Como Fazer Live nas Mídias Sociais e Construir Boa Audiência pra Ganhar Autoridade

Live nas Mídias Sociais: Como Fazer e Construir Boa Audiência
A live nas mídias sociais são uma grande tendência no marketing digital. Saiba como fazer e construir uma boa audiência do seu negócio.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Sabemos que a modernização dos meios de comunicação é ponto chave na mudança dos hábitos das pessoas, e atualmente, estamos muito mais conectados. E uma das formas que utilizamos é a live, que é um recurso que muitas mídias sociais adotaram e são muito utilizadas.

A live é uma transmissão ao vivo feita pela plataforma escolhida e cada uma delas tem um tempo determinado para duração.

As transmissões ao vivo estão cada vez mais fortes e isso refletiu diretamente no marketing potencializado pela pandemia do novo coronavírus que estamos passando no ano de 2020.

É uma forma de viabilizar uma interação instantânea com os seguidores, potencializando ainda mais o dinamismo do mundo online.

Além  disso, se tornou um meio de entretenimento e também de diminuir o distanciamento social, já que boa parte das pessoas estão em suas casas, tendo toda a sua rotina neste espaço, inclusive o trabalho.

Mas o que podemos dizer é que as lives vieram para ficar e existem muitas redes sociais para fazer a sua, tudo depende do seu objetivo e onde está seu público.

A live nas mídias sociais se tornaram um ótimo modelo de negócio para vários setores. Vamos mostrar para você o que são as lives e como pode ser benéfico para sua empresa. Boa leitura!

Por que fazer live nas mídias sociais

Não só os músicos, mas também outras classes de artistas e profissionais fazem maior uso das mídias. É um meio de gerar mais engajamento e visibilidade para o que você faz.

Além disso, sabemos que é quase impossível fazer marketing digital sem plataformas de vídeo.

Por meio delas é possível educar o seu público, e como dissemos, gera visibilidade pelos compartilhamentos.

O que prova isso é uma pesquisa da Live stream conduzida com a New York Magazine mostra que 80% das pessoas preferem ver lives de uma marca a ler o blog.

E, apesar desta pesquisa ter sido elaborada nos EUA e há três anos, podemos dizer que aqui este movimento também vem crescendo, e quem sabe afirmar que esta porcentagem pode ser a realidade atual do nosso país.

Os vídeos já estão presentes em nosso dia a dia de diversas formas: temos webinars, videoconferências, clipes musicais e outros canais de entretenimento no YouTube. E as lives são outra vertente do audiovisual.

Segundo os dados obtidos pela Exame, o aumento no Brasil foi de 4900% neste ano.

Uma das artistas que aproveitou muito bem esta rede social para ajudar de alguma forma seus seguidores neste período, foi a Anitta, que em março resolveu dar aulas de francês.

Além disso, fez algumas lives sobre o beabá da política com a Gabriela Prioli, que é colunista da Folha de São Paulo e também trabalha na CNN Brasil.

Como funciona a live nas mídias sociais mais utilizadas

Existem várias plataformas onde pode ser realizada a sua transmissão ao vivo. O ideal é ver a sua necessidade e em qual delas se encaixa o que você deseja apresentar.

Veja abaixo as principais e como funciona cada uma delas:

Facebook

O Facebook tem o Facebook Live, que trata-se de uma ferramenta simples e fácil de ser utilizada.

É ideal para os usuários e marcas poderem transmitir vídeos online ao vivo, sem cortes, sem edição e com muita “vida real”.

Se você busca maior engajamento, utilizar este recurso vale muito a pena, pois o Facebook valoriza muito mais os conteúdos em vídeos.

E as transmissões ao vivo é um meio de ter mais interações com seu público e maior rapidez nas respostas deste usuários.

Agora, vamos para o passo a passo:

  1. Entre na sua página e clique na opção iniciar transmissão ao vivo — localizada na área de compartilhamento de status;
  2. Configure a descrição que vai aparecer na sua live;
  3. Clique em iniciar transmissão ao vivo.

Este é o modo mais fácil de iniciar uma transmissão no Facebook Live, entretanto, há uma outra forma de fazer isso. Por meio de um software de codificação de vídeo, também conhecido como software de streaming.

