Marketing Digital: Como Utilizar pras Suas Vendas Decolarem de Vez

Marketing Digital
Aprenda o que é Marketing Digital, como essa estratégia deve ser usada pra aumentar suas vendas e algumas dicas bônus pra começar agora.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Por que investir em marketing digital? Para quem eu produzo? Como fazer uso no meu negócio? Essas são as três perguntas essenciais que toda empresa precisa fazer para alcançar o sucesso no mundo digital.

O marketing digital promove estratégias para potencializar a marca e comunicar com o público de forma direta e personalizada. É  um conceito que aproveita as vantagens da internet e outros canais digitais para aumentar as vendas, entregando aos clientes exatamente o que eles precisam e da maneira que esperam.

Vamos ver como esse tipo de abordagem pode ser usado para aumentar muito suas vendas.

Primeiramente, o que é Marketing?

Marketing é a análise holística do mercado, ou seja, a análise do mercado como um todo, com o objetivo de desenvolver e posicionar produtos, fomentar vendas, satisfazer e reter clientes, gerando valor e lucratividade.

Ao contrário do que se pensa no senso comum, o marketing não se resume apenas à publicidade do produto. Para além disso, tudo o que envolve criar, precificar, distribuir, comunicar, agregar valor, suprir necessidades do consumidor e potencializar a experiência é também fazer uso dessa ferramenta.

Por incrível que pareça, o marketing não é algo novo. Desde que o mercado existe, seja por meio de trocas ou depois da implementação da moeda, pensar em estratégias de negociação para conseguir destaque frente a outros produtos sempre existiu.

Evolução do Marketing

 

E o que é Marketing Digital?

Você já deve ter ouvido falar sobre isso e se perguntado ao que esse termo se refere.  Calma, é mais simples do que você pode imaginar.

O marketing digital tem o mesmo objetivo do marketing tradicional, ou seja, desenvolver, posicionar e promover empresas, produtos ou serviços. A diferença entre ambos é que o meio influencia na maneira como a mensagem é transmitida.

O marketing digital conta com a internet e outros canais digitais para entregar sua mensagem. Apenas isso já demonstra uma grande mudança em relação ao mais tradicional.

A começar pelo comportamento do público no meio digital. Ao querer adquirir um produto ou serviço, o consumidor atual pesquisa na internet sobre qual é a melhor resposta para a sua necessidade. Por isso, o marketing digital se preocupa em desenvolver uma forte presença online, para que a dita solução oferecida possa ser a resposta procurada.

Todo o processo é feito para atrair o cliente, focando em construir uma relação positiva através, por exemplo, da produção de conteúdos valiosos.

E uma sequência de boas interações (e-mails, posts nas mídias sociais etc.) faz com que haja uma conexão maior entre cliente e empresa, o que significa uma chance de compra superior; e aqui está o principal motivo para que considere esta abordagem.

Contudo, como usar esse conceito de maneira mais concreta para aumentar as vendas?

Funil do Marketing Digital

Antes de dar o primeiro passo é preciso entender que toda abordagem de marketing passa por um funil.

Isso significa que nem todas as pessoas que chegam a ter um primeiro contato com uma marca se transformarão em clientes. Até porque muitas destas pessoas não estarão qualificadas (perfil, interesse e maturidade) para vendas.

Portanto, o papel do marketing é extrair o maior número possível de vendas na outra ponta do funil, e para isso são necessárias algumas ações:

  1. Atrair visitantes;
  2. Converter visitantes em leads;
  3. Relacionar com leads e identificar oportunidades;
  4. Vender para as oportunidades;
  5. Analisar melhorias no processo.

 

Funil do Marketing Digital

 

Tão importante quanto entender as ações é entender as etapas do funil de marketing digital. Ou seja, fases que o cliente percorre antes de tomar a decisão de comprar uma solução (serviço ou produto):

1. Consciência (Topo de funil – TOFU): Pessoa possui um problema ou está em busca de alguma resposta. Realiza pesquisa educacional para entender melhor sobre o problema.

2. Consideração (Meio de funil – MOFU): Pessoa já reconhece seu problema e busca uma solução. Está se informando sobre os produtos e oportunidades disponíveis.

