Como Fazer Seu Conteúdo Bombar nas Mídias Sociais Com o Marketing Viral

Marketing Viral: Como Fazer Seu Conteúdo Bombar nas Redes Sociais
O marketing viral é uma forma de divulgação de conteúdo em massa, por meio das redes sociais. Saiba como fazer seu conteúdo viralizar também.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Antes mesmo da internet, algumas agências de publicidade já criavam campanhas inesquecíveis. Essas propagandas tinham o dom de fascinar as pessoas, levando-as a repassar a mensagem para amigos, familiares etc. Essa situação ilustra bem o conceito de marketing viral, quando um conteúdo alcança um número incalculável de pessoas.

Na era da informação e com uma internet cada vez mais robusta, parece não haver barreiras para a viralização de diversos conteúdos. Como você deve imaginar, as redes sociais cumprem um papel ainda mais relevante em relação a esse poderoso processo de divulgação.

Mas como utilizar o marketing viral nas redes sociais de uma maneira efetiva? Continue a leitura e descubra algumas dicas infalíveis nas próximas linhas!

O que é Marketing Viral?

Com certeza você já se deparou com o Marketing Viral e correspondeu as expectativas dessa estrategia, mas talvez não soube dar esse nome ou explicar o que significa.

Mas não se preocupe, de forma mais simples, Marketing Viral é uma estratégia de marketing que tem como principal objetivo potencializar o contato com o público alvo do produto, utilizando-o para viralizar e espalhar informação.

Ou seja, um material de cunho publicitário que constrói sua estratégia pensando em encorajar de maneira efetiva o público alvo de uma empresa ou produto para que ao consumir a mensagem que esse Marketing oferece, passe adiante, otimizando os resultados.

Por que minha empresa deve investir nessa ferramenta?

Agora você já sabe o que é o Marketing Viral e qual o papel que ele possui na estratégia de Marketing de uma empresa.

Compreender os motivos e quais resultados investir em uma nova ferramenta é muito importante para saber qual o futuro desejado para a sua empresa.

Qual equipe não sonha em ter uma publicidade que além de se tornar referência no mercado, viralize, trazendo mais clientes e aumentando os resultados?

Afinal, nesse cenário de internet que compartilhamos a todo instante o que nos interessa, tornar sua campanha algo viral faz com que o a sua empresa seja mais conhecida e atinja mais pessoas.

Claro que nem toda campanha pensada por uma empresa viraliza e toma a proporção esperada, mas quando essa estratégia começa a ser trabalhada cotidianamente e colocada como meta na hora de produzir um conteúdo, é uma boa forma de conquistar tanto o público quanto o mercado.

Lembre-se: toda empresa deseja torna-se autoridade em seu segmento. Utilizar o Marketing Viral gera vantagem e faz com que os seus serviços saiam na frente em comparação com seus concorrentes.

Quem é visto é lembrado, ok? Além de ser vista, uma empresa que gera empatia no público, agregando valor e inovando, consegue ser lembrada, como é o caso de grandes publicidades que são vistas como referências até hoje.

Como fazer marketing viral nas redes sociais?

Como tudo na vida, existem as melhores e as piores maneiras de fazer com que um conteúdo viralize nas redes sociais. Saber escolher a melhor forma é essencial para garantir que o resultado seja o esperado, ou seja, que atinja de maneira positiva o público alvo.

Foque os clientes ideias do seu negócio

Tudo bem que um produto ou serviço pode alcançar grupos distintos de pessoas. Porém, a não definição de um público-alvo específico pode anular todos os esforços associados ao marketing. Saber qual é a sua persona é essencial.

De fato, ignorar o perfil do cliente ideal é um erro bem frequente. Lembre-se: antes de pensar em viralizar um conteúdo é preciso definir um conjunto seleto de pessoas.

O conteúdo desejado será viralizado a partir dos clientes ideais, pois são eles que darão aquele primeiro impulso.

Por isso a importância de focarem pessoas que possuam uma ligação mais próxima com aquele conteúdo. Você deve, então, compreender o funcionamento da mente dessas pessoas. A partir daí, ficará mais fácil determinar o tema, formatação, linguagem e o modo de abordagem.

O viral precisa conter um catalisador, algo capaz de despertar uma ligação emocional com o público desejado. Como as pessoas são movidas por sentimentos, o conteúdo precisa gerar algum impacto a partir de algo que:

  • Seja agradável;
  • Cause uma profunda reflexão;
  • Seja divertido;
  • Seja útil.

Esses são apenas alguns exemplos de elementos que podem funcionar como verdadeiros “gatilhos” na mente de quem se deparar com o conteúdo viral.

Utilize as redes sociais a favor do conteúdo a ser viralizado

Quando se fala na utilização de canais de massa, o assunto é o universo das redes sociais. Quanto mais intuitiva ela for, melhor será para a proliferação da mensagem transmitida pelo conteúdo viral.

Um bom exemplo de canal de massa é o YouTube. Extremamente intuitivo, essa rede social apresenta botões de compartilhamento bem práticos.

