Como Usar as Mídias Sociais da Maneira Certa pra Crescer Sua Presença na Internet Com Sucesso

Mídias Sociais: Como Usá-las da Maneira Certa pra Sua Empresa Crescer
Saiba como as mídias sociais podem contribuir para o crescimento da sua empresa e descubra vários importantes motivos para começar a usá-las.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Vimos nos últimos anos um grande boom das mídias sociais que a cada dia conseguem atrair mais e mais pessoas.

Com tanta gente populando essas mídias – que se tornaram enormes redes sociais – as empresas começaram a enxergar nelas uma grande oportunidade para se fazer marketing, o que de fato é verdade.

Contudo, muitos gestores e empreendedores ainda insistem em não querer “lançar” suas empresas (marcas) nas redes sociais. Assim, deixam de aproveitar o poder dessa ferramenta importantíssima na estratégia de Inbound Marketing.

Consideram essa ação desnecessária por acreditar que seus potenciais clientes não estão nessas mídias.

Para mostrar como essa ideia é equivocada, quero te apresentar alguns dados.

Dados interessantes sobre as mídias sociais

A Strategy Analytics fez uma pesquisa em 2014 e concluiu que 36% da população mundial estará usando as mídias sociais até 2019.

Uau!! Isso significa uma grande parcela de pessoas reunidas em um mesmo lugar. Será que realmente não é válido mostrar sua empresa para elas?

Para ser mais específica ainda, quero falar do Brasil. Os brasileiros são os que mais gastam tempo nas redes sociais. Em média 60% a mais do que o resto do planeta. – Fonte: comScores

Essa é uma excelente porcentagem, e mostra o quanto você pode estar perdendo se sua empresa ainda não está presente nas mídias sociais.

Mas se você ainda está em dúvida sobre o quanto as mídias sociais podem ser grandes aliadas para sua empresa, veja abaixo alguns motivos para mudar de ideia.

Motivos pra usar as mídias sociais como parte da estratégia de marketing digital

Alcance

Uma empresa dever ir atrás do seu público onde ele estiver e as chances dele estar presente nas mídias sociais é quase 100%.

Segundo o Ibope, no Brasil já são mais de 100 milhões de internautas. Esse número coloca o Brasil como o 5º país com o maior número de conexões à internet.

90,8% desses internautas acessam as mídias sociais, e mais, os brasileiros são o que passam mais tempo navegando nessas redes, totalizando 13,8 horas mensais.

Os dados foram levantados pelo SurveyMonkey, em parceria com a [email protected]

Ainda de acordo com esse levantamento, 41% dos brasileiros que acessam as redes, compartilham conteúdos com o objetivo de promoverem alguma causa.

Você já parou pra pensar que sua marca pode estar incluída nisso?

Viralidade das mídias sociais

Poucas mídias, ou melhor, afirmo que nenhuma outra mídia tem a capacidade de viralizar tanto um conteúdo quanto as mídias sociais.

É quase certo que você conheça um ou mais exemplos de conteúdos que viralizaram assim que caíram na internet. Não é possível controlar ou saber quando um conteúdo produzido pela sua empresa vai viralizar também, mas vale a pena investir e tentar.

É muito fácil e prático compartilhar um conteúdo nesses canais, e essa facilidade pode ajudar sua empresa a levar uma mensagem para mais pessoas.

Conhecer e monitorar seu público

Através das mídias sociais é possível estar mais próximo do público da sua empresa, com isso, você acompanha de perto o que eles estão dizendo sobre o seu produto, como estão percebendo sua marca, etc.

Essas informações permitem você tomar decisões direcionadas e embasadas no que o seu público está dizendo. Deixando o achismo de lado e te tornando mais assertivo.

Canal de atendimento – SAC 2.0

Ter um bom atendimento deixou de ser um diferencial – há muito tempo – para se tornar obrigação de qualquer empresa.

E as redes sociais podem fazer parte da estratégia de atendimento da sua empresa.

Segundo a Scup, empresas que utilizam as redes sociais para atenderem os clientes estão ganhando mercado e mais clientes satisfeitos.

Afinal, o que todos esperam ao usar a internet é agilidade, e sua empresa pode aprimorar isso fazendo o atendimento através das mídias sociais.

Pense nisso!

Construir uma boa reputação

Se sua empresa tem um produto ou serviço que as pessoas confiam e gostam, as mídias sociais serão muito importantes para construir uma reputação positiva em torno desses fatos.

Quando as pessoas percebem valor em um produto ou serviço e confiam em uma empresa, elas compartilham essa satisfação e confiança nas redes sociais.

Veja esse exemplo:

Se você está procurando por um serviço na internet, e encontra duas empresas que prestam o mesmo serviço, porém, você encontrou pessoas falando bem da empresa 1 e não encontrou nada da empresa 2. Em qual você vai confiar mais? Provavelmente na 1.

Gerar credibilidade

Crie conteúdo relevante para o seu público.

A partir do momento que os consumidores perceberem que seus canais nas mídias sociais estão sendo atualizando com conteúdo que realmente são interessantes, eles vão perceber valor.

