9 Dicas de Ouro de Marketing Digital pra Pequenas e Médias Empresas

9 Dicas de Ouro de Marketing Digital pra Pequenas e Médias Empresas

Se engana quem acha que o marketing digital é apenas para grandes negócios. Pelo contrário. Pequenas e médias empresas podem aproveitar muito bem essa prática que tem como benefício estabelecer uma relação positiva com o cliente. Inclusive, elas têm até uma certa vantagem por ter uma percepção inicial muitas vezes favorável.

Vamos ver então 9 dicas de ouro de marketing digital para pequenas e médias empresas.

1 – Planeje

Por mais que seja tentador fazer as ações para obter os resultados o mais rápido possível, o primeiro passo é sempre planejar. O plano de marketing é extremamente importante para fazer ações que complementam umas às outras e para elaborar cronogramas, para que as ações entrem em práticas e métricas para observar os seus resultados. Sem isso, a chance do trabalho dar certo é bem menor.

2 – Entenda o seu cliente

Apesar de algumas diferenças, existem dicas que são fundamentais para o marketing de empresas dos mais variados tamanhos. Entender o cliente é uma delas.

Para entregar o que ele precisa, da maneira que o atraia é necessário saber o máximo possível sobre ele.

Existem diversas ferramentas como pesquisas e análise de dados de comportamento para montar um quadro que reflita como age o seu cliente ideal.

3 – Aposte na segmentação do público

Uma das grandes vantagens do marketing digital e de seus conceitos é a possibilidade de segmentar o público de acordo com o seu negócio. Pequenas empresas, que geralmente tem um foco mais específico, podem aproveitar muito bem essa vantagem para conquistar leads que tenham mais chance de se tornar clientes, por desde o início serem atraídos pelo serviço ou produto oferecido.

4 – Tenha uma forte presença online

Para ter sucesso, todo empreendimento precisa ser visto. Antigamente a maneira de fazer isso eram propagandas em TVs ou qualquer outro tipo de mídia, que era bem cara. Porém, atualmente, as pequenas empresas podem muito facilmente ter uma presença online mesmo sem investimento direto nenhum.

A indexação do Google, quando é feita uma busca leva em consideração a qualidade do site e de seu conteúdo, por isso, uma empresa pequena pode conseguir um lugar de muito destaque nas primeiras páginas com um trabalho bem feito.

Por outro lado, a presença nas mídias sociais é uma forma de interagir muito mais facilmente com o possível cliente, em um ambiente em que ele está presente e se sente confortável. Além do mais, o boca a boca é uma ferramenta poderosa que pode ser feita de forma digital.

5 – Não tenha medo das mídias pagas

Por outro lado, os anúncios pagos são uma forma de melhorar ainda mais a chance de estar no topo das pesquisas. É comum acreditar que os anúncios pagos são exclusividade das grandes empresas, mas isso não é verdade.

Ao contrário de uma TV, em que existe um número finito de anúncios durante a programação e somente um pode ser exibido por vez, na internet existe espaço para todos. Normalmente, sistemas como o Google Ads, permitem que você aloque um orçamento específico para gastar o quanto quiser e o preço do anúncio não é o único determinante no resultado. É uma ferramenta bem democrática.

Confira aqui tudo sobre essa ferramenta.

6 – Invista muito em atendimento e relacionamento

O objetivo primário do marketing digital é criar uma relação positiva com o cliente e a marca. Uma pequena ou média empresa tem a vantagem de poder fazer com que esse relacionamento seja muito mais pessoal e humano. Por isso, invista muito em tratar o seu cliente da melhor maneira possível e não tenha medo de se colocar na identidade do negócio. Lembre-se, os clientes se sentem muito mais a vontade para fazer negócios com outra pessoa.

7 – Não abandone o e-mail

Com a justa ascensão dos blogs e das redes sociais como uma ferramenta de marketing digital o e-mail pode ter ficado um pouco esquecido. Mas, tanto para as grandes, e principalmente, para as pequenas e médias empresas ele ainda pode ser uma arma muito poderosa.

Normalmente as estratégias de e-mail marketing envolvem o envio de material para clientes que tem um perfil parecido. Porém, no caso de pequenos negócios esse contato pode ser ainda mais pessoal, combinando essa força com a identidade da empresa.

8 – Crie um bom conteúdo

Esse aspecto é o mais importante e completa tudo que foi discutido acima. Um bom conteúdo é a melhor forma de manter o relacionamento com o seu potencial cliente positivo e aumentar ainda mais as chances de fechar o negócio.

9 – Estude bastante

Muitas empresas pequenas ou médias, podem não ter um setor específico para focar no marketing digital. Enquanto isso não é empecilho, é preciso sempre estudar bastante. Se você está aqui, já é um ótimo passo para aprender ainda mais sobre o assunto. Confira então, todos os nossos materiais gratuitos para aprender ainda mais. E lembre-se que uma consultoria pode sempre ajudar.

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