Algumas opções são: Livestream, OBS, Wirecast, Xsplit e ffmpeg.

E para auxiliar no processo de configuração, o próprio Facebook tem uma página explicando como funciona, e você pode visualizar o passo a passo aqui.

Com o Facebook Live, pode-se criar cada vez mais conteúdo relevante para o seu público.

Pois você terá conhecimento sobre com quem está falando e o que essas pessoas gostam, se interessam e querem consumir sobre a sua marca ou produto.

Instagram

A live no Instagram começou no ano de 2017, mas somente agora esta função tem sido muito utilizada e ganhou fama.

Por causa do distanciamento social, os profissionais viram a live como forma de abordar assuntos relevantes e de interesse do seu público e gerar maior engajamento.

Para fazer a sua live no Instagram é muito fácil. Veja a seguir:

  1. Abra o aplicativo e arraste para o lado direito, ao fazer isso, vai aparecer a câmera dos stories;
  2. Clique em ao vivo, que está localizado na parte de baixo da tela, vai aparecer a opção de colocar um título para a sua live;
  3. Defina o tema e depois clique no botão redondo, que está localizado embaixo, para iniciar.

Enquanto você faz a sua transmissão, os comentários das pessoas que estão assistindo vão aparecendo. Além disso, é possível respondê-los e fixar os mais importantes.

Você também pode receber e e responder mensagens, bem como usar a caixa de perguntas.

Além destes recursos, você também pode ver quais usuários estão acompanhando a live, usar filtros e, o mais importante, relatar abusos.

As lives no Instagram duram no máximo 60 minutos, mas tem a vantagem de salvar no IGTV, para que as pessoas que não conseguiram acompanhar possam assistir mais tarde.

LinkedIn

Por ser uma rede social para profissionais, incluir a ferramenta de lives é uma ótima ideia para unir pessoas.

O espaço laboral é um meio onde as pessoas fazem conexões, que de alguma forma são importantes no presente ou futuramente.

Mas diferente das outras redes, é necessário solicitar acesso  para o LinkedIn Live e, para isso, você deve preencher a solicitação que é encontrada no seu perfil ou na página da sua empresa.

Depois disso, só aguardar o e-mail para saber se foi aprovado ou não. Após o recebimento do e-mail e caso seja aprovado, é necessário fazer a leitura dele, pois as instruções estão ali.

O passo a seguir é escolher a plataforma de streaming, o LinkedIn tem parceria com algumas ferramentas e cada uma tem um valor. Analise o que melhor se enquadra no que você deseja.

A seguir, faça o login na plataforma escolhida com o LinkedIn e clique na opção “Ferramenta de terceiros”, na central de recursos. Nesta parte você tem acesso a documentação técnica e as informações de cada ferramenta.

E por fim, a última etapa é fazer a sua transmissão ao vivo. Você está apto para engajar seu público e ter conexões mais profundas com os usuários.

Twitter

O twitter também é uma rede que você pode utilizar para fazer transmissões ao vivo. Esta ferramenta foi lançada no ano de 2016, e como nas outras mídias sociais, esta função tem sido mais utilizada atualmente.

Antes disso, era possível com a utilização de um aplicativo de streaming conhecido como Periscope.

Para fazer as lives era necessário integrar o seu perfil do aplicativo com o Twitter, mas posteriormente, o Twitter adquiriu o Periscope e atualmente é possível realizar a transmissão ao vivo diretamente da rede social.

Para fazer uma transmissão no Twitter Live é bem fácil. E para ajudar nisso, também separamos as etapas em forma de tópicos. Confira:

  1. Faça o login no Twitter e clique em escrever;
  2. Clique no ícone de imagem e depois, o de câmera;
  3. Quando a câmera abrir, clique em “ao vivo”;
  4. Digite o nome da sua live em: “O que está acontecendo?”;
  5. Defina a sua localização em: “Adicionar localização” — esta etapa é opcional;
  6. Ative ou desative os pedidos de participação dos usuários como convidados em: “transmissão de convidados;
  7. Entre ao vivo.

