Mídia Paga x Mídia Orgânica: Qual a Diferença e Qual Escolher

Mídia Paga x Mídia Orgânica: Qual a Diferença e Qual Escolher

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Quando falamos mídia na internet, estamos nos referindo diretamente ao tráfego. Precisamos dele para exibir nossa mensagem, seja ela através de anúncios ou do marketing de conteúdo. Para quem é novo na área, devo explicar que há duas formas de conseguir o tráfego: através da mídia orgânica ou da mídia paga.

A diferença entre elas está relacionada à forma com que o tráfego chegará até seu site. Cada uma possui vantagens e desvantagens, evidentemente. É preciso levar em conta seu nicho de mercado e sua estrutura de negócio para saber qual ajudará mais sua empresa. Falaremos sobre isso nesse artigo, tentando responder a questão: qual a diferença entre mídia orgânica e mídia paga e qual é a melhor para minha estratégia?

Mídia paga

A mídia paga são os anúncios e links patrocinados que aparecem em sites e mecanismos de pesquisas do seu público-alvo. Nesse caso, você paga pelo número de cliques que irá receber. O investimento acontece da seguinte maneira: você compra certas palavras-chaves para as quais os anúncios irão aparecer quando seus potenciais consumidores utilizarem-nas em pesquisas.

As formas de mídia paga mais conhecidas e lucrativas são a do Google Ads e do Facebook Ads. Existem inúmeras possibilidades de criação de anúncios, podendo você personalizá-los como achar melhor. No caso do Google, você dá lance no leilão de palavras-chaves. Com base nisso e na qualidade do anúncio, seus links e propagandas aparecerão nas páginas de pesquisas do Google e nos sites parceiros (que utilizam o Google Adsense).

O Facebook também permite a criação de tipos variados de anúncios, bem como a segmentação de acordo com seu público (direcionando para região, idade específica, sexo etc.). Você paga por número de cliques ou de exibição.

Mídia orgânica

Diferentemente do que pode parecer, a mídia orgânica não é “grátis”, já que o outro tipo é “pago”. Explico. No tráfego orgânico não há investimento direto como no primeiro caso, mas você precisa dedicar tempo e até dinheiro indiretamente. Isso porque a base da mídia orgânica está no conteúdo que você oferece para os clientes.

De toda forma, ou você vai criar o conteúdo por si mesmo, investindo tempo, ou contratará um profissional para fazê-lo. Além disso, é preciso investir em estratégias de otimização do seu site para que ele seja “compatível” com o Google e os buscadores. A mídia orgânica está diretamente ligada ao SEO (search engine optimization), que é o conjunto de técnicas utilizadas para fazer com que uma página chegue ao topo dos mecanismos de busca.

As palavras-chave que seu público utiliza continuarão levando o potencial cliente para seu site. Mas ao invés de comprá-las para aparecer em forma de anúncio, você otimiza seu site para “escalar” a página de pesquisas. Você chega ao topo convencendo o Google de que sua página é a melhor para aparecer ali.

A mídia orgânica pode oferecer vantagens imensas para seu negócio e colocá-lo no topo do mecanismo de busca.

Qual é a melhor para a minha estratégia?

O ideal é investir nas duas, é óbvio. No entanto, estamos falando de dinheiro e tempo, o que é precioso para qualquer empresa. O caminho mais correto é saber as vantagens de cada uma para adaptar ao seu negócio. Então saiba que a mídia paga é a melhor para um resultado rápido. Por exemplo, você tem um estoque e deseja vendê-lo. Só que, com o passar do tempo, se seu anúncio fica no topo, tende a gerar muito gasto e não trará tanto lucro.

Já a mídia orgânica é ideal para campanha de médio e longo prazo. Afinal, você irá demorar entre 3 a 6 meses para ranquear as páginas. No entanto, não precisará gastar mais e pode receber visitas indefinidamente sem gastar com isso. Portanto, avalie o que você tem na mesa para decidir qual a melhor para sua estratégia.

Evidentemente, você pode criar uma campanha aliando os dois tipos de mídia. Nesse caso, você pode atrair o seu público através de alguns anúncios pagos. Ao mesmo tempo, invista num blog com conteúdo e em páginas de captura (landing pages) para conseguir leads (contatos de potenciais clientes).

Você poderá, por exemplo, oferecer e-books com dicas sobre o produto anunciado. Aos poucos, produzindo conteúdo para o blog, divulgando o site, marcando presença nas redes sociais e investindo pontualmente em mídia paga, você criará autoridade. O que significa que ganhará posições no Google para suas páginas.

Assim vai aliar as duas mídias. Lembre-se de usar o Google Analytics para mensurar seus resultados e melhorar a estratégia. Você pode agregar mais conhecimento a esse respeito baixando nossos materiais educativos e gratuitos. Clique aqui para acessar.

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