Sua Empresa Vai Perder Muito Se Não Começar a Apostar Agora no Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento: A Importância de Aplicar na Sua Empresa
Conheça as vantagens do marketing de relacionamento para sua empresa e como aplicá-lo no seu negócio de forma prática e rápida.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a importância do marketing de relacionamento, um conhecimento estruturante e que serve de base para as ações estratégicas da sua empresa.

Se você vende um produto ou um serviço, com certeza deseja aumentar a quantidade de clientes e das suas vendas, não é mesmo? E para ter excelência nesse percurso, surge o marketing de relacionamento.

Com o objetivo de fidelizar as pessoas que procuram o seu negócio, essa estratégia tem tudo para manter você mais próximo deles.

Por isso, vamos aprofundar no assunto e mostrar as vantagens do marketing de relacionamento para sua empresa e como deve aplicá-lo. Boa leitura!

O que é o marketing de relacionamento

O termo é claro, mas não é tão simples quanto parece. Marketing de relacionamento pode ser definido como um conjunto de táticas para melhorar o relacionamento entre empresa e cliente.

Sabemos que é importante se destacar em meio ao mercado, pois são muitas as empresas que oferecem produtos e valores similares. Por isso, é essencial investir em uma estratégia que aproxime este cliente de você.

Um comprador satisfeito com o seu negócio é sinônimo de melhoria da sua reputação mercadológica, que gera aumento de potenciais clientes.

Lembre-se de que quanto mais pessoas conhecerem você de forma positiva, melhor será.

Dessa forma, podemos afirmar que o marketing de relacionamento tem a função de criar um elo afetivo por meio de estratégias que resultam em fidelização dos clientes.

E, para que isso aconteça da melhor forma possível, é necessário que você conheça muito bem quem compra seus produtos ou serviços.

Evidentemente, o objetivo geral será sempre a satisfação do cliente, porque é por meio dele que sua empresa garantirá outras vantagens.

Quais são os objetivos do marketing de relacionamento

Um dos principais objetivos  ao utilizar o marketing de relacionamento, do ponto de vista empresarial, é elevar o lucro do seu negócio.

Mas além disso, você deve focar em outros resultados como:

Qualidade do serviço oferecido

Neste ponto, o serviço ou produto que a sua empresa oferece deve ter uma qualidade superior ao da concorrência, o suficiente para superar as expectativas das pessoas que pensam em comprá-lo e também de seus clientes.

Para que você entenda como fazer isso, analise quais são suas expectativas e também como é feita a escolha do seu produto na hora da compra, ou seja, o que vocês podem oferecer para que ele seja escolhido em vez do outro.

Se a qualidade do que você oferece atingir o que o consumidor procura, ele tende a voltar para realizar outras compras.

Para isso, as estratégias de marketing voltadas para os produtos e experiência do cliente devem ser bem definidas.

Foco no consumidor

O foco no cliente deve ser o ponto essencial e servir de base para todas as outras estratégias do marketing de relacionamento.

Nesse sentido, o objetivo deve ser identificar as necessidades e também as expectativas dele e trabalhar para atendê-las.

Para saber se a sua empresa está no caminho certo, não se esqueça de analisar a satisfação dele, bem como reavaliar as campanhas utilizadas para que vocês tenham um bom relacionamento.

Satisfação do cliente

Outro ponto que deve ser o objetivo do marketing de relacionamento é a satisfação do cliente.

Para isso, é necessário fazer um acompanhamento, ou seja, buscar informações sobre o que ele achou do produto, o que pensa, se o recomendaria e também se faria uma nova compra. A melhor forma de buscar esses dados é fazer pesquisas de marketing.

Lembre-se de que consumidores satisfeitos com o seu serviços traz muitos benefícios, principalmente falar muito bem da sua empresa. Essa é a melhor forma para encantá-los.

Por que o marketing de relacionamento merece sua atenção

Você e sua empresa só tem a ganhar ao investir em marketing de relacionamento, pois é comprovado que manter relações mais duradouras se transformam em negócio.

