Como Usar o Marketing Digital pras Suas Vendas Decolarem de Uma Vez por Todas

Marketing Digital
Aprenda o que √© Marketing Digital, como essa estrat√©gia deve ser usada pra aumentar suas vendas e algumas dicas b√īnus pra come√ßar agora.

ūüĎáūüŹĺ O que voc√™ ver√° neste artigo:

Por que investir em marketing digital? Para quem eu produzo? Como fazer uso no meu negócio? Essas são as três perguntas essenciais que toda empresa precisa fazer para alcançar o sucesso no mundo digital.

O marketing digital promove estrat√©gias para potencializar a marca e comunicar com o p√ļblico de forma direta e personalizada. √Ȭ† um conceito que aproveita as vantagens da internet e outros canais digitais para aumentar as vendas, entregando aos clientes exatamente o que eles precisam e da maneira que esperam.

Vamos ver como esse tipo de abordagem pode ser usado para aumentar muito suas vendas.

Primeiramente, o que é Marketing?

Marketing é a análise holística do mercado, ou seja, a análise do mercado como um todo, com o objetivo de desenvolver e posicionar produtos, fomentar vendas, satisfazer e reter clientes, gerando valor e lucratividade.

Ao contrário do que se pensa no senso comum, o marketing não se resume apenas à publicidade do produto. Para além disso, tudo o que envolve criar, precificar, distribuir, comunicar, agregar valor, suprir necessidades do consumidor e potencializar a experiência é também fazer uso dessa ferramenta.

Por incrível que pareça, o marketing não é algo novo. Desde que o mercado existe, seja por meio de trocas ou depois da implementação da moeda, pensar em estratégias de negociação para conseguir destaque frente a outros produtos sempre existiu.

Evolução do Marketing

 

E o que é Marketing Digital?

Você já deve ter ouvido falar sobre isso e se perguntado ao que esse termo se refere.  Calma, é mais simples do que você pode imaginar.

O marketing digital tem o mesmo objetivo do marketing tradicional, ou seja, desenvolver, posicionar e promover empresas, produtos ou serviços. A diferença entre ambos é que o meio influencia na maneira como a mensagem é transmitida.

O marketing digital conta com a internet e outros canais digitais para entregar sua mensagem. Apenas isso já demonstra uma grande mudança em relação ao mais tradicional.

A come√ßar pelo comportamento do p√ļblico no meio digital. Ao querer adquirir um produto ou servi√ßo, o consumidor atual pesquisa na internet sobre qual √© a melhor resposta para a sua necessidade. Por isso, o marketing digital se preocupa em desenvolver uma forte presen√ßa online, para que a dita solu√ß√£o oferecida possa ser a resposta procurada.

Todo o processo √© feito para atrair o cliente, focando em construir uma rela√ß√£o positiva atrav√©s, por exemplo, da produ√ß√£o de conte√ļdos valiosos.

E uma sequ√™ncia de boas intera√ß√Ķes (e-mails, posts nas m√≠dias sociais etc.) faz com que haja uma conex√£o maior entre cliente e empresa, o que significa uma chance de compra superior; e aqui est√° o principal motivo para que considere esta abordagem.

Contudo, como usar esse conceito de maneira mais concreta para aumentar as vendas?

Funil do Marketing Digital

Antes de dar o primeiro passo é preciso entender que toda abordagem de marketing passa por um funil.

Isso significa que nem todas as pessoas que chegam a ter um primeiro contato com uma marca se transformarão em clientes. Até porque muitas destas pessoas não estarão qualificadas (perfil, interesse e maturidade) para vendas.

Portanto, o papel do marketing √© extrair o maior n√ļmero poss√≠vel de vendas na outra ponta do funil, e para isso s√£o necess√°rias algumas a√ß√Ķes:

  1. Atrair visitantes;
  2. Converter visitantes em leads;
  3. Relacionar com leads e identificar oportunidades;
  4. Vender para as oportunidades;
  5. Analisar melhorias no processo.

