Descubra Como Criar Uma Loja No Instagram Para Suas Vendas Decolarem De Vez

Loja no Instagram
Descubra agora como criar uma loja no instagram e como essa ferramenta pode fazer as suas vendas decolarem de uma vez por todas.
👇🏾 O que você verá neste artigo:

Nos últimos anos, principalmente com o avanço da pandemia, muitos empreendimentos precisaram se adequar ao digital e investir nesse novo mercado, criando uma loja no Instagram, por exemplo. Com isso, as redes sociais deixaram de ser somente uma ferramenta para conectar as pessoas e se tornaram uma ferramenta de negócios.

O Instagram segue sendo uma das plataformas mais usadas e conta com mais um bilhão de contas ativas e agora, para além de utilizar a rede social para divulgar sua marca e seus produtos, com a função shopping, você pode investir em uma espécie de marketplace.

Se você ainda não criou a sua ou quer aprender como usar a ferramenta, esse é o seu lugar.

Continue a leitura!

O que são as lojas no Instagram e como ativar o recurso?

Com o recurso que permite você criar a sua própria loja no Instagram, é possível vender diretamente pela plataforma e exibir organicamente os seus produtos em uma espécie de vitrine digital.

Para ter a sua própria loja no Instagram é importante ficar atento a algumas configurações necessárias para a sua conta. Inicialmente, você precisa ter uma conta comercial no Instagram, vinculada a uma página do seu negócio no Facebook.

Dessa forma, os seus seguidores que também são seus potenciais clientes, conseguem visualizar os seus produtos, compartilhar com outros usuários da plataforma e também nos stories.

A parte super legal é que, ao clicar nos produtos, é possível divulgar uma descrição detalhada do produto, inserir outras imagens, sugerir outros produtos ao cliente e o CTA para finalizar a compra e visitar o site ou link de contato da página, neste caso, externo.

O fechamento da compra não é realizado dentro do Instagram, mas o processo de atrair e agilizar a conversão ele supre perfeitamente.

E o melhor é que não necessariamente o usuário deve estar seguindo o perfil da sua marca, muitas vezes a aba “explorar” acaba impulsionando e entregando a loja para mais e mais pessoas.

Como criar uma loja no Instagram?

Agora que você já sabe mais um pouco sobre o que é esse recurso, nada melhor do que aprender como criar o seu, certo?

Esse passo a passo vai te ajudar muito a aumentar as suas vendas na internet e começar a publicar os seus produtos agora mesmo:

1. Cumpra os requisitos

Como já dito anteriormente, a criação de uma loja no Instagram depende de alguns requisitos, um deles é ter uma conta comercial, mas além disso, é preciso cumprir:

  • Possuir a última versão do aplicativo do Instagram instalado no celular;
  • Possuir uma página no Facebook vinculada a conta;
  • Ter uma loja no Facebook ou um catálogo no Gerenciador de Negócios
  • Cumprir os termos de segurança do Instagram.

2. Não deixe de conectar o Instagram a um catálogo do Facebook

Esse é um dos requisitos para conseguir criar uma loja no Instagram. Esse é um pouco mais complexo, mas super necessário, afinal, as informações que serão mostradas no Instagram são importadas do Facebook.

Para criar, você pode escolher entre as opções:

Criar um catálogo vinculado a uma página no Facebook, acessar a partir do gerenciador de negócios ou até mesmo por meio de plataformas parceiras.

Pela página, basta que você tenha uma loja ativa no Facebook e tenha seus produtos já publicados. É só configurar e permitir que o catálogo seja utilizado no Instagram.

No gerenciador de negócios é um pouco diferente, mas ainda oferece um guia para te ajudar a montar a sua loja virtual.

Já em plataformas parceiras, você pode integrar o seu catálogo com o Instagram.

3. Cadastre o seu perfil de compras

Depois de conectar a sua conta com o Facebook e ter um catálogo na plataforma, você deve cadastrar o seu perfil na seção de compras do Instagram.

O processo é bem rápido e fácil, basta que você vá até as configurações do seu perfil, clique em “Empresa” e em “compras no Instagram”.

Logo após, basta que você siga todo o processo para conseguir enviar a sua conta para análise da plataforma. Não costuma demorar muito e você tem a possibilidade de consultar a análise da sua solicitação.

Ao ser aprovado, o seu perfil comercial já aparece como uma loja para os usuários e você já pode começar a marcar os seus produtos em suas publicações, tanto no feed quanto nos stories.

5. Marque os seus produtos

Agora que o seu perfil foi autorizado na seção de compras, você já pode marcar os seus produtos.

Ao acessar, você deverá escolher o catalogo que será vinculado a essa conta para conseguir adicionar a marcação nas fotos dos produtos.

Na hora de criar uma nova publicação para o Instagram, você deve selecionar “marcar produtos”, logo abaixo ao “marcar pessoas” quando o post for feed, mas caso seja um story, é só procurar a opção na aba de adesivos.

E lembre-se: não basta apenas marcar um ou dois produtos! Você deve marcar, no mínimo, 9 produtos para que o Instagram reconheça e habilite a sua aba “loja” dentro do seu perfil.

7 Dicas de como obter os melhores resultados com uma loja no Instagram

Outro ponto importante, além de saber como configurar a plataforma para começar a usufruir dos benefícios, é saber algumas dicas que vão te ajudar na hora de fazer sucesso na rede social.

Além de ser uma ferramenta gratuita, o uso correto auxilia muito na hora de ver os lucros entrarem.

Alguns empreendedores ainda são muito resistentes quando o assunto é vender na internet, mesmo com todo o avanço que o marketing digital trouxe.

