Sua Empresa Vai Perder Muito Se Não Começar a Apostar Agora no Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento: A Importância de Aplicar na Sua Empresa
Conheça as vantagens do marketing de relacionamento para sua empresa e como aplicá-lo no seu negócio de forma prática e rápida.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a importância do marketing de relacionamento para sua empresa, mas como tudo em marketing é “importante”, não deu ouvidos. O que acontece é que, diferentemente de uma estratégia isolada, estamos falando de um conhecimento estruturante. Em outras palavras, o marketing de relacionamento pode servir como base para suas ações estratégicas.

Nesse artigo, vamos nos aprofundar o assunto e mostrar as vantagens do marketing de relacionamento para sua empresa e como aplicá-lo. Nosso objetivo é demonstrar o quanto seu negócio tem a ganhar com ações nesse sentido.

O que é o marketing de relacionamento?

O termo é claro, mas não é tão simples quanto parece. Marketing de relacionamento é um conjunto de táticas para melhorar o relacionamento entre empresa e cliente. No entanto, nosso objetivo aqui é também intensificar os ganhos de um contato com o potencial público e de uma estratégia de branding.

O conjunto de ações que as empresas utilizam buscando a aproximação do cliente é o marketing de relacionamento. Quando estruturada, sua empresa não só garante fidelização dos clientes atuais como melhora o posicionamento no mercado e a imagem da marca. Evidentemente, o objetivo geral será sempre a satisfação do cliente, porque é através dele que sua empresa garantirá outras vantagens.

Por que investir em marketing de relacionamento?

Quando bem realizado, o marketing de relacionamento faz com que seu público se torne fã da marca. Isso significa que ele não será um comprador passivo, mas um defensor e propagador do seu negócio. Ou seja, não se trata de uma simples fidelização, mas de uma melhora estrutural do negócio a partir do cliente.

Esse grupo de fãs que o marketing de relacionamento cria traz novos clientes para seu negócio. O consumidor passa a levar a marca para amigos, familiares e conhecidos. É o famoso “marketing boca a boca”.

Aproximando-se do cliente, você também pode aproveitar um feedback constante. Através dele, saberá o que os clientes gostam mais no seu negócio e o que desaprovam. Além disso, receberá rapidamente a resposta dos clientes para as inovações que sua empresa traz.

Ou seja, trata-se de uma estratégia voltada também para a melhora contínua do negócio. Você identifica problemas e otimiza os processos, os produtos e até mesmo o plano do negócio. O resultado disso está ligado diretamente à melhora do valor de mercado.

Como utilizar o marketing de relacionamento na sua empresa

O primeiro passo que você precisa dar é treinar os seus colaboradores, principalmente aqueles que oferecem atendimento aos clientes. Afinal, o objetivo do marketing de relacionamento é agradar o cliente e aproximá-lo. Impossível fazer isso sem atendê-lo bem antes, durante e após a compra.

Outro ponto que precisa ser avaliado antes da elaboração de um plano é a persona do seu negócio. Para o consumidor se tornar um fã da marca, é preciso que ele veja sua marca como única. Ele precisa encontrar algo na sua empresa que ele não achará em nenhum outro lugar. É assim que nos tornamos fãs de algo, não é?

Invista em meios para encontrar boas informações sobre os consumidores. Assim você cria a persona, o “cliente hipotético” ideal, para, através dele, desenvolver a comunicação e as estratégias de relacionamento. Se sua empresa já tem uma persona, novas informações vão deixá-la ainda mais precisa. Para aprender a identificar e criar personas, leia nosso material gratuito.

Utilize também multicanais para estar presente sempre que o cliente precisar. Redes sociais, blogs, telefone, e-mail, SAC: tudo precisa ser ajustado para que os consumidores tenham o suporte necessário. Se queremos criar fãs da marca, precisamos dar motivos para isso.

Avalie seu negócio e compare com seus concorrentes. Depois, responda a pergunta: o que eu estou oferecendo que eles não possuem? Esse é o grande ponto ao qual você deve estar atento. Se não há nada significativo, nada que possa dar razão para eles se tornarem fãs da sua marca, é preciso criar. Como você já tem a base de dados dos clientes, saberá o que lhes motiva. Trabalhe em cima disso.

Se ainda tiver dificuldades para dar prosseguimento na sua estratégia, considere ir a campo e perguntar aos clientes. Assim mesmo, curto e direto.

Existem empresas especializadas nesse tipo de pesquisa, que poderão ir até seu público-alvo para perguntá-lo o que ele espera de uma marca ou por que ele se tornaria fã dessa marca.

Lembre-se: é impossível ter bons resultados no marketing de relacionamento sem… se relacionar!

Esperamos que tenha entendido o que é e a importância do marketing de relacionamentos para sua empresa.

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