 

Funil do Marketing Digital

 

T√£o importante quanto entender as a√ß√Ķes √© entender as etapas do funil de marketing digital. Ou seja, fases que o cliente percorre antes de tomar a decis√£o de comprar uma solu√ß√£o (servi√ßo ou produto):

1. Consciência (Topo de funil РTOFU): Pessoa possui um problema ou está em busca de alguma resposta. Realiza pesquisa educacional para entender melhor sobre o problema.

2. Consideração (Meio de funil РMOFU): Pessoa já reconhece seu problema e busca uma solução. Está se informando sobre os produtos e oportunidades disponíveis.

3. Decis√£o (Fundo de funil – BOFU): Pessoa est√° decidindo qual tipo de solu√ß√£o √© melhor para o seu problema. Est√° montando uma lista de solu√ß√Ķes pra comparar e tomar a decis√£o final.

Normalmente, o cliente ou ainda não sabe ou sabe muito pouco sobre qualquer problema ou necessidade que tenha. Sendo assim, ele inicia o processo para saber qual é exatamente o problema que possui.

Nesse passo da jornada √© preciso atrair os clientes com conte√ļdos mais abrangentes que resolvam problemas mais gen√©ricos. E uma vez que ele entenda e reconhe√ßa o seu problema, come√ßa a procurar solu√ß√Ķes para ele.

Cabe então ao marketing digital conduzir o cliente nesta jornada, buscando chegar ao objetivo final, que é vender sua solução.

Quais os termos mais usados no Marketing Digital?

Uma das principais formas de compreender o marketing digital é fazendo uma análise a partir de seus conceitos-chaves, visando ajudar a estabelecer uma relação da empresa com o cliente e a partir disso alcançar resultados.

Inbound Marketing

O que chamamos, de forma pr√°tica, de “marketing de atra√ß√£o“; o inbound marketing √© um estilo de marketing que foca em t√©cnicas direcionadas e relevantes que buscam conquistar o interesse do cliente ao inv√©s de empurrar produtos e servi√ßos.

Esse m√©todo foca em ser relevante para a vida das pessoas a partir da gera√ß√£o de conte√ļdos ricos, colocando a experi√™ncia do consumidor e a confian√ßa em primeiro lugar. Ou seja, o cliente vem at√© voc√™, e n√£o o contr√°rio.

Marketing de Conte√ļdo

O marketing de conte√ļdo √© a ess√™ncia do inbound marketing. Trata-se de identificar os interesses e as necessidades de sua persona e transform√°-los em conte√ļdos de qualidade.

Assim se deixa de ser invasivo e se torna atrativo, fazendo com que o seu possível cliente vá até você. Isso gera valor, aumenta o engajamento e fortalece a imagem e autoridade da marca para os atuais e futuros clientes.

Persona

Esse conceito responde uma das perguntas essenciais: Para quem devo produzir marketing digital?

Personas são personagens semifictícios que representam o seu cliente ideal. Elas não são completamente criadas através da imaginação, pois grande parte dos seus dados, como sexo, idade, escolaridade, ramo e outros, vêm de pesquisas feitas em cima do seu perfil de cliente ideal.

Essa ideia é importante, pois ajuda a tratar o seu cliente de maneira mais próxima, quase como se fosse uma conversa entre amigos, gerando mais proximidade, que é a base do marketing digital.

O principal resultado da persona √© construir um relacionamento com o cliente e potencializar a comunica√ß√£o.¬† √Č uma boa ferramenta para qualificar os leads da empresa e gerar uma maior porcentagem na convers√£o em vendas.

Para aprender tudo sobre personas e como cri√°-las, baixe aqui nosso material gratuito.

SEO

Search Engine Optimization (ou SEO) √© um conjunto de t√©cnicas aplicadas para otimizar seus resultados org√Ęnicos nos mecanismos de busca; em outras palavras, melhorar seu posicionamento nos resultados do Google.

