Marketing Viral: Como Fazer Seu Conteúdo Bombar nas Redes Sociais

Compartilhe aqui:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

O que você verá neste artigo:

Antes mesmo da internet, algumas agências de publicidade já criavam campanhas inesquecíveis. Essas propagandas tinham o dom de fascinar as pessoas, levando-as a repassar a mensagem para amigos, familiares etc. Essa situação ilustra bem o conceito de marketing viral, quando um conteúdo alcança um número incalculável de pessoas.

Na era da informação e com uma internet cada vez mais robusta, parece não haver barreiras para a viralização de diversos conteúdos. Como você deve imaginar, as redes sociais cumprem um papel ainda mais relevante em relação a esse poderoso processo de divulgação.

Mas como utilizar o marketing viral nas redes sociais de uma maneira efetiva? Continue a leitura e descubra algumas dicas infalíveis nas próximas linhas!

Como fazer marketing viral nas redes sociais?

Como tudo na vida, existem as melhores e as piores maneiras de fazer com que um conteúdo viralize nas redes sociais. Por isso, nós vamos apresentar o que se deve e não fazer. Confira!

Foque os clientes ideias do seu negócio

Tudo bem que um produto ou serviço pode alcançar grupos distintos de pessoas. Porém, a não definição de um público-alvo específico pode anular todos os esforços associados ao marketing. De fato, ignorar o perfil do cliente ideal é um erro bem frequente. Lembre-se: antes de pensar em viralizar um conteúdo é preciso definir um conjunto seleto de pessoas.

O conteúdo desejado será viralizado a partir dos clientes ideais, pois são eles que darão aquele primeiro impulso. Daí a importância de focar pessoas que possuam uma ligação mais próxima com aquele conteúdo. Você deve, então, compreender o funcionamento da mente dessas pessoas. A partir daí, ficará mais fácil determinar o tema, formatação, linguagem e o modo de abordagem.

O viral precisa conter um catalisador, algo capaz de despertar uma ligação emocional com o público desejado. Como as pessoas são movidas por sentimentos, o conteúdo precisa gerar algum impacto a partir de algo que:

  • seja agradável;
  • cause uma profunda reflexão;
  • seja divertido;
  • seja útil.

Esses são apenas alguns exemplos de elementos que podem funcionar como verdadeiros “gatilhos” na mente de quem se deparar com o conteúdo viral.

Utilize as redes sociais a favor do conteúdo a ser viralizado

Quando se fala na utilização de canais de massa, o assunto é o universo das redes sociais. Quanto mais intuitiva ela for, melhore será para a proliferação da mensagem transmitida pelo conteúdo viral.

Um bom exemplo de canal de massa é o YouTube. Extremamente intuitivo, essa rede social apresenta botões de compartilhamento bem práticos. Do YouTube para outras redes, como o Twitter e o Facebook, basta um clique. Você já pretende produzir um marketing viral nas redes sociais. O segredo é encurtar a distância entre elas na hora de divulgar o conteúdo a ser viralizado.

Como não fazer marketing viral?

Depois das dicas sobre o que você deve fazer, observe os erros mais comuns associados a esse tipo de marketing. Os equívocos apresentados a seguir comprometem a campanha e desperdiçam todo o tempo empregado nela.

Focar temas complexos

Se o objetivo de um conteúdo viral é cativar, certamente a abordagem de temas polêmicos não ajuda nesse sentido. Portanto, evite explorar uma temática religiosa ou política nesse tipo de conteúdo. Pode até ser que ele agrade a algumas pessoas, mas pode causar um mal-estar generalizado.

Depois das dicas sobre o que você deve fazer, observe os erros mais comuns associados a esse tipo de marketing. Os equívocos apresentados a seguir comprometem a campanha e desperdiçam todo o tempo empregado nela.

Os debates oriundos desse tipo de publicidade podem se tornar muito negativos em um médio ou longo prazo. Não vale a pena apostar em algo que simplesmente cause discórdia. Uma estratégia de marketing viral inteligente deve encontrar outras formas de chamar a atenção do público.

Deixar a publicidade explícita

Por mais que exista uma ou mais empresas envolvidas na construção de um conteúdo viral, a publicidade de uma marca deve passar despercebida. Uma boa dica nesse ponto se refere àquela velha máxima: “venda sentimentos, e não produtos”.

Jamais cometa o erro de criar um viral pensando na divulgação de um produto ou serviço. O mais recomendável é se aproveitar das redes sociais para estabelecer uma conexão com as pessoas. Acredite, elas estão nesses espaços para interagir, e não para realizar compras.

Como você pode notar, o marketing viral é uma estratégia poderosa de atração de pessoas. Se bem conduzido, ele estabelece e fortalece laços entre uma marca e seu público-alvo. Ao seguir essas dicas, você certamente estará bem mais próximo de viralizar um conteúdo e transformá-lo em referência na web!

E quais os melhores virais na sua opinião? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários.

Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Crescimento

Equipe de Crescimento

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Marketing Digital, Vendas B2B & Growth.

Receba nossos conteúdos

Mais de 3.000 pessoas inteligentes deixaram o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos em primeira mão.​

🔒 Relaxa, seus dados estão 100% protegidos.

Deixe seu comentário

Leia também

Seus resultados estão te deixando feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves precisam ser melhorados de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?

Growthboard
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.

Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos