Descubra Como Criar Uma Loja No Instagram Para Suas Vendas Decolarem De Vez

Loja no Instagram
Descubra agora como criar uma loja no instagram e como essa ferramenta pode fazer as suas vendas decolarem de uma vez por todas.
ūüĎáūüŹĺ O que voc√™ ver√° neste artigo:

Nos √ļltimos anos, principalmente com o avan√ßo da pandemia, muitos empreendimentos precisaram se adequar ao digital e investir nesse novo mercado, criando uma loja no Instagram, por exemplo. Com isso, as redes sociais deixaram de ser somente uma ferramenta para conectar as pessoas e se tornaram uma ferramenta de neg√≥cios.

O Instagram segue sendo uma das plataformas mais usadas e conta com mais um bilhão de contas ativas e agora, para além de utilizar a rede social para divulgar sua marca e seus produtos, com a função shopping, você pode investir em uma espécie de marketplace.

Se você ainda não criou a sua ou quer aprender como usar a ferramenta, esse é o seu lugar.

Continue a leitura!

O que s√£o as lojas no Instagram e como ativar o recurso?

Com o recurso que permite você criar a sua própria loja no Instagram, é possível vender diretamente pela plataforma e exibir organicamente os seus produtos em uma espécie de vitrine digital.

Para ter a sua pr√≥pria loja no Instagram √© importante ficar atento a algumas configura√ß√Ķes necess√°rias para a sua conta. Inicialmente, voc√™ precisa ter uma conta comercial no Instagram, vinculada a uma p√°gina do seu neg√≥cio no Facebook.

Dessa forma, os seus seguidores que também são seus potenciais clientes, conseguem visualizar os seus produtos, compartilhar com outros usuários da plataforma e também nos stories.

A parte super legal é que, ao clicar nos produtos, é possível divulgar uma descrição detalhada do produto, inserir outras imagens, sugerir outros produtos ao cliente e o CTA para finalizar a compra e visitar o site ou link de contato da página, neste caso, externo.

O fechamento da compra não é realizado dentro do Instagram, mas o processo de atrair e agilizar a conversão ele supre perfeitamente.

E o melhor √© que n√£o necessariamente o usu√°rio deve estar seguindo o perfil da sua marca, muitas vezes a aba “explorar” acaba impulsionando e entregando a loja para mais e mais pessoas.

Como criar uma loja no Instagram?

Agora que você já sabe mais um pouco sobre o que é esse recurso, nada melhor do que aprender como criar o seu, certo?

Esse passo a passo vai te ajudar muito a aumentar as suas vendas na internet e começar a publicar os seus produtos agora mesmo:

1. Cumpra os requisitos

Como já dito anteriormente, a criação de uma loja no Instagram depende de alguns requisitos, um deles é ter uma conta comercial, mas além disso, é preciso cumprir:

  • Possuir a √ļltima vers√£o do aplicativo do Instagram instalado no celular;
  • Possuir uma p√°gina no Facebook vinculada a conta;
  • Ter uma loja no Facebook ou um cat√°logo no Gerenciador de Neg√≥cios
  • Cumprir os termos de seguran√ßa¬†do Instagram.

2. N√£o deixe de conectar o Instagram a um cat√°logo do Facebook

Esse √© um dos requisitos para conseguir criar uma loja no Instagram. Esse √© um pouco mais complexo, mas super necess√°rio, afinal, as informa√ß√Ķes que ser√£o mostradas no Instagram s√£o importadas do Facebook.

Para criar, voc√™ pode escolher entre as op√ß√Ķes:

Criar um catálogo vinculado a uma página no Facebook, acessar a partir do gerenciador de negócios ou até mesmo por meio de plataformas parceiras.

Pela p√°gina, basta que voc√™ tenha uma loja ativa no Facebook e tenha seus produtos j√° publicados. √Č s√≥ configurar e permitir que o cat√°logo seja utilizado no Instagram.