Para garantir que a empresa seja a resposta das d√ļvidas dos clientes √© preciso investir em SEO de qualidade, gerando um melhor ranqueamento da p√°gina.

Mídias Sociais

Uma das principais ferramentas de transformação digital, as mídias sociais são um dos segmentos que mais cresce no marketing digital e apresenta resultados.

Elas facilitam o engajamento da empresa, possibilitando um maior alcance e construindo um relacionamento sólido a partir da comunicação direta com o cliente.

Lead

√Č um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em um produto ou servi√ßo ao preencher seus dados no formul√°rio de alguma landing page, geralmente em troca de algum benef√≠cio (newsletter, baixar materiais etc.).

Um lead não necessariamente possui o perfil de cliente ideal, e portanto nem sempre é um lead qualificado (que é enviado ao time de vendas).

Landing Page

Traduzindo literalmente, a página de aterrissagem é a página de entrada onde o visitante chega a um site. Geralmente é otimizada estrategicamente para vender um produto / serviço ou para gerar cadastros em formulários em troca de alguma oferta (isca).

CTA

Uma sigla de apenas três letras que possui uma funcionalidade muito grande em relação ao que chamamos de lead. De maneira textual ou visual, o CTA (Call to action ou Chamada para ação) nada mais é do que uma chamada para que o visitante execute alguma ação no site. Isso possibilita gerar mais leads e consequentemente aumentar as taxas de conversão.

An√°lise de dados

O marketing digital √© uma estrat√©gia escal√°vel e que prev√™ resultados, mas para isso acontecer √© preciso investir em an√°lise de dados. √Č a partir disso que se compreende quais t√°ticas utilizadas t√™m dado certo para alavancar o neg√≥cio.

Compreender o comportamento e a experiência dos usuários facilita na hora de organizar o planejamento de marketing digital, pois otimiza os resultados e direciona os investimentos a serem feitos.

Em outras palavras, num cen√°rio perfeito, NADA deveria ser iniciado em marketing digital sem antes ter claro como se pode medir os resultados.

Quais ferramentas utilizar no Marketing Digital?

Para conseguir alcançar bons resultados com o marketing digital é preciso se atentar a quais ferramentas serão utilizadas para colocá-lo em prática. Este tópico responde a terceira pergunta essencial: Como fazer uso dessa estratégia?

O primeiro passo √© mentalizar as 5 a√ß√Ķes b√°sicas do funil de marketing digital, e ent√£o planejar uma boa estrat√©gia que explore bem o poder de cada ferramenta correspondente a cada etapa do processo:

Ferramentas Base do Marketing Digital

 

Partindo de um bom planejamento, o primeiro passo para iniciar qualquer ação de marketing digital, como já dito antes, é ter a garantia de que cada ação possa ser mensurada. Se você não pensar bem em formas de medir os resultados, perderá uma das maiores vantagens competitivas do marketing digital.

Com isso em mente, ter uma presen√ßa nas m√≠dias sociais √© cada vez mais importante, visto que √© um dos primeiros lugares em que o cliente inicia a sua jornada. Al√©m de ser um √≥timo canal para divulgar suas a√ß√Ķes, √© um ambiente interativo que permite aumentar ainda mais seu engajamento.

Claro, amarrado por um conte√ļdo de qualidade (imagens, textos, v√≠deos etc.), pois o seu conte√ļdo √© o que vai te posicionar bem e atrair mais visitantes ao seu site, ajudando a manter uma rela√ß√£o positiva durante todas as etapas.

Por isso, os conte√ļdos precisam ser muito bem planejados para serem entregues no momento certo da jornada de compra.

An√ļncios pagos como o Google Ads e Facebook Ads, se bem feitos, s√£o outras op√ß√Ķes que ajudam a aumentar o n√ļmero efetivo de oportunidades de vendas, uma vez que podem trazer resultados mais imediatos devido ao seu alto poder de segmenta√ß√£o.

Mas √© preciso ter alguns cuidados. O p√ļblico n√£o aceita mais campanhas invasivas, que usam um material irrelevante e s√£o feitas no momento errado. Isso tem o efeito oposto.