3. Decisão (Fundo de funil – BOFU): Pessoa está decidindo qual tipo de solução é melhor para o seu problema. Está montando uma lista de soluções pra comparar e tomar a decisão final.

Normalmente, o cliente ou ainda não sabe ou sabe muito pouco sobre qualquer problema ou necessidade que tenha. Sendo assim, ele inicia o processo para saber qual é exatamente o problema que possui.

Nesse passo da jornada é preciso atrair os clientes com conteúdos mais abrangentes que resolvam problemas mais genéricos. E uma vez que ele entenda e reconheça o seu problema, começa a procurar soluções para ele.

Cabe então ao marketing digital conduzir o cliente nesta jornada, buscando chegar ao objetivo final, que é vender sua solução.

Quais os termos mais usados no Marketing Digital?

Uma das principais formas de compreender o marketing digital é fazendo uma análise a partir de seus conceitos-chaves, visando ajudar a estabelecer uma relação da empresa com o cliente e a partir disso alcançar resultados.

Inbound Marketing

O que chamamos, de forma prática, de “marketing de atração“; o inbound marketing é um estilo de marketing que foca em técnicas direcionadas e relevantes que buscam conquistar o interesse do cliente ao invés de empurrar produtos e serviços.

Esse método foca em ser relevante para a vida das pessoas a partir da geração de conteúdos ricos, colocando a experiência do consumidor e a confiança em primeiro lugar. Ou seja, o cliente vem até você, e não o contrário.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é a essência do inbound marketing. Trata-se de identificar os interesses e as necessidades de sua persona e transformá-los em conteúdos de qualidade.

Assim se deixa de ser invasivo e se torna atrativo, fazendo com que o seu possível cliente vá até você. Isso gera valor, aumenta o engajamento e fortalece a imagem e autoridade da marca para os atuais e futuros clientes.

Persona

Esse conceito responde uma das perguntas essenciais: Para quem devo produzir marketing digital?

Personas são personagens semifictícios que representam o seu cliente ideal. Elas não são completamente criadas através da imaginação, pois grande parte dos seus dados, como sexo, idade, escolaridade, ramo e outros, vêm de pesquisas feitas em cima do seu perfil de cliente ideal.

Essa ideia é importante, pois ajuda a tratar o seu cliente de maneira mais próxima, quase como se fosse uma conversa entre amigos, gerando mais proximidade, que é a base do marketing digital.

O principal resultado da persona é construir um relacionamento com o cliente e potencializar a comunicação.  É uma boa ferramenta para qualificar os leads da empresa e gerar uma maior porcentagem na conversão em vendas.

Para aprender tudo sobre personas e como criá-las, baixe aqui nosso material gratuito.

SEO

Search Engine Optimization (ou SEO) é um conjunto de técnicas aplicadas para otimizar seus resultados orgânicos nos mecanismos de busca; em outras palavras, melhorar seu posicionamento nos resultados do Google.

Para garantir que a empresa seja a resposta das dúvidas dos clientes é preciso investir em SEO de qualidade, gerando um melhor ranqueamento da página.

Mídias Sociais

Uma das principais ferramentas de transformação digital, as mídias sociais são um dos segmentos que mais cresce no marketing digital e apresenta resultados.

Elas facilitam o engajamento da empresa, possibilitando um maior alcance e construindo um relacionamento sólido a partir da comunicação direta com o cliente.

Lead

É um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em um produto ou serviço ao preencher seus dados no formulário de alguma landing page, geralmente em troca de algum benefício (newsletter, baixar materiais etc.).

Um lead não necessariamente possui o perfil de cliente ideal, e portanto nem sempre é um lead qualificado (que é enviado ao time de vendas).

Landing Page

Traduzindo literalmente, a página de aterrissagem é a página de entrada onde o visitante chega a um site. Geralmente é otimizada estrategicamente para vender um produto / serviço ou para gerar cadastros em formulários em troca de alguma oferta (isca).