A sua live será publicada como um tweet na linha do tempo, e como nas outras opções que já apresentamos aqui, seus seguidores podem interagir com você.

Depois de encerrada, ela fica disponível em forma de publicação para as pessoas que seguem seu perfil.

YouTube

A versatilidade do conteúdo atrai cada vez mais empresas que desejam consolidar suas marcas no meio digital.

No meio disso, o YouTube Live traz grandes resultados para quem sabe utilizar bem essa ferramenta.

Podemos afirmar que o conteúdo presente no YouTube atrai diversos usuários em diversas etapas do funil de vendas.

Por exemplo, se deseja saber mais sobre coloração de cabelos, você encontra vídeos explicando como colorir os cabelos (início do funil), como escolher a melhor tintura de acordo com o seu cabelo (meio do funil) e até mesmo a resenha daquele determinado produto (final do funil).

Para fazer uma transmissão ao vivo no YouTube não é difícil, obviamente o primeiro passo é ter uma conta na plataforma, sem isso, é impossível fazer uma transmissão. Caso tenha mais dúvidas, confira o suporte do Google.

Abaixo, veja as próximas etapas para fazer sua transmissão ao vivo:

  • Ative a transmissão ao vivo — Você deve acessar no canto superior direito onde tem uma câmera;
  • Defina a opção de transmissão ao vivo — Existem quatro: transmissão ao vivo, eventos, dispositivos móveis e webcam;

Quais são as vantagens da live para o seu negócio

Uma das principais vantagens de investir nas transmissões ao vivo é a interação com o público, pois quem acompanha esse tipo de ação quer realmente participar de alguma forma.

Para que haja a troca com a marca, os usuários podem contribuir com comentários, perguntas e até mesmo sugestões.

Essa troca no processo de comunicação é muito importante para as marcas. Além disso, é uma forma de gerar leads de forma orgânica.

Como dissemos mais acima, utilizar as transmissões ao vivo é um meio de captar clientes e isso tem tudo a ver com o marketing digital.

Uma vez que a maioria dos indicadores — KPIs — que utilizamos está relacionada à obtenção de leads qualificados.

Estima-se que uma transmissão ao vivo gere 10 vezes mais engajamento se compararmos com os vídeos que são publicados já gravados.

Esta é uma grande aposta para conseguir maior reconhecimento e bom relacionamento com seus seguidores.

Na área do marketing digital tem um termo específico para isso: o Live Marketing.  Que pode ser definido como ações de marketing com o intuito de conquistar seu público, “ao vivo” e de modo direto.

Veja abaixo, mais detalhadamente, as duas principais vantagens para o seu negócio:

Maior tráfego orgânico

Todas as redes sociais têm algoritmos que buscam levar o que é mais relevante para os usuários.

E como já dissemos mais acima, vídeos são uma das facetas do marketing de conteúdo e que mais gera engajamento.

Pensando nisso, ao criar um conteúdo de qualidade e que o tema também seja importante, ele será compartilhado de forma orgânica.

E, desse modo, mais pessoas vão encontrar este conteúdo e compartilhar, podendo até mesmo tornar-se viral.

Mas apesar disso, lembre-se de que você deve direcionar para o seu público, ou seja, de nada adianta fazer um vídeo incrível e postar na rede social onde eles não estão. Preste atenção neste ponto, é bem importante!

Maior engajamento e aumento da visibilidade

Por permitir uma interação em tempo real entre o público e a marca, as lives tem alto poder de engajamento dos usuários.

Isso porque, esta forma de contato traz a sensação de proximidade e, consequentemente, eles têm mais ânsia pelo diálogo.

Com este tipo de interação, você tem uma grande oportunidade para encantar e atrair essas pessoas.

Para isso acontecer de forma leve e orgânica, seja educado e simpático com todos eles, mostre que à eles de que sua marca é útil.

Como conseguir mais espectadores para as lives

Existem algumas formas de atrair mais espectadores para a live nas mídias sociais. Abaixo, mostramos algumas dicas que valem a pena serem seguidas.