Isso fará com que eles se engajem (compartilhem, curtam e comentem) com esse conteúdo, gerando credibilidade para sua empresa. Pois estão mostrando para os amigos deles que confiam no que sua empresa diz.

Por exemplo, se você tem um pet shop, pode criar conteúdo que dê dicas de como cuidar bem da alimentação dos pets.

Aprenda mais sobre a estratégia digital de Marketing de Conteúdo

As redes sociais são uma realidade e não dá para deixa-las de lado.

Veja o número de usuários nas principais redes:

  • Facebook: 1.28 bilhões de usuários ativos
  • Google+: 540 Milhões de usuários ativos
  • Twitter: 255 milhões de usuários ativos
  • Instagram: 200 milhões de usuários ativos
  • Linkedin: 187 milhões de usuários ativos
  • Youtube: Mais de 1 bilhão de usuários

Fonte: Digital Insights

Marketing nas mídias sociais

Está claro que podemos utilizar as mídias sociais para diversas ações, mas a principal e mais usada delas é o marketing.

Para que o seu marketing nas mídias sociais seja um sucesso é preciso haver interatividade, marketing de relacionamento.

Primeiro você cria relacionamento com o seu público e depois sutilmente apresenta sua mensagem publicitária.

Se sua estratégia de marketing for baseada apenas em conteúdos promocionais, então ela será um fracasso.

Antes de divulgar seu produto ou serviço, crie laços, ofereça materiais e conteúdos relevantes para o seu público.

Você precisa estar ciente de que: fazer marketing nas mídias sociais não é a mesma coisa que fazer mágica. Exige tempo, afinal relacionamentos não são criados de um dia para o outro.

É essencialmente importante que você tenha uma boa estratégia traçada e um bom planejamento. Ao contrário do que alguns pensam, seus posts nas mídias sociais não devem ser feitos de qualquer jeito.

Você deve dedicar tempo para planejá-los.

Para te ajudar nesse processo de planejamento, confira nossa 👉 planilha de calendário editorial para mídias sociais

4 grandes vantagens em usar mídias sociais

As redes sociais se tornaram ferramentas de marketing muito importantes.

O Facebook é a maior rede social do mundo, e as pessoas estão o tempo todo trocando informações e interagindo umas com as outras.

Contudo, para as empresas o Facebook não é apenas uma rede social, e sim uma ferramenta de marketing poderosíssima quando usado de maneira correta.

Confira 4 Grandes Vantagens em Usar o Facebook no Marketing da sua Empresa.

Comunicar com seus clientes em tempo real

Com a facilidade de comunicação em tempo real que o Facebook proporciona, as empresas conseguem e podem se comunicar com muito mais agilidade com seus consumidores, respondendo dúvidas em tempo real, por exemplo.

Aumentar as visitas no seu site

O Facebook pode ajudar a aumentar o tráfego do site da sua empresa.

Para alcançar isso, insira na medida do possível em seus posts, links que levem o usuário – com algum objetivo relevante – para o site da sua empresa.

Contudo, para que os resultados sejam realmente positivos, é necessário que sua empresa tenha um site interessante, que faça os clientes ou possíveis clientes terem motivos para quererem acessa-lo.

Ter conteúdos relevantes relacionados ao seguimento do seu negócio pode ser uma grande estratégia.

Monitorar o que estão falando da sua empresa

Você pode acompanhar de perto o que seus clientes andam falando da sua empresa, seja no dia a dia, nas conversas geradas na rede, em marcações, compartilhamento, curtidas e citações.

Veja comentários positivos e negativos, identifique seus “erros” e analise para saber onde pode melhorar.

Não ignore o que seus clientes estão dizendo, mesmo que seja “duro” de saber.

As críticas fazem parte do dia a dia de qualquer empresa, as melhores as compreendem e tiram os pontos positivos para poderem melhorar.

Aprender e compartilhar conhecimento

Através do Facebook as empresas podem aprender coisas novas assim como ensinar.

Entregar para os seus fãs conteúdos que realmente são relevantes para eles, pode estreitar o relacionamento deles com a sua empresa.

Por isso, antes de sair postando qualquer coisa, pense no que realmente eles gostariam de ver na sua fan page.

Mostrar com mais detalhes como funciona sua empresa, trazer casos de sucesso e histórias interessantes, são algumas ideias de conteúdo que podem atrair a atenção dos consumidores.

Mas lembre-se, escute-os e aprenda o que eles têm a ensinar para você e sua empresa.

Enfim, ter um relacionamento bem estruturado com seus clientes no Facebook, irá beneficiar muito sua empresa, pois pode-se criar um relacionamento com mais transparência, mais humanizado e gerar credibilidade e confiança.

Quer aprender mais sobre como fazer marketing no Facebook? Então você precisa acessar o nosso eBook.

O Facebook pode ser a maior mídia social, mas não é a única. Não sabe em quais redes sociais sua empresa deve estar presente? Fique atento a dica que eu vou te dar.

