Marketing de Relacionamento: Saiba a importância de aplicar na sua empresa

Marketing de Relacionamento: Saiba a importância de aplicar na sua empresa

Tempo de leitura: 4 minutos

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a importância do marketing de relacionamento para sua empresa, mas como tudo em marketing é “importante”, não deu ouvidos. O que acontece é que, diferentemente de uma estratégia isolada, estamos falando de um conhecimento estruturante. Em outras palavras, o marketing de relacionamento pode servir como base para suas ações estratégicas.

Nesse artigo, vamos nos aprofundar o assunto e mostrar as vantagens do marketing de relacionamento para sua empresa e como aplicá-lo. Nosso objetivo é demonstrar o quanto seu negócio tem a ganhar com ações nesse sentido.

O que é o marketing de relacionamento?

O termo é claro, mas não é tão simples quanto parece. Marketing de relacionamento é um conjunto de táticas para melhorar o relacionamento entre empresa e cliente. No entanto, nosso objetivo aqui é também intensificar os ganhos de um contato com o potencial público e de uma estratégia de branding.

O conjunto de ações que as empresas utilizam buscando a aproximação do cliente é o marketing de relacionamento. Quando estruturada, sua empresa não só garante fidelização dos clientes atuais como melhora o posicionamento no mercado e a imagem da marca. Evidentemente, o objetivo geral será sempre a satisfação do cliente, porque é através dele que sua empresa garantirá outras vantagens.

Por que investir em marketing de relacionamento?

Quando bem realizado, o marketing de relacionamento faz com que seu público se torne fã da marca. Isso significa que ele não será um comprador passivo, mas um defensor e propagador do seu negócio. Ou seja, não se trata de uma simples fidelização, mas de uma melhora estrutural do negócio a partir do cliente.

Esse grupo de fãs que o marketing de relacionamento cria traz novos clientes para seu negócio. O consumidor passa a levar a marca para amigos, familiares e conhecidos. É o famoso “marketing boca a boca”.

Aproximando-se do cliente, você também pode aproveitar um feedback constante. Através dele, saberá o que os clientes gostam mais no seu negócio e o que desaprovam. Além disso, receberá rapidamente a resposta dos clientes para as inovações que sua empresa traz.

Ou seja, trata-se de uma estratégia voltada também para a melhora contínua do negócio. Você identifica problemas e otimiza os processos, os produtos e até mesmo o plano do negócio. O resultado disso está ligado diretamente à melhora do valor de mercado.

Como utilizar o marketing de relacionamento na sua empresa

O primeiro passo que você precisa dar é treinar os seus colaboradores, principalmente aqueles que oferecem atendimento aos clientes. Afinal, o objetivo do marketing de relacionamento é agradar o cliente e aproximá-lo. Impossível fazer isso sem atendê-lo bem antes, durante e após a compra.

Outro ponto que precisa ser avaliado antes da elaboração de um plano é a persona do seu negócio. Para o consumidor se tornar um fã da marca, é preciso que ele veja sua marca como única. Ele precisa encontrar algo na sua empresa que ele não achará em nenhum outro lugar. É assim que nos tornamos fãs de algo, não é?

Invista em meios para encontrar boas informações sobre os consumidores. Assim você cria a persona, o “cliente hipotético” ideal, para, através dele, desenvolver a comunicação e as estratégias de relacionamento. Se sua empresa já tem uma persona, novas informações vão deixá-la ainda mais precisa. Para aprender a identificar e criar personas, leia nosso material gratuito.

Utilize também multicanais para estar presente sempre que o cliente precisar. Redes sociais, blogs, telefone, e-mail, SAC: tudo precisa ser ajustado para que os consumidores tenham o suporte necessário. Se queremos criar fãs da marca, precisamos dar motivos para isso.

Avalie seu negócio e compare com seus concorrentes. Depois, responda a pergunta: o que eu estou oferecendo que eles não possuem? Esse é o grande ponto ao qual você deve estar atento. Se não há nada significativo, nada que possa dar razão para eles se tornarem fãs da sua marca, é preciso criar. Como você já tem a base de dados dos clientes, saberá o que lhes motiva. Trabalhe em cima disso.

Se ainda tiver dificuldades para dar prosseguimento na sua estratégia, considere ir a campo e perguntar aos clientes. Assim mesmo, curto e direto. Existem empresas especializadas nesse tipo de pesquisa, que poderão ir até seu público-alvo para perguntá-lo o que ele espera de uma marca ou por que ele se tornaria fã dessa marca. Lembre-se: é impossível ter bons resultados no marketing de relacionamento sem… se relacionar!

Esperamos que tenha entendido o que é e a importância do marketing de relacionamentos para sua empresa. Você pode aprender ainda mais para criar um plano eficaz. Recomendamos nossos outros materiais exclusivos para você explorar esses assuntos.

Deixe seu comentário