Qual a Diferença Entre Mídia Paga e Mídia Orgânica e Qual Você Deve Escolher

Mídia Paga e Orgânica: Qual a Diferença e Qual Escolher
Existem algumas diferenças bem relevantes entre mídia paga e orgânica. Saiba quais são e descubra qual é a melhor alternativa para você.

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Quando falamos mídia na internet, estamos nos referindo diretamente ao tráfego. Precisamos dela para exibir nossa mensagem, seja ela através de anúncios ou do marketing de conteúdo. Para quem é novo na área, explicamos que há duas formas de conseguir o tráfego para o seu site: por meio da mídia paga e orgânica.

A diferença entre elas está relacionada à forma com que o tráfego chegará até seu site. Cada uma possui vantagens e desvantagens, evidentemente. É preciso levar em conta seu nicho de mercado e sua estrutura de negócio para saber qual ajudará mais sua empresa.

Mas então, qual a diferença entre mídia paga e orgânica? Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o assunto. Confira!

O que é mídia paga?

A mídia paga são os anúncios e links patrocinados que aparecem em sites e mecanismos de pesquisas do seu público-alvo. Nesse caso, você paga pelo número de cliques que irá receber. O investimento acontece da seguinte maneira: você compra certas palavras-chave para as quais os anúncios irão aparecer quando seus potenciais consumidores utilizarem-nas em pesquisas.

Ao investir em posts patrocinados do Instagram ou do Facebook, você tem a opção de começar com baixo orçamento, podendo até mesmo ser um valor pré-pago. Há muitas alternativas para começar com a mídia paga, vale a pena se informar, ainda mais se está começando, aproveite para investir um pouco para gerar melhores resultados.

E mídia orgânica?

Diferentemente do que pode parecer, a mídia orgânica não é  de graça, já que a paga você precisa investir financeiramente em anúncios. Isso acontece porque a base da mídia orgânica está no conteúdo que você oferece para os clientes. Embora você não geste com anúncios, terá que investir tempo e às vezes dinheiro  para criação de bons conteúdos.

De toda forma, ou você vai criar o conteúdo por si mesmo, investindo tempo, ou contratará um profissional para fazê-lo. Além disso, é preciso investir em estratégias de otimização do seu site para que ele seja “compatível” com o Google e os buscadores. A mídia orgânica está diretamente ligada ao SEO (search engine optimization), que é o conjunto de técnicas utilizadas para fazer com que uma página chegue ao topo dos mecanismos de busca.

As palavras-chave que seu público utiliza continuarão levando os leads – potenciais clientes – para seu site. Mas ao invés de comprá-los para aparecer em forma de anúncio, você otimiza seu site para “escalar” a página de pesquisas. Você chega ao topo convencendo o Google de que sua página é a melhor para aparecer ali.

A mídia orgânica pode oferecer vantagens imensas para seu negócio e colocá-lo no topo dos mecanismos de busca.

Quais são os canais principais de cada uma delas?

Tanto a mídia paga quanto a orgânica precisam de meios para alcançar novos usuários, principalmente àqueles que tenham interesse no assunto que você aborda. Veja abaixo os tipos de canais para mídia paga e orgânica.

Mídia paga

Como explicamos mais acima, a mídia paga é toda aquela que você investe dinheiro para a criação de anúncios, importante para alavancar o número de usuários para sua página, entretanto deve ser feita com cuidado.

E-mail Marketing

Uma das ferramentas mais utilizadas para o marketing direto, o e-mail marketing é um dos meios para se relacionar e manter os clientes em contato com o serviço ou produtos que você oferece por meio do seu site. Um ótimo jeito de gerar bons resultados e fidelização de pessoas.

Outra vantagem do e-mail marketing é a visualização do conteúdo enviado, pois, diferentemente de pop ups que atrapalham a visão do conteúdo em si, que o usuário tenta ler, o e-mail torna-se o próprio conteúdo e pode despertar o interesse dos seus leads.

Outro ponto importante, mas para quem contrata este tipo de serviço do marketing digital é a possibilidade de receber relatórios que mostram o desempenho das campanhas realizadas. Isso é uma forma de comprovar a eficácia deste método de mídia paga.

Facebook Ads

O Facebook se aprimorou bastante em ferramentas que auxiliam empresas que têm páginas na plataforma a alavancarem seu negócio. E o Facebook Ads é mais uma delas, você pode criar campanhas patrocinadas para diversas finalidades, desde reconhecimento, tráfego ou até mesmo vendas e visitas ao local.

