5 Dicas pra Conseguir Mais Audiência pra Sua Live nas Mídias Sociais

5 Dicas pra Conseguir Mais Audiência pra Sua Live nas Mídias Sociais

As transmissões ao vivo são uma das grandes tendências do marketing digital desde que se tornaram possíveis dentro das redes sociais mais populares do Brasil: o Facebook e o Instagram.

As famosas lives, que também podem ser realizadas no YouTube, viabilizam uma interação instantânea com os seguidores, potencializando ainda mais o dinamismo do mundo online.

A grande dúvida que paira no ar é: como conseguir mais espectadores para as minhas lives?

A resposta está nos passos que detalhamos a seguir:

Divulgação

Como tudo que pertence ao marketing digital, a divulgação é alma do negócio.

Diferente de um simples story, a live só tem impacto sobre o usuário quando ele consegue acompanhá-la em tempo real, porque é assim que se dá a interação.

Por isso, divulgue com antecedência, tendo em mente que não basta avisar aos seus seguidores duas horas antes.

O ideal é avisar já no dia anterior pra que eles possam se programar.

Faça um post na rede social que você escolheu pra transmissão ao vivo detalhando a data, o horário e o tema a ser tratado.

O que funciona muito é fazer esse post no dia anterior e no dia da live colocar uma publicação no Stories pra lembrar os seus seguidores sem deixar o feed ou a linha do tempo poluída com o mesmo assunto.

Insira a live no seu calendário

Se você conseguir colocar a live como parte da programação fixa da sua rede social, vai conseguir aumentar a quantidade de espectadores a médio prazo.

É uma forma interessante de se tornar parte da rotina do seu público.

Para isso, é necessário definir uma periodicidade e respeitá-la, pois se o hábito de mudar o dia ou horário em cima da hora se tornar frequente, você acaba perdendo a credibilidade.

Também é fundamental se dedicar à pesquisa pra definir assuntos relevantes e evitar que a transmissão ao vivo se torne repetitiva.

Uma ideia interessante para conseguir manter as lives periódicas é levar convidados para participar, que tenham algo a acrescentar sobre o tema do dia.

Um dos benefícios de sistematizar as transmissões é que os seguidores vão saber com bastante antecedência e terão tempo para ir enviando as perguntas.

Depois, você pode selecionar as mais interessantes ou frequentes para responder ao vivo.

Escute os seus seguidores

Se o princípio da live é a interatividade, nada mais justo do que se apropriar dela desde o momento da definição dos temas!

Dê espaço para que os seus seguidores opinem, dizendo quais assuntos eles gostariam que fossem abordados.

As chances de conseguir um número alto de espectadores é bem maior se você estiver abordando um assunto no qual eles estão interessados.

É possível incentivar os seus seguidores a sugerirem assuntos fazendo um post e liberando os comentários pra esse fim ou usando os recursos de perguntas e enquetes do stories do Instagram.

Foque no engajamento nos primeiros minutos

No Facebook, as lives ficam salvas e depois podem aparecer (ou não) no feed de notícias dos usuários.

Quando elas aparecem, as pessoas podem assistir mesmo depois da transmissão e se acharem interessante, vão acompanhar as próximas, ou seja, o número de espectadores vai aumentar.

Como fazer com que a live apareça para o maior número possível de usuários?

Um dos critérios que o algoritmo do Facebook considera é o nível de engajamento daquele vídeo. Isto é, as curtidas, comentários e compartilhamentos que ele teve.

Por isso, reserve os primeiros minutos da sua live para incentivar o engajamento do público, incentivar toda e qualquer interação.

Aproveitando que falamos do algoritmo do Facebook, não deixe de conferir este conteúdo que desvenda o marketing nessa rede social.

A qualidade da live

Caso a sua live não tenha uma boa qualidade, o número de espectadores só tende a diminuir.

Isso inclui vários aspectos, sendo assim:

  1. Organize um ambiente apropriado, que seja bem clean e não tenha muitos elementos que distraiam a atenção;
  2. Elabore um roteiro com início, meio e fim para garantir que a transmissão vai seguir uma sequência lógica e assim facilitar a compreensão;
  3. Invista em um aparelho que transmita uma imagem de qualidade;
  4. Invista em uma conexão de internet minimamente razoável, pra que a transmissão não comece a “cair”;
  5. Garanta que não haverá ruídos no fundo que comprometam o seu áudio.

O que achou do nosso artigo? Compartilhe nas suas redes e ajude seus amigos a transmitirem lives de sucesso!

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