Como Extrair Todo o Potencial do LinkedIn, a Toda Poderosa Rede de Negócios

LinkedIn: Extraindo Todo o Potencial Dessa Poderosa Rede de Negócios
Saiba como aproveitar ao máximo o LinkedIn para a geração de novos contatos para a sua empresa. Faça parte dessa rede social corporativa.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

No último ano foram divulgados os números de usuários conquistados pela rede de contatos profissionais LinkedIn.

O levantamento foi registrado nas páginas dos principais veículos de comunicação do país, como Estadão e Veja.

Nos resultados desta verificação o Brasil foi apontado como o terceiro maior usuário da plataforma no mundo. Ao todo, 500 milhões de pessoas estão cadastradas no site.

Deste total, 29 milhões apenas no nosso país.

A razão da popularidade está no potencial que esta rede de negócios possui pra criar conexões profissionais.

Vale lembrar que não é apenas você individualmente que pode manter um perfil no site, mas também a sua empresa.

Em ambos os casos é relevante fazer a seguinte pergunta: você sabe como extrair o máximo potencial do LinkedIn?

Criar e, evidentemente, manter uma página na plataforma é só o início da sua tarefa. É preciso ficar atento pra utilizar o seu perfil de forma mais consciente e estratégica na rede.

Seja pra sua carreira, ou empreendimento, as dicas contidas neste artigo pretendem te ajudar a alcançar este objetivo.

Siga na leitura e aproveite pra começar a se destacar entre o meio bilhão de usuários da plataforma.

LinkedIn pra uso pessoal

A função mais conhecida do LinkedIn é a sua capacidade de aproximar recrutadores de profissionais com potencial pra se distinguir.

É claro que pra chamar a atenção das organizações presentes na rede é preciso evitar alguns erros mais comuns.

O primeiro ponto a ser levado em consideração é a foto utilizada pro seu perfil.

Pode parecer uma dica óbvia, mas trazer uma foto pode aumentar em até 14 vezes as suas chances de destaque.

Já no que diz respeito à qualidade da imagem não é necessário que seja um ensaio fotográfico profissional.

Contudo, a adequação e o respeito aos conceitos fotográficos como a regra dos terços pode fazer diferença. Uma boa forma de avaliar a sua foto e descobrir o que melhorar é através do Snappr.

Além disso, seja específico na hora de descrever atividades profissionais e cuide pra preencher completa e corretamente a sua página.

Pra melhorar o retorno em sites de pesquisa como o Google, personalize a sua URL com seu nome profissional.

Trazer perfis em mais de um idioma é outro diferencial que você pode explorar.

Fique atento também à possibilidade de publicar conteúdo. Afinal, hoje o Brasil é o maior usuário da ferramenta de postagens do LinkedIn.

LinkedIn pra empresas: geração de Leads

Trabalhar as Mídias Sociais pra captar clientes ou melhorar a imagem corporativa tornou-se um feijão-com-arroz da gestão contemporânea.

Sobretudo em um país como o Brasil, onde há mais de 100 milhões de internautas.

Assim não é difícil entender os impactos de se investir em uma presença digital.

Muito embora haja muito que se possa dizer sobre a melhor forma de utilizar o recurso pra crescimento da sua empresa.

O que talvez seja menos conhecido é que o LinkedIn se trata de uma das melhores plataformas pra prospecção B2B.

Sabia que o LinkedIn possui uma plataforma Premium chamada Sales Navigator, voltada pra prospecção B2B? → Conheça aqui

Pra essa finalidade, a rede consegue um nível de captação de Leads superior ao Facebook e Twitter.

Portanto, invista na criação de uma página pra sua empresa na plataforma. E aproveite a especificidade do seu público pra compartilhar informação relevante.

O site traz ainda a possibilidade de uma comunicação bastante segmentada e específica. O que pode ser a oportunidade ideal pra apostar na produção de conteúdo.

Otimização e Métricas

A essa altura você já percebeu que pra extrair o potencial máximo do seu perfil no LinkedIn, o Marketing de Conteúdo é importante.

Por conta disso não poderíamos deixar de recomendar a otimização do seu conteúdo.

O próprio LinkedIn possui o seu mecanismo de busca particular que pode ser trabalhado com esta técnica.