E tão importante quanto investir em atração (tráfego), é investir em técnicas de CRO, que é a otimização da taxa de conversão. Ou seja, aumentar a quantidade de visitantes que se transformam em leads e clientes de fato.

Mantendo um bom volume de visitantes e com uma boa taxa de conversão em leads, é preciso manter um bom relacionamento com estes, o que pode ser feito através de canais como e-mail, chat e WhatsApp.

Uma boa prática é integrar os processos de marketing e vendas, pois assim as oportunidades identificadas serão automaticamente enviadas ao CRM de vendas e trabalhadas com sales engagement até se tornarem clientes.

Veja aqui → Como Nós Criamos uma Máquina de Vendas Usando o Growth Marketing

Por √ļltimo, verificar seus relat√≥rios e usar ferramentas como o Google Analytics para analisar o comportamento dos visitantes, leads e clientes nos seus canais, mantendo um processo de melhorias constantes.

Mas tenha paci√™ncia, pois certas a√ß√Ķes demandam tempo. Muito cuidado para n√£o desistir cedo demais.

Quais as vantagens e objetivos do Marketing Digital?

Com certeza a maior d√ļvida de qualquer empresa ao iniciar uma nova estrat√©gia de marketing √©: isso vai me trazer resultados?

Ao falar em marketing digital, a resposta óbvia é: Depende! Mas muito provavelmente, se bem feito, SIM! Contudo, antes de pensar em resultados garantidos, considere algumas das suas maiores vantagens:

  • Proximidade com potenciais consumidores (segmenta√ß√£o)
  • Posi√ß√£o de autoridade com custo acess√≠vel
  • Diminui√ß√£o da barreira competitiva (vendas remotas)
  • Canal escal√°vel, sustent√°vel e previs√≠vel

Atualmente √© muito mais pr√°tico voc√™ interagir com o cliente por meios digitais, j√° que o perfil do consumidor nos √ļltimos tempos se tornou cada vez mais conectado, o que facilita para que o marketing digital se sobressaia aos canais offlines.

Dessa forma, possibilita uma maior interatividade empresa x cliente, permitindo que o foco não seja mais em publicizar o produto e sim construir uma boa experiência com a marca.

E como objetivos de marketing digital, tenha sempre em mente: Alcance, Influência, Conversão, Reputação e Receita. Portanto, se você conseguir desenvolver uma estratégia que aumente estes indicadores cada vez mais, está no caminho certo.

Objetivos do Marketing de Crescimento

 

Marketing Digital funciona?

Se mesmo depois de ler tudo isso voc√™ ainda ficou com alguma d√ļvida sobre como esta estrat√©gia pode transformar a vida da sua empresa, n√£o se preocupe.

Vou te dar um bom exemplo, partindo do princípio que a maior vantagem do marketing digital é sua capacidade de provar resultados.

Você com certeza já ouviu falar nas lojas Magazine Luiza; não só ouviu como pode ter comprado algo ou no mínimo, flertado com o site ou as redes sociais da marca.

Agora, o que você ainda não sabe é o investimento em marketing digital que faz com que a empresa seja não somente uma das maiores do ramo no Brasil, mas também tenha se tornado referência internacional em inovação digital.

Sendo uma loja que se preocupa com a construção de experiência do usuário e que utiliza as redes sociais para criar uma comunicação personalizada e emblemática, podemos perceber o uso de algumas ferramentas que trouxeram resultados.

Podemos citar o Marketplace, chatbot, a persona “Lu” que deixou de ser um prot√≥tipo do consumidor ideal para se tornar uma das principais estrat√©gias do marketing digital da empresa, uma digital influencer que influencia diretamente nas vendas, atraindo mais visitantes, gerando mais Leads e cultivando uma boa rela√ß√£o com eles at√© convert√™-los em clientes, otimizando assim a gera√ß√£o de novos neg√≥cios.