O resultado disso é que seus clientes promovem a sua marca de forma espontânea, o que atrai mais pessoas para conhecê-la e até mesmo efetivar uma compra. Sabemos que as pessoas valorizam muito mais algo indicado por alguém.

Outro ponto importante é que investir na manutenção da relação entre a sua empresa e seus clientes custa menos que investir em estratégias para atrair novos. Claro que é necessário investir nessa relação, mas colocando na balança você percebe que é muito mais em conta.

Investir no seu cliente é a melhor escolha para o desenvolvimento do seu negócio.

Quais são os benefícios do marketing de relacionamento

Depois de ver que realmente vale a pena investir no marketing de relacionamento, apresentamos alguns benefícios para você ter certeza disso.

Então confira os 5 principais benefícios dessa área para o seu negócio:

1. Vínculo com seus clientes

Ao utilizar das estratégias do marketing de relacionamento, você consegue criar uma ponte entre a sua marca e o cliente.

Dessa forma, estará mais próximo deles, que por sua vez, percebem que têm valor e aumentam as chances deles realizarem outras compras futuras. Ter um diferencial no atendimento destaca você da concorrência.

2. Fidelização de consumidores

Depois de criar um vínculo com pessoas que consomem a sua marca, o mais importante é conseguir transformá-las em clientes que a defendam, ou seja, torná-los defensores do que você propõe e de seus produtos.

O principal objetivo é manter estas pessoas o maior tempo possível, e aumentar a LTV — Lifetime Value —, que é uma métrica muito utilizada pelas empresas que busca compreender a importância de manter as pessoas o maior tempo possível ligadas a sua marca.

Dessa forma, elas fazem com que os consumidores comprem o suficiente para suprir o valor desembolsado no início, no processo de encantamento.

3. Potencialização do funil de vendas

Por meio do marketing de relacionamento é possível identificar com mais certeza quais são os seus potenciais clientes.

Dessa maneira, todo o fluxo de nutrição destes clientes e da conexão emocional entre eles a sua marca acontece de forma mais rápida e certeira, e por essa razão, a identificação no funil de vendas se torna mais orgânica.

4. Posicionamento de mercado

Um dos pilares para ser referência no seu segmento é a personalização do relacionamento. Ter um diferencial na forma de como você mostra dedicação aos seus clientes o torna único.

Por esse motivo, podemos dizer que o marketing de relacionamento é fundamental para se posicionar no mercado. Ações direcionadas para esta conexão é o caminho certo para o sucesso da sua empresa.

5. Maior faturamento

Com o uso das estratégias voltadas para o relacionamento da empresa com o cliente, o retorno sobre investimento — conhecido como ROI — é maior.

Não só o ROI, mas também o faturamento aumenta, pois com uma relação firme e duradoura, as pessoas que consomem sua marca farão isso com maior frequência, além de indicar para novas oportunidades — potenciais clientes.

Como utilizar o marketing de relacionamento na sua empresa

Agora que você já entendeu e viu a importância do marketing de relacionamento para a sua empresa, é necessário saber como utilizá-lo.

Para isso, separamos 6 dicas para ajudar você. Confira:

1. Treine seus colaboradores

O primeiro passo que você precisa dar é treinar todos os seus colaboradores, principalmente aqueles que oferecem atendimento aos clientes.

Afinal, o objetivo do marketing de relacionamento é agradar o cliente e aproximá-lo. Impossível fazer isso sem atendê-lo bem antes, durante e após a compra.

Seus colaboradores devem ter ciência de como funciona a cultura da empresa, pois assim será mais fácil de encantar seus clientes.

2. Identifique a sua persona

Outro ponto que precisa ser avaliado antes da elaboração de um plano é a persona do seu negócio. Para o consumidor se tornar um fã da marca, é preciso que ele veja sua marca como única.

Ele precisa encontrar algo na sua empresa que ele não achará em nenhum outro lugar. É assim que nos tornamos fãs de algo, não é?

Invista em meios para encontrar boas informações sobre os consumidores. Assim você cria a persona, o “cliente hipotético” ideal, para, através dele, desenvolver a comunicação e as estratégias de relacionamento.