Do YouTube para outras redes, como o Twitter e o Facebook, basta um clique. Você já pretende produzir um marketing viral nas redes sociais.

O segredo é encurtar a distância entre elas na hora de divulgar o conteúdo a ser viralizado.

Conteúdos acessíveis chamam atenção

É importante que o seu público alvo consiga ter fácil acesso e entendimento do conteúdo que você produz.

Lembre-se que um dos principais pontos do Marketing Viral é garantir que a conexão feita entre a empresa e quem consome o material faça com que essa mensagem seja compartilhada com novas pessoas.

Então foque na criação de materiais que serão facilmente absorvidos, o audiovisual é um bom exemplo disso. Utilizar as redes sociais como aliadas nesse momento também é muito importante.

Utilizar a ferramenta de vídeo pode ser muito útil, afinal, com o uso dos dispositivos móveis, muitas pessoas priorizam consumir esse tipo de conteúdo, aumentando o engajamento.

Você pode compreender, de maneira interativa, porque vídeos viralizam na internet nesse talk de Kevin Alloca, em sua participação no TEDx. Ele mostra quatro razões para que um vídeo engaje no Youtube:

 

Lembre-se: legendar os vídeos é importante. Além de tornar o conteúdo acessível, muitas pessoas não ativam o som e dessa forma podem consumir o material.

A inovação atrai o público alvo

Pensar em construir um conteúdo que não seja mais do mesmo é importante. Afinal, é mais fácil atrair o público alvo investindo em inovação do que produzindo o que se vê por aí.

Não pense que produzir um Marketing Viral é apenas pensar em um sacada humorada ou um slogan com frase de efeito. Nada disso. A empresa precisa surpreender na escolha da estratégia, produzindo um conteúdo que além de chamar atenção, agregue valor ao cliente.

É preciso ter isso bem claro na hora de pensar na equipe que vai construir essa estratégia. Lembre-se que o mundo do Marketing é extremamente competitivo e quem consegue inovar já está alguns passos a frente.

Podemos perceber isso na estratégia utilizada, anos atrás, por um dos mais famosos servidores de e-mail do mundo: o Hotmail.

Sendo um dos primeiros provedores de webmail gratuito, revolucionou esse acesso, não sendo mais necessário ter um aplicativo instalado no seu computador, podendo ser utilizado pelo próprio navegador.

Cada mensagem que era enviada utilizando o provedor, no rodapé tinha a seguinte propaganda inclusa no rodapé:

Hotmail: Powerful Free email with security by Microsoft. Get it now.

Traduzindo para o português:

Hotmail: Poderoso email gratuito com a segurança da Microsoft. Obtenha agora.

 

Isso fez com que o acesso ao provedor e o cadastramento de novos usuários bombasse. Afinal, se uma única pessoa envia cerca de oito e-mails por dia, ela consegue gerar oito potenciais novos usuários, se pelo menos três dessas pessoas se cadastrar, são três novas pessoas enviando outros e-mails com a mesma mensagem no rodapé.

Esse ciclo gerou tanto resultado que se tornou referência quando se fala em Marketing Viral.

Mas não só com uma mensagem chamativa que se alcança esse resultado. É preciso que o produto ou serviço que está sendo viralizado, seja de qualidade e inovador, atendendo às expectativas do consumidor.

O que não fazer no Marketing Viral?

Depois das dicas sobre o que você deve fazer, observe os erros mais comuns associados a esse tipo de marketing. Os equívocos apresentados a seguir comprometem a campanha e desperdiçam todo o tempo empregado nela.

Focar em temas complexos

Se o objetivo de um conteúdo viral é cativar, certamente a abordagem de temas polêmicos não ajuda nesse sentido. Portanto, evite explorar uma temática religiosa ou política nesse tipo de conteúdo. Pode até ser que ele agrade a algumas pessoas, mas pode causar um mal-estar generalizado.

Os debates oriundos desse tipo de publicidade podem se tornar muito negativos em um médio ou longo prazo. Não vale a pena apostar em algo que simplesmente cause discórdia. Uma estratégia de marketing viral inteligente deve encontrar outras formas de chamar a atenção do público.

Deixar a publicidade explícita

Por mais que exista uma ou mais empresas envolvidas na construção de um conteúdo viral, a publicidade de uma marca deve passar despercebida. Uma boa dica nesse ponto se refere àquela velha máxima: “venda sentimentos, e não produtos”.

Jamais cometa o erro de criar um viral pensando na divulgação de um produto ou serviço. O mais recomendável é se aproveitar das redes sociais para estabelecer uma conexão com as pessoas. Acredite, elas estão nesses espaços para interagir, e não para realizar compras.

Como você pode notar, o marketing viral é uma estratégia poderosa de atração de pessoas. Se bem conduzido, ele estabelece e fortalece laços entre uma marca e seu público-alvo.

Ao seguir essas dicas, você certamente estará bem mais próximo de viralizar um conteúdo e transformá-lo em referência na web! 👊🏾

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Relaxa, seus dados estão 100% protegidos.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Crescimento

Equipe de Crescimento

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Deixe seu comentário

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Growthboard - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