Para criar uma boa campanha é necessário saber qual o seu objetivo, o público que deseja alcançar, localização gênero, interesse, comportamento e conexões. Estes detalhes são preenchidos no momento em que o patrocinado é criado.

Google Ads

A plataforma de anúncios do Google é uma ótima ferramenta para conseguir tráfego ou outros objetivos de forma rápida. Além de aparecer nos mecanismos de busca, alguns sites parceiros do Google Ads pode exibir seus anúncios, que podem ter vários formatos, como vídeos.

O Youtube é parceiro e também um dos maiores mecanismos de busca, por isso a importância em investir em outras mídias sociais, além do inbound marketing para gerar bons resultados. Utilize palavras-chave e faça vídeos de qualidade para captar clientes que tenham interesse no que você oferece.

Já por meio das redes de pesquisa, técnicas de SEO também podem ser aliadas da mídia paga, pois um conteúdo relevante também é importante para o seu crescimento, mesmo não influenciando no ranqueamento, já que os links patrocinados aparecem no topo da pesquisa.

Patrocinado Instagram

Como o Facebook, o Instagram se tornou um grande atrativo para quem deseja divulgar seu trabalho. Tanto que foi criado o instagram empresarial e com ele os links patrocinados.

Você pode pagar por uma campanha e este patrocinado aparece no feed das pessoas, stories ou até na aba explorar. Eles funcionam basicamente como o Facebook Ads, há a necessidade de colocar seus objetivos, público alvo e outros critérios para ter sua propaganda direcionada.

Lembrando que para conseguir criar um patrocinado no Instagram, obrigatoriamente você precisa ter uma página no Facebook.

Mídia orgânica

Na mídia orgânica, o retorno é a médio/longo prazo. Mas, isso não quer dizer que não necessite investir dinheiro para aumento de tráfego, geralmente é necessário contratar alguém para escrever para você ou até mesmo estruturar o site.

Blog Post

Blog posts ou artigos para o blog, são utilizados como mídia orgânica, mas para isso, é necessário ter conteúdos relevantes e também boas técnicas de SEO aplicadas para que seus posts tenham engajamento.

Para isso, faça uma boa estruturação para os textos e não se esqueça de sempre atualizar os conteúdos para que mantenham bom posicionamento nos mecanismos de busca.

E-book e infográfico

Por meio do e-book é possível alcançar vários objetivos que você deseja, por isso é considerado uma boa estratégia para atrair leads e convertê-los. É uma ótima opção para escrever conteúdos mais detalhados e oferecer conhecimentos de forma mais profunda.

Já o infográfico trabalha mais com o visual, aliando textos e imagens, atrai o usuário. Sua principal vantagem é a de oferecer conteúdo relevante mas de forma rápida, uma leitura breve e o leitor consegue absorver todas as informações que acha necessária.

Posts em redes sociais

Os posts em redes sociais também podem ser direcionados para o objetivo que você quer. O legal deste tipo de conteúdo é que você pode utilizá-lo de uma forma mais descontraída e ainda sim passar a informação que deseja, pode também aumentar o tráfego para o seu blog e até mesmo converter em clientes.

Lembre-se de que as técnicas de SEO precisam ser aplicadas em todos os tipos de mídia, principalmente a mídia orgânica, para ter o retorno desejado.

Qual a melhor opção para o meu negócio?

O ideal é investir nas duas, óbvio. Embora isso despenda de tempo e dinheiro, você precisa analisar qual das duas faz mais sentido para o que você deseja e adaptar ao seu negócio.  Saiba que a mídia paga é a melhor para um resultado rápido. Vamos ao exemplo: você tem um estoque e deseja vendê-lo. Só que, com o passar do tempo, se seu anúncio fica no topo, tende a gerar muito gasto e não trará tanto lucro.

Já a mídia orgânica é ideal para campanha de médio e longo prazo. Afinal, você irá demorar entre 3 a 6 meses para ranquear as páginas. No entanto, não precisará gastar mais e pode receber visitas indefinidamente sem gastar com isso. Portanto, avalie o que você tem na mesa para decidir qual a melhor para sua estratégia.

Evidentemente, você pode criar uma campanha aliando os dois tipos de mídia. Nesse caso, você pode atrair o seu público através de alguns anúncios pagos. Ao mesmo tempo, invista num blog com conteúdos relevantes e em páginas de captura – landing pages – para conseguir leads.

Dessa forma, você vai aliar as duas mídias e conseguir obter bons resultados por meio delas. Lembre-se de usar o Google Analytics para mensurar seus resultados e melhorar a estratégia.

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