Se sua empresa já tem uma persona, novas informações vão deixá-la ainda mais precisa.

Para aprender a identificar e criar personas, leia nosso material gratuito.

Depois de conseguir os dados de seus clientes — como hábitos, como compram e consomem, por exemplo — é possível criar o perfil de cliente ideal e ter um foco mais específico ainda.

3. Utilize multicanais para estar mais presente

Utilize também multicanais para estar presente sempre que o cliente precisar.  Para isso, faça uso das redes sociais, blogs, telefone, e-mail, SAC.

Lembre-se de ajustar tudo para que os consumidores tenham o suporte necessário. Se queremos criar fãs da marca, precisamos dar motivos para isso.

4. Invista no CRM

O CRM — Customer Relationship Management — ou em português a gestão do relacionamento com o cliente, é uma forma de capacitar sua equipe para que eles sejam especialistas neste quesito, por meio de técnicas e também com a utilização de softwares.

Investir no CRM é ótimo para analisar de forma conjunta e por conseguinte, auxiliar na conquista e retenção de clientes

5. Avalie e compare o seu negócio

Avalie seu negócio e compare com seus concorrentes. Depois, responda a pergunta: o que eu estou oferecendo que eles não têm? Esse é o grande ponto ao qual você deve estar atento.

Se não há nada significativo, nada que possa dar razão para eles se tornarem fãs da sua marca, é preciso criar. Como você já tem a base de dados dos clientes, saberá o que lhes motiva. Trabalhe em cima disso.

Se ainda tiver dificuldades para dar prosseguimento na sua estratégia, considere ir a campo e perguntar aos clientes.

Existem empresas especializadas nesse tipo de pesquisa, que poderão ir até seu público-alvo para perguntá-lo o que ele espera de uma marca ou por que ele se tornaria fã dessa marca.

6. Defina uma sequência de ações

Depois de definir o objetivo que deseja alcançar no marketing de relacionamento da sua empresa é necessário definir o que precisa ser feito para alcançá-lo.

Então defina ações e sempre avalie se o seu negócio está caminhando para atingir os resultados que você espera com essas estratégias.

Nubank como exemplo de sucesso do marketing de relacionamento

Uma das pioneiras  no segmento da fintech — startup que inovam no sistema financeiro — em oferecer um serviço financeiro 100% digital, a Nubank conquistou o coração de muitas pessoas.

Com um trabalho excelente na sua área, a empresa conseguiu espaço graças as suas estratégias voltadas para o marketing de relacionamento.

Com uma linguagem adaptada, e um atendimento impecável, foi possível fidelizar seus clientes.

Resposta da Nubank no Twitter

Isso porque as pessoas que procuram a Nubank — geralmente um público mais jovem — são aquelas que estão cansadas dos bancos tradicionais, seja por suas taxas ou por tanta burocracia envolvida para solucionar seus problemas.

Resposta da Nubank no Twitter

A palavra-chave que define a startup é atendimento ao cliente, pois além de oferecerem atendimento 24h no app,  eles estão presentes nas mídias sociais. Uma forma de se aproximar ainda mais do seu público e de clientes em potencial.

O Twitter é uma das redes sociais onde a Nubank mais atua, abaixo confira o perfil dela para entender melhor o que estamos falando:

Perfil oficial da Nubank no Twitter

As hashtags #sounu e #nulove são muito utilizadas por seus clientes o que faz com que a marca se fortaleça e fique conhecida ainda mais.

A IBRC — Instituto Ibero-brasileiro de Relacionamento com o Consumidor — juntamente com a Exame, promove todo ano um estudo que avalia o desempenho das empresas com relação ao atendimento que eles prestam a seus clientes.

E, segundo o Ranking Exame IBRC de atendimento ao cliente de 2019, a Nubank está entre as 10 melhores empresas, na nona posição.

Ter a sua empresa em um mercado cada vez mais competitivo não é uma tarefa fácil, mas temos certeza que com essas boas práticas de marketing de relacionamento os resultados vão aparecer!

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e não serão compartilhados.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Marketing

Equipe de Marketing

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Deixe seu comentário

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