As ferramentas de análise de dados da plataforma também devem ser lembradas. Utilize as métricas pra conhecer melhor o seu público e planejar as suas postagens de forma assertiva.

Trabalhando campanhas, anúncios e produção de conteúdo, a sua página + perfil do LinkedIn serão um campo certeiro pra geração de Leads.

Use o potencial de cada rede social ao seu favor. Com as dicas deste artigo você pode trabalhar o seu LinkedIn de forma profissional pra captar mais oportunidades.

O tempo dedicado à plataforma tem tudo pra se converter em um diferencial competitivo pra sua carreira e empresa.

Táticas pra melhorar o engajamento no LinkedIn

1. Invista em seu perfil

Uma das primeiras etapas para um engajamento eficiente para o seu negócio é formular um perfil com conteúdos interessantes e que seja realmente atrativo para novas conexões. Isso porque o Linkedin funciona como um curriculum para quem procura emprego e como um cartão de visitas para as empresas, portanto, devem ser convidativos e atraentes.

Invista em publicações focadas em seu público-alvo, otimizadas de acordo com a demanda e com a linguagem dos mesmos. Deixe claro em seu perfil todos os atributos que sua empresa ou você tem, especificando a área de atuação, links para outras redes, sites ou blogs, fotos que demonstrem seu trabalho, portfólios etc.

2. Se relacione

Após a construção de um perfil com conteúdo interessante, é o momento de criar conexões com funcionários e outras empresas de interesse. Envolva-se com o conteúdo de outros perfis, a fim de criar um relacionamento com outros profissionais do ramo, em uma conexão que irá aumentar gradativamente.

Esses relacionamentos podem ser valiosos no futuro, pois podem significar oportunidades de negócios, mais engajamento na rede, mais leads e a promoção voluntária de suas publicações. Só assim, é possível tornar seu perfil popular, composto por pessoas que realmente se interessam por ele.

Outra forma de atrair visitantes para o seu perfil do Linkedin é inserir botões de compartilhamento de conteúdos de outras redes sociais, site ou blog da empresa, ou também adicionar CTA (Call to Action) ao final de posts em outras plataformas que os levem para a sua página no Linkedin. Assim, os seus clientes e futuros que clientes poderão passar a lhe seguir também nessa rede, indicando para outros conhecidos e aumentando o engajamento.

3. Faça parte dos grupos de discussão

Quem deseja levar seu conteúdo para o público certo e tornar-se referência em sua área de atuação, o mais ideal é fazer parte dos grupos de discussão relacionados ao seu mercado. Dentro de um grupo é possível publicar os seus conteúdos, gerar engajamento através de curtidas, comentários e compartilhamentos, além da possibilidade de discutir temas interessantes com outras empresas e profissionais.

Além disso, é possível ficar por dentro sobre as notícias, tendências, posição da concorrência, comportamento do público, entre outros detalhes relevantes para empresa. Com isso, as estratégias dos negócios como um todo podem mudar e adequar-se para a nova realidade do mercado.

Apesar de ser bastante positivo para a empresa, é preciso estudar bem o que irá postar, comentar ou compartilhar nesses grupos. Nunca publique conteúdos que não são autorais, polêmicos, insultantes para outras empresas ou profissionais, e nem comente posts com posições hostis. Isso pode acabar com a reputação da sua empresa em toda a rede de negócios. Portanto, tome cuidado com as publicações!

Veja em outros post do nosso blog, como gerenciar crises nas mídias sociais.

4. Use os anúncios do Linkedin

Da mesma forma que o Facebook oferece a possibilidade de promover anúncios e gerar mais engajamento, o Linkedin também possui essa ferramenta poderosa. O investimento em anúncios pagos é retornado com mais leads e mais oportunidades de negócios para a empresa, além de aumentar a popularidade e o engajamento da mesma.

Por isso, promova conteúdos que tenham relevância e que sejam realmente atrativos para o seu público-alvo, levando-os e convertendo-os para ações secundárias de venda, como o site de compras da empresa, baixar conteúdos da mesma, assinar newsletters etc.

O ideal é que se promova pelo menos uma postagem por dia no Linkedin, a fim de que a empresa esteja sempre em destaque na rede.

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