Por isso, aproveite essas 7 dicas e se destaque ainda mais no seu nicho:

1. Escolha boas hashtags

Não adianta: quem utiliza alguma rede social sabe que, por mais que as hashtags não sejam tão queridas assim pelo público, o uso facilita muito na hora de um usuário encontrar a sua loja.

Existem milhares de hashtags disponíveis, fora as que você mesmo pode começar a usar, o importante é saber quais são adequadas para o seu segmento, o tipo de publicação e se são liberadas em seu país.

O uso das famosas # é um diferencial para atrair novos clientes.

2. Uma foto, vários produtos marcados

Uma forma de otimizar a divulgação dos seus produtos é marcando mais de um produto na mesma foto publicada.

Isso não é bom só visando uma questão estética e harmônica do feed, mas também, sobre a facilidade que o usuário encontra ao poder navegar e conhecer mais sobre mais de um produto no mesmo lugar.

3. Produza boas fotos dos seus produtos

O Instagram funciona como uma vitrine para o seu negócio, gratuita e com a possibilidade de um bom alcance.

Sendo assim, quanto maior o cuidado com a qualidade das fotografias utilizadas para divulgar os produtos, melhor.

Se puder, invista em uma boa câmera ou um smartphone que supra essa necessidade. Mas não é só de boa qualidade que se faz uma vitrine digital.

É importante ter em mente que suas fotos devem comunicar a essência da sua marca, devem ser criativas e principalmente: atrativas!

4. Uma boa legenda faz toda a diferença

O conteúdo que você publica em sua loja deve despertar o interesse de quem visita o seu perfil.

Muitas pessoas acreditam que um bom post é feito de uma arte legal ou uma fotografia diferenciada.

Mas, um dos principais fatores que auxiliam na hora da conversão é sem dúvida a legenda da publicação.

É ali que você consegue detalhar o seu produto destacando o melhor dele e também incentivando o usuário a seguir com a compra.

5. O atendimento é essencial

Atenção! Não cometa o erro de pensar que uma loja de sucesso no Instagram se assegura somente em um feed bonito e organizado.

Por trás de um design legal, há sempre um atendimento impecável, pessoalizado e que supre as expectativas dos clientes.

Não use essa ferramenta somente para vender o seu produto de maneira direta e quase estampado: COMPRE!

Essa plataforma deve ser utilizada, também, para interagir com o seu público alvo, incentivando uma relação mais próxima e constante, identificando suas preferências e também gerando credibilidade.

6. Não use a loja do Instagram apenas para vender

Ok, estamos falando em negócios. Mas, pense comigo, um perfil que apenas foca em divulgar os seus produtos, não costuma ser tão atrativo, certo?

Para que a sua empresa tenha sucesso dentro do Instagram, é preciso que os usuários engajem suas publicações, compartilhando, salvando, comentando… Isso faz, mais uma vez, com que a sua loja expanda o seu alcance, sendo vista por mais pessoas e gerando mais oportunidades de vendas.

O conteúdo produzido para a página deve ser relevante, agregando valor a quem visualiza.

7. Fique de olho na métrica

O Instagram disponibiliza uma ótima forma de mapear e analisar os resultados da sua loja: o Instagram insights!

Com essa ferramenta, é possível conhecer as métricas da sua conta e de suas publicações, indicando o número de curtidas, comentários, visitas no perfil, cliques e alcance.

Mas não só, além de identificar o perfil da marca, é possível analisar o comportamento dos seus seguidores e identificar quem são, além de encontrar quais os melhores horários para realizar publicações, de acordo com o engajamento da página.

Por que eu devo investir em uma loja no Instagram?

Com o avanço dos marketplaces, poder ter seus produtos expostos e divulgados em uma das plataformas mais utilizadas, é um benefício e tanto! Ainda mais de forma gratuita.

A plataforma, que já conta com mais de 1 bilhão de usuários, se tornou uma ferramenta muito utilizada para pesquisar produtos e serviços. Muitas vezes, os perfis nessas redes sociais são decisivos para o cliente na hora de fechar a compra.

Todo mundo sabe que para vender bem, é preciso que a sua empresa seja notada. O Instagram é um canal que oferece isso, além de provar que o padrão de compra hoje é diferente e que muitas pessoas utilizam das redes sociais para conhecer mais sobre uma marca ou produto.

Se você ainda tem dúvidas se deve investir no digital, minha dica é: faça isso agora mesmo! Você precisa estar nos mesmos lugares que os seus clientes.

Agora, você pode criar a sua própria loja no Instagram e aumentar ainda mais as suas vendas. Boa sorte! 👊🏾

. . .

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho 🔔 pra receber os próximos vídeos.

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

Compartilhe o conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

Receba nossos conteúdos 👇🏾

Um montão de gente inteligente deixou o email aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você realmente feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de Promoções ou de SPAM e marque nosso e-mail como confiável — Estrela ⭐
eBook Técnicas de Vendas - Marketing de Crescimento
⬇️ Baixe Grátis seu eBook e venda melhor:

Dê Play e Assista a Aula Exclusiva sobre Prospecção Digital

✅ Esta aula faz parte do curso “Máquina de Vendas: RD Station CRM + Prospecção no LinkedIn”, onde você pode aprender a aplicar a Transformação Digital em Vendas B2B pra Prospectar, Gerenciar e Otimizar seu Processo com o Poder da Tecnologia.

Material enviado com sucesso!

O link no seu email expirará em:
Minutos
Segundos
Conseguiu encontrar o material no seu e-mail?
⚠️ Não recebeu? Confira sua caixa de Promoções ou SPAM e marque nosso e-mail como confiável — ⭐ Estrela