CTA

Uma sigla de apenas três letras que possui uma funcionalidade muito grande em relação ao que chamamos de lead. De maneira textual ou visual, o CTA (Call to action ou Chamada para ação) nada mais é do que uma chamada para que o visitante execute alguma ação no site. Isso possibilita gerar mais leads e consequentemente aumentar as taxas de conversão.

Análise de dados

O marketing digital é uma estratégia escalável e que prevê resultados, mas para isso acontecer é preciso investir em análise de dados. É a partir disso que se compreende quais táticas utilizadas têm dado certo para alavancar o negócio.

Compreender o comportamento e a experiência dos usuários facilita na hora de organizar o planejamento de marketing digital, pois otimiza os resultados e direciona os investimentos a serem feitos.

Em outras palavras, num cenário perfeito, NADA deveria ser iniciado em marketing digital sem antes ter claro como se pode medir os resultados.

Quais ferramentas utilizar?

Para conseguir alcançar bons resultados com o marketing digital é preciso se atentar a quais ferramentas serão utilizadas para colocá-lo em prática. Este tópico responde a terceira pergunta essencial: Como fazer uso dessa estratégia?

O primeiro passo é mentalizar as 5 ações básicas do funil de marketing digital, e então planejar uma boa estratégia que explore bem o poder de cada ferramenta correspondente a cada etapa do processo:

Ferramentas Base do Marketing Digital

 

Partindo de um bom planejamento, o primeiro passo para iniciar qualquer ação de marketing digital, como já dito antes, é ter a garantia de que cada ação possa ser mensurada. Se você não pensar bem em formas de medir os resultados, perderá uma das maiores vantagens competitivas do marketing digital.

Com isso em mente, ter uma presença nas mídias sociais é cada vez mais importante, visto que é um dos primeiros lugares em que o cliente inicia a sua jornada. Além de ser um ótimo canal para divulgar suas ações, é um ambiente interativo que permite aumentar ainda mais seu engajamento.

Claro, amarrado por um conteúdo de qualidade (imagens, textos, vídeos etc.), pois o seu conteúdo é o que vai te posicionar bem e atrair mais visitantes ao seu site, ajudando a manter uma relação positiva durante todas as etapas.

Por isso, os conteúdos precisam ser muito bem planejados para serem entregues no momento certo da jornada de compra.

Anúncios pagos como o Google Ads e Facebook Ads, se bem feitos, são outras opções que ajudam a aumentar o número efetivo de oportunidades de vendas, uma vez que podem trazer resultados mais imediatos devido ao seu alto poder de segmentação.

Mas é preciso ter alguns cuidados. O público não aceita mais campanhas invasivas, que usam um material irrelevante e são feitas no momento errado. Isso tem o efeito oposto.

E tão importante quanto investir em atração (tráfego), é investir em técnicas de CRO, que é a otimização da taxa de conversão. Ou seja, aumentar a quantidade de visitantes que se transformam em leads e clientes de fato.

Mantendo um bom volume de visitantes e com uma boa taxa de conversão em leads, é preciso manter um bom relacionamento com estes, o que pode ser feito através de canais como e-mail, chat e WhatsApp.

Uma boa prática é integrar os processos de marketing e vendas, pois assim as oportunidades identificadas serão automaticamente enviadas ao CRM de vendas e trabalhadas com sales engagement até se tornarem clientes.

Veja aqui → Como Nós Criamos uma Máquina de Vendas Usando o Growth Marketing

Por último, verificar seus relatórios e usar ferramentas como o Google Analytics para analisar o comportamento dos visitantes, leads e clientes nos seus canais, mantendo um processo de melhorias constantes.

Mas tenha paciência, pois certas ações demandam tempo. Muito cuidado para não desistir cedo demais.

Quais as vantagens e objetivos do Marketing Digital?

Com certeza a maior dúvida de qualquer empresa ao iniciar uma nova estratégia de marketing é: isso vai me trazer resultados?

Ao falar em marketing digital, a resposta óbvia é: Depende! Mas muito provavelmente, se bem feito, SIM! Contudo, antes de pensar em resultados garantidos, considere algumas das suas maiores vantagens:

  • Proximidade com potenciais consumidores (segmentação)
  • Posição de autoridade com custo acessível
  • Diminuição da barreira competitiva (vendas remotas)
  • Canal escalável, sustentável e previsível

Atualmente é muito mais prático você interagir com o cliente por meios digitais, já que o perfil do consumidor nos últimos tempos se tornou cada vez mais conectado, o que facilita para que o marketing digital se sobressaia aos canais offlines.