No gerenciador de negócios é um pouco diferente, mas ainda oferece um guia para te ajudar a montar a sua loja virtual.

Já em plataformas parceiras, você pode integrar o seu catálogo com o Instagram.

3. Cadastre o seu perfil de compras

Depois de conectar a sua conta com o Facebook e ter um catálogo na plataforma, você deve cadastrar o seu perfil na seção de compras do Instagram.

O processo √© bem r√°pido e f√°cil, basta que voc√™ v√° at√© as configura√ß√Ķes do seu perfil, clique em “Empresa” e em “compras no Instagram”.

Logo após, basta que você siga todo o processo para conseguir enviar a sua conta para análise da plataforma. Não costuma demorar muito e você tem a possibilidade de consultar a análise da sua solicitação.

Ao ser aprovado, o seu perfil comercial j√° aparece como uma loja para os usu√°rios e voc√™ j√° pode come√ßar a marcar os seus produtos em suas publica√ß√Ķes, tanto no feed quanto nos stories.

5. Marque os seus produtos

Agora que o seu perfil foi autorizado na seção de compras, você já pode marcar os seus produtos.

Ao acessar, você deverá escolher o catalogo que será vinculado a essa conta para conseguir adicionar a marcação nas fotos dos produtos.

Na hora de criar uma nova publica√ß√£o para o Instagram, voc√™ deve selecionar “marcar produtos”, logo abaixo ao “marcar pessoas” quando o post for feed, mas caso seja um story, √© s√≥ procurar a op√ß√£o na aba de adesivos.

E lembre-se: n√£o basta apenas marcar um ou dois produtos! Voc√™ deve marcar, no m√≠nimo, 9 produtos para que o Instagram reconhe√ßa e habilite a sua aba “loja” dentro do seu perfil.

7 Dicas de como obter os melhores resultados com uma loja no Instagram

Outro ponto importante, além de saber como configurar a plataforma para começar a usufruir dos benefícios, é saber algumas dicas que vão te ajudar na hora de fazer sucesso na rede social.

Além de ser uma ferramenta gratuita, o uso correto auxilia muito na hora de ver os lucros entrarem.

Alguns empreendedores ainda são muito resistentes quando o assunto é vender na internet, mesmo com todo o avanço que o marketing digital trouxe.

Por isso, aproveite essas 7 dicas e se destaque ainda mais no seu nicho:

1. Escolha boas hashtags

N√£o adianta: quem utiliza alguma rede social sabe que, por mais que as hashtags n√£o sejam t√£o queridas assim pelo p√ļblico, o uso facilita muito na hora de um usu√°rio encontrar a sua loja.

Existem milhares de hashtags disponíveis, fora as que você mesmo pode começar a usar, o importante é saber quais são adequadas para o seu segmento, o tipo de publicação e se são liberadas em seu país.

O uso das famosas # é um diferencial para atrair novos clientes.

2. Uma foto, v√°rios produtos marcados

Uma forma de otimizar a divulgação dos seus produtos é marcando mais de um produto na mesma foto publicada.

Isso n√£o √© bom s√≥ visando uma quest√£o est√©tica e harm√īnica do feed, mas tamb√©m, sobre a facilidade que o usu√°rio encontra ao poder navegar e conhecer mais sobre mais de um produto no mesmo lugar.

3. Produza boas fotos dos seus produtos

O Instagram funciona como uma vitrine para o seu negócio, gratuita e com a possibilidade de um bom alcance.

Sendo assim, quanto maior o cuidado com a qualidade das fotografias utilizadas para divulgar os produtos, melhor.

Se puder, invista em uma boa c√Ęmera ou um smartphone que supra essa necessidade. Mas n√£o √© s√≥ de boa qualidade que se faz uma vitrine digital.

√Č importante ter em mente que suas fotos devem comunicar a ess√™ncia da sua marca, devem ser criativas e principalmente: atrativas!