1. Divulgue seu evento e insira a live no calendário

Como tudo que gira em torno do marketing digital, a divulgação é a alma do negócio, e a live é diferente de um simples story.

A live só tem impacto sobre o usuário quando ele consegue acompanhá-la em tempo real, porque é assim que se dá a interação.

Se você conseguir colocar a live como parte da programação fixa da sua rede social, vai conseguir aumentar a quantidade de espectadores a médio prazo.

Esta é uma forma interessante de se tornar parte da rotina do seu público e ter um seguidores fiéis.

Defina uma periodicidade

Para isso, é necessário definir uma periodicidade e respeitá-la, pois se o hábito de mudar o dia ou horário em cima da hora se tornar frequente, você acaba perdendo a credibilidade.

Uma ideia interessante para conseguir manter a live nas mídias sociais com periodicidade é levar convidados para participar, que tenham algo a acrescentar sobre o tema do dia.

Um dos benefícios de sistematizar as transmissões é que os seguidores vão saber com bastante antecedência e terão tempo para ir enviando as perguntas.

Envie lembretes sobre a live nas mídias sociais

Uma dica que pode ajudar você no aumento de espectadores é enviar um lembrete horas antes para seus seguidores.

Você também pode lembrá-los por meio de posts, stories ou tweets, depende em qual que rede fará a transmissão.

Faça um post na rede social que você escolheu pra transmissão ao vivo detalhando a data, o horário e o tema a ser tratado.

O que funciona muito é fazer esse post no dia anterior e no dia da live colocar uma publicação no stories pra lembrar os seus seguidores sem deixar o feed ou a linha do tempo poluída com o mesmo assunto.

3. Escute os seus seguidores

Se o princípio da live é a interatividade, nada mais justo do que se apropriar dela desde o momento da definição dos temas!

Dê espaço para que os seus seguidores opinem, dizendo quais assuntos eles gostariam que fossem abordados.

As chances de conseguir um número alto de espectadores é bem maior se você estiver abordando um assunto no qual eles estão interessados.

É possível incentivar os seus seguidores a sugerirem assuntos fazendo um post e liberando os comentários pra esse fim ou usando os recursos de perguntas e enquetes do stories do Instagram.

4. Foque no engajamento nos primeiros minutos

Assim que a sua live começar, não se esqueça, de forma alguma, de interagir com os usuários que estão conectados.

Lembre-se: peça para seguir a página, acompanhar suas postagens e seus stories, pois esta é o meio que eles têm para saber quando terá outra live nas mídias sociais que você está e poderão até mesmo divulgar.

Interagir no início da transmissão é uma sacada importante para aumentar o engajamento e também o número de seguidores.

Como conseguir mais espectadores para a sua live

Um dos critérios que o algoritmo das redes sociais considera é o nível de engajamento daquele vídeo.

Por isso, reserve os primeiros minutos da sua live para incentivar toda e qualquer interação do público.

Aproveitando que falamos sobre algoritmos, não deixe de conferir este conteúdo que desvenda o marketing nessa rede social.

Para gerar o engajamento é necessário fazer uma live nas mídias sociais de qualidade. Caso a sua transmissão não tenha uma boa qualidade, o número de espectadores só tende a diminuir.

Isso inclui vários aspectos, por isso:

  • Organize um ambiente apropriado, que não tenha muitos elementos que distraiam;
  • Elabore um roteiro com início, meio e fim para garantir uma sequência lógica e facilitar a compreensão;
  • Invista em um aparelho que transmita uma imagem de qualidade;
  • Invista em uma conexão de internet minimamente razoável, pra que a transmissão não comece a “cair”;
  • Garanta que não haverá ruídos no fundo que comprometam o seu áudio.

Como usar live nas mídias sociais de forma efetiva

Bom, agora chegou a hora de darmos algumas dicas de como fazer uma transmissão ao vivo que realmente gere leads e que navegue a seu favor.

Afinal de contas, a live tem uma duração específica e fechada, mas com a estratégia certa você pode ter grandes resultados.

Vamos começar?

1. Conheça o seu público

Antes de tudo, você deve saber para quem vai criar essa live. Isso te ajuda a compreender melhor os hábitos e gostos dessas pessoas.