Dessa forma, possibilita uma maior interatividade empresa x cliente, permitindo que o foco não seja mais em publicizar o produto e sim construir uma boa experiência com a marca.

E como objetivos de marketing digital, tenha sempre em mente: Alcance, Influência, Conversão, Reputação e Receita. Portanto, se você conseguir desenvolver uma estratégia que aumente estes indicadores cada vez mais, está no caminho certo.

Objetivos do Marketing de Crescimento

 

Como eu sei que dá certo?

Se mesmo depois de ler tudo isso você ainda ficou com alguma dúvida sobre como esta estratégia pode transformar a vida da sua empresa, não se preocupe.

Vou te dar um bom exemplo, partindo do princípio que a maior vantagem do marketing digital é sua capacidade de provar resultados.

Você com certeza já ouviu falar nas lojas Magazine Luiza; não só ouviu como pode ter comprado algo ou no mínimo, flertado com o site ou as redes sociais da marca.

Agora, o que você ainda não sabe é o investimento em marketing digital que faz com que a empresa seja não somente uma das maiores do ramo no Brasil, mas também tenha se tornado referência internacional em inovação digital.

Sendo uma loja que se preocupa com a construção de experiência do usuário e que utiliza as redes sociais para criar uma comunicação personalizada e emblemática, podemos perceber o uso de algumas ferramentas que trouxeram resultados.

Podemos citar o Marketplace, chatbot, a persona “Lu” que deixou de ser um protótipo do consumidor ideal para se tornar uma das principais estratégias do marketing digital da empresa, uma digital influencer que influencia diretamente nas vendas, atraindo mais visitantes, gerando mais Leads e cultivando uma boa relação com eles até convertê-los em clientes, otimizando assim a geração de novos negócios.

Dicas de Marketing Digital

Finalmente, para concluir, algumas dicas poderosas que você pode aplicar imediatamente para otimizar seus resultados.

1. Planeje

Por mais que seja tentador fazer as ações para obter resultados o mais rápido possível, o primeiro passo é sempre planejar.

O plano de marketing é extremamente importante para fazer ações que complementam umas às outras e para elaborar cronogramas. Assim minimizamos as chances de fracasso:

  • Qual é o seu objetivo? Aumentar a percepção de marca? Elevar o tráfego do seu site? Aumentar as vendas? Criar relacionamento com o público?
  • Qual é o plano de ação? Com quem você está falando? Quais são as dores do seu público? Como você pode ajudá-lo? Qual é a estratégia de conteúdo? Em quais canais serão distribuídos? Como será o processo de produção?
  • Quem são seus concorrentes? Em quais redes estão presentes? Quais são as palavras-chave usadas? Que tipo de conteúdo eles postam e com qual frequência? Qual o feedback do público?
  • Como vai medir os resultados? Quais ferramentas usar? Quais indicadores e métricas são importantes para o seu negócio? Como você vai monitorar seus concorrentes?

2. Segmente seu público

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de segmentar o público de acordo com o seu negócio.

Assim, você pode aproveitar muito bem essa vantagem para conquistar leads que tenham mais chance de se tornar clientes.

3. Tenha uma forte presença online

Para ter sucesso, todo empreendimento precisa ser visto. Antigamente a maneira de se fazer isso era através de propagandas na TV ou qualquer outro tipo de mídia tradicional, que, além de tudo, costumam ser bem caras.

Porém, atualmente, até mesmo as pequenas empresas podem muito facilmente ter uma presença online mesmo sem investimento financeiro direto.

Teoricamente, por exemplo, criar perfis nas mídias sociais é de graça; mas isso não quer dizer que seja para qualquer um. Se você não pode pagar um especialista, terá que estudar e se dedicar bastante para fazer coisas bem feitas.

