As transmissões ao vivo são uma das grandes tendências do marketing digital desde que se tornaram possíveis dentro das redes sociais mais populares do Brasil: o Facebook e o Instagram.
As famosas lives, que também podem ser realizadas no YouTube, viabilizam uma interação instantânea com os seguidores, potencializando ainda mais o dinamismo do mundo online.
A grande dúvida que paira no ar é: como conseguir mais espectadores para as minhas lives?
A resposta está nos passos que detalhamos a seguir:
Divulgação
Como tudo que pertence ao marketing digital, a divulgação é alma do negócio.
Diferente de um simples story, a live só tem impacto sobre o usuário quando ele consegue acompanhá-la em tempo real, porque é assim que se dá a interação.
Por isso, divulgue com antecedência, tendo em mente que não basta avisar aos seus seguidores duas horas antes.
O ideal é avisar já no dia anterior pra que eles possam se programar.
Faça um post na rede social que você escolheu pra transmissão ao vivo detalhando a data, o horário e o tema a ser tratado.
O que funciona muito é fazer esse post no dia anterior e no dia da live colocar uma publicação no Stories pra lembrar os seus seguidores sem deixar o feed ou a linha do tempo poluída com o mesmo assunto.
Insira a live no seu calendário
Se você conseguir colocar a live como parte da programação fixa da sua rede social, vai conseguir aumentar a quantidade de espectadores a médio prazo.
É uma forma interessante de se tornar parte da rotina do seu público.
Para isso, é necessário definir uma periodicidade e respeitá-la, pois se o hábito de mudar o dia ou horário em cima da hora se tornar frequente, você acaba perdendo a credibilidade.
Também é fundamental se dedicar à pesquisa pra definir assuntos relevantes e evitar que a transmissão ao vivo se torne repetitiva.
Uma ideia interessante para conseguir manter as lives periódicas é levar convidados para participar, que tenham algo a acrescentar sobre o tema do dia.
Um dos benefícios de sistematizar as transmissões é que os seguidores vão saber com bastante antecedência e terão tempo para ir enviando as perguntas.
Depois, você pode selecionar as mais interessantes ou frequentes para responder ao vivo.
Escute os seus seguidores
Se o princípio da live é a interatividade, nada mais justo do que se apropriar dela desde o momento da definição dos temas!
Dê espaço para que os seus seguidores opinem, dizendo quais assuntos eles gostariam que fossem abordados.
As chances de conseguir um número alto de espectadores é bem maior se você estiver abordando um assunto no qual eles estão interessados.
É possível incentivar os seus seguidores a sugerirem assuntos fazendo um post e liberando os comentários pra esse fim ou usando os recursos de perguntas e enquetes do stories do Instagram.
Foque no engajamento nos primeiros minutos
No Facebook, as lives ficam salvas e depois podem aparecer (ou não) no feed de notícias dos usuários.
Quando elas aparecem, as pessoas podem assistir mesmo depois da transmissão e se acharem interessante, vão acompanhar as próximas, ou seja, o número de espectadores vai aumentar.
Como fazer com que a live apareça para o maior número possível de usuários?
Um dos critérios que o algoritmo do Facebook considera é o nível de engajamento daquele vídeo. Isto é, as curtidas, comentários e compartilhamentos que ele teve.
Por isso, reserve os primeiros minutos da sua live para incentivar o engajamento do público, incentivar toda e qualquer interação.
Aproveitando que falamos do algoritmo do Facebook, não deixe de conferir este conteúdo que desvenda o marketing nessa rede social.
A qualidade da live
Caso a sua live não tenha uma boa qualidade, o número de espectadores só tende a diminuir.
Isso inclui vários aspectos, sendo assim:
- Organize um ambiente apropriado, que seja bem clean e não tenha muitos elementos que distraiam a atenção;
- Elabore um roteiro com início, meio e fim para garantir que a transmissão vai seguir uma sequência lógica e assim facilitar a compreensão;
- Invista em um aparelho que transmita uma imagem de qualidade;
- Invista em uma conexão de internet minimamente razoável, pra que a transmissão não comece a “cair”;
- Garanta que não haverá ruídos no fundo que comprometam o seu áudio.
O que achou do nosso artigo? Compartilhe nas suas redes e ajude seus amigos a transmitirem lives de sucesso!