Dicas pra aplicar agora e obter mais engajamento nas mídias sociais

Sua marca não precisa estar presente em todas as mídias sociais, não é quantidade que vai te fazer conhecido. A primeira coisa que você precisa fazer é criar as suas personas.

Personas são personagens fictícios criados para representar o cliente ideal.

Para conseguir ser assertivo e cativar o seu público e possíveis clientes, crie e utilize as personas. 👉 Saiba como identificar e criar personas neste guia que preparamos

Depois de criar suas personas procure estudar e entender onde os seus futuros clientes estão, quais são as mídias sociais que eles usam?

Só depois disso defina quais são as mídias sociais essenciais para sua marca participar e mãos a massa.

Dica extra: Outra coisa super importante a ser feita é manter a frequência nas publicações. Quanto mais posts você fizer, melhor (desde que sejam interessantes e tenham qualidade).

Usar linguagem adequada ao seu público

Em toda iniciativa de Marketing, seja ele digital ou offline, é preciso que a marca se comunique com seu target – público – de forma eficiente e, para isso, ela necessita falar a língua utilizada por essas pessoas. Hoje em dia, as redes sociais são compostas por pessoas muito diferentes em sexo, idade, nível escolar, nível social, entre outras características que diferenciam os usuários.

Descobrir o seu público-alvo e mirar a sua linguagem para ele é uma boa forma de gerar engajamento. Negócios que vendem para pessoas maduras e conservadoras dificilmente se expressarão da mesma forma que empreendimentos voltados para jovens liberais.

Publicar de forma regular

As redes sociais, especialmente o Facebook, estão fechando cada vez mais o cerco sobre perfis e páginas que pertencem a marcas e empresas. Ou seja, quem não patrocina conteúdos está vendo o alcance orgânico de suas publicações cada vez menor. Nesse contexto, uma das formas de manter a relevância e a capacidade de alcance dos conteúdos de sua marca é realizar publicações de forma regular e frequente.

Poste pelo menos duas ou três vezes por semana a fim de mostrar aos algoritmos que aquela página está constantemente gerando conteúdo para os usuários, melhorando a relevância do perfil.

Usar várias mídias sociais e todos seus recursos

Evite publicar apenas textos ou apenas fotos. O engajamento nas redes sociais depende bastante da criatividade e da variedade das publicações. Por isso, mesclar fotos, textos, vídeos e enquetes é uma boa forma de incentivar um engajamento mais potente para a sua marca.

As redes sociais oferecem cada vez mais recursos para ser aproveitados pela sua marca. Hashtags, fotos e vídeos 3D, mais ferramentas de publicação, facilidades na interação com usuários, enfim: faça com que os perfis da sua empresa utilize tudo o que as redes sociais podem oferecer.

Interagir com os seguidores de forma adequada

Um dos diferenciais das mídias sociais pro marketing digital de qualquer empresa é a possibilidade de interagir com os usuários de forma ágil, em tempo real, com curtidas, comentários e compartilhamentos. Utilize estes recursos, evitando que as redes sociais de sua empresa sejam apenas um mural de informações.

Converse com usuários, responda às suas questões, faça piadas e memes, caso a imagem e a identidade de sua empresa permita esse tipo de leveza. Claro, utilize as interações das redes sociais com cautela: comentários impensados podem ser desastrosos para a reputação de um empreendimento.

Monitorar métricas

Outra vantagem das redes sociais, especialmente para os usuários empresariais, é precisão e a facilidade no monitoramento das métricas que retratam o resultado das campanhas realizadas pelos seus perfis. São gerados dados e estatísticas precisos, em tempo real, e que mostram a verdadeira realidade das interações e dos objetivos de seus esforços nas mídias sociais.

Monitore estes dados com critério, a fim de avaliar o que em sua empresa está funcionando bem pras redes sociais, e o que precisa ser repensado a fim de gerar melhores resultados.

Produzir conteúdos específicos pra cada mídia social

Assim como cada público-alvo possui uma linguagem específica, o mesmo se aplica para as diferentes plataformas de interação social.

O Facebook utiliza uma linguagem que mistura o formal ao leve/jovem.

O Twitter é mais informal e exige a síntese do conteúdo em poucos caracteres.

O Instagram permite que se “use e abuse” das fotos, enquanto o LinkedIn é um espaço pra discussões profissionais e corporativas. Utilize as redes com sabedoria!

Invista em consultoria em marketing digital

Tudo o que mencionamos neste artigo exige atenção e dedicação especial pras redes sociais. Por isso, a sua empresa deve investir em uma consultoria de Marketing Digital para realizar os esforços em mídias sociais que irão construir uma imagem positiva, lucrativa e atraente para que sua empresa gere mais leads e possa ter mais oportunidades de negócio.

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Este conteúdo foi escrito por
Gui Nery

Gui Nery

Empreendedor brasileiro e Especialista em Growth Marketing. Mineiro de BH, mas cosmopolita de coração. Apaixonado por Empreendedorismo, Tecnologia, Marketing, Vendas, Vida Saudável e pelas Pessoas.

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