Assim fica mais fácil escolher um dia e um horário para realizar essa transmissão ao vivo, o tema para falar e muito mais. Identifique o perfil do seu lead e use isso como base para essa estratégia.

2. Interaja com eles

O interessante aqui é você anunciar dias antes sobre a transmissão desta live pra que seu público possa se programar pra assistir ao vivo na data e horário estipulados.

Depois, incentive-o a fazer perguntas sobre a sua empresa, serviço e produto e prepare-se para ter respostas pra todas as perguntas.

É muito importante ter um time bastante preparado pra não deixar nenhum participante sem resposta e também para excluir as perguntas que venham a se repetir.

Se você quiser também pensar em uma estratégia de trazer essas perguntas como conteúdo escrito, você pode transformar essas perguntas e respostas em um texto ou ebook e disponibilizar no seu site.

Por isso, faça estudos e testes e decida qual é a melhor estratégia pra sua empresa usar.

3. Invista em um conteúdo interessante

Saiba que para iniciar uma live nas mídias sociais não é só começar a gravar. Você deve pensar no que vai falar nessa transmissão, o tema deve ser de interesse do seu público e que tenha relação com a sua marca.

Por exemplo, se você tem uma empresa de semi joias, pode investir numa live dando dicas de como criar combinações com colares diversos pra festas.

Evento e palestras

Você receberá um palestrante pra falar com seus colaboradores sobre algum assunto que também pode ser relevante pros seus fãs? Por que não transmitir esse evento externamente?

Lembre-se apenas de acordar essa transmissão com o palestrante antes. Certamente será um conteúdo bastante exclusivo pros seus fãs e eles vão adorar.

Dê a eles a chance de fazer parte da sua empresa, mesmo que seja somente por algumas horas, e de estarem juntos neste evento.

Recentemente o Facebook permitiu a transmissão contínua, vídeos de longa duração para possibilitar a transmissão de eventos, feiras e conferências de negócios.

Veja qual é a melhor aplicação de um vídeo contínuo para o seu negócio e faça um teste para ver se seu público se interessa.

4. Use as lives com moderação

Por mais que você queira ter relevância para o seu público, não abuse dessa estratégia. Realize live nas mídias sociais apenas quando tiver um assunto relevante para expor.

Você pode fazer isso semanalmente, em dias específicos ou dentro de um determinado período. Mas não faça todo dia e toda hora, assim como não deve fazer a cada dois meses.

5. Seja criativo

Lembramos que você tem um leque de opções em relação as redes sociais, e todas elas possuem uma versatilidade incrível que deve ser aproveitada para atrair leads para o seu negócio.

Conhecendo o seu público, saiba como você pode criar conteúdos originais e até mesmo como mantê-lo interessado em acompanhar a sua marca.

Vamos lá, imagine que você vai lançar um produto novo no mercado, você pode utilizar a transmissão ao vivo.

Nessa transmissão você pode mostrá-lo por meio de um tutorial, como o produto funciona, mostrar os resultados que se obtém na utilização deste produto etc.

Dessa forma, você estará instigando os espectadores a se interessarem por aquele produto e, se você conseguir mostrar o quão incrível ele é, certamente gerará algumas vendas ou leads qualificados destes vídeos.

6. Analise o desempenho da sua live nas mídias sociais

Sempre observe as métricas disponíveis na rede social quando você realiza uma transmissão ao vivo.

Por meio delas é possível saber quais os comentários e perguntas mais feitos, como foi a recepção do conteúdo que você mostrou e muito mais.

Isso vai te ajudar a sempre melhorar a forma de usar as mídias sociais, independente de qual você escolha.

Agora que você sabe tudo o que precisa para usar as live nas mídias sociais a seu favor, chegou a hora de colocar em prática. Se familiarize com a ferramenta, escolha um cenário atrativo para realizar essa transmissão e comece.

Mas lembre-se sempre de ter constância na sua estratégia, pois isso que te trará resultados constantes e crescentes.

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Relaxa, seus dados estão 100% protegidos.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Crescimento

Equipe de Crescimento

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Deixe seu comentário

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Growthboard - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