Marketing Digital: Como utilizar para suas vendas decolarem de vez

Marketing Digital: Como utilizar para suas vendas decolarem de vez

Tempo de leitura: 4 minutos

O marketing digital é um conceito que aproveita as vantagens da internet para aumentar as vendas, entregando aos clientes exatamente o que eles precisam da maneira que eles esperam. Vamos ver como esse tipo de abordagem pode ser usado para aumentar muito suas vendas.

O que é Marketing Digital?

O marketing digital tem o mesmo objetivo do marketing tradicional, que é um conjunto de ações que pode ser feito para promover empresas, produtos ou serviços. A diferença entre ambos, é que o meio influencia muito na maneira como a mensagem é transmitida.

O marketing digital usa a internet para entregar essa mensagem. Apenas isso, já quer dizer uma grande mudança em relação ao mais tradicional, já que o meio é completamente diferente e não existem as mesmas oportunidades.

Mas, mais do que o meio em si, a principal mudança é o comportamento do público no meio digital. Ao querer adquirir um produto ou um serviço, o cliente de hoje pesquisa na internet sobre qual é a melhor resposta para a sua necessidade. Por isso, o marketing digital se preocupa em criar uma forte presença da empresa online, para que ela possa ser a resposta para essa pergunta.

Todo o processo é feito para atrair o cliente para a sua empresa, focando em construir uma relação positiva com ele através, por exemplo, do envio de conteúdos que sejam valiosos. Uma sequência de boas interações faz com que haja uma conexão maior entre cliente e empresa, o que significa uma chance de compra muito maior.

Mas como usar esse conceito de maneira mais concreta para aumentar as vendas?

Os conceitos

O marketing digital trabalha com diversos conceitos para ajudar uma empresa a estabelecer uma relação com o cliente. Um deles é a persona.

A persona é um personagem semifictício que é uma representação do seu cliente ideal. Ele não é completamente criado através da imaginação, pois grande parte dos seus dados, como sexo, idade, escolaridade, ramo e outros, vêm de pesquisas feitas em cima do seu público-alvo.

Essa ideia é muito importante, pois ajuda a tratar o seu cliente de maneira mais próxima, quase como se fosse uma conversa entre amigos, gerando uma proximidade que é a base do marketing digital.

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Mas isso precisa ser feito da maneira certa e no momento correto e é aí que entra outro conceito, a jornada de compra. Esse exercício é uma estimativa de como um cliente caminha para fazer um negócio com a sua marca.

Normalmente, o cliente ou ainda não sabe ou sabe muito pouco sobre qualquer problema ou necessidade que tenha. É o momento em que ele procura começar a saber o que é exatamente o problema. Nesse passo da jornada, é preciso atrair os clientes com conteúdos mais abrangentes que resolvam problemas mais genéricos.

Uma vez que ele entenda o seu problema, começa a procurar soluções para ele. Cabe então ao marketing digital, fazer com que ele caminhe na jornada, buscando chegar ao objetivo final que é o seu negócio. Isso é feito através de ações em momentos oportunos.

As ferramentas

Para isso, é preciso usar as ferramentas corretas. Por exemplo, ter uma presença nas redes sociais é cada vez mais importante, visto que é um dos primeiros lugares em que o cliente inicia a sua jornada. Além de ser uma ótima plataforma para divulgar as suas ações é um ambiente interativo que permite aumentar ainda mais o engajamento.

Os anúncios pagos são outra opção que ajudam a aumentar o número efetivo de clientes e vendas. São voltados para leads, os possíveis clientes, que estão no final da jornada e muito próximos de uma decisão de compra.

É preciso investir também em técnicas de CRO. O CRO é a otimização da conversão, ou seja, é aumentar a quantidade de leads que viram clientes de fato. Isso é uma grande prioridade e pode ser feito através da análise de comportamento do seu lead e do seu próprio material para entender o que tem mais chance de sucesso.

Tudo isso, é claro, é amarrado por um conteúdo de qualidade. É esse conteúdo que vai ajudar a atrair mais clientes para o seu site ou blog, e ajudar a manter uma relação positiva com eles durante toda a jornada.

Mas é preciso ter alguns cuidados. O público não aceita mais campanhas invasivas, que usam um material irrelevante e são feitas no momento errado. Isso tem o efeito oposto. Por isso, os conteúdos precisam ser muito bem planejados para serem entregues no momento certo da jornada de compra.

O marketing digital tem influência direta nas vendas. Seu objetivo é atrair mais visitantes, gerar mais Leads e cultivar uma boa relação com eles até convertê-los em clientes, otimizando assim a geração de novos negócios.

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