Dicas de Marketing Digital

Finalmente, para concluir, algumas dicas poderosas que você pode aplicar imediatamente para otimizar seus resultados.

1. Planeje

Por mais que seja tentador fazer as a√ß√Ķes para obter resultados o mais r√°pido poss√≠vel, o primeiro passo √© sempre planejar.

O plano de marketing √© extremamente importante para fazer a√ß√Ķes que complementam umas √†s outras e para elaborar cronogramas. Assim minimizamos as chances de fracasso:

  • Qual √© o seu objetivo?¬†Aumentar a percep√ß√£o de marca? Elevar o tr√°fego do seu site? Aumentar as vendas? Criar relacionamento com o p√ļblico?
  • Qual √© o plano de a√ß√£o? Com quem voc√™ est√° falando? Quais s√£o as dores do seu p√ļblico? Como voc√™ pode ajud√°-lo? Qual √© a estrat√©gia de conte√ļdo? Em quais canais ser√£o distribu√≠dos? Como ser√° o processo de produ√ß√£o?
  • Quem s√£o seus concorrentes? Em quais redes est√£o presentes? Quais s√£o as palavras-chave usadas? Que tipo de conte√ļdo eles postam e com qual frequ√™ncia? Qual o feedback do p√ļblico?
  • Como vai medir os resultados? Quais ferramentas usar? Quais indicadores e m√©tricas s√£o importantes para o seu neg√≥cio? Como voc√™ vai monitorar seus concorrentes?

2. Segmente seu p√ļblico

Uma das grandes vantagens do marketing digital √© a possibilidade de segmentar o p√ļblico de acordo com o seu neg√≥cio.

Assim, você pode aproveitar muito bem essa vantagem para conquistar leads que tenham mais chance de se tornar clientes.

3. Tenha uma forte presença online

Para ter sucesso, todo empreendimento precisa ser visto. Antigamente a maneira de se fazer isso era através de propagandas na TV ou qualquer outro tipo de mídia tradicional, que, além de tudo, costumam ser bem caras.

Porém, atualmente, até mesmo as pequenas empresas podem muito facilmente ter uma presença online mesmo sem investimento financeiro direto.

Teoricamente, por exemplo, criar perfis nas mídias sociais é de graça; mas isso não quer dizer que seja para qualquer um. Se você não pode pagar um especialista, terá que estudar e se dedicar bastante para fazer coisas bem feitas.

Portanto, ter boa presen√ßa n√£o √© somente criar perfis e postar qualquer tipo de coisa, principalmente conte√ļdos comerciais e que n√£o agregam nenhum valor. E n√£o necessariamente para se ter boa presen√ßa √© necess√°rio estar em todos os canais dispon√≠veis.

Muito cuidado ao se comparar, pois o que pode funcionar bem para uma empresa pode ser um desastre para outra.

Fa√ßa bem feito, mas v√° no seu ritmo. √Č melhor estar presente em uma √ļnica rede e construir uma presen√ßa relevante do que estar em todas e n√£o fazer nada direito. Masterize um canal.

4. Não tenha medo das mídias pagas

Os an√ļncios pagos s√£o uma forma de melhorar ainda mais a chance de estar no topo das pesquisas, encontrando leads que j√° est√£o buscando por uma solu√ß√£o como a sua (fundo de funil).

√Č comum acreditar que os an√ļncios pagos s√£o exclusividade das grandes empresas, mas isso n√£o √© verdade.

Ao contr√°rio de uma TV, em que existe um n√ļmero mais limitado de an√ļncios durante a programa√ß√£o e somente um pode ser exibido por vez, na internet o espa√ßo √© mais amplo.

Normalmente, sistemas de publicidade como o do Google ou Facebook permitem que voc√™ aloque um or√ßamento espec√≠fico para gastar o quanto quiser, e o pre√ßo do an√ļncio n√£o √© o √ļnico determinante no resultado. S√£o ferramentas, teoricamente, bem democr√°ticas.