Portanto, ter boa presença não é somente criar perfis e postar qualquer tipo de coisa, principalmente conteúdos comerciais e que não agregam nenhum valor. E não necessariamente para se ter boa presença é necessário estar em todos os canais disponíveis.

Muito cuidado ao se comparar, pois o que pode funcionar bem para uma empresa pode ser um desastre para outra.

Faça bem feito, mas vá no seu ritmo. É melhor estar presente em uma única rede e construir uma presença relevante do que estar em todas e não fazer nada direito. Masterize um canal.

4. Não tenha medo das mídias pagas

Os anúncios pagos são uma forma de melhorar ainda mais a chance de estar no topo das pesquisas, encontrando leads que já estão buscando por uma solução como a sua (fundo de funil).

É comum acreditar que os anúncios pagos são exclusividade das grandes empresas, mas isso não é verdade.

Ao contrário de uma TV, em que existe um número mais limitado de anúncios durante a programação e somente um pode ser exibido por vez, na internet o espaço é mais amplo.

Normalmente, sistemas de publicidade como o do Google ou Facebook permitem que você aloque um orçamento específico para gastar o quanto quiser, e o preço do anúncio não é o único determinante no resultado. São ferramentas, teoricamente, bem democráticas.

5. Crie bons conteúdos

Um cliché de muito valor é: conteúdo é rei (ou pelo menos deveria ser). Portanto, pense com muito carinho no que você irá produzir.

Customize seus canais de acordo com a identidade visual da sua marca, e utilize imagens de boa qualidade.

Mas não se deixe vencer pelo design, ou seja, maquiagem em conteúdos “mais do mesmo” ou de péssima qualidade com um visual bonito, que ainda assim não geram nenhum valor.

Não interprete errado, existe uma grande diferença entre maquiar e reproduzir conteúdos com uma linguagem única. E a diferença básica entre ambos é que o segundo gera valor.

Portanto, se você tem condições de produzir (ou reproduzir) conteúdos memoráveis somados a uma boa estética, faça isso. Caso contrário, a mensagem é sempre o mais importante.

E lembre-se de que o segredo para construir autoridade na internet é: conteúdo + audiência + frequência.

6. Promova seus conteúdos

Tão importante quanto produzir conteúdos de qualidade, é promovê-los. Portanto, dedique parte dos esforços a isso.

Publique seus conteúdos nas mídias sociais (da empresa e pessoais), nos stories, envie por e-mail, envie para amigos, parceiros, grupos do WhatsApp (mas pelo amor de Deus, nos que possam se interessar pelo seu conteúdo; nada de SPAM hein!) e outras comunidades online que você participa.

Considere também impulsionar os conteúdos com publicidade e buscar influenciadores relacionados a sua marca e/ou mercado para promovê-los.

7. Invista em atendimento e relacionamento

O objetivo primário do marketing digital é criar uma relação positiva com o cliente e a marca. Uma pequena ou média empresa tem a vantagem de poder fazer com que esse relacionamento seja muito mais pessoal e humano.

Por isso, invista muito em tratar o seu cliente da melhor maneira possível e não tenha medo de se colocar na identidade do negócio. Lembre-se, os clientes se sentem muito mais confortáveis para fazer negócios com outro ser humano.

8. Não abandone o e-mail

Com a justa ascensão dos blogs e redes sociais como uma ferramenta de marketing digital, o e-mail pode ter ficado um pouco esquecido. Mas, tanto para as grandes e, principalmente, para as pequenas e médias empresas ele ainda pode ser uma arma muito poderosa.

Pense no e-mail marketing como uma poderosa ferramenta para relacionamento, para distribuição de conteúdos, e jamais compre listas ou faça SPAM. Isso definitivamente não funciona.

9. Estude bastante

Muitas empresas (pequenas, médias e até grandes) podem não ter um setor específico focado exclusivamente no marketing digital. Enquanto este seja o cenário, é preciso sempre estudar bastante.

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Este conteúdo foi escrito por
Gui Nery

Gui Nery

Empreendedor brasileiro e Especialista em Growth Marketing. Mineiro de BH, mas cosmopolita de coração. Apaixonado por Empreendedorismo, Tecnologia, Marketing, Vendas, Vida Saudável e pelas Pessoas.

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