4. Uma boa legenda faz toda a diferença

O conte√ļdo que voc√™ publica em sua loja deve despertar o interesse de quem visita o seu perfil.

Muitas pessoas acreditam que um bom post é feito de uma arte legal ou uma fotografia diferenciada.

Mas, um dos principais fatores que auxiliam na hora da convers√£o √© sem d√ļvida a legenda da publica√ß√£o.

√Č ali que voc√™ consegue detalhar o seu produto destacando o melhor dele e tamb√©m incentivando o usu√°rio a seguir com a compra.

5. O atendimento é essencial

Atenção! Não cometa o erro de pensar que uma loja de sucesso no Instagram se assegura somente em um feed bonito e organizado.

Por tr√°s de um design legal, h√° sempre um atendimento impec√°vel, pessoalizado e que supre as expectativas dos clientes.

N√£o use essa ferramenta somente para vender o seu produto de maneira direta e quase estampado: COMPRE!

Essa plataforma deve ser utilizada, tamb√©m, para interagir com o seu p√ļblico alvo, incentivando uma rela√ß√£o mais pr√≥xima e constante, identificando suas prefer√™ncias e tamb√©m gerando credibilidade.

6. N√£o use a loja do Instagram apenas para vender

Ok, estamos falando em negócios. Mas, pense comigo, um perfil que apenas foca em divulgar os seus produtos, não costuma ser tão atrativo, certo?

Para que a sua empresa tenha sucesso dentro do Instagram, √© preciso que os usu√°rios engajem suas publica√ß√Ķes, compartilhando, salvando, comentando… Isso faz, mais uma vez, com que a sua loja expanda o seu alcance, sendo vista por mais pessoas e gerando mais oportunidades de vendas.

O conte√ļdo produzido para a p√°gina deve ser relevante, agregando valor a quem visualiza.

7. Fique de olho na métrica

O Instagram disponibiliza uma ótima forma de mapear e analisar os resultados da sua loja: o Instagram insights!

Com essa ferramenta, √© poss√≠vel conhecer as m√©tricas da sua conta e de suas publica√ß√Ķes, indicando o n√ļmero de curtidas, coment√°rios, visitas no perfil, cliques e alcance.

Mas n√£o s√≥, al√©m de identificar o perfil da marca, √© poss√≠vel analisar o comportamento dos seus seguidores e identificar quem s√£o, al√©m de encontrar quais os melhores hor√°rios para realizar publica√ß√Ķes, de acordo com o engajamento da p√°gina.

Por que eu devo investir em uma loja no Instagram?

Com o avanço dos marketplaces, poder ter seus produtos expostos e divulgados em uma das plataformas mais utilizadas, é um benefício e tanto! Ainda mais de forma gratuita.

A plataforma, que já conta com mais de 1 bilhão de usuários, se tornou uma ferramenta muito utilizada para pesquisar produtos e serviços. Muitas vezes, os perfis nessas redes sociais são decisivos para o cliente na hora de fechar a compra.

Todo mundo sabe que para vender bem, é preciso que a sua empresa seja notada. O Instagram é um canal que oferece isso, além de provar que o padrão de compra hoje é diferente e que muitas pessoas utilizam das redes sociais para conhecer mais sobre uma marca ou produto.

Se voc√™ ainda tem d√ļvidas se deve investir no digital, minha dica √©: fa√ßa isso agora mesmo! Voc√™ precisa estar nos mesmos lugares que os seus clientes.

Agora, voc√™ pode criar a sua pr√≥pria loja no Instagram e aumentar ainda mais as suas vendas. Boa sorte! ūüĎäūüŹĺ

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Este conte√ļdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela hist√≥ria e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do p√© que brotou Maria, nasceu Oy√° Denan. Mulher negra, √Ćy√†w√≥, tem pimenta na boca, dend√™ nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

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