5. Crie bons conte√ļdos

Um clich√© de muito valor √©: conte√ļdo √© rei¬†(ou pelo menos deveria ser). Portanto, pense com muito carinho no que voc√™ ir√° produzir.

Customize seus canais de acordo com a identidade visual da sua marca, e utilize imagens de boa qualidade.

Mas n√£o se deixe vencer pelo design, ou seja, maquiagem em conte√ļdos “mais do mesmo” ou de p√©ssima qualidade com um visual bonito, que ainda assim n√£o geram nenhum valor.

N√£o interprete errado, existe uma grande diferen√ßa entre maquiar e reproduzir conte√ļdos com uma linguagem √ļnica. E a diferen√ßa b√°sica entre ambos √© que o segundo gera valor.

Portanto, se voc√™ tem condi√ß√Ķes de produzir (ou reproduzir) conte√ļdos memor√°veis somados a uma boa est√©tica, fa√ßa isso. Caso contr√°rio, a mensagem √© sempre o mais importante.

E lembre-se de que o segredo para construir autoridade na internet √©: conte√ļdo + audi√™ncia + frequ√™ncia.

6. Promova seus conte√ļdos

T√£o importante quanto produzir conte√ļdos de qualidade, √© promov√™-los. Portanto, dedique parte dos esfor√ßos a isso.

Publique seus conte√ļdos nas m√≠dias sociais (da empresa e pessoais), nos stories, envie por e-mail, envie para amigos, parceiros, grupos do WhatsApp (mas pelo amor de Deus, nos que possam se interessar pelo seu conte√ļdo; nada de SPAM hein!) e outras comunidades online que voc√™ participa.

Considere tamb√©m impulsionar os conte√ļdos com publicidade e buscar influenciadores relacionados a sua marca e/ou mercado para promov√™-los.

7. Invista em atendimento e relacionamento

O objetivo primário do marketing digital é criar uma relação positiva com o cliente e a marca. Uma pequena ou média empresa tem a vantagem de poder fazer com que esse relacionamento seja muito mais pessoal e humano.

Por isso, invista muito em tratar o seu cliente da melhor maneira possível e não tenha medo de se colocar na identidade do negócio. Lembre-se, os clientes se sentem muito mais confortáveis para fazer negócios com outro ser humano.

8. N√£o abandone o e-mail

Com a justa ascensão dos blogs e redes sociais como uma ferramenta de marketing digital, o e-mail pode ter ficado um pouco esquecido. Mas, tanto para as grandes e, principalmente, para as pequenas e médias empresas ele ainda pode ser uma arma muito poderosa.

Pense no e-mail marketing como uma poderosa ferramenta para relacionamento, para distribui√ß√£o de conte√ļdos, e jamais compre listas ou fa√ßa SPAM. Isso definitivamente n√£o funciona.

9. Estude bastante sobre marketing digital

Muitas empresas (pequenas, médias e até grandes) podem não ter um setor específico focado exclusivamente no marketing digital. Enquanto este seja o cenário, é preciso sempre estudar bastante.

Se voc√™ est√° aqui, j√° √© um √≥timo passo para aprender sobre o assunto. E confira tamb√©m nossos materiais gratuitos para aprender ainda mais. ūüĎäūüŹĺ

Uma outra dica é ler estudos de caso (como este da Previsa Contabilidade e este outro da startup Proj4me); ou seja, o que funcionou para outras empresas.

Não significa que funcionará garantidamente para você, afinal, não existem fórmulas no marketing digital. Mas é uma boa forma de aprender.

Al√©m disso, n√£o deixe de conferir alguns outros sites de confian√ßa e que tamb√©m oferecem excelentes conte√ļdos. Separei aqui alguns para voc√™:

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Este conte√ļdo foi escrito por
Gui Nery

Gui Nery

Empreendedor brasileiro e Especialista em Growth Marketing. Mineiro de BH, mas cosmopolita de coração. Apaixonado por Empreendedorismo, Tecnologia, Marketing Digital, Vendas B2B, Viagens, Vida Saudável e pelas Pessoas.

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