros sites é fazer parcerias.

Esses acordos podem ser de troca de conteúdo, abrindo espaço para a divulgação de seu site em outros endereços. Da mesma forma, oferecer um espaço para isso em seu site é uma forma de retribuir e conseguir mais parceiros.

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